Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional, Opinião

Arquétipos e ideias primordiais: as dimensões do feminino

Será que nascemos como uma página em branco, que aguarda o estímulo do exterior para ganhar forma? Ou nasceremos já com programas mentais que influenciam a forma como experienciamos o mundo?

12:27 11 Março, 2022 12:33 11 Março, 2022
CRONISTA do POSTAL
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Sofia Xavier*

O conceito de ideias primordiais remonta à Antiguidade Clássica, com Platão. Ele  defendia a existência de um mundo por detrás da realidade material: o mundo das ideias. Esse mundo das ideias tratar-se-ia de uma realidade abstrata, onde ideias perfeitas e eternas existiriam. O mundo dos sentidos seria, assim, e em contraponto, uma cópia do mundo das ideias, sujeito ao erro, já que filtrado pela nossa mente racional.

Estudiosos como John Locke, com a sua teoria da tabula rasa, contrariamente, afirmavam que seriamos, à nascença, como um livro em branco, e que apenas com a experiência e a interação com o mundo externo ganharíamos estrutura.

Mais tarde, Carl Jung trouxe novamente à luz esta ideia da existência de um conhecimento à priori, que seria reconhecido sem ter, no entanto, sido apreendido. No modelo da psique desenvolvido por Jung, ele referia a existência de um inconsciente coletivo: uma mente coletiva onde todas as narrativas partilhadas pela humanidade residiriam, como partes fundamentais de um todo. O inconsciente coletivo guardaria, dessa forma, os arquétipos e a memória partilhada. Algo que ser termos visto ou vivido, saberíamos reconhecer por nos ter sido transmitido biologicamente pelos nossos ancestrais. Seria aí que esses modelos ou padrões pré-existentes residiriam, condicionando e influenciando largamente os nossos comportamentos e decisões. Jung viria a chamar esses modelos primordiais de arquétipos.

Arquétipos são as histórias que habitam o subconsciente coletivo, programas desenvolvidos ao longo de gerações e gerações, que herdamos dos nossos antepassados.  São os signos e símbolos coletivos, impressos em nós mesmo antes de nascermos e que, sem necessariamente estarmos conscientes deles, nos moldam e precondicionam.

São ilustrações disso, histórias eternizadas de amores proibidos que têm em si uma ordem e uma estrutura delineada e se repetem ao longo dos tempos. Atente-se à história de amor trágico de Romeu e Julieta: quantos Romeus e Julietas testemunhou a humanidade? São histórias atemporais que têm em si a essência dos comportamentos e decisões humanos.

No mês em que se celebra a mulher, importa falar do feminino e das suas diferentes dimensões. Carl Jung, ainda no seu entendimento de psique, referia a existência de dois arquétipos essenciais presentes em todos nós: a anima e o animus. Que, respetivamente, seriam a polaridade inconsciente feminina no homem e a polaridade inconsciente masculina na mulher, em outras palavras, o yin e o yang.

O feminino ou yin é o aspeto paciente, interno e introspetivo de todos nós, é intuitivo, protetor, acolhedor e recetivo. É, aliás, o arquétipo do subconsciente per se, a carta da lua no Tarot, com as suas fases e ciclos, em contraponto com o sol, consciente. É o mistério em contraponto à clareza. É a emoção em contraponto com a razão. São inúmeras as manifestações e facetas arquetípicas da figura feminina maternal na mente coletiva, o feminino é na sua essência a personificação do planeta Terra – a Mãe Natureza. Esse arquétipo intemporal está presente em diferentes culturas e geografias, e tem sido uma constante desde os primórdios da humanidade: a deusa Gaia na mitologia antiga, que precede tudo, criada antes mesmo do universo, Maria no Cristianismo ou a Imperatriz nas cartas de Tarot.

De uma perspetiva simbólica, o arquétipo da Mãe-terra, que providencia e acolhe, que é abundante e nutre, é o esplendor da fertilidade, da criação.  Essa relação sincrónica e íntima da natureza com a mulher está precisamente sustentada no poder que ambas têm de gerar: é como se, de um ponto de vista metafísico, o útero fosse uma miniatura do cosmos, da Terra, um recetáculo de sementes, que depois de germinadas, se transformam em vida.

Mulheres são universos. E carregam em si o poder das suas várias facetas, ou chamemos-lhe, arquétipos. Quando em equilíbrio e com pleno acesso a estes múltiplos poderes, a mulher dança em sincronia com o universo, e esse equilíbrio estende-se a todos os que a circundam.

Nas próximas linhas, procederei a uma análise das dimensões arquetípicas da mulher com base das rainhas das cartas de Tarot e na sua análise simbólica. A humanidade sempre existiu no mito. O tarot tem, também ele, uma base arquetípica, e um fundamento mitológico. refletindo as mais profundas dimensões atemporais da condição humana. Importa ter em atenção que arquétipos são a informação do modelo perfeito e primordial, são ferramentas de desenvolvimento pessoal e que não têm género. São modelos universais, que estão em todos nós em maior ou menor dimensão.

Uma análise simbólica da rainha de copas, representada pelo símbolo do coração, no naipe de copas, permite-nos navegar pelo universo feminino das emoções. Ela carrega em si o poder hipnótico do universo dos sentimentos femininos, um poder mágico e magnético, que vai muito além da beleza sensual das suas formas físicas. Ela é a personificação das fantasias inconscientes secretas do conceito de mulher ideal no subconsciente masculino. 

Rainha de copas – Fotos D.R.

As formas arredondadas das montanhas no plano de fundo, a própria forma do cálice que reflete as formas femininas do útero, têm como base essa premissa recetiva, de acolhimento. O elemento presente é a água, onde os seus pés estão assentes, esplendor simbólico da emoção. A rainha de copas olha para dentro do cálice: emotiva, introspetiva, recetiva, intuitiva. É a dimensão sagrada do feminino que sente e intui, ela domina as suas emoções, não as reprimindo, mas fazendo o uso positivo desse elemento. Ela domina a dinâmica amorosa e tem uma autoestima elevada. Uma outra carta que representa este universo intuitivo e misterioso da mulher é representado também pela carta da Sacerdotisa.

A rainha de espadas é a polaridade oposta da rainha de copas. Ela é estável, refletiva, contida e contém em si a dimensão do elemento ar. Sentada num trono prateado e empunhando uma espada numa mão, símbolo do intelectual, do raciocínio, do mental, ela jorra água do cálice com a outra mão, descartando ali, de forma simbólica, qualquer vestígio de emoção.

Rainha de espadas

No plano de fundo, é possível observar montanhas geladas aparentemente inóspitas, sem sinais de vida, sem vegetação, uma paisagem árida e seca, sem sinais de água ao redor. Ela é o símbolo primo da objetividade, da assertividade, da disciplina, da estratégia e da clareza mental. Ela é a mulher de negócios, justa, a mãe com pulso firme, a chefe, que não tem medo de comandar, é alguém que gere, é precisa e chega até a ser dura. É o aspeto feminino que mais se aproxima do mundo masculino da mente. Ela é nobre, íntegra e leal. É perfecionista e tem ideais elevados.

A rainha de paus é ilustrada como uma mulher radiante, sentada num trono dourado. Aos seus pés, descansa um leão. Ela é o esplendor do elemento fogo, que aquece e inspira.

Rainha de paus

É a rainha da exuberância e da energia vital, da libido, da conexão com a esfera espiritual. É o brilho da alma, uma mulher que se destaca, carismática e que atrai olhares por onde passa. Ela é trabalhadora, criativa, versátil, constante e talentosa. O fogo da sua alma inspira e ilumina.

A rainha de ouros ostenta numa mão um cacho de uvas – símbolo da abundância terrena, material, dos prazeres mundanos. É autossuficiente, mas generosa.

Rainha de ouros

Ela é a mulher pragmática, que manifesta com facilidade no plano terreno. Ela é a representação do corpo sensual, dos instintos. Mas é também a expressão da governante, que traz em si a resistência e estabilidade da terra. A rainha de ouros conquista tudo no mundo da forma, na matéria. É o auge da manifestação material. Ouros é um elemento yin, um elemento terra. Tudo o que se planta, se colhe, desde que se aguarde pacientemente pelo momento certo.

Naturalmente, arquétipos são universos complexos, que variam dentro de um espectro. Podem ser luz, no seu aspeto positivo, e sombra, no seu aspeto negativo. Todos estes aspetos são parte integrante do subconsciente feminino coletivo, mesmo que nem todos estejam acordados e trabalhados na nossa personalidade. Por esse motivo, importa refletir sobre que aspetos de nós mesmos estão mais em evidência e aqueles que, pelo contrário, estão em falta ou temos vindo a negligenciar. Lembremo-nos de despertar em nós tudo aquilo que já existe em potencial, nessa matéria primordial de que somos feitos. Conectar-se ao poder do sagrado feminino é reclamar o seu poder. Resgatemos esse poder, que é nosso, e sejamos a mulher autêntica que ilumina tudo em seu redor com os faróis da sua existência.

*Jovem portuguesa, 25 anos, sinóloga e tradutora/intérprete de Português-Chinês, comunicadora intercultural, a viver na China há seis anos.

Cidade às escuras. Crédito: Freepik
Animais Nacional

Mega apagão marcado para 30 de outubro: população desafiada a desligar as luzes durante três horas

15:10 27 Outubro, 2026 14:10 27 Outubro, 2026

O mega apagão está marcado para sexta-feira, 30 de outubro, entre as 20h00 e as 23h00. Municípios, hotéis e até um aeroporto deverão aderir à iniciativa

Pub

Centro de Congressos de Lagoa

06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

12 a 13 novembro

Algarve Cultura

Conservatório de Albufeira prepara regresso das aulas de ballet e convida famílias a manifestar interesse

07:20 28 Outubro, 2026 07:13 28 Outubro, 2026

Instituição quer reativar o ensino de ballet em Albufeira e está a recolher informações das famílias para organizar as futuras aulas

Opinião Saúde

O AVC é tratável e evitável | Por Tiago Gregório

07:30 28 Outubro, 2026 19:14 27 Outubro, 2026

"O AVC é tratável e evitável. Investir no seu combate não é apenas um dever clínico, mas um imperativo ético. Juntos, podemos mudar a história do AVC em Portugal"

LF
Algarve

Faro reúne meia centena de pessoas em protesto pela habitação e contra atuação policial

07:00 28 Outubro, 2026 06:55 28 Outubro, 2026

Manifestantes concentraram-se em Faro num protesto pelo direito à habitação e criticaram a intervenção da PSP em Lisboa e no Porto

Tempo

Vai chover no Halloween? Eis a previsão para o fim de semana em Portugal continental

06:00 28 Outubro, 2026 16:06 27 Outubro, 2026

Sol e temperaturas acima da média deverão marcar o fim de semana. Saiba o que se prevê para o Halloween e o feriado

Algarve Política

Conceição Cabrita volta ao Tribunal de Faro em julgamento por suspeitas de corrupção

18:20 27 Outubro, 2026 18:22 27 Outubro, 2026

Tribunal de Faro ouviu quatro arguidos no processo de alegada corrupção que envolve a ex-presidente da Câmara de Vila Real de Santo António

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Nacional

Trabalhadores portugueses podem passar a ser inscritos automaticamente em fundos de pensões: proposta chega em 2027

17:40 27 Outubro, 2026 17:32 27 Outubro, 2026

Portugal prepara mudanças na poupança para a reforma. Regulador quer avançar com um sistema de inscrição automática em fundos de pensões privados

Cultura Europe Direct Algarve

Vila Real de Santo António recebe lançamento de livro sobre as fronteiras ibéricas e a Batalha do Guadiana

11:20 27 Outubro, 2026 11:11 27 Outubro, 2026

Fernando Pessanha participa no lançamento de obra sobre as fronteiras ibéricas, com destaque para um episódio da história militar de 1801

Europe Direct Algarve Opinião Política

Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves

17:50 27 Outubro, 2026 18:01 27 Outubro, 2026

"O poder local não precisa só de um novo Código. Precisa de mais capacidade para decidir, mais meios para executar e mais responsabilidade perante os cidadãos"

Algarve Economia Nacional

Hotéis do Algarve conquistam 11 prémios internacionais nos World Luxury Awards 2026

11:40 27 Outubro, 2026 11:33 27 Outubro, 2026

Unidades de luxo do Algarve somaram 11 prémios nas áreas da hotelaria, gastronomia e bem-estar, entre as 19 distinções atribuídas à Highgate Portugal

Loja do Gato Preto.
Economia Europa Nacional

Loja do Gato Preto fecha todas as lojas em Espanha: saiba o que vai acontecer à cadeia em Portugal

15:50 27 Outubro, 2026 11:03 27 Outubro, 2026

A cadeia portuguesa de decoração encerrou a atividade em Espanha devido a dificuldades financeiras, mas mantém lojas abertas em Portugal

Europa Vida & Lazer

Guardou cartas Pokémon no sótão durante 15 anos e acabou com 1,8 milhões de euros: especialista deixa aviso a quem tem estas cartas

16:10 24 Outubro, 2026 13:15 24 Outubro, 2026

Um homem britânico comprou cartas Pokémon no final dos anos 90 e guardou-as durante 15 anos. Décadas depois, descobriu que a coleção valia uma fortuna

Mulher a caminhar à chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva pode ganhar força em Portugal em novembro: vórtice polar dá sinais de mudança

09:30 27 Outubro, 2026 15:02 24 Outubro, 2026

Novembro poderá trazer mais chuva a Portugal. Uma alteração na circulação polar está entre os sinais acompanhados pelos modelos

Opinião

Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman

18:36 27 Outubro, 2026 18:36 27 Outubro, 2026

"Queremos verdadeiramente saber se Fábio Paim é culpado, ou estamos apenas à espera que um tribunal confirme aquilo que já decidimos acreditar?"

Mulher a jogar no Euromilhões. Crédito: Freepik AI
Nacional

79 milhões de euros em jogo no Euromilhões desta terça-feira: já é conhecida a chave vencedora

23:20 27 Outubro, 2026 23:20 27 Outubro, 2026

O Euromilhões desta terça-feira, 27 de outubro, tem um jackpot de 79 milhões de euros. Confira os cinco números e as duas estrelas sorteados

Cidade às escuras. Crédito: Freepik
Animais, Nacional

Mega apagão marcado para 30 de outubro: população desafiada a desligar as luzes durante três horas

15:10 27 Outubro, 2026 14:10 27 Outubro, 2026

O mega apagão está marcado para sexta-feira, 30 de outubro, entre as 20h00 e as 23h00. Municípios, hotéis e até um aeroporto deverão aderir à iniciativa

Pub

Centro de Congressos de Lagoa

06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

12 a 13 novembro

Algarve, Cultura

Conservatório de Albufeira prepara regresso das aulas de ballet e convida famílias a manifestar interesse

07:20 28 Outubro, 2026 07:13 28 Outubro, 2026

Instituição quer reativar o ensino de ballet em Albufeira e está a recolher informações das famílias para organizar as futuras aulas

Opinião, Saúde

O AVC é tratável e evitável | Por Tiago Gregório

07:30 28 Outubro, 2026 19:14 27 Outubro, 2026

"O AVC é tratável e evitável. Investir no seu combate não é apenas um dever clínico, mas um imperativo ético. Juntos, podemos mudar a história do AVC em Portugal"

LF
Algarve

Faro reúne meia centena de pessoas em protesto pela habitação e contra atuação policial

07:00 28 Outubro, 2026 06:55 28 Outubro, 2026

Manifestantes concentraram-se em Faro num protesto pelo direito à habitação e criticaram a intervenção da PSP em Lisboa e no Porto

Tempo

Vai chover no Halloween? Eis a previsão para o fim de semana em Portugal continental

06:00 28 Outubro, 2026 16:06 27 Outubro, 2026

Sol e temperaturas acima da média deverão marcar o fim de semana. Saiba o que se prevê para o Halloween e o feriado

Algarve, Política

Conceição Cabrita volta ao Tribunal de Faro em julgamento por suspeitas de corrupção

18:20 27 Outubro, 2026 18:22 27 Outubro, 2026

Tribunal de Faro ouviu quatro arguidos no processo de alegada corrupção que envolve a ex-presidente da Câmara de Vila Real de Santo António

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Nacional

Trabalhadores portugueses podem passar a ser inscritos automaticamente em fundos de pensões: proposta chega em 2027

17:40 27 Outubro, 2026 17:32 27 Outubro, 2026

Portugal prepara mudanças na poupança para a reforma. Regulador quer avançar com um sistema de inscrição automática em fundos de pensões privados

Cultura, Europe Direct Algarve

Vila Real de Santo António recebe lançamento de livro sobre as fronteiras ibéricas e a Batalha do Guadiana

11:20 27 Outubro, 2026 11:11 27 Outubro, 2026

Fernando Pessanha participa no lançamento de obra sobre as fronteiras ibéricas, com destaque para um episódio da história militar de 1801

Europe Direct Algarve, Opinião, Política

Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves

17:50 27 Outubro, 2026 18:01 27 Outubro, 2026

"O poder local não precisa só de um novo Código. Precisa de mais capacidade para decidir, mais meios para executar e mais responsabilidade perante os cidadãos"

Algarve, Economia, Nacional

Hotéis do Algarve conquistam 11 prémios internacionais nos World Luxury Awards 2026

11:40 27 Outubro, 2026 11:33 27 Outubro, 2026

Unidades de luxo do Algarve somaram 11 prémios nas áreas da hotelaria, gastronomia e bem-estar, entre as 19 distinções atribuídas à Highgate Portugal

Loja do Gato Preto.
Economia, Europa, Nacional

Loja do Gato Preto fecha todas as lojas em Espanha: saiba o que vai acontecer à cadeia em Portugal

15:50 27 Outubro, 2026 11:03 27 Outubro, 2026

A cadeia portuguesa de decoração encerrou a atividade em Espanha devido a dificuldades financeiras, mas mantém lojas abertas em Portugal

Europa, Vida & Lazer

Guardou cartas Pokémon no sótão durante 15 anos e acabou com 1,8 milhões de euros: especialista deixa aviso a quem tem estas cartas

16:10 24 Outubro, 2026 13:15 24 Outubro, 2026

Um homem britânico comprou cartas Pokémon no final dos anos 90 e guardou-as durante 15 anos. Décadas depois, descobriu que a coleção valia uma fortuna

Mulher a caminhar à chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva pode ganhar força em Portugal em novembro: vórtice polar dá sinais de mudança

09:30 27 Outubro, 2026 15:02 24 Outubro, 2026

Novembro poderá trazer mais chuva a Portugal. Uma alteração na circulação polar está entre os sinais acompanhados pelos modelos

Opinião

Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman

18:36 27 Outubro, 2026 18:36 27 Outubro, 2026

"Queremos verdadeiramente saber se Fábio Paim é culpado, ou estamos apenas à espera que um tribunal confirme aquilo que já decidimos acreditar?"

Mulher a jogar no Euromilhões. Crédito: Freepik AI
Nacional

79 milhões de euros em jogo no Euromilhões desta terça-feira: já é conhecida a chave vencedora

23:20 27 Outubro, 2026 23:20 27 Outubro, 2026

O Euromilhões desta terça-feira, 27 de outubro, tem um jackpot de 79 milhões de euros. Confira os cinco números e as duas estrelas sorteados

Últimas Notícias

  • Conservatório de Albufeira prepara regresso das aulas de ballet e convida famílias a manifestar interesse
    Conservatório de Albufeira prepara regresso das aulas de ballet e convida famílias a manifestar interesse
  • Faro reúne meia centena de pessoas em protesto pela habitação e contra atuação policial
    Faro reúne meia centena de pessoas em protesto pela habitação e contra atuação policial
  • Vai chover no Halloween? Eis a previsão para o fim de semana em Portugal continental
    Vai chover no Halloween? Eis a previsão para o fim de semana em Portugal continental
  • 79 milhões de euros em jogo no Euromilhões desta terça-feira: já é conhecida a chave vencedora
    79 milhões de euros em jogo no Euromilhões desta terça-feira: já é conhecida a chave vencedora
  • Ryanair estreia 4 rotas de inverno a partir do Porto para destinos na Polónia, Itália e Alemanha
    Ryanair estreia 4 rotas de inverno a partir do Porto para destinos na Polónia, Itália e Alemanha

Opinião

  • O AVC é tratável e evitável | Por Tiago Gregório
    O AVC é tratável e evitável | Por Tiago Gregório
  • Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman
    Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman
  • Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves
    Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves

Europe Direct Algarve

  • Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves
    Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves
  • Odiana apresenta novas rotas turísticas do Guadiana em encontro entre Portugal e Espanha
    Odiana apresenta novas rotas turísticas do Guadiana em encontro entre Portugal e Espanha
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal