Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

Vento e chuva forte: Depressão Gaetan afeta Portugal Continental até quarta-feira

Associada à depressão há um sistema frontal e, por isso, na noite de terça para quarta-feira espera-se uma subida das temperaturas mínimas entre 6 e 9 graus Celsius

10:04 19 Janeiro, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Portugal continental vai ser afetado a partir da tarde de hoje e até quarta-feira por vento e precipitação fortes e agitação marítima associadas à passagem da depressão Gaetan, disse à Lusa a meteorologista Patrícia Gomes.

A especialista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) explicou que duas depressões (a Christoph e a Gaetan) no Atlântico Norte vão influenciar o estado do tempo nas ilhas britânicas e na Península Ibérica.

“A depressão Christoph foi nomeada pelo serviço meteorológico do Reino Unido na segunda-feira e irá afetar as ilhas Britânicas a partir de hoje, originando valores elevados de precipitação naquela zona”, disse.

No entanto, será a depressão Gaetan, que irá formar-se a sul da depressão Christoph e localizar-se a noroeste da Península Ibérica, que vai afetar o estado do tempo em Portugal continental.

“Esta depressão sim vai afetar o estado do tempo no continente com chuva ou aguaceiros por vezes fortes e que podem ser acompanhados por trovoada até ao meio da manhã de quarta-feira, vento forte nas regiões do litoral oeste onde se esperam rajadas que poderão atingir os 95 quilómetros por hora e nas terras altas da ordem dos 100 quilómetros por hora”, contou.

Consequentemente, referiu Patrícia Gomes, com a intensificação do vento está previsto um aumento da agitação marítima na costa ocidental, com ondas de 4 a 5 metros.

“Por causa desta situação, foram emitidos avisos amarelos de precipitação forte e trovoada, vento forte e agitação marítima. O mais gravoso será o de vento que tem um período de aviso laranja em alguns distritos do litoral oeste, nomeadamente Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria entre as 00:00 e as 06:00 de quarta-feira”, disse.

“A depressão Gaetan no final do dia de hoje irá situa-se a noroeste da Península Ibérica e terá deslocamento para nordeste e quando se localizar no Golfo de Biscaia irá juntar-se à depressão Christoph irão formar uma vasta região depressionária, que depois tem um deslocamento mais para nordeste e vai afastar-se da Península Ibérica, não devendo afetar o estado do tempo no continente”, precisou.

Posteriormente, segundo a meteorologista do IPMA, vão surgir algumas superfícies frontais que irão atravessar o território do continente ao longo da semana.

“Será uma semana pontuada pela chuva e vento forte em especial no litoral e nas terras altas. Não se espera que nos próximos dias, tirando quarta-feira, um agravamento. Os dias seguintes serão de vento e chuva forte, mas o vento não será tão intenso como na quarta-feira”, disse.

Patrícia Gomes adiantou ainda que associada à depressão Gaetan há um sistema frontal e, por isso, na noite de terça para quarta-feira espera-se uma subida das temperaturas mínimas entre 06 e 09 graus Celsius, dependendo das regiões.

“Por exemplo na região do Porto hoje espera-se uma mínima de 04 graus e amanhã 10, é uma subida bastante acentuada. Na região de Lisboa prevê-se hoje uma mínima de 04 e quarta-feira 12 graus. Serão mínimas que comparadas com as dos últimos dias, são valores quase equivalentes às máximas registadas no fim de semana”, indicou.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Subsídio de Lar ajuda nas despesas da casa: saiba quem pode receber

17:20 7 Julho, 2026 14:58 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Subsídio de Lar é uma prestação paga em dinheiro para ajudar nas despesas com a manutenção da casa

Martelo de juíz no tribunal. Crédito: Freepik
Algarve

Apresentações períódicas para treinador detido por abuso de menor em Vila Real de Santo António

07:15 8 Julho, 2026 06:52 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Homem de 29 anos foi detido em Vila Real de Santo António por factos que terão ocorrido em contexto de treinos desportivos

Algarve Desporto

“Estafeta das Possibilidades” quer ligar Faro, Porto e Lisboa pela inclusão

08:31 8 Julho, 2026 08:40 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Participantes poderão cumprir a distância que conseguirem, a pé, a caminhar, a correr ou de bicicleta

Algarve

ASAE deteta indícios de lenocínio em estabelecimentos de massagens em Loulé

15:02 7 Julho, 2026 15:16 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Estabelecimentos de massagens em Loulé foram alvo de operação contra práticas ilícitas no setor do bem-estar

Algarve Economia Tech

Plataforma criada em Castro Marim está disponível para produtores de sal artesanal

08:10 8 Julho, 2026 08:05 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Sistema reúne colheitas, qualidade, armazém, vendas, faturação e rastreabilidade por código QR num só lugar

Saúde

Tocou nestas 3 coisas? Especialistas dizem que deve lavar logo as mãos

08:00 8 Julho, 2026 20:02 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Especialistas alertam que lavar as mãos após o contacto pode reduzir o risco de infeções

Pessoa a pagar refeição. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Cafés e restaurantes podem cobrar 10 cêntimos pelas garrafas? Veja o que dizem as regras

13:10 7 Julho, 2026 13:01 7 Julho, 2026 | João Luís

Cobrança do depósito de 10 cêntimos nas garrafas depende do momento do pagamento. Saiba quando o valor pode ser pedido ao cliente

Tempo

Vem aí uma ‘gota fria’: calor em Portugal alivia e temperaturas descem a partir deste dia

07:00 8 Julho, 2026 19:50 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A partir de quinta-feira, as temperaturas devem descer em grande parte do país, sobretudo no litoral

Pessoa a mexer no comando do ar condixionado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Dorme com o ar condicionado ligado? Há um detalhe que muitos ignoram e que pode fazer a diferença

09:30 7 Julho, 2026 09:19 7 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Milhares de pessoas fazem o mesmo nas noites quentes. Mas deixar o ar condicionado ligado até de manhã pode ter efeitos inesperados

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Mulher com dificuldade em adormecer devido ao calor. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Sem ventoinha nem ar condicionado? Este truque japonês pode ajudar nas noites de calor

22:00 7 Julho, 2026 20:58 7 Julho, 2026 | João Luís

Colocar isto no congelador pode criar uma sensação de frescura temporária antes de dormir nas noites quentes

Declaração de IRS. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Tem IRS para pagar? Fisco explica como pedir prestações no Portal das Finanças

18:50 7 Julho, 2026 18:28 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem recebeu uma nota de cobrança de IRS pode pedir o pagamento em prestações no Portal das Finanças

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Avião estacionado no aeroporto.
Europa

“Era uma temperatura desumana”: voo em Espanha que deveria demorar 1 h só levantou 6 h depois do previsto

16:10 7 Julho, 2026 15:34 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Voo entre Vigo e Madrid transformou-se num longo impasse depois de uma avaria obrigar os passageiros a permanecerem horas à espera

Mau tempo em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Mudança no tempo em Portugal: crista anticiclónica afasta-se e pode abrir porta à chuva

12:54 7 Julho, 2026 13:01 7 Julho, 2026 | João Luís

Nos próximos dias, a crista anticiclónica deverá deslocar-se para norte e permitir mais nebulosidade e alguma chuva em Portugal

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Subsídio de Lar ajuda nas despesas da casa: saiba quem pode receber

17:20 7 Julho, 2026 14:58 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Subsídio de Lar é uma prestação paga em dinheiro para ajudar nas despesas com a manutenção da casa

Martelo de juíz no tribunal. Crédito: Freepik
Algarve

Apresentações períódicas para treinador detido por abuso de menor em Vila Real de Santo António

07:15 8 Julho, 2026 06:52 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Homem de 29 anos foi detido em Vila Real de Santo António por factos que terão ocorrido em contexto de treinos desportivos

Algarve, Desporto

“Estafeta das Possibilidades” quer ligar Faro, Porto e Lisboa pela inclusão

08:31 8 Julho, 2026 08:40 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Participantes poderão cumprir a distância que conseguirem, a pé, a caminhar, a correr ou de bicicleta

Algarve

ASAE deteta indícios de lenocínio em estabelecimentos de massagens em Loulé

15:02 7 Julho, 2026 15:16 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Estabelecimentos de massagens em Loulé foram alvo de operação contra práticas ilícitas no setor do bem-estar

Algarve, Economia, Tech

Plataforma criada em Castro Marim está disponível para produtores de sal artesanal

08:10 8 Julho, 2026 08:05 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Sistema reúne colheitas, qualidade, armazém, vendas, faturação e rastreabilidade por código QR num só lugar

Saúde

Tocou nestas 3 coisas? Especialistas dizem que deve lavar logo as mãos

08:00 8 Julho, 2026 20:02 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Especialistas alertam que lavar as mãos após o contacto pode reduzir o risco de infeções

Pessoa a pagar refeição. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Cafés e restaurantes podem cobrar 10 cêntimos pelas garrafas? Veja o que dizem as regras

13:10 7 Julho, 2026 13:01 7 Julho, 2026 | João Luís

Cobrança do depósito de 10 cêntimos nas garrafas depende do momento do pagamento. Saiba quando o valor pode ser pedido ao cliente

Tempo

Vem aí uma ‘gota fria’: calor em Portugal alivia e temperaturas descem a partir deste dia

07:00 8 Julho, 2026 19:50 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A partir de quinta-feira, as temperaturas devem descer em grande parte do país, sobretudo no litoral

Pessoa a mexer no comando do ar condixionado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Dorme com o ar condicionado ligado? Há um detalhe que muitos ignoram e que pode fazer a diferença

09:30 7 Julho, 2026 09:19 7 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Milhares de pessoas fazem o mesmo nas noites quentes. Mas deixar o ar condicionado ligado até de manhã pode ter efeitos inesperados

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Mulher com dificuldade em adormecer devido ao calor. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Sem ventoinha nem ar condicionado? Este truque japonês pode ajudar nas noites de calor

22:00 7 Julho, 2026 20:58 7 Julho, 2026 | João Luís

Colocar isto no congelador pode criar uma sensação de frescura temporária antes de dormir nas noites quentes

Declaração de IRS. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Tem IRS para pagar? Fisco explica como pedir prestações no Portal das Finanças

18:50 7 Julho, 2026 18:28 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem recebeu uma nota de cobrança de IRS pode pedir o pagamento em prestações no Portal das Finanças

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Avião estacionado no aeroporto.
Europa

“Era uma temperatura desumana”: voo em Espanha que deveria demorar 1 h só levantou 6 h depois do previsto

16:10 7 Julho, 2026 15:34 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Voo entre Vigo e Madrid transformou-se num longo impasse depois de uma avaria obrigar os passageiros a permanecerem horas à espera

Mau tempo em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Mudança no tempo em Portugal: crista anticiclónica afasta-se e pode abrir porta à chuva

12:54 7 Julho, 2026 13:01 7 Julho, 2026 | João Luís

Nos próximos dias, a crista anticiclónica deverá deslocar-se para norte e permitir mais nebulosidade e alguma chuva em Portugal

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Últimas Notícias

  • “Estafeta das Possibilidades” quer ligar Faro, Porto e Lisboa pela inclusão
    “Estafeta das Possibilidades” quer ligar Faro, Porto e Lisboa pela inclusão
  • Plataforma criada em Castro Marim está disponível para produtores de sal artesanal
    Plataforma criada em Castro Marim está disponível para produtores de sal artesanal
  • Tocou nestas 3 coisas? Especialistas dizem que deve lavar logo as mãos
    Tocou nestas 3 coisas? Especialistas dizem que deve lavar logo as mãos
  • Faro recebe duas novas exposições de arte contemporânea na Associação 289
    Faro recebe duas novas exposições de arte contemporânea na Associação 289
  • Apresentações períódicas para treinador detido por abuso de menor em Vila Real de Santo António
    Apresentações períódicas para treinador detido por abuso de menor em Vila Real de Santo António

Opinião

  • Bilhete Postal: O advogado do diabo | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: O advogado do diabo | Por Eduardo Costa
  • 40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
    40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
  • União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas
    União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas

Europe Direct Algarve

  • Consulta pública europeia procura soluções para crise da habitação
    Consulta pública europeia procura soluções para crise da habitação
  • 40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
    40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal