O Município de Tavira atualizou a população acerca do “aumento exponencial” de casos no concelho, que se deve a dois surtos já identificados.
O município escreve que “o aumento exponencial de casos confirmados deve-se a dois surtos devidamente identificados. Um surto num dos lares do concelho originou 25 novos casos e está a ser acompanhado pelas autoridades competentes, nomeadamente na área da Saúde, Segurança Social e autarquia”.
“Os restantes novos casos (43), na sua grande maioria, tiveram origem entre utilizadores de um local de prática de atividade física (ginásio), tendo-se estendido a familiares e contactos próximos dos mesmos. Este contágio tem vindo a revelar-se no aumento a que assistimos nos últimos dias, sendo que 12 dos 14 novos casos do passado sábado pertenciam a este foco”, continua.
Estes surtos já estão a ser monitorizados pelas autoridades de saúde local que continuam a testar a rede de contactos dos infetados.
Continua a autarquia, que “atendendo à época em questão, devemos redobrar os cuidados a ter por forma a travar as proporções que estes contágios terão na população do nosso concelho. Mais uma vez e mais do que nunca, apelamos ao cumprimento das regras impostas pelas autoridades de saúde, mantendo o distanciamento social e reduzindo ao mínimo os contactos (mesmo entre familiares e amigos”.
“Desde o início da pandemia, este é o pior cenário que já assistimos pelo que apelamos à colaboração e sentido de responsabilidade de todos os tavirenses”, termina.
DELEGADO DE SAÚDE APELA À “CONTENÇÃO”
O Delegado de Saúde Coordenador, Carlos André, deixou uma mensagem aos munícipes de Tavira, devido à situação de calamidade pública, provocada pela pandemia de covid-19.
O delegado começa por referir que “não obstante a ligeira diminuição da taxa de incidência de novos casos de infetados do país, mantêm-se números de falecimentos ainda muito elevados, confirmando-se os riscos de novo agravamento da pandemia, em caso de redução das medidas tomadas para lhe fazer face”.
É confirmado em Tavira alguns surtos, “num ginásio e num lar de idosos, [que] vieram aumentar muito a taxa de incidência de covid-19”.
“Até agora os casos aumentaram especialmente à custa de convívios familiares e de amigos, normalmente por incumprimento das normas declaradas aos níveis Nacional, Regional e Local”, salienta Carlos André.
É apontado pelo delegado de saúde que “a falta de distanciamento e de máscara e os agrupamentos de pessoas são as principais causas da contaminação pelo vírus. Solicitamos a contenção das pessoas nesta época de festa e cumprimento das normas referidas”.
SURTO EM LAR DE TAVIRA COM 25 INFETADOS
O Lar de Santa Maria, em Tavira, tem ativo um surto de covid-19 com 25 utentes e um funcionário infetados, divulgou hoje o Centro Social e Paroquial de Santa Maria.
“Os utentes infetados encontram-se isolados dos restantes, nas instalações do Lar de Santa Maria, onde uma equipa dedicada lhes presta cuidados de forma regular, garantindo todo o apoio e tratamento que necessitem”, lê-se num comunicado do centro.
Segundo a instituição, a equipa “segue as indicações prestadas pelo delegado de Saúde de Tavira e conta com o apoio de um médico e um enfermeiro do Serviço Nacional de Saúde”.
O diagnóstico foi conhecido hoje, “pese embora todas as medidas que, desde a primeira hora e logo em março de 2020”, foram tomadas naquela estrutura, lê-se na nota.
Tanto os familiares dos utentes infetados como, posteriormente, dos não infetados já foram contactados pela instituição, que apela às famílias para que “não efetuem chamadas telefónicas para a instituição”.
► Surto em ginásio e lar de idosos aumenta taxa de covid-19 em Tavira – delegado de saúde
► Covid-19: Surto em Jardim de Infância em São Brás de Alportel com 14 infetados
► Surto de Covid-19 em lar de Tavira com 25 utentes e um funcionário infetados