Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Imagem Manual da Química | DR
Ciência, Opinião

Os halogénios, o bom, o mau, o péssimo e o ainda pior. Uma família muito polémica | Por Teresa F Mendes

#8 Crónicas da Vitamina C e seus Amigos, a rubrica da química e comunicadora de ciência. Curiosa por natureza. Humanista por opção. Disruptiva por defeito.

07:30 27 Fevereiro, 2025 08:22 10 Abril, 2025 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Antes de entrarmos nas polémicas, quem são esses tais dos halogénios? Os halogénios são uma família de elementos químicos que, na famosa tabela periódica dos elementos, se encontram na penúltima coluna, à direita, encostados aos Gases Raros e, ao contrário destes, que são inertes, são super reactivos. São eles o Fluor, o Cloro, o Bromo, o Iodo e por aí vai, cada vez maiores e com nomes bem esquisitos.

Primeira polémica, vem do lado do Fluor. Sessenta e dois por cento da água potável dos USA tem fluor artificialmente adicionado e agora RFK JR, que está neste momento a ser avaliado pelo Congresso norte americano, para o mais elevado posto relacionado com a Saúde no governo Trump, está em campanha pela desfluoretização da água desse país. Porquê?

Viajemos no tempo. No princípio do século XX, usava-se o fluor na água para evitar a cárie dentaria nas crianças, mas descobriu-se que também fazia mal, não só porque manchava os dentes das crianças, mas exposição prolongada no tempo pode afetar os ossos da coluna. Lá para os anos 70, na Suécia, o Dr. Arvid Carlsson, laureado Nobel de Medicina, no ano 2000, encabeçou, por duas vezes, uma campanha e em ambas as vezes conseguiu impedir a fluoretização da água no seu país. Dizia que, não fazia sentido nenhum ingerir um produto tóxico, repito, tóxico, e que estudos mostravam não haver nenhuma diferença nos níveis de caries dos suecos relativamente a outros países que fluoretizavam a água. E daí para cá, todos os países na Europa, – aliás, todos os países, exceto a Irlanda – foram deixando essa prática.  Hoje, quanto muito defende-se que cada um toma o fluor que quiser, por aplicação local, em pastas, elixires de higiene oral e tratamentos nos dentistas. Relembremos que o fluor é tóxico, e que o problema é que para além de presente em várias bebidas, os miúdos, e alguns adultos também, engolem pasta de dentes e esse nível de fluor, quando ingerido, pode ser toxico.

E tóxico quer dizer o quê concretamente? https://www.fs.usda.gov/t-d/pubs/html/05231301/05231301.html

Recentemente, estudos epidemiológicos sugeriram que o flúor é um neurotóxico para o desenvolvimento humano que reduz as medidas de inteligência nas crianças, colocando-o na mesma categoria dos metais tóxicos (chumbo, metilmercúrio, arsénico)… Reduz o QI das crianças – definitivamente, ser tóxico, não é bom.

Depois do mau Fluor vem o péssimo Cloro, nos membros desta família disfuncional. O Cloro, que adora o seu amigo Sódio, junto fazem o cloreto de sódio, o sal que tanto apreciamos gastronomicamente e que separados constituem os dois principais eletrólitos do nosso corpo. Que mal poderia vir deste lado?

Acontece que o Cloro é também usado para tratar as águas das piscinas, tem aquele cheiro bem característico e pode ser absorvido pela pele. A segunda polémica vem da ideia de que demasiada exposição a essas águas cloridratadas não faz bem à saúde, porque é o Cloro, nesta apresentação é tóxico, e hoje há recomendações como por exemplo a de incluir Vitamina C nesse processo de desclorinização,  se é que esta palavra existe, evitar essas piscinas ou dar preferência por piscinas de água salgada ou tratada com ozono. (Sugestão para quem está a usar piscinas cuja água é tratada com Cloro – primeiro, passar por água imediatamente antes de entrar na piscina reduz os níveis de cloro absorvidos pela pele; e segundo, tomar um longo duche imediatamente depois, com sabão e muita água, também.)

Depois do Cloro, vem o Bromo, que também não é flor que se cheire. É, aliás, o ‘ainda pio’ desta família, porque tem muitas utilizações industriais e é muito usado como retardador de chama em tecidos, é também usado como inseticida e é incorporado na farinha de trigo para reagir com o glúten, fazer bolhinhas e tornar pães e bolos mais fofinhos, que muitos comemos todos os dias. O Bromo é considerado um produto cancerígeno. Horrível.

Tem um cheiro reconhecível a “estofo de carro deixado ao sol por muito tempo”. Uma sugestão para quem tem carro: Abrir a porta do carro, talvez abrir mesmo duas portas do carro e deixar a arejar, porque, Bromo inalado pelos pulmões a dentro não interessa a ninguém.

Chegamos, finalmente, ao Iodo e aqui, chapeau, o herói desta fita. Se há halogéneo com pinta, é o Iodo, o único bom halogénio para a nossa saúde. Para já, o nosso corpo adora o iodo – do pescoço para cima, incluindo tiroide e cérebro, que prefere o iodo inorgânico; do pescoço para baixo, ou seja, para todo o resto do corpo, o preferido é o iodeto, o sal. Com uma exceção, as mamas das senhoras, que gostam dos dois.

O iodo encontra-se em vários tecidos do corpo, nos músculos, no cérebro e somente 5% na tiroide. Embora seja na tiroide que este se encontra mais concentrado, é nesta glândula que, pressionada pela hormona TSH, é fabricado o T4, com quatro átomos de iodo, percursor da T3, com três átomos de iodo, que são hormonas que regulam basicamente tudo e mais alguma coisa no nosso metabolismo.

O Iodo é absolutamente essencial para o bom funcionamento do nosso corpo, e, infelizmente, está cada vez menos disponível nos alimentos que ingerimos. Era boa ideia cada um de nós pensar se precisa de suplementar.

Estima-se que 31,5% das crianças em idade escolar (266 milhões) tenham uma ingestão insuficiente de iodo. Na população em geral, 2 mil milhões de pessoas têm uma ingestão insuficiente de iodo.

Portanto, o Iodo é o bom, e o resto da família, uns chatos de personalidade tóxica e ainda por cima invejosos. O que acontece é que, quando na corrente sanguínea há a presença de quantidades de tóxicos, halogéneos como Fluor ou Cloro ou Bromo, qualquer um deles é um elemento bem mais reativos do que o Iodo. Pois é, infelizmente, qualquer um destes átomos pode tomar o lugar do Iodo nos recetores, e, portanto, inativam os efeitos essenciais e benéficos das hormonas com iodo na sua estrutura.

Insuficiência de Iodo está na origem, por exemplo, do hipotiroidismo. Os sintomas mais comuns do hipotiroidismo são a fraqueza e desanimo, intolerância ao frio, queda de cabelo, o aumento de peso, aumento do tamanho da glândula da tiroide, unhas fracas, redução do paladar, prisão de ventre, alterações na menstruação, disfunção erétil, perca de líbido, edema, que são característicos do hipotiroidismo.

Está estimado que 25% da população mundial tem deficiência em Iodo e que 5-10% sofre de hipotiroidismo.

Arriscando ser um pouco repetitiva, penso que ninguém irá estranhar que a vitamina C ajude a regular os níveis das hormonas da tiroide, certo?

A vitamina C pode corrigir anomalias nas concentrações séricas de T4, T3 e TSH em pacientes com hipotireoidismo e doença gastrointestinal.

Mas, para acabar com uma nota dramática, mas também divertida, há ainda uma outra polémica, ainda relacionada com o Fluor, esse vilão. A ciência, nesta área, está em plena mudança de paradigma e uma nova teoria está devagarinho a ser incluída na prática médica. Os investigadores estudam que tudo o que tem fluor e que usamos na higiene oral, e por exemplo, não é positivo para a nossa saúde e sugerem  que deveríamos substituir as nossas pastas de dentes por uma outra que incluam hidroxiapatita, que é um dos componentes naturais da camada mais externa dos nossos dentes. Essa camada é constituída em 97% por hidroxiapatita, que a responsável pela eficácia de remineralização do dente e tem ação anti cárie.

Mais. Para os que defendem esta nova teoria que parte da microbiota oral, e o seu envolvimento em tudo o que é doença crónico, recomenda-se para uma boa saúde oral, que, para além de acabar com o fluor na parta de dentes, em vez de elixir, que também tem fluor, seria preferível bochechar com água se possível com Ph alcalino, acima de 7, ou com água saturada com um bom sal de mesa que inclua muitos minerais; só usar fio dental de seda para evitar os microplásticos; que convém raspar a língua, sem escovar; massajar as gengivas com os dedos e ainda, que há uma pastilha elástica, porreira, 100% Xilitol, que é um probiótico com uma acção anti-placa surpreendente – basta mastigar 5 minutos e depois não comer nem beber nada durante uma hora (ver link https://www.youtube.com/watch?v=Zo0xT6Y0-Po) e surpreender-nos e ao nosso dentista. É mesmo uma mudança de paradigma.

Curioso, e aliás divertido e relacionado com a pasta de dentes sem fluor, é que parece que é aqui em Portugal que se vende uma das melhores pastas de dentes com hidroxiapatita, com o nome comercial que já foi de Pasta Medicinal Couto e cuja produção se iniciou, por aqui, há quase 100 anos. Nos meus tempos de infância havia um anúncio na TV que começava assim: “Palavras para quê?… É um artista português e usa Pasta Medicinal Couto”, uma frase que ficou na história da nossa publicidade.

Vejam o vídeo do anúncio que é imperdível.

(continua na próxima semana)

Crónicas da Vitamina C e seus Amigos,
a opinião de TERESA F MENDES
Química e comunicadora de ciência.
Curiosa por natureza.
Humanista por opção.
Disruptiva por defeito.

Leia também: O que poucos sabem mas muitos deviam saber sobre Vitamina C | Por Teresa F Mendes

Eclipse solar total em Portugal. Crédito: Foto AI
Ciência Mundo Nacional

Portugal vai ficar completamente ‘às escuras’: vem aí o maior eclipse solar total do século nesta data

09:30 1 Maio, 2026 14:37 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Em agosto deste ano acontecerá um eclipse solar total em Portugal, fenómeno que se regista apenas uma vez a cada 114 anos

Praia da Barreta. Crédito: Foto DR
Algarve Vida & Lazer

Esta é a praia com a água mais quente em Portugal e fica no Algarve: saiba como lá chegar

10:30 1 Maio, 2026 15:46 30 Abril, 2026 | João Luís

Há uma praia no Algarve com a água mais quente de Portugal. Saiba onde fica este refúgio menos conhecido e como lá chegar

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí uma ‘tormenta’: Portugal prepara-se para chuva intensa e trovoadas nestas regiões e este será o dia mais crítico

14:30 1 Maio, 2026 18:19 30 Abril, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para um episódio de chuva intensa e trovoadas em várias regiões. Saiba onde o impacto será maior

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Reformada a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Reformada voltou a trabalhar enquanto recebia pensão de velhice de 917€ e tem de pagar 4.768€ à Segurança Social: tribunal ‘validou’ decisão

18:00 1 Maio, 2026 14:38 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Neste caso, em Espanha, uma reformada começou a trabalhar enquanto já recebia pensão de velhice, sendo condenada a pagar 4.768 euros à Segurança Social

Algarve Economia

Marca norte-americana Hyatt inaugura primeiro resort em Portugal em Albufeira

15:30 1 Maio, 2026 15:02 1 Maio, 2026 | Henrique Dias Freire

Albufeira acolhe o primeiro resort da Hyatt em Portugal, numa aposta orientada para o conceito de slow living no Algarve

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí um bónus nas pensões? Primeiro-ministro tem uma palavra a dizer e estas são as medidas em cima da mesa

07:00 1 Maio, 2026 14:16 30 Abril, 2026 | João Luís

Governo admite novo bónus nas pensões, mas decisão depende das contas públicas. Saiba o que está em causa e que medidas estão em análise

Mulher a cortar o cabelo. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Costuma ir ao cabeleireiro? Estas são as palavras que nunca deve dizer

08:30 1 Maio, 2026 22:59 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Parecem inofensivas, mas certas expressões ditas no cabeleireiro podem comprometer um corte ou uma cor. Um stylist explica porquê e como evitá-las

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa

Espanha ‘endurece’ regras: carros com este selo no vidro vão enfrentar restrições na estrada a partir desta data

14:45 1 Maio, 2026 14:40 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

A partir de 2028, os carros com etiqueta B em Espanha vão enfrentar restrições alargadas em dezenas de cidades

Punta Umbria. Crédito: Foto DR
Algarve Europa Vida & Lazer

Este destino turístico paradisíaco a menos de 1 h do Algarve é famoso pelas praias de água cristalina e temperaturas altas

15:00 1 Maio, 2026 16:36 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Com as praias de areia dourada e água cristalina, este destino turístico fica a menos de 1 h do Algarve e atrai cada vez mais turistas de todo o mundo

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia

IRS 2026: o pormenor esquecido que está a ‘cortar’ o reembolso a muitas famílias

15:40 30 Abril, 2026 11:56 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Todos os anos, muitas famílias perdem dinheiro no IRS por um pormenor discreto na declaração. Em 2026, o erro repete-se e nem sempre é óbvio

Algarve Gastronomia

Aprenda o truque algarvio para fazer caracóis como manda a tradição do 1.º de Maio

16:00 30 Abril, 2026 15:51 30 Abril, 2026 | João Luís

Quer fazer caracóis perfeitos no 1.º de Maio? Siga este truque tradicional que muitos algarvios não dispensam

Operação Stop da GNR.
Auto Nacional

Tem isto no carro? Quase 5.000 acidentes sem este documento e pode perder pontos na carta e pagar até 2.500 euros

20:20 30 Abril, 2026 15:50 30 Abril, 2026 | João Luís

Quase 5.000 acidentes envolveram carros sem este documento em Portugal. Saiba o que arrisca, as multas aplicáveis e como evitar problemas

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Padeiro de costas. Crédito: Magnific AI
Economia Europa

“Não sabia que não podia abrir”: padeiro abriu padaria no 1 de maio e recebeu uma multa de quase 80.000€

17:30 1 Maio, 2026 16:44 1 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

O padeiro francês foi multado em quase 80 mil euros por abrir a padaria no Dia do Trabalhador, apesar de os funcionários terem aceitado trabalhar

Hospedeira a servir bebida. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Nem café nem água: hospedeira revela qual a bebida que ‘nunca’ deve pedir a bordo de um avião

09:10 29 Abril, 2026 23:37 28 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Hospedeira fala acerca de uma bebida muito pedida a bordo de um avião que causa algumas dificuldades à tripulação

Eclipse solar total em Portugal. Crédito: Foto AI
Ciência, Mundo, Nacional

Portugal vai ficar completamente ‘às escuras’: vem aí o maior eclipse solar total do século nesta data

09:30 1 Maio, 2026 14:37 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Em agosto deste ano acontecerá um eclipse solar total em Portugal, fenómeno que se regista apenas uma vez a cada 114 anos

Praia da Barreta. Crédito: Foto DR
Algarve, Vida & Lazer

Esta é a praia com a água mais quente em Portugal e fica no Algarve: saiba como lá chegar

10:30 1 Maio, 2026 15:46 30 Abril, 2026 | João Luís

Há uma praia no Algarve com a água mais quente de Portugal. Saiba onde fica este refúgio menos conhecido e como lá chegar

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí uma ‘tormenta’: Portugal prepara-se para chuva intensa e trovoadas nestas regiões e este será o dia mais crítico

14:30 1 Maio, 2026 18:19 30 Abril, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para um episódio de chuva intensa e trovoadas em várias regiões. Saiba onde o impacto será maior

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Reformada a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Reformada voltou a trabalhar enquanto recebia pensão de velhice de 917€ e tem de pagar 4.768€ à Segurança Social: tribunal ‘validou’ decisão

18:00 1 Maio, 2026 14:38 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Neste caso, em Espanha, uma reformada começou a trabalhar enquanto já recebia pensão de velhice, sendo condenada a pagar 4.768 euros à Segurança Social

Algarve, Economia

Marca norte-americana Hyatt inaugura primeiro resort em Portugal em Albufeira

15:30 1 Maio, 2026 15:02 1 Maio, 2026 | Henrique Dias Freire

Albufeira acolhe o primeiro resort da Hyatt em Portugal, numa aposta orientada para o conceito de slow living no Algarve

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí um bónus nas pensões? Primeiro-ministro tem uma palavra a dizer e estas são as medidas em cima da mesa

07:00 1 Maio, 2026 14:16 30 Abril, 2026 | João Luís

Governo admite novo bónus nas pensões, mas decisão depende das contas públicas. Saiba o que está em causa e que medidas estão em análise

Mulher a cortar o cabelo. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Costuma ir ao cabeleireiro? Estas são as palavras que nunca deve dizer

08:30 1 Maio, 2026 22:59 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Parecem inofensivas, mas certas expressões ditas no cabeleireiro podem comprometer um corte ou uma cor. Um stylist explica porquê e como evitá-las

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa

Espanha ‘endurece’ regras: carros com este selo no vidro vão enfrentar restrições na estrada a partir desta data

14:45 1 Maio, 2026 14:40 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

A partir de 2028, os carros com etiqueta B em Espanha vão enfrentar restrições alargadas em dezenas de cidades

Punta Umbria. Crédito: Foto DR
Algarve, Europa, Vida & Lazer

Este destino turístico paradisíaco a menos de 1 h do Algarve é famoso pelas praias de água cristalina e temperaturas altas

15:00 1 Maio, 2026 16:36 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Com as praias de areia dourada e água cristalina, este destino turístico fica a menos de 1 h do Algarve e atrai cada vez mais turistas de todo o mundo

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia

IRS 2026: o pormenor esquecido que está a ‘cortar’ o reembolso a muitas famílias

15:40 30 Abril, 2026 11:56 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Todos os anos, muitas famílias perdem dinheiro no IRS por um pormenor discreto na declaração. Em 2026, o erro repete-se e nem sempre é óbvio

Algarve, Gastronomia

Aprenda o truque algarvio para fazer caracóis como manda a tradição do 1.º de Maio

16:00 30 Abril, 2026 15:51 30 Abril, 2026 | João Luís

Quer fazer caracóis perfeitos no 1.º de Maio? Siga este truque tradicional que muitos algarvios não dispensam

Operação Stop da GNR.
Auto, Nacional

Tem isto no carro? Quase 5.000 acidentes sem este documento e pode perder pontos na carta e pagar até 2.500 euros

20:20 30 Abril, 2026 15:50 30 Abril, 2026 | João Luís

Quase 5.000 acidentes envolveram carros sem este documento em Portugal. Saiba o que arrisca, as multas aplicáveis e como evitar problemas

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Padeiro de costas. Crédito: Magnific AI
Economia, Europa

“Não sabia que não podia abrir”: padeiro abriu padaria no 1 de maio e recebeu uma multa de quase 80.000€

17:30 1 Maio, 2026 16:44 1 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

O padeiro francês foi multado em quase 80 mil euros por abrir a padaria no Dia do Trabalhador, apesar de os funcionários terem aceitado trabalhar

Hospedeira a servir bebida. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Nem café nem água: hospedeira revela qual a bebida que ‘nunca’ deve pedir a bordo de um avião

09:10 29 Abril, 2026 23:37 28 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Hospedeira fala acerca de uma bebida muito pedida a bordo de um avião que causa algumas dificuldades à tripulação

Últimas Notícias

  • Reformada voltou a trabalhar enquanto recebia pensão de velhice de 917€ e tem de pagar 4.768€ à Segurança Social: tribunal ‘validou’ decisão
    Reformada voltou a trabalhar enquanto recebia pensão de velhice de 917€ e tem de pagar 4.768€ à Segurança Social: tribunal ‘validou’ decisão
  • Na grelha e no tacho: este restaurante onde se come por menos de 20€ todo o ano fica numa localidade ‘escondida’ no Algarve
    Na grelha e no tacho: este restaurante onde se come por menos de 20€ todo o ano fica numa localidade ‘escondida’ no Algarve
  • “Não sabia que não podia abrir”: padeiro abriu padaria no 1 de maio e recebeu uma multa de quase 80.000€
    “Não sabia que não podia abrir”: padeiro abriu padaria no 1 de maio e recebeu uma multa de quase 80.000€
  • Adeus Espanha e Grécia? Britânicos consideram esta praia no Algarve como a melhor da Europa para o verão de 2026
    Adeus Espanha e Grécia? Britânicos consideram esta praia no Algarve como a melhor da Europa para o verão de 2026
  • Nem álcool nem Coca-Cola: milhões de pessoas consomem esta bebida diariamente mas Cristiano Ronaldo ‘nem lhe toca’
    Nem álcool nem Coca-Cola: milhões de pessoas consomem esta bebida diariamente mas Cristiano Ronaldo ‘nem lhe toca’
  • Marca norte-americana Hyatt inaugura primeiro resort em Portugal em Albufeira
    Marca norte-americana Hyatt inaugura primeiro resort em Portugal em Albufeira

Opinião

  • Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para maio | Por João Correia Tarólogo
    Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para maio | Por João Correia Tarólogo
  • Tétuão 2026. Um novo capítulo no diálogo euro-mediterrânico | Por João Palmeiro
    Tétuão 2026. Um novo capítulo no diálogo euro-mediterrânico | Por João Palmeiro
  • Porque não? | Por Rafael Dias
    Porque não? | Por Rafael Dias
  • Doadores a partidos políticos passam a ser secretos. Quem é quem? | Por Tiago Manuel
    Doadores a partidos políticos passam a ser secretos. Quem é quem? | Por Tiago Manuel
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Tétuão 2026. Um novo capítulo no diálogo euro-mediterrânico | Por João Palmeiro
    Tétuão 2026. Um novo capítulo no diálogo euro-mediterrânico | Por João Palmeiro
  • 40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
    40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
  • Cancelaram o seu voo devido à crise no combustível? Se fizer isto pode ter direito a 600€ de indemnização
    Cancelaram o seu voo devido à crise no combustível? Se fizer isto pode ter direito a 600€ de indemnização
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal