A 22.ª edição da Algarve Cup vai trazer a Portugal “um cheirinho do Mundial” feminino de futebol, reforçando o estatuto de terceira prova mais importante do calendário internacional, depois do Campeonato do Mundo e do torneio olímpico.
A directora da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e antiga seleccionadora nacional feminina, Mónica Jorge, observou que vão marcar presença no Algarve, entre outras, as cinco primeiras selecções no ‘ranking’ da FIFA: Alemanha, Estados Unidos, França, Japão, campeão mundial em título, e Suécia.
“Vai ser um torneio fantástico, que trará um cheirinho do Mundial ao Algarve. Vamos ter as melhores jogadoras do mundo e as melhores equipas do mundo”, disse Mónica Jorge na cerimónia de apresentação da competição, na sede da FPF, em Lisboa.
A estreia do Brasil, que participa pela primeira vez na prova, e a presença de nove finalistas do Campeonato do Mundo de 2015 – cujo apuramento Portugal, 42.º posicionado do ‘ranking’, falhou – são os principais destaques da edição deste ano.
“O facto de termos pela primeira vez o Brasil permite-nos dizer que este é o melhor torneio depois do Mundial e dos Jogos Olímpicos”, considerou a directora federativa, lembrando a alteração do modelo competitivo, que passou de oito selecções divididas por dois grupos para 12 integradas em três agrupamentos.
Selecção portuguesa inicia a competição frente à França
A selecção portuguesa inicia a participação no Grupo C frente à França, na quarta-feira, no Parchal, defrontando dois dias mais tarde o Japão, no Estádio Algarve, antes de fechar a fase inicial da prova perante a Dinamarca, a 9 de Março, em Albufeira.
O Grupo A integra as selecções da Alemanha, vencedora da competição no ano passado, Brasil, China e Suécia, enquanto a “poule” B é composta pelas representações dos Estados Unidos, recordista de vitórias, com nove títulos conquistados, Islândia, Noruega e Suíça.
Além do actual campeão do mundo, a equipa lusa terá pela frente outras duas selecções classificadas muito acima no ‘ranking’, a França (terceira) e a Dinamarca (16.º), mas o seleccionador nacional, Francisco Neto, acredita que “o crescimento da selecção deve ser feito num contexto de alguma adversidade”.
“Temos de estar com os melhores para aprender com os melhores e tentar resolver os problemas que eles nos vão colocando para um dia podermos chegar a um Campeonato da Europa ou um Campeonato do Mundo”, assinalou Francisco Neto.
A 22.ª edição da Algarve Cup disputa-se entre quarta-feira e 11 de Março – dia em que está prevista a realização da final e dos jogos de qualificação para os restantes lugares -, em cinco estádios: Parchal, Albufeira, Vila Real de Santo António, Lagos e Estádio Algarve.
(Agência Lusa)