O socialista Francisco Martins anunciou esta segunda-feira a sua recandidatura à presidência da Câmara de Lagoa, para cumprir um segundo mandato, depois de ter interrompido um ciclo de 28 anos de liderança do PSD na autarquia.
Nas últimas eleições autárquicas, em 2013, o enfermeiro conseguiu derrotar o social-democrata José Inácio, com 41,68% dos votos, devolvendo a Câmara de Lagoa aos socialistas, o que não acontecia desde 1985.
Em declarações à Agência Lusa o autarca referiu que a primeira metade do mandato serviu para traçar “guiões para a evolução do concelho na próxima década”, materializados em diversos planos, nomeadamente, um plano estratégico e um plano de mobilidade para o concelho.
“As nossas ruas eram 75% para os automóveis e 25% para os peões. O que nós queremos fazer é devolver a cidade ao peão, sem descurar o automóvel, para torná-la mais pedonal”, frisou, acrescentando que algumas obras já estão em curso.
Para o início do Verão está também prevista a conclusão do Plano Director Municipal (PDM) de Lagoa, cuja versão actual já tem vinte anos, acrescentou o candidato socialista.
Francisco Martins exerceu as funções de enfermeiro coordenador da unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Estômbar, tendo ao longo dos últimos 20 anos exercido a sua actividade no concelho.
Integrou também vários órgãos do poder local, tendo sido presidente da Junta de Freguesia de Lagoa entre 2009 e 2013 e vereador da Cultura e Desporto da autarquia entre 2002 e 2004.