O veganismo e a ecologia vão estar em destaque entre esta sexta-feira e sábado, em Loulé, na Feira do Ambiente e Vegan do Algarve (FAVA), que visa fomentar uma alimentação mais ética e sustentável, anunciou a organização.
Promovida pela Associação Benfazer, a feira vai contar com uma nova e maior área de recinto e juntar “um total de 100 expositores e mais de 30 atividades e espetáculos gratuitos” durante os dois dias do evento, destacou a organização num comunicado.
“A FAVA é um evento que, desde o seu nascimento em 2018, tem procurado apresentar propostas de alimentação ética, bem-estar social, sustentabilidade ambiental e de mobilidade urbana suave”, caracterizou a associação algarvia.
A organização preparou uma oferta com as “tradicionais tasquinhas, ‘foodtrucks’ e bancas de alimentação e bebidas”, mas os visitantes poderão ter acesso a “bancas de artesanato, vestuário, cosmética, mercearia e outras atividades com propostas de produto e/ou embalamento ecológico”, precisou.
Entre os expositores vão estar “várias lojas e marcas de bicicletas”, um meio de transporte ecológico e que aumenta o bem-estar físico, e a feira vai associar-se à primeira concentração de utilizadores de bicicletas urbanas e elétricas, que se realiza também no sábado, em Loulé.
“Integrada no programa de atividades da Câmara de Loulé para celebrar a Semana Europeia da Mobilidade, assim como o Dia Europeu Sem Carros, a FAVA recebe ainda o evento do município ParkingDay, cujo objetivo é disponibilizar aos peões espaços da cidade normalmente ocupados para circulação de carros”, anunciou a associação Benfazer.
Além da oferta comercial, os visitantes podem também assistir a “aulas de cozinha, mesas redondas com debates de vários temas, oficinas e ações de formação sobre veículos elétricos, aulas de ginásio, ioga e meditação e ainda espetáculos de teatro, circo, dança e atuações musicais”, salientou
A organização destacou que tem ainda preparado um programa para crianças, composto por “jogos manuais, pinturas faciais, pista ciclável e karting elétrico com piloto, visitas ao planetário, capoeira e outras surpresas”.
Embora a participação seja totalmente gratuita, muitas das atividades programadas têm lugares limitados e a organização apela aos interessados para fazerem uma inscrição prévia ‘online’, através do endereço eletrónico https://benfazer.pt/eventos.
A organização explicou que a Feira do Ambiente e Vegan do Algarve e o seu programa de atividades são “da responsabilidade da Benfazer, uma associação algarvia sem fins lucrativos, constituída pelo mesmo grupo fundador da FAVA, para promover o bem-estar e a sustentabilidade, através de propostas para um estilo de vida mais consciente e ético”.
Entre as entidades parceiras da FAVA estão a Câmara de Loulé e a iniciativa Loulé Adapta, que visa promover as boas práticas de sustentabilidade implementadas no território e as ações desenvolvidas no âmbito da Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas de Loulé.
Leia também: Bem-estar, ecologia e mobilidade: vem aí uma feira inédita e gratuita, a FAVA 2023 [vídeo]