Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Política

Cristóvão Norte: “A pandemia alastrou e não foram tomadas medidas atempadas para controlá-la”

Deputado social-democrata diz que “ignorou-se a estirpe do Reino Unido. Ignorou-se o tempo frio. Ignorou-se a gripe. Ignorou-se a regra e promoveu-se a excepção. Ignorou-se a importância de sancionar quem não cumpre”

10:42 19 Janeiro, 2021 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Cristóvão Norte, deputado do PSD eleito pelo Algarve

Cristóvão Norte, deputado PSD eleito pelo Algarve, afirma na sua página de Facebook que “temos os hospitais em colapso. A pandemia alastrou e não foram tomadas medidas atempadas para controlá-la ou, pelo menos, controlar as suas consequências, aumentando a capacidade instalada dos hospitais”.

O parlamentar recorda que “em Março, com números 10 vezes inferiores, de casos e de mortos, tínhamos hospitais de campanha em pavilhões espalhadas por todo o país. Os serviços em prontidão máxima. Desta feita, não se previu nem se reagiu”.

“Ignorou-se. Ignorou-se a estirpe do Reino Unido. Ignorou-se o tempo frio. Ignorou-se a gripe. Ignorou-se a regra e promoveu-se a excepção. Ignorou-se a importância de sancionar quem não cumpre. Muitos de nós – a comunidade – ignorou o que não devia”, acrescenta.

“Só se pensou no Natal e como seria impopular perturbar esse convívio familiar”, vinca o deputado social-democrata.

“Os bons responsáveis públicos são os que antecipam os problemas, os mais ou menos os que reagem, os maus os que não fazem nem uma coisa nem outra”, afirma.

No entanto, Cristóvão Norte diz que “há exceções. Por exemplo, no Algarve, o Centro Hospitalar Universitário do Algarve – sem que ninguem lhes tivesse ordenado -, preparou um hospital de campanha com 100 camas, o qual está no terreno há mais de uma semana e para o qual estão a ser enviados os casos desesperados de várias zonas do país, aqueles que ficam horas em ambulâncias órfãos dos cuidados a que têm direito” e mostra o seu “reconhecimento por esta decisão que merece ser exaltada”.

“Mas é esta decisão – numa lados e não outros – que põe a nu que não há qualquer coordenação do governo, o carácter completamente voluntarista da ação do Estado”, lamenta, acrescentando que “não se sabe quantas camas estão disponíveis, onde, e é caricato que os médicos desesperados liguem hospital a hospital para encontrar uma cama livre, pois que inexiste uma base de dados nacional. Ridículo”.

“Temos que ser nós a fazer o que o Estado não faz. O Governo não está a dar conta do recado. Tem que corrigir e rápido. É mais que nunca a hora dos cidadãos”, afirma o deputado.

Cristóvão Norte apela a que “façam o que manda o bom senso” e destaca cinco medidas:

1. Não esperar 15 dias. Decidir mudar de imediato as medidas governamentais e determinar um confinamento ‘absoluto’ durante 3 semanas para depois ser reavaliado. Isto tem de incluir as escolas, garantindo o apoio remuneratório a um dos pais, tal como aconteceu durante a primeira vaga. O problema não são as infeções nas escolas. É toda uma sociedade que não consegue parar com as escolas abertas. Mais, todas as demais atividades não essenciais, que não sejam possíveis por teletrabalho, devem cessar atividade de imediato pelo mesmo período de tempo. Tudo deve de parar de imediato. Reduzir as regras de circulação unicamente para as situações determinadas aquando do estado de emergência de março 2020. As forças de segurança devem ter instruções claras para atuar em conformidade perante a violação das regras definidas em todo o território nacional.

2. Mobilizar todos os meios de saúde disponíveis no país para as próximas semanas. Chamar todos os recursos humanos disponíveis para abrir o maior número possível de hospitais, clínicas e tendas de campanha com máxima urgência.

3. Comunicar de forma clara, transparente e diária com o país sobre a gravidade da situação e sobre o que se espera de cada cidadão. Ponderar novamente os riscos inerentes ao ato eleitoral de dia 24 – sobretudo depois do que se viu com o voto antecipado.

4. Preparar desde já o momento em que se levantarão as medidas restritivas de modo a evitar um novo aumento de casos e futuros confinamentos. Isto exige um aumento significativo do dispositivo de saúde pública e da capacidade de testagem. O país tem de testar no mínimo 5 vezes mais do que atualmente, com particular enfoque na testagem semanal dos profissionais das escolas, dos lares e de saúde. Temos de ser capazes de identificar todos os infetados e determinar as cadeias de infeção – sem saber onde as pessoas se infetam, não seremos capazes de atuar precocemente na contenção de surtos. Mais, devemos ser capazes de identificar todos os que tiveram contacto com pessoas infetadas e garantir o isolamento de todos – doentes e suspeitos. Garantir mesmo que fiquem isolados. Contratualizem-se os hotéis do país para o efeito dividindo-os em hotéis para infetados e outros para suspeitos. Testar, identificar e isolar. Não há outra forma.

5. Usar o facto de Portugal ter a presidência do conselho da União Europeia para exigir uma renegociação das vacinas COVID-19 de modo a acelerar o ritmo de vacinação. Temos de vacinar 80% da população até Junho 2021.

“Estas 5 medidas são de um especialista, Ricardo Batista Leite e são propostas públicas, que subscrevo”, conclui o deputado social-democrata.

Mulher a retirar dinheiro de uma caixa Multibanco.
Economia Nacional

Parou de trabalhar para cuidar de um familiar? Há um apoio da Segurança Social a que pode ter direito e o valor de referência chega aos 590,84€

17:20 26 Setembro, 2026 10:31 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Quem presta cuidados permanentes a uma pessoa dependente e cumpre os limites de rendimentos previstos pode pedir uma prestação mensal

Tavira.
Algarve

“Apaixonei-me pelo ritmo de vida”: britânica mudou-se sozinha para esta cidade algarvia e agora quer mostrá-la a outros viajantes

10:00 26 Setembro, 2026 10:13 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de deixar o Reino Unido, Karen encontrou em Tavira uma nova casa e criou um projeto a pensar em quem viaja sozinho

Avião voando sobre arranha-céus. Crédito: Magnific
Economia Vida & Lazer

Adeus ao desconforto em classe económica – estas 5 companhias estão a dar cartas em 2026

19:29 26 Setembro, 2026 19:29 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Assentos mais largos, refeições cuidadas e melhores serviços distinguem as cinco companhias que lideram a classe económica nos prémios Skytrax de 2026

Algarve Nacional Saúde

Lucro da CUF sobe para 35,6 milhões no semestre da entrada no Algarve

13:42 26 Setembro, 2026 13:42 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Aquisição de 75% do HPA levou a CUF ao Algarve, Alentejo e Madeira. Investimento total do grupo atingiu 199,2 milhões de euros no primeiro semestre

Algarve Nacional

Morreu em Faro Maria do Carmo Romão, antiga provedora da Santa Casa de Lisboa

13:08 26 Setembro, 2026 13:09 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Antiga deputada socialista tinha 89 anos. Natural de Faro, dirigiu a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa entre 1996 e 2001 e exerceu funções em Macau

Reformado de férias
Economia Europa

Ivo, reformado de 74 anos com pensão de 4.138 euros: “Nunca tive preocupações nem problemas económicos”

18:00 26 Setembro, 2026 23:16 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Aos 74 anos, o reformado neerlandês recebe uma pensão de 4.138 euros e garante nunca ter tido problemas económicos

Pessoa a medir a tensão. Crédito: Freepik
Saúde

Tem a tensão alta? Estes dois alimentos muito comuns podem fazê-la subir ainda mais

15:10 26 Setembro, 2026 22:54 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Dois alimentos muito comuns podem conter grandes quantidades de sódio e contribuir para o aumento da pressão arterial

Humidade nas paredes de casa. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Adeus à humidade nas paredes: “truque alemão” usa dois produtos que muitos têm em casa e promete acabar com o problema

10:40 26 Setembro, 2026 04:10 26 Setembro, 2026 | João Luís

Tem humidade e bolor nas paredes? “Truque alemão” utiliza dois produtos, mas há um passo essencial para evitar que as manchas regressem

O presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), Francisco Calheiros. Crédito: Lusa
Economia Nacional

CTP defende prioridade aos turistas portugueses e destaca crescimento no Algarve

13:32 26 Setembro, 2026 13:34 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Mercado nacional soma cerca de 25 milhões de dormidas, segundo a CTP, que destaca os turistas portugueses e contesta críticas aos preços no Algarve

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Nacional

Tem carta de condução portuguesa e vive noutro país da UE? Há uma regra que o impede de fazer isto em Portugal

15:20 23 Setembro, 2026 14:53 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os portugueses que residem noutro país da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu devem ter atenção a esta regra antes de tentarem alterar a carta de condução em Portugal

Supermercado da Mercadona.
Algarve Economia

Mercadona ‘acelera’ expansão no Algarve e depois de Portimão já há destino para a segunda loja: conheça a localização

19:10 24 Setembro, 2026 15:15 24 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Faro prepara-se para receber a segunda superfície da Mercadona no Algarve, com abertura prevista para novembro

Vacas.
Animais Europa

Está confirmada a entrada deste vírus que afeta bovinos na Península Ibéria e é transmitido desta forma

13:40 25 Setembro, 2026 10:56 25 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Espanha confirmou os primeiros casos na Península Ibérica e as autoridades pedem maior vigilância junto das explorações pecuárias

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Elétricos ou a gasolina? Este estudo analisou milhões de carros e concluiu quais são os mais fiáveis

18:30 24 Setembro, 2026 17:59 24 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Quanto mais o conta-quilómetros sobe, mais evidente se torna uma diferença que poucos esperavam encontrar

Dia de chuva
Tempo

Vem aí uma depressão: “ciclone-bomba” chega a esta região com até 60 mm de chuva e rajadas de 85 km/h

18:40 26 Setembro, 2026 18:32 26 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Meteored alerta para a chegada de uma depressão atlântica aos Açores, com até 60 mm de chuva, risco de trovoada e rajadas que podem atingir os 85 km/h

Vida & Lazer

Tem uma árvore-do-dinheiro em casa? Este erro comum pode fazer as folhas secarem e cair

17:10 26 Setembro, 2026 23:01 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A árvore-do-dinheiro é considerada uma planta fácil de manter, mas há erros que podem comprometer a sua saúde

Animais Mundo

Há 100 anos que não acontecia: descoberta nova espécie de felino selvagem que pesa pouco mais de 1 quilo

14:20 26 Setembro, 2026 22:40 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O Leopardus tilcayo pesa cerca de 1,3 quilos, é mais pequeno do que um gato doméstico e passou despercebido à ciência durante décadas

Mulher a retirar dinheiro de uma caixa Multibanco.
Economia, Nacional

Parou de trabalhar para cuidar de um familiar? Há um apoio da Segurança Social a que pode ter direito e o valor de referência chega aos 590,84€

17:20 26 Setembro, 2026 10:31 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Quem presta cuidados permanentes a uma pessoa dependente e cumpre os limites de rendimentos previstos pode pedir uma prestação mensal

Tavira.
Algarve

“Apaixonei-me pelo ritmo de vida”: britânica mudou-se sozinha para esta cidade algarvia e agora quer mostrá-la a outros viajantes

10:00 26 Setembro, 2026 10:13 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de deixar o Reino Unido, Karen encontrou em Tavira uma nova casa e criou um projeto a pensar em quem viaja sozinho

Avião voando sobre arranha-céus. Crédito: Magnific
Economia, Vida & Lazer

Adeus ao desconforto em classe económica – estas 5 companhias estão a dar cartas em 2026

19:29 26 Setembro, 2026 19:29 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Assentos mais largos, refeições cuidadas e melhores serviços distinguem as cinco companhias que lideram a classe económica nos prémios Skytrax de 2026

Algarve, Nacional, Saúde

Lucro da CUF sobe para 35,6 milhões no semestre da entrada no Algarve

13:42 26 Setembro, 2026 13:42 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Aquisição de 75% do HPA levou a CUF ao Algarve, Alentejo e Madeira. Investimento total do grupo atingiu 199,2 milhões de euros no primeiro semestre

Algarve, Nacional

Morreu em Faro Maria do Carmo Romão, antiga provedora da Santa Casa de Lisboa

13:08 26 Setembro, 2026 13:09 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Antiga deputada socialista tinha 89 anos. Natural de Faro, dirigiu a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa entre 1996 e 2001 e exerceu funções em Macau

Reformado de férias
Economia, Europa

Ivo, reformado de 74 anos com pensão de 4.138 euros: “Nunca tive preocupações nem problemas económicos”

18:00 26 Setembro, 2026 23:16 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Aos 74 anos, o reformado neerlandês recebe uma pensão de 4.138 euros e garante nunca ter tido problemas económicos

Pessoa a medir a tensão. Crédito: Freepik
Saúde

Tem a tensão alta? Estes dois alimentos muito comuns podem fazê-la subir ainda mais

15:10 26 Setembro, 2026 22:54 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Dois alimentos muito comuns podem conter grandes quantidades de sódio e contribuir para o aumento da pressão arterial

Humidade nas paredes de casa. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Adeus à humidade nas paredes: “truque alemão” usa dois produtos que muitos têm em casa e promete acabar com o problema

10:40 26 Setembro, 2026 04:10 26 Setembro, 2026 | João Luís

Tem humidade e bolor nas paredes? “Truque alemão” utiliza dois produtos, mas há um passo essencial para evitar que as manchas regressem

O presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), Francisco Calheiros. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

CTP defende prioridade aos turistas portugueses e destaca crescimento no Algarve

13:32 26 Setembro, 2026 13:34 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Mercado nacional soma cerca de 25 milhões de dormidas, segundo a CTP, que destaca os turistas portugueses e contesta críticas aos preços no Algarve

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Nacional

Tem carta de condução portuguesa e vive noutro país da UE? Há uma regra que o impede de fazer isto em Portugal

15:20 23 Setembro, 2026 14:53 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os portugueses que residem noutro país da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu devem ter atenção a esta regra antes de tentarem alterar a carta de condução em Portugal

Supermercado da Mercadona.
Algarve, Economia

Mercadona ‘acelera’ expansão no Algarve e depois de Portimão já há destino para a segunda loja: conheça a localização

19:10 24 Setembro, 2026 15:15 24 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Faro prepara-se para receber a segunda superfície da Mercadona no Algarve, com abertura prevista para novembro

Vacas.
Animais, Europa

Está confirmada a entrada deste vírus que afeta bovinos na Península Ibéria e é transmitido desta forma

13:40 25 Setembro, 2026 10:56 25 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Espanha confirmou os primeiros casos na Península Ibérica e as autoridades pedem maior vigilância junto das explorações pecuárias

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Elétricos ou a gasolina? Este estudo analisou milhões de carros e concluiu quais são os mais fiáveis

18:30 24 Setembro, 2026 17:59 24 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Quanto mais o conta-quilómetros sobe, mais evidente se torna uma diferença que poucos esperavam encontrar

Dia de chuva
Tempo

Vem aí uma depressão: “ciclone-bomba” chega a esta região com até 60 mm de chuva e rajadas de 85 km/h

18:40 26 Setembro, 2026 18:32 26 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Meteored alerta para a chegada de uma depressão atlântica aos Açores, com até 60 mm de chuva, risco de trovoada e rajadas que podem atingir os 85 km/h

Vida & Lazer

Tem uma árvore-do-dinheiro em casa? Este erro comum pode fazer as folhas secarem e cair

17:10 26 Setembro, 2026 23:01 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A árvore-do-dinheiro é considerada uma planta fácil de manter, mas há erros que podem comprometer a sua saúde

Animais, Mundo

Há 100 anos que não acontecia: descoberta nova espécie de felino selvagem que pesa pouco mais de 1 quilo

14:20 26 Setembro, 2026 22:40 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O Leopardus tilcayo pesa cerca de 1,3 quilos, é mais pequeno do que um gato doméstico e passou despercebido à ciência durante décadas

Últimas Notícias

  • Adeus ao desconforto em classe económica – estas 5 companhias estão a dar cartas em 2026
    Adeus ao desconforto em classe económica – estas 5 companhias estão a dar cartas em 2026
  • Vem aí uma depressão: “ciclone-bomba” chega a esta região com até 60 mm de chuva e rajadas de 85 km/h
    Vem aí uma depressão: “ciclone-bomba” chega a esta região com até 60 mm de chuva e rajadas de 85 km/h
  • Ivo, reformado de 74 anos com pensão de 4.138 euros: “Nunca tive preocupações nem problemas económicos”
    Ivo, reformado de 74 anos com pensão de 4.138 euros: “Nunca tive preocupações nem problemas económicos”
  • Algarve e Huelva unem-se num projeto de 1,47 milhões para turismo náutico no Guadiana
    Algarve e Huelva unem-se num projeto de 1,47 milhões para turismo náutico no Guadiana
  • Loulé ganha apoio da CCDR Algarve à candidatura a Capital Portuguesa da Cultura 2028
    Loulé ganha apoio da CCDR Algarve à candidatura a Capital Portuguesa da Cultura 2028

Opinião

  • Depois do verão, está na altura de voltar a olhar para a nossa saúde? | Por Ireneia Lino
    Depois do verão, está na altura de voltar a olhar para a nossa saúde? | Por Ireneia Lino
  • A Europa cultural em ação do património resiliente à inovação e à celebração humana das cidades | Por João Palmeiro
    A Europa cultural em ação do património resiliente à inovação e à celebração humana das cidades | Por João Palmeiro
  • À Mesa com o Poder Local: Ajuste direto do presidente, fatura para os farenses | Por Adriana Martins
    À Mesa com o Poder Local: Ajuste direto do presidente, fatura para os farenses | Por Adriana Martins

Europe Direct Algarve

  • Algarve e Huelva unem-se num projeto de 1,47 milhões para turismo náutico no Guadiana
    Algarve e Huelva unem-se num projeto de 1,47 milhões para turismo náutico no Guadiana
  • Confrades de Portugal e quatro países europeus celebram gastronomia em Portimão
    Confrades de Portugal e quatro países europeus celebram gastronomia em Portimão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento