Um menino, de sete anos engoliu um apito e não conseguiu entrar na Urgência do Hospital de Faro por falta de pediatras. Foi de seguida transportado pelo INEM para o Hospital de Portimão. O caso ocorreu na sexta-feira à noite. Pelo meio ainda teve de trocar de ambulância, avança o Correio da Manhã.
Segundo o que a mesma fonte apurou junto do INEM, “para otimizar a utilização dos meios de emergência e dado o volume elevado de serviços, foi decidido o transporte pela ambulância de Portimão, deixando disponível o meio em Faro para outras ocorrências no concelho, o que motivou a transferência de viatura”.
Segundo o INEM, “uma vez que a unidade de referência para urgência de pediatria na região era o Hospital de Portimão e não existindo critério de gravidade, a criança foi direcionada para esta unidade”.
A criança como não deu entrada na Urgência do Hospital de Faro foi a Portimão fazer um raio-X. Teve depois que regressar a Faro para ser vista por um otorrinolaringologista.
De realçar que, nos últimos meses, a urgência pediátrica do Hospital de Faro tem funcionado com grande incerteza devido à falta de médicos.