O Bloco de Esquerda (BE) questionou esta quinta-feira o Governo acerca da destruição de uma “importante” área natural no concelho de Lagoa em benefício da construção de um hipermercado.
João Vasconcelos e Jorge Costa, deputados do BE e autores da pergunta formal dirigida ao Governo, mostram-se preocupados com a destruição da área natural de Alagoas Brancas, a sul da cidade de Lagoa e nas imediações do parque de exposições da Fatacil, onde existe uma zona húmida de invernia em que habitam espécies raras de aves, tais como o íbis-preto.
Os deputados do BE instam o Governo “a tomar medidas com vista a proteger este importante habitat de espécies raras de aves, e a preservar uma zona onde ainda se encontram vestígios de antigas lagoas que estiveram na origem do nome da localidade”, referem em nota de imprensa.
Embora a autarquia “manifeste interesse em regularizar a situação com base nas alterações realizadas ao Plano de Urbanização de Lagoa em 2008”, os parlamentares do BE consideram não estar justificado o “atentado ambiental” em curso, visto colocar em causa valores superiores como “a protecção de espécies raras de aves existentes no país”.