Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Mulher a cozinhar.
Mulher a cozinhar. Crédito: Freepik
Saúde

Tem utensílios de cozinha desta cor? Especialistas alertam para a possível presença de substâncias tóxicas

Especialistas alertam para a possibilidade de alguns utensílios de cozinha de uma cor em particular terem substâncias químicas tóxicas

17:10 6 Dezembro, 2025 01:15 2 Dezembro, 2025 | Miguel Frazão
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A discussão sobre a segurança dos utensílios de cozinha fabricados em plástico negro voltou ao centro do debate científico após a revisão de um estudo que avaliava a presença de substâncias potencialmente tóxicas nesses materiais. De acordo com o portal de notícias Executive Digest, os autores de uma investigação publicada originalmente em outubro de 2023 corrigiram os seus próprios resultados, reconhecendo um erro de cálculo que influenciava a estimativa do risco associado ao retardador de chama BDE-209.

Refere a mesma fonte que a equipa responsável pela investigação tinha inicialmente concluído que os níveis deste composto, presente em certos plásticos reciclados, se aproximavam do limite diário seguro definido pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos.

No entanto, a revisão divulgada em dezembro reduziu substancialmente essa estimativa, indicando que a exposição real se encontra abaixo de uma décima parte desse valor.

O que estava em causa no estudo original

Escreve a publicação que a análise inicial apontava para a possível presença de substâncias químicas provenientes do reaproveitamento de equipamentos eletrónicos em utensílios de cozinha, brinquedos e embalagens alimentares. Acrescenta a mesma fonte que, segundo os investigadores, o erro decorreu de um cálculo incorreto relativo ao nível seguro de exposição ao composto BDE-209, o que acabou por sobrestimar o risco em cerca de dez vezes.

Na atualização tornada pública, os autores sublinharam que a correção não altera o sentido mais amplo da investigação. Refere a mesma fonte que a equipa entende continuar a ser necessária uma regulação reforçada para impedir a utilização de aditivos perigosos em produtos destinados ao consumo diário. Os investigadores defenderam também a importância de garantir que eventuais substitutos sejam produzidos com materiais considerados mais seguros.

Continua a haver preocupação com o plástico preto

Conforme a mesma fonte, este tipo de plástico é frequentemente utilizado em utensílios de cozinha e embalagens devido à cor resultante do processo de reciclagem, que pode incluir resíduos de materiais eletrónicos. O BDE-209, um retardador de chama aplicado sobretudo na indústria tecnológica, é um dos compostos que pode acompanhar esse processo quando os materiais não são devidamente separados.

Apesar de a revisão ter reduzido a perceção de perigo imediato, continuam a existir dúvidas quanto à segurança destes produtos. Especialistas defendem que os procedimentos aplicados no setor da reciclagem exigem normas mais rigorosas, de forma a impedir que substâncias químicas tóxicas passem inadvertidamente para plásticos usados no quotidiano.

Necessidade de controlo mais apertada

O estudo corrigido citado pelo portal Executive Digest reforça, assim, a necessidade de controlo mais apertado na produção e reutilização de materiais que possam conter aditivos químicos. A discussão permanece ativa entre investigadores e reguladores, que procuram equilibrar a proteção da saúde pública com o incentivo à reciclagem e à sustentabilidade.

Leia também: Chuva ‘em força’ de volta a Portugal a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Mini gressinos.
Economia Gastronomia Nacional

Autoridade Tributária garante: aperitivo muito popular pode ser vendido em Portugal com IVA de 6%

08:00 15 Junho, 2026 09:54 13 Junho, 2026 | Miguel Frazão

A Autoridade Tributária esclareceu que os mini gressinos podem beneficiar da taxa reduzida de IVA de 6% em Portugal

Foca-comum.
Algarve Animais

Foca-comum vinda do Mar do Norte passa pela Berlenga e Ericeira até chegar à Ria Formosa

07:10 15 Junho, 2026 06:38 15 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Apesar de apresentar alguns ferimentos, uma foca-comum percorreu centenas de quilómetros desde o Mar do Norte até à Ria Formosa

Algarve Cultura

Filme “Magallães” chega ao Teatro Municipal de Tavira em antestreia

08:17 15 Junho, 2026 08:17 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Filme premiado com a Espiga de Ouro no Festival de Valladolid chega a Tavira em antestreia portuguesa

Algarve Desporto Edição Papel

Casal de Loulé leva Algarve ao Mundial de Hyrox após percurso de superação, pódios e qualificação internacional

16:00 14 Junho, 2026 16:39 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de pódios em Roma e Valência, Pedro e Tânia Pereira preparam estreia no maior palco mundial de Hyrox

Algarve Cultura

Portimão recebe Feira do Livro com autores, música e atividades para famílias

07:26 15 Junho, 2026 07:40 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Gonçalo M. Tavares, Raul Minh’Alma, David Machado, Rita Redshoes e Inês Pedrosa estão entre os convidados

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Sé do Porto.
Nacional Vida & Lazer

“Foi horrível”: turistas ‘revoltados’ com esta cidade portuguesa garantem nunca mais voltar a Portugal

14:30 14 Junho, 2026 02:33 14 Junho, 2026 | Luís Santos

Dois turistas relataram uma experiência negativa numa cidade portuguesa e garantem que não pretendem regressar a Portugal

Testes a motor a hidrogénio. Crédito: Foto AI
Economia Europa Mundo

Estreia a nível mundial: motor 100% a hidrogénio gerou eletricidade pela primeira vez e já ‘alimentou’ este país europeu

17:20 14 Junho, 2026 16:16 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Motor gigante movido a hidrogénio forneceu pela primeira vez eletricidade a Espanha, numa busca contínua pelo uso de energias renováveis

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Anda a lavar toalhas e panos juntos? Pode estar a cometer um erro sem saber e há um detalhe decisivo

16:30 14 Junho, 2026 16:25 14 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Parece inofensivo, mas nem sempre deve fazê-lo. A regra muda consoante o uso e pode evitar problemas que muitos ignoram

Edição Papel Opinião

Leão XIV: a coragem dos limites | Por Miguel Freitas

07:30 14 Junho, 2026 08:29 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Leão XIV escreve como quem observa o mundo sem ilusões, mas sem ceder ao cinismo".

Polícia em operação de fiscalização. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Anda com isto no carro? Multas podem sair caro (e não é o seguro nem a carta de condução)

20:10 13 Junho, 2026 11:47 13 Junho, 2026 | João Luís

Não é o seguro nem a carta de condução: a falta deste documento válido no carro pode custar até 1.250 euros de multa

Furo no pneu. Crédito: Freepik
Auto

Furou o pneu e não tem suplente? Saiba o que fazer antes de chamar o reboque

18:00 12 Junho, 2026 14:40 12 Junho, 2026 | João Luís

Muitos carros já não trazem roda suplente de fábrica. Saiba o que fazer em caso de furo e quando deve chamar assistência

Hacker a segurar telemóvel. Crédito: Freepik
Tech

Reiniciar ou desligar o telemóvel? FBI indica a melhor opção para a sua segurança

20:40 12 Junho, 2026 18:36 12 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Entidades americanas como o FBI ou a NSA falam sobre desligar e reiniciar o telemóvel por questões de segurança, e recomendam a melhor opção

Edição Papel Ensino Opinião

Universidade do Algarve disponibiliza provas digitais gratuitas para preparação das avaliações nacionais | Por Mauro Figueiredo

11:00 13 Junho, 2026 08:03 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os resultados alcançados demonstram a crescente adesão da comunidade educativa a este modelo de aprendizagem"

Economia Edição Papel Europe Direct Algarve Opinião Política

Irritações cívicas | Por Mendes Bota

07:30 13 Junho, 2026 08:16 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Dois dos municípios mais pujantes do Algarve, são dos mais avarentos. Faro, devolve a ninharia de 0,5%, e Olhão prescinde apenas de 1%. Há um elo comum chamado António Pina. Liderava Olhão, e agora chefia Faro. O sovina é o mesmo"

Edição Papel Opinião

O urbanismo regula tudo o que respeita à vida em sociedade | Por António Nóbrega

11:00 14 Junho, 2026 08:38 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Cidadão poderá iniciar as obras 'oito dias após a apresentação do pedido'”

Mini gressinos.
Economia, Gastronomia, Nacional

Autoridade Tributária garante: aperitivo muito popular pode ser vendido em Portugal com IVA de 6%

08:00 15 Junho, 2026 09:54 13 Junho, 2026 | Miguel Frazão

A Autoridade Tributária esclareceu que os mini gressinos podem beneficiar da taxa reduzida de IVA de 6% em Portugal

Foca-comum.
Algarve, Animais

Foca-comum vinda do Mar do Norte passa pela Berlenga e Ericeira até chegar à Ria Formosa

07:10 15 Junho, 2026 06:38 15 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Apesar de apresentar alguns ferimentos, uma foca-comum percorreu centenas de quilómetros desde o Mar do Norte até à Ria Formosa

Algarve, Cultura

Filme “Magallães” chega ao Teatro Municipal de Tavira em antestreia

08:17 15 Junho, 2026 08:17 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Filme premiado com a Espiga de Ouro no Festival de Valladolid chega a Tavira em antestreia portuguesa

Algarve, Desporto, Edição Papel

Casal de Loulé leva Algarve ao Mundial de Hyrox após percurso de superação, pódios e qualificação internacional

16:00 14 Junho, 2026 16:39 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de pódios em Roma e Valência, Pedro e Tânia Pereira preparam estreia no maior palco mundial de Hyrox

Algarve, Cultura

Portimão recebe Feira do Livro com autores, música e atividades para famílias

07:26 15 Junho, 2026 07:40 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Gonçalo M. Tavares, Raul Minh’Alma, David Machado, Rita Redshoes e Inês Pedrosa estão entre os convidados

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Sé do Porto.
Nacional, Vida & Lazer

“Foi horrível”: turistas ‘revoltados’ com esta cidade portuguesa garantem nunca mais voltar a Portugal

14:30 14 Junho, 2026 02:33 14 Junho, 2026 | Luís Santos

Dois turistas relataram uma experiência negativa numa cidade portuguesa e garantem que não pretendem regressar a Portugal

Testes a motor a hidrogénio. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Mundo

Estreia a nível mundial: motor 100% a hidrogénio gerou eletricidade pela primeira vez e já ‘alimentou’ este país europeu

17:20 14 Junho, 2026 16:16 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Motor gigante movido a hidrogénio forneceu pela primeira vez eletricidade a Espanha, numa busca contínua pelo uso de energias renováveis

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Anda a lavar toalhas e panos juntos? Pode estar a cometer um erro sem saber e há um detalhe decisivo

16:30 14 Junho, 2026 16:25 14 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Parece inofensivo, mas nem sempre deve fazê-lo. A regra muda consoante o uso e pode evitar problemas que muitos ignoram

Edição Papel, Opinião

Leão XIV: a coragem dos limites | Por Miguel Freitas

07:30 14 Junho, 2026 08:29 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Leão XIV escreve como quem observa o mundo sem ilusões, mas sem ceder ao cinismo".

Polícia em operação de fiscalização. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Anda com isto no carro? Multas podem sair caro (e não é o seguro nem a carta de condução)

20:10 13 Junho, 2026 11:47 13 Junho, 2026 | João Luís

Não é o seguro nem a carta de condução: a falta deste documento válido no carro pode custar até 1.250 euros de multa

Furo no pneu. Crédito: Freepik
Auto

Furou o pneu e não tem suplente? Saiba o que fazer antes de chamar o reboque

18:00 12 Junho, 2026 14:40 12 Junho, 2026 | João Luís

Muitos carros já não trazem roda suplente de fábrica. Saiba o que fazer em caso de furo e quando deve chamar assistência

Hacker a segurar telemóvel. Crédito: Freepik
Tech

Reiniciar ou desligar o telemóvel? FBI indica a melhor opção para a sua segurança

20:40 12 Junho, 2026 18:36 12 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Entidades americanas como o FBI ou a NSA falam sobre desligar e reiniciar o telemóvel por questões de segurança, e recomendam a melhor opção

Edição Papel, Ensino, Opinião

Universidade do Algarve disponibiliza provas digitais gratuitas para preparação das avaliações nacionais | Por Mauro Figueiredo

11:00 13 Junho, 2026 08:03 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os resultados alcançados demonstram a crescente adesão da comunidade educativa a este modelo de aprendizagem"

Economia, Edição Papel, Europe Direct Algarve, Opinião, Política

Irritações cívicas | Por Mendes Bota

07:30 13 Junho, 2026 08:16 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Dois dos municípios mais pujantes do Algarve, são dos mais avarentos. Faro, devolve a ninharia de 0,5%, e Olhão prescinde apenas de 1%. Há um elo comum chamado António Pina. Liderava Olhão, e agora chefia Faro. O sovina é o mesmo"

Edição Papel, Opinião

O urbanismo regula tudo o que respeita à vida em sociedade | Por António Nóbrega

11:00 14 Junho, 2026 08:38 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Cidadão poderá iniciar as obras 'oito dias após a apresentação do pedido'”

Últimas Notícias

  • Filme “Magallães” chega ao Teatro Municipal de Tavira em antestreia
    Filme “Magallães” chega ao Teatro Municipal de Tavira em antestreia
  • Autoridade Tributária garante: aperitivo muito popular pode ser vendido em Portugal com IVA de 6%
    Autoridade Tributária garante: aperitivo muito popular pode ser vendido em Portugal com IVA de 6%
  • Portimão recebe Feira do Livro com autores, música e atividades para famílias
    Portimão recebe Feira do Livro com autores, música e atividades para famílias
  • Foca-comum vinda do Mar do Norte passa pela Berlenga e Ericeira até chegar à Ria Formosa
    Foca-comum vinda do Mar do Norte passa pela Berlenga e Ericeira até chegar à Ria Formosa
  • Festival MED encerra com noite gratuita na Zona Histórica de Loulé
    Festival MED encerra com noite gratuita na Zona Histórica de Loulé
  • Pode levar multas superiores a 2.000 euros por fazer churrascos em casa? Conheça as situações e como evitar problemas
    Pode levar multas superiores a 2.000 euros por fazer churrascos em casa? Conheça as situações e como evitar problemas

Opinião

  • Praias livres ou praias desorganizadas? | Por João Paulo Sousa
    Praias livres ou praias desorganizadas? | Por João Paulo Sousa
  • O urbanismo regula tudo o que respeita à vida em sociedade | Por António Nóbrega
    O urbanismo regula tudo o que respeita à vida em sociedade | Por António Nóbrega
  • Leão XIV: a coragem dos limites | Por Miguel Freitas
    Leão XIV: a coragem dos limites | Por Miguel Freitas
  • O problema não é o divórcio. O problema é o conflito | Por Joaquim Manuel da Silva
    O problema não é o divórcio. O problema é o conflito | Por Joaquim Manuel da Silva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião
    Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião
  • Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
    Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
  • Irritações cívicas | Por Mendes Bota
    Irritações cívicas | Por Mendes Bota
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal