Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Opinião, Política

Unidos vamos conseguir parar o vírus e recuperar

Na sequência da visita de Marcelo Rebelo de Sousa a Espanha, a embaixadora de Espanha em Portugal, Marta Betanzos Roig, escreve sobre os desafios comuns aos países ibéricos face à pandemia e aos seus efeitos económicos e sociais

12:13 13 Março, 2021 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
MARTA BETANZOS ROIG, EMBAIXADORA DE ESPANHA EM PORTUGAL

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, quis que uma das primeiras viagens do seu novo mandato à frente de Portugal fosse para partilhar com Sua Majestade o Rei de Espanha as preocupações e os projetos dos cidadãos de ambos países. Este encontro é, sem dúvida, o melhor exemplo da sintonia que existe entre os nossos dois países.

O coronavírus é hoje um inimigo externo de todos. A nossa União, a UE, agora sob a presidência portuguesa, está a enfrentar esta ameaça com medidas à altura do desafio; com a solidariedade que exige pertencer a um projeto comum, que nos momentos como aquele em que vivemos, está a responder de forma mutuamente leal e coordenada.

Tanto o Governo português como o espanhol estão cientes do papel que desempenhamos na construção de consensos decisivos para a promoção da União Europeia. Estamos imersos na tarefa comum de defender juntos todos os setores produtivos e o nosso modelo de liberdades e democracia, postos em causa por todo o tipo de extremismos e populismos que tentam dividir os países e os seus cidadãos.

Espanha e Portugal são duas democracias consolidadas; e são, em grande parte, porque sabemos que num passado não muito distante sofremos os terríveis efeitos da ditadura. A nossa aspiração à democracia e ao progresso é, portanto, partilhada.

O impacto do coronavírus nas nossas vidas e nas nossas economias está a ser profundo, precisamente por isso temos de fazer dos planos de recuperação e resiliência uma oportunidade, tanto para Espanha como para Portugal; uma oportunidade para fortalecer as nossas sociedades e as nossas relações bilaterais num contexto europeu. O nosso relacionamento significará para as nossas duas nações uma maior recuperação. O nosso objetivo hoje na Europa não pode ser aumentar a independência, mas sim gerir a interdependência.


Leia também

Afinal “é muito provável” a renovação do estado de emergência a partir de 1 de abril, avisa Marcelo


Num mundo em que a mobilidade, tanto de pessoas como de bens e serviços, enfrenta barreiras que antes não existiam, temos que valorizar e aproveitar ao máximo as sinergias que a nossa proximidade geográfica nos proporciona, a interligação das nossas economias e o mútuo entendimento entre os dois países da União Europeia na Península Ibérica. As proximidades geográficas, culturais e políticas são para Portugal e Espanha uma vantagem comparativa, porque partilham uma estrutura produtiva acessível, fiável e sustentável.

Portugal e Espanha partem de uma história de êxito comum e avanço no âmbito comunitário e, desde uma enriquecedora identidade própria, beneficiamo-nos de uma cumplicidade estreita tanto por razões históricas como, sociais, económicas, culturais e humanas. Vamos pô-la a funcionar. Sem dúvida, devemos olhar para o passado para aprender e compreender, mas, sobretudo, tanto em Portugal como em Espanha, devemos concentrar os nossos esforços na análise do nosso presente e imaginar o nosso futuro comum.

Filipe VI recebeu Marcelo Rebelo de Sousa em Madrid

Filipe VI recebeu Marcelo Rebelo de Sousa em Madrid | BALLESTEROS/EPA

Os dados mais recentes indicam que, graças à disciplina social e ao esforço coletivo que implicam as medidas de confinamento e as campanhas de vacinação, o nível de contágios e a letalidade estão a diminuir tanto em Portugal como em Espanha. Sob a presidência portuguesa, estão em curso iniciativas como a criação de um certificado de vacinação reconhecido a nível europeu, que será, sem dúvida, um valioso instrumento para restabelecer a mobilidade e a livre circulação dos cidadãos o mais rapidamente possível.

A Estratégia Comum de Desenvolvimento Transfronteiriço, já acordada na Cimeira de Valladolid e desenvolvida na Cimeira da Guarda, terá um importante impulso com a utilização de novos fundos europeus, para fazer face, entre outros desafios, ao problema comum do despovoamento existente em ambos lados da fronteira. A estes efeitos, a incorporação de uma economia digital e verde é crucial e para tal contamos com a vasta experiência de cooperação não só nos governos mas também nas empresas comuns, no trabalho concertado das câmaras municipais, na rica dinâmica de acordos das nossas comunidades regionais e dos nossos Agrupamentos Europeus de Cooperação Territorial, que têm ampliado as suas atividades da saúde às comunicações, da gestão dos espaços naturais à dinamização cultural, do impulso económico à gestão das infraestruturas que partilhamos.

A Raia já é hoje um espaço de encontro e colaboração, uma fronteira que nos une e não um obstáculo que nos separa, um lugar de encontros e oportunidades. As ministras do Trabalho dos dois países assinaram recentemente uma declaração de intenções para começar a trabalhar na ideia de identificar os trabalhadores transfronteiriços e, numa primeira fase, poder dispor de um censo. É necessário erradicar a discriminação com base na nacionalidade, incluindo as indiretas, melhorar a autoridade europeia do trabalho e evitar possíveis fraudes na prestação de serviços a trabalhadores transfronteiriços. Uma vez concluído o trabalho preliminar, seremos os únicos dois países com um marco laboral deste género.

É verdade que as relações entre os nossos países não se medem por aspetos parciais como a ligação de alta velocidade, mas constatamos com satisfação que as infraestruturas de transporte que nos unem também continuam a desenvolver-se e que a rede ferroviária de alta velocidade já conta com um data para aproximar ainda mais a Galiza ao norte de Portugal.

O mesmo se pode dizer das extensões e interconexões dos corredores de transporte do Atlântico e do Mediterrâneo; a melhoria da comunicação terrestre entre os portos de Sines e de Valência; a união por autoestrada Castelo Branco, em Portugal, e Moraleja, em Espanha, que permitiria uma ligação alternativa e mais eficiente entre as capitais dos dois países; uma melhor conexão rodoviária entre Bragança e Puebla de Sanabria, e as futuras novas pontes internacionais sobre o rio Sever e entre Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana.

Espanha e Portugal são também palco de um riquíssimo património cultural de origem celta, romana, visigótica e muçulmana; temos um património cultural, material e imaterial comum, fruto das relações históricas entre os dois países que nos dão tradições, usos, costumes e até uma gastronomia comuns, que constituem bases sólidas para Espanha continuar a investir culturalmente em Portugal, mas também para que Portugal se projete e invista com maior intensidade no país vizinho, para que a cultura portuguesa seja cada vez mais conhecida e apreciada também pelos espanhóis.

Espanha, juntamente com Portugal e outros países da União Europeia, liderou desde o inicio a resposta económica da UE à COVID-19, e partilhou a ideia de que esta crise deve ser superada “sem criar barreiras entre o norte e o sul”, “não deixando ninguém para trás”. A cimeira social do Porto será, sem dúvida, uma boa ocasião para reforçar este objetivo. Uma vez que os fundos necessários para agir tenham sido garantidos, é o momento de usar bem os recursos para uma potente recuperação. Impulsionar a economia europeia hoje significa fazer uma série de reformas e mudanças nas nossas economias no sentido de uma economia mais digital, mais sustentável e mais inclusiva.

Nesta nova fase, para fazer face às dificuldades da economia real, será cada vez mais necessário o apoio de um sistema financeiro sólido e eficiente; e neste âmbito, a ampla colaboração entre entidades portuguesas e espanholas e a efetiva integração de muitas destas últimas no sistema bancário e atividade seguradora portuguesas permitem-nos enfrentar o desafio em conjunto.

Todos os anteriores são desafios comuns, muitos dos quais voltaremos a retomar na XXXII Cimeira Bilateral Luso-Espanhola deste ano, em Espanha.


Notícia exclusiva do nosso parceiro Expresso

Idoso a receber dinheiro.
Economia Nacional

Segurança Social paga 128,24 euros por mês neste apoio e agora pode tratar de tudo sem sair de casa

07:40 27 Setembro, 2026 11:47 26 Setembro, 2026 | João Luís

Saiba quem pode ter direito a este apoio da Segurança Social e como tratar agora do processo sem sair de casa

Monchique.
Algarve

“Gosto desta forma segura de viver”: luso-brasileira deixou São Paulo após ser assaltada e encontrou nesta vila algarvia o lugar para recomeçar

09:10 27 Setembro, 2026 13:53 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de uma experiência traumática no Brasil, Fernanda Eva mudou-se para Portugal e encontrou em Monchique a tranquilidade que procurava

Carteira digital UE. Crédito: POSTAL AI — imagem gerada por IA
Europe Direct Algarve Nacional

Adeus ao Cartão de Cidadão? Nova carteira digital chega até ao fim de 2026 e isto é o que vai mudar

11:00 27 Setembro, 2026 03:42 26 Setembro, 2026 | João Luís

União Europeia prepara uma nova forma de provar a identidade através do telemóvel, que deverá ficar disponível até ao final de 2026

Chuva de lama em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva, vento e poeiras a caminho de Portugal: mau tempo veio para ficar durante estes dias

09:30 27 Setembro, 2026 12:10 27 Setembro, 2026 | João Luís

Chuva, vento e poeiras estão a caminho de Portugal, segundo a Meteored. Saiba quais são os dias em que o mau tempo deverá ganhar força

Algarve Saúde

Lagos recebe primeira Jornada Comunitária de Integração em Saúde

09:00 27 Setembro, 2026 08:49 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Iniciativa realiza-se a 29 de setembro e pretende aproximar serviços de saúde, população, cuidados primários, hospital e autarquia

O projeto de longa-metragem “The Spirit Healer Is Away for the Weekend”, de Inês Nunes, recebeu o Prémio Casa Wabi. Crédito: reprodução Instituto do Cinema e Audiovisual
Algarve Cultura Europa

Inês Nunes premiada em San Sebastián com filme inspirado no Algarve

07:00 27 Setembro, 2026 23:36 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Distinção garante cinco semanas de residência artística no México à realizadora de Tavira, que levou a San Sebastián uma história inspirada no Algarve

Opinião Saúde

Dia Mundial do Coração: não perca o ritmo | Por César Lourenço

07:30 27 Setembro, 2026 20:29 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"O coração trabalha continuamente durante toda a nossa vida. Cuidarmos dele é, afinal, uma das formas mais concretas de cuidarmos da nossa própria vida e da vida daqueles que nos rodeiam"

Pessoa a medir a tensão. Crédito: Freepik
Saúde

Tem a tensão alta? Estes dois alimentos muito comuns podem fazê-la subir ainda mais

15:10 26 Setembro, 2026 22:54 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Dois alimentos muito comuns podem conter grandes quantidades de sódio e contribuir para o aumento da pressão arterial

Reformado de férias
Economia Europa

Ivo, reformado de 74 anos com pensão de 4.138 euros: “Nunca tive preocupações nem problemas económicos”

18:00 26 Setembro, 2026 23:16 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Aos 74 anos, o reformado neerlandês recebe uma pensão de 4.138 euros e garante nunca ter tido problemas económicos

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Elétricos ou a gasolina? Este estudo analisou milhões de carros e concluiu quais são os mais fiáveis

18:30 24 Setembro, 2026 17:59 24 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Quanto mais o conta-quilómetros sobe, mais evidente se torna uma diferença que poucos esperavam encontrar

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Nacional

Tem carta de condução portuguesa e vive noutro país da UE? Há uma regra que o impede de fazer isto em Portugal

15:20 23 Setembro, 2026 14:53 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os portugueses que residem noutro país da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu devem ter atenção a esta regra antes de tentarem alterar a carta de condução em Portugal

Avião voando sobre arranha-céus. Crédito: Magnific
Economia Vida & Lazer

Adeus ao desconforto em classe económica – estas 5 companhias estão a dar cartas em 2026

19:29 26 Setembro, 2026 19:29 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Assentos mais largos, refeições cuidadas e melhores serviços distinguem as cinco companhias que lideram a classe económica nos prémios Skytrax de 2026

Supermercado da Mercadona.
Algarve Economia

Mercadona ‘acelera’ expansão no Algarve e depois de Portimão já há destino para a segunda loja: conheça a localização

19:10 24 Setembro, 2026 15:15 24 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Faro prepara-se para receber a segunda superfície da Mercadona no Algarve, com abertura prevista para novembro

Dia de chuva
Tempo

Vem aí uma depressão: “ciclone-bomba” chega a esta região com até 60 mm de chuva e rajadas de 85 km/h

18:40 26 Setembro, 2026 18:32 26 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Meteored alerta para a chegada de uma depressão atlântica aos Açores, com até 60 mm de chuva, risco de trovoada e rajadas que podem atingir os 85 km/h

Humidade nas paredes de casa. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Adeus à humidade nas paredes: “truque alemão” usa dois produtos que muitos têm em casa e promete acabar com o problema

10:40 26 Setembro, 2026 04:10 26 Setembro, 2026 | João Luís

Tem humidade e bolor nas paredes? “Truque alemão” utiliza dois produtos, mas há um passo essencial para evitar que as manchas regressem

Animais Europa

A chegar a Portugal? Novo vírus já está na Península Ibérica e DGAV pede reforço da vigilância

10:10 26 Setembro, 2026 22:11 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O vírus Shamonda já foi detetado em explorações de bovinos em Espanha, naquela que é a primeira identificação da infeção na Península Ibérica

Idoso a receber dinheiro.
Economia, Nacional

Segurança Social paga 128,24 euros por mês neste apoio e agora pode tratar de tudo sem sair de casa

07:40 27 Setembro, 2026 11:47 26 Setembro, 2026 | João Luís

Saiba quem pode ter direito a este apoio da Segurança Social e como tratar agora do processo sem sair de casa

Monchique.
Algarve

“Gosto desta forma segura de viver”: luso-brasileira deixou São Paulo após ser assaltada e encontrou nesta vila algarvia o lugar para recomeçar

09:10 27 Setembro, 2026 13:53 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de uma experiência traumática no Brasil, Fernanda Eva mudou-se para Portugal e encontrou em Monchique a tranquilidade que procurava

Carteira digital UE. Crédito: POSTAL AI — imagem gerada por IA
Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus ao Cartão de Cidadão? Nova carteira digital chega até ao fim de 2026 e isto é o que vai mudar

11:00 27 Setembro, 2026 03:42 26 Setembro, 2026 | João Luís

União Europeia prepara uma nova forma de provar a identidade através do telemóvel, que deverá ficar disponível até ao final de 2026

Chuva de lama em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva, vento e poeiras a caminho de Portugal: mau tempo veio para ficar durante estes dias

09:30 27 Setembro, 2026 12:10 27 Setembro, 2026 | João Luís

Chuva, vento e poeiras estão a caminho de Portugal, segundo a Meteored. Saiba quais são os dias em que o mau tempo deverá ganhar força

Algarve, Saúde

Lagos recebe primeira Jornada Comunitária de Integração em Saúde

09:00 27 Setembro, 2026 08:49 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Iniciativa realiza-se a 29 de setembro e pretende aproximar serviços de saúde, população, cuidados primários, hospital e autarquia

O projeto de longa-metragem “The Spirit Healer Is Away for the Weekend”, de Inês Nunes, recebeu o Prémio Casa Wabi. Crédito: reprodução Instituto do Cinema e Audiovisual
Algarve, Cultura, Europa

Inês Nunes premiada em San Sebastián com filme inspirado no Algarve

07:00 27 Setembro, 2026 23:36 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Distinção garante cinco semanas de residência artística no México à realizadora de Tavira, que levou a San Sebastián uma história inspirada no Algarve

Opinião, Saúde

Dia Mundial do Coração: não perca o ritmo | Por César Lourenço

07:30 27 Setembro, 2026 20:29 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"O coração trabalha continuamente durante toda a nossa vida. Cuidarmos dele é, afinal, uma das formas mais concretas de cuidarmos da nossa própria vida e da vida daqueles que nos rodeiam"

Pessoa a medir a tensão. Crédito: Freepik
Saúde

Tem a tensão alta? Estes dois alimentos muito comuns podem fazê-la subir ainda mais

15:10 26 Setembro, 2026 22:54 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Dois alimentos muito comuns podem conter grandes quantidades de sódio e contribuir para o aumento da pressão arterial

Reformado de férias
Economia, Europa

Ivo, reformado de 74 anos com pensão de 4.138 euros: “Nunca tive preocupações nem problemas económicos”

18:00 26 Setembro, 2026 23:16 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Aos 74 anos, o reformado neerlandês recebe uma pensão de 4.138 euros e garante nunca ter tido problemas económicos

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Elétricos ou a gasolina? Este estudo analisou milhões de carros e concluiu quais são os mais fiáveis

18:30 24 Setembro, 2026 17:59 24 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Quanto mais o conta-quilómetros sobe, mais evidente se torna uma diferença que poucos esperavam encontrar

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Nacional

Tem carta de condução portuguesa e vive noutro país da UE? Há uma regra que o impede de fazer isto em Portugal

15:20 23 Setembro, 2026 14:53 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os portugueses que residem noutro país da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu devem ter atenção a esta regra antes de tentarem alterar a carta de condução em Portugal

Avião voando sobre arranha-céus. Crédito: Magnific
Economia, Vida & Lazer

Adeus ao desconforto em classe económica – estas 5 companhias estão a dar cartas em 2026

19:29 26 Setembro, 2026 19:29 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Assentos mais largos, refeições cuidadas e melhores serviços distinguem as cinco companhias que lideram a classe económica nos prémios Skytrax de 2026

Supermercado da Mercadona.
Algarve, Economia

Mercadona ‘acelera’ expansão no Algarve e depois de Portimão já há destino para a segunda loja: conheça a localização

19:10 24 Setembro, 2026 15:15 24 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Faro prepara-se para receber a segunda superfície da Mercadona no Algarve, com abertura prevista para novembro

Dia de chuva
Tempo

Vem aí uma depressão: “ciclone-bomba” chega a esta região com até 60 mm de chuva e rajadas de 85 km/h

18:40 26 Setembro, 2026 18:32 26 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Meteored alerta para a chegada de uma depressão atlântica aos Açores, com até 60 mm de chuva, risco de trovoada e rajadas que podem atingir os 85 km/h

Humidade nas paredes de casa. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Adeus à humidade nas paredes: “truque alemão” usa dois produtos que muitos têm em casa e promete acabar com o problema

10:40 26 Setembro, 2026 04:10 26 Setembro, 2026 | João Luís

Tem humidade e bolor nas paredes? “Truque alemão” utiliza dois produtos, mas há um passo essencial para evitar que as manchas regressem

Animais, Europa

A chegar a Portugal? Novo vírus já está na Península Ibérica e DGAV pede reforço da vigilância

10:10 26 Setembro, 2026 22:11 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O vírus Shamonda já foi detetado em explorações de bovinos em Espanha, naquela que é a primeira identificação da infeção na Península Ibérica

Últimas Notícias

  • Há um apoio de 25 euros por botija de gás e foi prolongado: veja se tem direito
    Há um apoio de 25 euros por botija de gás e foi prolongado: veja se tem direito
  • Adeus ao Cartão de Cidadão? Nova carteira digital chega até ao fim de 2026 e isto é o que vai mudar
    Adeus ao Cartão de Cidadão? Nova carteira digital chega até ao fim de 2026 e isto é o que vai mudar
  • “Protege mais a propriedade do que o utilizador”: Lei portuguesa já permite “despejo de idosos” e a situação ainda pode piorar
    “Protege mais a propriedade do que o utilizador”: Lei portuguesa já permite “despejo de idosos” e a situação ainda pode piorar
  • InDireita Street Fest regressa a Portimão com edição especial dedicada ao comércio local
    InDireita Street Fest regressa a Portimão com edição especial dedicada ao comércio local
  • Filho estuda noutra cidade? Pode descontar a renda no IRS, mas tem de fazer isto nas Finanças
    Filho estuda noutra cidade? Pode descontar a renda no IRS, mas tem de fazer isto nas Finanças

Opinião

  • Dia Mundial do Coração: não perca o ritmo | Por César Lourenço
    Dia Mundial do Coração: não perca o ritmo | Por César Lourenço
  • Depois do verão, está na altura de voltar a olhar para a nossa saúde? | Por Ireneia Lino
    Depois do verão, está na altura de voltar a olhar para a nossa saúde? | Por Ireneia Lino
  • A Europa cultural em ação do património resiliente à inovação e à celebração humana das cidades | Por João Palmeiro
    A Europa cultural em ação do património resiliente à inovação e à celebração humana das cidades | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Adeus ao Cartão de Cidadão? Nova carteira digital chega até ao fim de 2026 e isto é o que vai mudar
    Adeus ao Cartão de Cidadão? Nova carteira digital chega até ao fim de 2026 e isto é o que vai mudar
  • Algarve e Huelva unem-se num projeto de 1,47 milhões para turismo náutico no Guadiana
    Algarve e Huelva unem-se num projeto de 1,47 milhões para turismo náutico no Guadiana
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento