Turim iniciou oficialmente o caminho para se tornar uma Cidade Candidata a Capital Europeia da Cultura 2033.
Por ocasião da Festa do Padroeiro de São João, o logótipo oficial da candidatura de Turim a Capital Europeia da Cultura 2033 foi apresentado ao público na noite de 24 de junho. O símbolo foi revelado com um momento evocativo e simbólico: a sua projeção na Mole Antonelliana, o símbolo da cidade de Turim, e o lançamento de um vídeo teaser na abertura do grande concerto comemorativo e evocativo.
O logótipo nasce assim da colaboração entre o Grupo Armando Testa S.P.A e 80 adolescentes de diferentes escolas da área (o Liceo Artistico R. Cottini, l’IIS Bodoni-Paravia, CNOS- FAP Valdocco Torino), bem como os jovens alunos do Instituto Adorazione del Sacro Cuore – Escola Primária envolvidos num briefing inicial. Esta sinergia, fortemente desejada pela Direção de Candidatura de Turim Capital Europeia da Cultura 2033 e pelo Departamento de Políticas de Educação e Juventude da Municipalidade, destaca o papel central atribuído às novas gerações na definição do futuro da cidade.
O resultado é um logótipo que não só representa, mas convida a olhar. No centro, uma forma que lembra um olho iluminado, um sinal gráfico simples mas poderoso: o olhar curioso de uma cidade que quer ver e ser vista. Dentro do olho, uma faísca amarela, escrita com um traço de criança, acendendo o futuro. Um símbolo que lembra a estrela da Toupeira Antonelliana, as estrelas da União Europeia, e o desejo de pertencer a algo maior, sem perder a singularidade.
As cores, um azul brilhante e um amarelo intenso, reinterpretam as cores da cidade de uma forma contemporânea, tornando-as mais vivas, mais ousadas, mais vibrantes. Assim toma forma uma identidade visual que reflete o olhar das novas gerações. Para uma Turim sem precedentes, pronta para mudar de perspetiva.
Edição e adaptação de Joao Palmeiro com ECOCNews.

















