No relatório de situação semanal da covid-19 divulgado esta sexta-feira, a Direção-Geral da Saúde assinala que foram confirmados 78.464 casos entre os dias 8 e 14 de março. Isto traduz-se em menos 811 infeções face à semana anterior.
Nestes sete dias foram também reportados 123 novos óbitos, avança a DGS. No entanto, a variação semanal dá conta de uma diminuição do número de mortes por covid: menos 39 do que na semana anterior.
Os internamentos também baixaram. No último dia em análise, ou seja, a 14 de março estavam internadas 1140 pessoas (menos 85 face à semana anterior). Os pacientes em unidades de cuidados intensivos diminuíram: 66 pessoas em UCI (menos 12).
O R(t) subiu ligeiramente de 0,99 para 1,02. O R(t) define o grau de transmissibilidade da infeção, ou seja, quantas pessoas são infetadas por cada caso positivo. Já a incidência baixou de 770 casos para 762, o que representa um ligeiro decréscimo de 1% em relação ao período anterior. A incidência indica o número de novos casos nos últimos 14 dias por 100.000 habitantes.
A região que reportou mais casos entre os dias 8 e 14 de março foi Lisboa e Vale do Tejo: 1228 infeções. Já a região que registou mais mortes durante o mesmo período foi o Alentejo: quatro óbitos.
Por último, os internamentos em enfermaria só aumentaram na região do Centro e do Algarve (mais seis e mais um, respetivamente), enquanto as hospitalizações em cuidados intensivos só subiram no Alentejo e no Algarve (mais quatro e mais dois, por esta ordem, entre os dias 8 e 14 de março).
Desde a última sexta-feira que o relatório da situação epidemiológica da DGS passa a ter periodicidade semanal, em vez de diário.
- Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL