O Bloco de Esquerda apresentou um Projecto de Resolução que recomenda ao Governo a “urgente requalificação” da Fortaleza de Santa Catarina, situada na Praia da Rocha, em Portimão.
Os deputados bloquistas consideram que “o estado de degradação em que o monumento actualmente se encontra é insustentável”, na medida em que representa um “perigo público” e “transmite uma imagem nada abonatória para a instância turística de renome nacional – a Praia da Rocha”.
O Bloco insta o Governo a realizar as intervenções necessárias e adequadas de forma a que este monumento, sob a responsabilidade da Administração dos Portos de Sines e do Algarve, volte a ser um espaço “digno, valorizado e aprazível”.
A Fortaleza
A Fortaleza de Santa Catarina de Ribamar, mais conhecida como “Miradouro de Santa Catarina”, foi construída no reinado de Filipe III com o propósito de defesa das populações locais.
A partir de 1960 e depois de ocupado pela Polícia Marítima e Guarda Fiscal, o forte foi transformado num miradouro turístico, tendo sido nesse período sujeito a um conjunto de intervenções.
Dotado de um quiosque, bar-esplanada e restaurante, o miradouro tornou-se num ponto de referência em toda a envolvente da Praia da Rocha.
Actualmente, a Fortaleza de Santa Catarina e o seu miradouro continuam a ser muito procurados e visitados por turistas e populações locais.