O bem-estar pessoal tornou-se cada vez mais importante na indústria das viagens ao longo dos últimos anos. Cada mais vez as pessoas, estão a tirar férias como forma de auto cuidado e existem, agora, inúmeras oportunidades disponíveis para as mesmas combinarem as duas – desde retiros de ioga, dias de spa e até cruzeiros focados no bem-estar e aventuras de auto-descoberta.
No entanto, alguns destinos oferecem benefícios para a mente, corpo e alma, sem que o bem-estar seja o foco central da viagem. Quer seja um aumento de vitamina D graças aos climas ensolarados durante todo o ano, ou um aumento dos níveis de serotonina pelos simpáticos habitantes locais, alguns destinos são apenas naturalmente “cheios de vitamina”’.
A Holidu, o portal de reserva para casas de férias, descobriu os melhores destinos para umas férias repletas de vitaminas para poder descansar e descomprimir de todo o stress e confusão da vida citadina.
1) Faro
Faro é o melhor destino do mundo para umas “vacay vitamínicas”. A cidade portuguesa teve uma ótima pontuação quantos aos níveis de poluição atmosférica a ser impressionantemente baixos com a concentração de 3,8 PM2,5, sendo a quarta melhor em todo o estudo.
Faro também teve uma pontuação favorável para a potencial ingestão de açúcar com os portugueses a receberem, apenas, 6,81% das suas calorias diárias de açúcar.
Faro também ostenta um número impressionante de horas de sol todos os anos. No entanto, não teve uma pontuação tão elevada no ranking da felicidade, mas temos a certeza de que qualquer pessoa que visite Faro fará a sua própria serotonina enquanto desfruta da sua arquitectura neoclássica , ruas empedradas e praias deslumbrantes.
1) Estocolmo
Também em primeiro lugar está Estocolmo, a capital da Suécia. Por falar em serotonina, a cidade tem muito, sendo a Suécia o sexto país mais feliz de todo o estudo, pelo que será difícil não sorrir num país tão alegre. Estocolmo também pontuou relativamente alto para o volume de citrinos consumidos por pessoa em cada ano, com os suecos a comer 0,63 kg em média.
À semelhança de Faro, Estocolmo também apresenta uma baixa poluição atmosférica com uma concentração de 6,8 PM2,5 graças à sua localização costeira e às iniciativas do Governo.
No entanto, a cidade tropeçou no número médio de horas de sol que oferece aos visitantes, com um total de 1,803 por ano, em média. Dito isto, julho e agosto, em Estocolmo, podem oferecer temperaturas atractivas de até 25 graus centígrados, por isso, se pretende colher os benefícios da Vitamina D, recomendamos uma visita durante um mês de verão.
3) Helsínquia
A fechar o pódio encontramos Helsínquia. A capital da Finlândia pontuou particularmente alto para o melhor destino para impulsionar a sua serotonina, o melhor de todo o estudo, com o país a ser classificado como o mais feliz do mundo. O país também teve uma pontuação elevada em Vitamina B12 e a quantidade de carne, aves e peixe consumida em média diariamente.
A cidade caiu ligeiramente em vitamina C e vitamina D, com os seus climas mais frescos a terem um impacto nas horas médias de sol e a capacidade de cultivar citrinos em abundância. No entanto, Helsínquia é definitivamente uma grande opção para quem procura um “vacay vitamínico” enquanto explora a arte, cultura e arquitetura inovadoras da cidade.
Descobertas interessantes
Lisboa – A capital Portuguesa para umas férias vitamínicas
Lisboa encontra-se no oitavo lugar, no mundo, para umas “férias vitamínicas”. Dois dos fatores para esta excelente classificação, são a qualidade do ar e o número de horas de sol anual. Lisboa apresenta um valor de poluição baixa com uma concentração de 7.5PM2.5 e um número médio de horas de sol de 2,806 por ano.
Melhor cidade para o aumento da vitamina D: Phoenix
Phoenix, Arizona, ostenta o clima mais ensolarado de todo o estudo com uma média de 3.871,60 horas de sol por ano. Isto é graças à sua localização no Deserto Sonoran, baixa latitude, e às montanhas circundantes que o protegem dos ventos frios. Como resultado, é provável que os visitantes experimentem um aumento dos níveis de vitamina D devido à exposição solar, essencial para a manutenção saudável dos ossos, dentes e músculos, e também desempenha um papel fundamental no funcionamento do sistema imunitário.
Melhor país para o aumento da vitamina C: Nigéria
Os citrinos são um ingrediente chave na cozinha nigeriana, desde as laranjas e tangerinas até às toranjas e limões. Tanto que uma pessoa, que aqui viva consome cerca de 18,97 kg por ano. E os benefícios para a saúde? Bem, os citrinos estão carregados de vitamina C, ajudando a manter um sistema imunitário saudável e a prevenir várias doenças. Se visitar a Nigéria, pode esperar uma férias carregadas de sumos de laranja e um boost energético.
Melhor País para o aumento da Serotonina: Finlândia
Mais uma vez, a Finlândia leva a medalha de ouro no World Happiness Report, um estudo que analisa a felicidade dos países por uma série de fatores, incluindo apoio social, estabilidade económica, e acesso à natureza. Aqueles que procuram visitar a Finlândia poderão tirar partido da felicidade do país e desfrutar do efeito que esta terá no seu próprio bem-estar pessoal, melhorando o humor, diminuindo qualquer ansiedade e depressão, e aumentando a serotonina.
Melhor país para o aumento de B12: Islândia
Qualquer pessoa que procure aumentar os seus níveis de B12 deve considerar uma viagem à Islândia onde os habitantes, geralmente, consomem 1283 calorias em pratos ricos: Carne, lacticínios, e ovos. A vitamina B12 é essencial para manter células nervosas e sanguíneas saudáveis e encontra-se principalmente em produtos de origem animal, pelo que os visitantes da Islândia irão facilmente satisfazer as suas necessidades vitamínicas através da amostragem do cordeiro, peixe e produtos lácteos tradicionais do país.
A melhor cidade para o aumento do oxigénio: Sidney
Com níveis médios de poluição atmosférica de uma concentração impressionante de 3,1 PM2,5, Sidney teve os níveis de poluição mais baixos do estudo sendo o destino ideal para qualquer viajante que procure desfrutar de ar puro e dos benefícios de saúde associados, graças à sua localização costeira, clima moderado, e iniciativas governamentais.
Melhor Cidade para o menor consumo de açúcar: China
A China é o país com a percentagem mais baixa de consumo de açúcar na sua dieta diária, com uma magra quantidade de 71 calorias consumidas por dia. Na totalidade, a cozinha chinesa é tipicamente mais baixa em açúcar do que as dietas ocidentais, por exemplo, em resultado da sua tendência para favorecer pratos mais saborosos do que os doces. Os viajantes que apreciam comida na China também podem desfrutar dos benefícios para a saúde que advêm da dieta com baixo teor de açúcar, regulando os níveis de açúcar no sangue e baixando a pressão sanguínea.
Metodologia
Para descobrir os melhores destinos para umas “férias vitamínicas”, a Holidu compilou uma lista de todas as principais cidades de cada país e de seguida analisou cada uma sobre os factores abaixo indicados:
- Vitamina D: o número médio de horas de sol numa cidade por ano
- Vitamina C: a quantidade média de citrinos consumida per capita por ano
- Serotonina: o ranking de felicidade do país no seu conjunto
- B12: a quantidade média de calorias consumidas de carne, lacticínios e ovos per capita por dia
- Oxigénio: os níveis médios de poluição atmosférica
- Açúcar: a percentagem de calorias diárias provenientes do açúcar
A Holidu utilizou uma variedade de fontes credíveis para encontrar dados para cada uma das categorias acima mencionadas, incluindo o Banco Mundial de Dados, IQ Air, e World Happiness Report, e depois classificámos as cidades do primeiro ao último com base nestes dados.
As cidades, onde não estava disponível um conjunto de dados completo, foram omitidas do índice.
Os dados foram recolhidos em abril de 2023. O conjunto de dados completo e a lista de fontes estão disponíveis mediante pedido.