Milhares de jovens portimonenses estão sem aulas desde a interrupção para pausa escolar natalícia e outros desde 4 de janeiro, tal como no País, sendo o nosso foco o nosso concelho com abrangência às suas três freguesias, refere o PSD de Portimão em comunicado.
“Vemos processos de avaliação deturpados da realidade por ausência de provas e, sobretudo, sabemos que muitos jovens portimonenses ficam com a sua aprendizagem suspensa em virtude de questões de outros que não suas”, aponta.
“Aos professores, não sendo uma questão de resolução local”, o PSD Portimão está seguramente “do lado da razão nacional que apela à articulação, discussão e resolução do impasse criado entre o Ministério da Educação e a classe mais importante do crescimento de qualquer jovem a adulto, os Professores”.
A nível local, porém, há questões que o PSD/Portimão “não pode ter o silêncio que se vê, infelizmente, por parte da Presidente de Câmara Isilda Gomes e também da Vereadora Teresa Mendes que coordena este importante pelouro”.
“Há questões locais relacionadas com melhoramentos de infra-estruturas escolares que estão no papel, prometidos há muito tempo e sendo competência do Município de Portimão. Há questões relacionadas com alocação de pessoal não docente que continuam sem resolução por parte de quem, à data, tem responsabilidade nessa matéria que é o Município de Portimão”, refere o Partido.
Nesse sentido, o PSD questiona “porque o Executivo da Câmara Municipal de Portimão ao longo de três semanas não teve um palavra para com o corpo docente, não docente, encarregados de educação e alunos de Portimão?”
“Sendo da mesma cor política do Governo, o PS, não é possível ao Executivo da Câmara Municipal de Portimão vir a público pedir explicações ao “seu Governo” e demonstrar que tem como prioridade os problemas dos Portimonenses e não a sua sigla partidária? Ou serão coniventes com o estado a que a Educação (Nacional e Local) chegou?”, são outras perguntas que coloca.
Sendo a Educação uma base vital da sociedade, “quando vai o Executivo da Câmara Municipal de Portimão cumprir com as obras de melhoria infra-estrutural no Parque Escolar de Portimão que é repetido como grave, vezes sem conta, por direções de Agrupamentos, Associações de Pais e Alunos?”
“Teremos de aguardar pela proximidade das próximas eleições autárquicas?”, questiona o PSD Portimão
O PSD entende que “a Educação é um assunto supra-partidário. Não é de Esquerda nem de Direita. Não é do PS nem do PSD e, tal como o PSD/Portimão vê com preocupação toda esta situação, “esperamos que o PS e o Executivo da Câmara deixem de estar em silêncio e digam algo aos milhares que estão nas ruas de Portimão e em casa, sem aulas”, concluem os social-democratas.