O Agrupamento 100 de Tavira do Corpo Nacional de Escutas realizou, entre 4 e 6 de novembro, a segunda edição da servYcet, no Campo Escutista de Tavira (CET), localizado na Mata Nacional da Conceição de Tavira.
“A servYcet foi uma atividade inserida nas comemorações dos 100 ano do Corpo Nacional de Escutas, que em maio de 2023 comemora o seu centenário”, explica o agrupamento tavirense em comunicado.
Esta ação teve como finalidade ser uma atividade de serviço ao Campo Escutista de Tavira destinada a todos os escuteiros da IVª secção que engloba os jovens dos 18 aos 22 anos e dirigentes.
O imaginário que serviu como linha orientadora da atividade, baseou-se numa viagem às várias constelações, onde cada participante era desafiado a ser um astronauta ao longo do fim de semana.
A iniciativa contou com a participação de caminheiros e dirigentes dos agrupamentos do 98 – Faro, 100 – Tavira, 173 – Lagos, 413 – Ferragudo, 598 – Armação de Pêra, 714 – Albufeira, 1174 – Boliqueime, 1200 – Quelfes, 1201 – Conceição de Faro, 1339 – São Bartolomeu de Messines e também da Iª companhia de Guias de Tavira, num total de 41 participantes, foram desenvolvidas dinâmicas realizadas nas tripulações atribuídas na atividade.
Cada tripulação foi desafiada a viver o imaginário da atividade, sendo-lhes atribuídas constelações que tinham de alcançar ao longo do fim-de-semana e descobrir o que lá existia.
Durante o sábado, as várias tripulações foram divididas em serviços ao Campo Escutista de Tavira, nomeadamente a construção da arena principal de fogo de conselho, a construção da arena secundária de fogo de conselho, a vedação do lago e a construção de um alpendre para lenha, tornando assim o CET um campo escutista mais acolhedor, seguro e atrativo para todos os escuteiros.
O domingo ficou marcado por um momento intergeracional, onde foi lançado o desafio à Associação Lado a Lado da cidade de Tavira a trazer os seus utentes, seniores de várias idades, a passar uma manhã no Campo Escutista de Tavira com os nossos escuteiros.
Todos os participantes foram divididos pelas várias tarefas de preparação deste convívio como a confeção do almoço e sobremesas, a elaboração de decorações para o arraial e a criação de animações e recordações para os séniores.
“Este foi sem dúvida um momento especial para os nossos escuteiros e para os seniores da Associação Lado a Lado, pois desta forma terminaram a sua viagem entre galáxias conhecendo os moradores mais antigos das constelações onde aterraram e aprendendo com eles”, destaca o Agrupamento 100 de Tavira.
Sobre o Campo Escutista de Tavira
O Campo Escutista de Tavira é um espaço que privilegia a educação ambiental e a vida na natureza, pilares fundamentais do escutismo, dinamizadas de forma pedagógica junto das crianças e jovens desta associação, que conta com quase 70.000 elementos em todo o país.
Atualmente, o Campo Escutista de Tavira já recuperou uma área de 6 hectares que outrora terão sido os estaleiros do troço da A22 entre Vila Real de Santo António e Tavira, abandonados há 30 anos, em plena área protegida.
O CET é agora o único Campo Escutista reconhecido pelo Corpo Nacional de Escutas no Algarve com capacidade para acolher 1100 escuteiros em atividade escutista.
Este espaço ganha agora uma nova vida, focada nos mais novos, futuro da nossa sociedade, onde é possível realizar atividades escutistas em segurança para estas crianças e jovens dos 6 aos 22 anos, que aqui poderão aprender a preservar o ambiente e a ser vozes ativas no combate às alterações climáticas.