Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

Universidade do Algarve abre nova licenciatura em Fisioterapia

Para ingressar no curso, os alunos podem utilizar as seguintes provas de ingresso: Biologia e Geologia ou Biologia e Geologia e Física e Química

12:37 22 Março, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Universidade do Algarve, através da Escola Superior de Saúde, vai reforçar a sua oferta formativa com a abertura do curso de licenciatura em Fisioterapia já no próximo ano letivo (2021/2022).

O objetivo é que “um estudante de Fisioterapia adquira conhecimentos, competências e aptidões que lhe permitam o exercício da prática profissional centrado no utente/familiar/cuidador, visando a melhoria da mobilidade, da funcionalidade, da saúde e do bem-estar, afetados por lesão, trauma, doença ou envelhecimento”.

Durante todo o percurso de ensino/aprendizagem, o aluno adquirirá “conhecimentos e habilidades em abordagens terapêuticas com base no movimento, no exercício terapêutico, na terapia manipulativa, nos agentes físicos e naturais, modalidades educativas, entre outras”.

Segundo a UAlg, “este curso formará profissionais capazes de desenvolver competências humanas, científicas e técnicas num clima de interdisciplinaridade”, pretende-se ainda desenvolver “raciocínio clínico e competências de avaliação e de intervenção nas áreas músculo-esquelética, neurológica e cardiorrespiratória, ao longo de todo ciclo de vida e em diversos contextos de intervenção”.

“Os licenciados em Fisioterapia poderão ainda realizar atividades de investigação, integrados em projetos científicos, e participar em programas de promoção e educação para a saúde”, acrescenta a academia algarvia em comunicado.

Estes profissionais ficam habilitados a exercer a profissão quer em Portugal, quer no estrangeiro. Podem desenvolver a sua atividade em diversos contextos, nomeadamente: Unidades Hospitalares públicas e privadas; Unidades de Saúde Familiar; Unidades de Cuidados Continuados e Paliativas; Clubes Desportivos; Instituições de Solidariedade Social; Clínicas Privadas; Escolas; Autarquias; Centros Termais e de Bem-Estar; Saúde Ocupacional/Empresas; Exercício liberal; Centros de Investigação e Desenvolvimento; Ensino e Investigação em Instituições do Ensino Superior, entre outros.

Para ingressar neste curso, os alunos poderão utilizar as seguintes provas de ingresso: Biologia e Geologia ou Biologia e Geologia e Física e Química.

O curso tem a duração de quatro anos e encontra-se projetado para permitir que o estudante adquira as suas habilidades profissionais, além de desenvolver consciência ética e social para o desempenho futuro da profissão.

Mais informações aqui.

Sobre a Universidade do Algarve:

A Universidade do Algarve (UAlg) tem atualmente cerca de 8 mil estudantes, 23% dos quais internacionais, oriundos de mais de 85 nacionalidades, onde se destaca o Brasil, país com maior representatividade, ultrapassando os 900 estudantes.

Com 41 anos de existência, aparece pela segunda vez consecutiva no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2019, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos, destacando-se no indicador que avalia a projeção internacional.

Em 2019 voltou a integrar a lista das melhores do mundo no Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects, destacando-se como a melhor universidade portuguesa na área de Hospitality & Tourism Management. O Shanghai Ranking’s selecionou as 300 melhores instituições de todo o mundo, colocando a UAlg no Top 100, com a melhor classificação nacional nesta área, entre as posições 51-75, liderando o lote das quatro universidades portuguesas avaliadas. Pela primeira vez, na posição 101-125, também apareceu no ranking do Times Higher Education (THE) Europe Teaching Rankings 2019, que analisa o desempenho do ensino em instituições de ensino superior europeias.

Em 2020 integra pela primeira vez o Times Higher Education Impact Rankings, que avalia o desempenho e contributo das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, colocando-se na posição 201-300, entre 766 IES, de 85 países, que cumpriram os requisites de inclusão.

A UAlg oferece cursos de formação inicial e pós-graduada, nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.

A sua localização privilegiada junto ao Aeroporto Internacional de Faro e o grande número de novas rotas aéreas de ligação às principais cidades portuguesas (Porto e Lisboa) e europeias, bem como as excelentes condições que a UAlg e a região têm para oferecer, fazem com que, cada vez mais, a academia do sul do país adquira um estatuto central e internacional.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Praia com lixo.
Nacional

Portugal tem 12 praias com água de “má” qualidade

09:42 17 Junho, 2026 09:42 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Dados recentes da Agência Europeia do Ambiente mostram que aumentou o número de praias portuguesas classificadas com água de má qualidade

Parque Municipal do Sítio das Fontes.
Algarve Vida & Lazer

Há novas piscinas naturais no Algarve onde vai poder mergulhar sem pagar bilhete e a ‘culpa’ foi da chuva

09:10 17 Junho, 2026 11:04 15 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de anos marcados pela seca, um espaço natural no Algarve voltou a encher-se de água e já atrai quem procura mergulhos gratuitos

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Polícia manda parar em carro descaractererizado. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Carro descaracterizado mandou-o parar? Saiba como confirmar se é mesmo da polícia

13:46 16 Junho, 2026 14:03 16 Junho, 2026 | João Luís

GNR esclareceu como pode confirmar se um carro descaracterizado pertence realmente à polícia e o que fazer em caso de dúvida

João Neves. Crédito: Lusa
Algarve Desporto Nacional

Já há onze de Portugal para o primeiro jogo do Mundial: tavirense João Neves é titular

17:03 17 Junho, 2026 17:04 17 Junho, 2026 | João Luís

Portugal já revelou o onze inicial para a estreia no Mundial 2026 frente à RD Congo. João Neves, natural de Tavira, começa de início

Vespa no Figo. Crédito: Foto AI
Algarve Ciência

Quem come este fruto tradicional do Algarve está a comer vespas sem saber? A ciência explica

17:30 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Este fruto tradicional do Algarve esconde uma relação surpreendente com pequenas vespas polinizadoras

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Mulher chateada. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Quem mente faz ‘sempre’ isto: conheça os sinais discretos que denunciam uma mentira mesmo quando tudo parece normal

15:10 17 Junho, 2026 14:37 17 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Gestos subtis, respostas vagas e detalhes que parecem inocentes podem revelar mais do que imagina quando alguém não está a dizer a verdade

Desporto Nacional

Estreia de Portugal no Mundial2026 contará com os pais de Diogo Jota

16:50 17 Junho, 2026 17:05 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Joaquim e Isabel Silva foram convidados pela FPF para assistir à estreia de Portugal no Mundial2026, frente à RD Congo

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Vem aí calor extremo: especialista avisa para anomalia muito acima do normal em Portugal e estas vão ser as regiões mais afetadas

17:00 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os próximos dias deverão trazer uma nova fase de calor extremo, com temperaturas acima dos 40 ºC em várias zonas do interior

Mega-aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Vem aí um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa: construção começa este ano e inauguração está ‘marcada’ para esta data

17:40 15 Junho, 2026 15:23 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já este ano de 2026

Estudantes a comer.
Algarve Gastronomia

Universidade do Algarve vai retirar da cantina um alimento muito comum na dieta dos portugueses já no próximo ano letivo

18:10 15 Junho, 2026 11:58 14 Junho, 2026 | Miguel Frazão

No próximo ano letivo, a Universidade do Algarve vai alterar a oferta alimentar e retirar a carne de vaca das suas cantinas

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“40 anos de serviço e fui tratado como lixo”: homem de 63 anos foi despedido a apenas 1 ano da reforma

19:20 15 Junho, 2026 16:27 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Após ter sido despedido a apenas 1 ano de pedir a reforma, este homem suíço enfrenta agora dificuldades para reentrar no mercado de trabalho

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Fronteira Portugal -Espanha.
Economia Europa

Britânicos ‘incrédulos’ com escrutínio em Espanha: turistas só podem viajar se tiverem dinheiro “suficiente” para a estadia

20:30 16 Junho, 2026 17:02 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem viajar para Espanha pode ser chamado a provar que tem meios financeiros suficientes para a estadia

Mosquito tigre. Crédito: Foto AI
Saúde Vida & Lazer

Há quem nunca escape às melgas e a explicação pode estar aqui: saiba o que as atrai e como evitá-las

16:50 15 Junho, 2026 16:38 15 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos são escolhidos ao acaso pelas melgas. Há sinais invisíveis que podem explicar noites bem menos tranquilas

Praia com lixo.
Nacional

Portugal tem 12 praias com água de “má” qualidade

09:42 17 Junho, 2026 09:42 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Dados recentes da Agência Europeia do Ambiente mostram que aumentou o número de praias portuguesas classificadas com água de má qualidade

Parque Municipal do Sítio das Fontes.
Algarve, Vida & Lazer

Há novas piscinas naturais no Algarve onde vai poder mergulhar sem pagar bilhete e a ‘culpa’ foi da chuva

09:10 17 Junho, 2026 11:04 15 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de anos marcados pela seca, um espaço natural no Algarve voltou a encher-se de água e já atrai quem procura mergulhos gratuitos

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Polícia manda parar em carro descaractererizado. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Carro descaracterizado mandou-o parar? Saiba como confirmar se é mesmo da polícia

13:46 16 Junho, 2026 14:03 16 Junho, 2026 | João Luís

GNR esclareceu como pode confirmar se um carro descaracterizado pertence realmente à polícia e o que fazer em caso de dúvida

João Neves. Crédito: Lusa
Algarve, Desporto, Nacional

Já há onze de Portugal para o primeiro jogo do Mundial: tavirense João Neves é titular

17:03 17 Junho, 2026 17:04 17 Junho, 2026 | João Luís

Portugal já revelou o onze inicial para a estreia no Mundial 2026 frente à RD Congo. João Neves, natural de Tavira, começa de início

Vespa no Figo. Crédito: Foto AI
Algarve, Ciência

Quem come este fruto tradicional do Algarve está a comer vespas sem saber? A ciência explica

17:30 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Este fruto tradicional do Algarve esconde uma relação surpreendente com pequenas vespas polinizadoras

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Mulher chateada. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Quem mente faz ‘sempre’ isto: conheça os sinais discretos que denunciam uma mentira mesmo quando tudo parece normal

15:10 17 Junho, 2026 14:37 17 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Gestos subtis, respostas vagas e detalhes que parecem inocentes podem revelar mais do que imagina quando alguém não está a dizer a verdade

Desporto, Nacional

Estreia de Portugal no Mundial2026 contará com os pais de Diogo Jota

16:50 17 Junho, 2026 17:05 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Joaquim e Isabel Silva foram convidados pela FPF para assistir à estreia de Portugal no Mundial2026, frente à RD Congo

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Vem aí calor extremo: especialista avisa para anomalia muito acima do normal em Portugal e estas vão ser as regiões mais afetadas

17:00 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os próximos dias deverão trazer uma nova fase de calor extremo, com temperaturas acima dos 40 ºC em várias zonas do interior

Mega-aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Vem aí um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa: construção começa este ano e inauguração está ‘marcada’ para esta data

17:40 15 Junho, 2026 15:23 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já este ano de 2026

Estudantes a comer.
Algarve, Gastronomia

Universidade do Algarve vai retirar da cantina um alimento muito comum na dieta dos portugueses já no próximo ano letivo

18:10 15 Junho, 2026 11:58 14 Junho, 2026 | Miguel Frazão

No próximo ano letivo, a Universidade do Algarve vai alterar a oferta alimentar e retirar a carne de vaca das suas cantinas

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“40 anos de serviço e fui tratado como lixo”: homem de 63 anos foi despedido a apenas 1 ano da reforma

19:20 15 Junho, 2026 16:27 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Após ter sido despedido a apenas 1 ano de pedir a reforma, este homem suíço enfrenta agora dificuldades para reentrar no mercado de trabalho

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Fronteira Portugal -Espanha.
Economia, Europa

Britânicos ‘incrédulos’ com escrutínio em Espanha: turistas só podem viajar se tiverem dinheiro “suficiente” para a estadia

20:30 16 Junho, 2026 17:02 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem viajar para Espanha pode ser chamado a provar que tem meios financeiros suficientes para a estadia

Mosquito tigre. Crédito: Foto AI
Saúde, Vida & Lazer

Há quem nunca escape às melgas e a explicação pode estar aqui: saiba o que as atrai e como evitá-las

16:50 15 Junho, 2026 16:38 15 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos são escolhidos ao acaso pelas melgas. Há sinais invisíveis que podem explicar noites bem menos tranquilas

Últimas Notícias

  • Dia da Cidade de Olhão marcado por obras, homenagens e novos investimentos
    Dia da Cidade de Olhão marcado por obras, homenagens e novos investimentos
  • Quem come este fruto tradicional do Algarve está a comer vespas sem saber? A ciência explica
    Quem come este fruto tradicional do Algarve está a comer vespas sem saber? A ciência explica
  • Já há onze de Portugal para o primeiro jogo do Mundial: tavirense João Neves é titular
    Já há onze de Portugal para o primeiro jogo do Mundial: tavirense João Neves é titular
  • Vem aí calor extremo: especialista avisa para anomalia muito acima do normal em Portugal e estas vão ser as regiões mais afetadas
    Vem aí calor extremo: especialista avisa para anomalia muito acima do normal em Portugal e estas vão ser as regiões mais afetadas
  • Estreia de Portugal no Mundial2026 contará com os pais de Diogo Jota
    Estreia de Portugal no Mundial2026 contará com os pais de Diogo Jota

Opinião

  • À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
    À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
  • Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994
    Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994
  • Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão
    Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
    Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
  • Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
    Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal