Álvaro Araújo, presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, foi eleito este sábado vice-presidente do Conselho Diretivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses. O autarca participou no XXV Congresso da ANMP, que se realizou no fim de semana em Aveiro.
“Esta eleição constitui um orgulho enorme para o concelho de VRSA e a certeza de ter sido dado mais um passo importante para a dignificação da nossa terra”, afirma a autarquia vila-realense em comunicado.
Em Aveiro, e em representação do concelho, também estiveram presentes a presidente da Assembleia Municipal, Célia Paz, e o presidente da Junta de Freguesia de Vila Real de Santo António, Valentim Santos.
Criada para a promoção, defesa, dignificação e representação do Poder Local, a Associação Nacional dos Municípios Portugueses promove um debate plural e transparente sobre as matérias de interesse para os municípios portugueses e respetivos munícipes.
A Sessão de Abertura contou com a intervenção do primeiro-Ministro, António Costa, que fez questão de felicitar “todos os autarcas presentes e, em particular, os que iniciaram funções recentemente”, tendo vincado ainda “a importância que as autarquias têm para o desenvolvimento do país, particularmente na resposta ao momento pandémico atua”.
A organização do Estado, o desenvolvimento e coesão e o financiamento local são os temas em cima da mesa neste Congresso, que vai debater outros temas de importância nacional, como a execução do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR, o novo Quadro Comunitário Portugal 2030, as alterações climáticas, a mobilidade, as acessibilidades e a transição digital.