Muitas pessoas guardam produtos de higiene pessoal na casa de banho, incluindo a escova de dentes. No entanto, segundo especialistas, o local onde a escova é guardada pode ter um impacto significativo na sua saúde oral. A dentista Ellie Phillips, em declarações à Fox News, citada pelo Notícias ao Minuto, alerta que existe uma zona da casa de banho que deve ser evitada a todo o custo.
“As bactérias da sanita acabam por ficar na escova de dentes. Depois, podem facilmente passar para a sua boca”, explica Ellie Phillips. Este fenómeno, conhecido como “efeito aerossol”, ocorre sempre que a sanita é descarregada, espalhando partículas bacterianas pelo ar.
A situação pode ser ainda mais preocupante em casas de banho pequenas ou mal ventiladas. “As bactérias da sanita e do ar da casa de banho acabam por criar um cenário ainda pior e irá fazer com que partilhe bactérias com a pessoas que vivem consigo”, acrescenta a especialista. Este ambiente contaminado pode facilitar a propagação de doenças e infeções.
Para minimizar os riscos, a dentista sugere alternativas práticas. Se o espaço na casa de banho for limitado, uma solução pode ser realizar a escovagem no lava-loiças da cozinha. Além disso, é fundamental que a escova seja completamente seca após cada utilização. Uma escova húmida promove o crescimento de bactérias, o que compromete a sua eficácia e pode afetar a saúde oral, alerta a dentista.
Por fim, manter a escova longe da sanita, preferencialmente num local arejado e protegido, é uma medida simples, mas eficaz, para preservar a higiene e evitar problemas de saúde relacionados com bactérias. Pequenas mudanças na rotina podem ter um impacto significativo no seu bem-estar.
Leia também: Aldi lança desumidificador que combate a humidade e seca roupa em 24 horas