Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Lifestyle
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Ofertas & Descobertas
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Idosas a passear com frio. Crédito: Freepik AI
Idosas a passear com frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Madrugada ‘severa’ a caminho: ar polar traz chuva a potes, vento forte e muita neve neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

A entrada de ar polar vai provocar chuva intensa, vento muito forte e queda de neve. Saiba que regiões serão mais afetadas nesta madrugada ‘crítica’

19:40 27 Janeiro, 2026 18:25 27 Janeiro, 2026 | João Luís
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Portugal continental prepara-se para um episódio meteorológico particularmente adverso na madrugada e manhã de quarta-feira, marcado por chuva intensa, vento muito forte e queda de neve significativa. O agravamento resulta da interação entre uma depressão secundária associada à tempestade Joseph e uma entrada de ar polar, criando condições para um cenário severo, sobretudo nas regiões Norte e Centro do país.

De acordo com o Meteored, site especializado em meteorologia, esta terça-feira mantém um padrão instável, com precipitação distribuída por grande parte do território, ainda que sem acumulados horários muito elevados. O vento sopra de oeste com intensidade considerável, não apenas no litoral, mas também em zonas do interior.

No Algarve e no interior do Alentejo, as rajadas poderão atingir entre 70 e 80 km/h, enquanto ao longo da costa ocidental os valores deverão oscilar entre 60 e 75 km/h. Segundo a mesma fonte, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera já emitiu avisos devido ao risco associado ao vento e à agitação marítima em toda a faixa costeira.

Neve em várias regiões já durante a noite

A queda de neve é outro dos elementos centrais deste episódio. Durante a tarde desta terça-feira, continua a registar-se na Serra da Estrela e nas terras altas dos distritos de Vila Real, Viana do Castelo e Braga. Com o avançar da noite, o cenário agrava-se.

Segundo a mesma fonte, a partir do início da noite a neve deverá estender-se progressivamente a distritos como Aveiro, Bragança, Viseu e Guarda, acompanhando a descida das temperaturas associada à entrada de ar polar nas camadas mais baixas da atmosfera.

Ar polar cria condições para rápida intensificação

A descida acentuada das temperaturas, especialmente no Norte e Centro, prepara o terreno para a intensificação rápida de uma depressão secundária, centrada a oeste do Porto. De acordo com a publicação especializada, trata-se de um sistema de desenvolvimento rápido, capaz de potenciar vento muito forte e precipitação intensa em poucas horas.

Esta interação entre ar polar e um sistema depressionário ativo é apontada como o principal fator para a severidade do episódio previsto para a madrugada de quarta-feira.

Madrugada marcada por chuva intensa e vento extremo

Entre as 02:00 e as 03:00 da madrugada de quarta-feira, a chuva deverá generalizar-se a praticamente todo o território continental, inicialmente com intensidade fraca. No entanto, segundo a Meteored, a partir das 03:00 a aproximação do núcleo depressionário irá provocar uma intensificação rápida da precipitação e do vento.

Este período mais crítico deverá prolongar-se até cerca das 08:00 da manhã, com aguaceiros generalizados e localmente fortes, sobretudo no Norte e Centro. Estão previstos acumulados superiores a 60 mm em distritos como Coimbra, Braga e Portalegre, enquanto Guarda, Viseu e Leiria poderão ultrapassar os 50 mm.

Nos restantes distritos, incluindo Lisboa, Beja, Santarém, Castelo Branco, Aveiro, Porto, Vila Real e Bragança, os totais poderão rondar os 40 mm, valores suficientes para provocar escoamento superficial e constrangimentos localizados, sobretudo em zonas urbanas e ribeirinhas.

As rajadas de vento poderão ultrapassar os 140 km/h em distritos como Porto, Aveiro e Viseu, especialmente entre as 07:00 e as 08:00 da manhã. Mesmo regiões mais a sul, como Lisboa, o sudoeste alentejano e a costa algarvia, deverão sentir o impacto, com rajadas entre 90 e 105 km/h.

Neve intensa a cotas mais baixas do que o habitual

A combinação entre precipitação intensa e ar polar favorecerá a ocorrência de neve a altitudes mais baixas. Segundo a mesma fonte, entre as 03:00 e as 09:00 de quarta-feira poderá ocorrer um episódio de neve significativo no Norte e Centro.

Em distritos como Vila Real, Viseu, Guarda e Castelo Branco, a intensidade da queda de neve poderá ultrapassar os 6,5 cm por hora. Em algumas zonas de maior altitude, nomeadamente em Pitões das Júnias, os acumulados totais poderão superar os 30 cm.

Alívio gradual ao longo do dia

A partir do meio-dia de quarta-feira, a tempestade deverá começar a perder intensidade. Regiões como a Grande Lisboa, Beja e Évora poderão registar períodos de abertas, enquanto no Norte e Centro persistirá precipitação fraca e dispersa.

No entanto, segundo o Meteored, a partir do final do dia a chuva poderá voltar a generalizar-se, ainda que de forma menos intensa, prolongando a instabilidade ao longo da noite.

Leia também: Chuva a potes e risco de cheias voltam a ‘assustar’ esta região: já há quem se prepare para o ‘pior’

Marcelo Rebelo de Sousa a discursar.
Nacional

Marcelo Rebelo de Sousa vai viver para (bem) longe de Portugal: saiba qual será o destino

17:00 27 Janeiro, 2026 16:13 27 Janeiro, 2026 | Miguel Frazão

Já se sabe para onde vai viver Marcelo Rebelo de Sousa depois de deixar o cargo de Presidente da República

Algarve Saúde

Concorrência aprova compra do Hospital Particular do Algarve pela CUF com condições

19:20 27 Janeiro, 2026 18:14 27 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

A compra do HPA pela CUF recebeu luz verde da Concorrência, mas ficou sujeita a compromissos e obrigações

Bananas e laranjas. Crédito: Freepik
Saúde

Aviso de médico: quem toma estes medicamentos deve ter cuidado com bananas e laranjas

20:00 27 Janeiro, 2026 17:49 27 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um médico alerta para o risco no consumo de bananas e laranjas em doentes que tomam estes medicamentos

Mercado de fruta. Crédito: Freepik
Europa

União Europeia emite alerta alimentar grave por presença de “componente tóxico” neste fruto

19:30 26 Janeiro, 2026 16:09 27 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

O lote referido neste alerta alimentar seguia para Itália e foi intercetado num controlo fronteiriço antes de chegar às prateleiras

Mulher num quarto de hotel. Crédito: Freepik
Tech

Especialistas avisam: nunca deve usar a rede Wi-Fi de um hotel e estes são os motivos

21:30 27 Janeiro, 2026 19:27 27 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas

A rede Wi-Fi de um hotel pode parecer uma solução prática para aceder à internet, mas nem sempre é a melhor opção

Vírus Nipah na Índia. Crédito: Foto AI
Mundo Saúde

Nova pandemia à vista? Autoridades mundiais em alerta para novo surto deste vírus mortal transmitido por morcegos e neste país já há pessoas em quarentena

11:50 27 Janeiro, 2026 11:43 27 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas

Após a covid-19, o mundo 'teme' uma nova pandemia agora que se confirmam novos casos deste vírus letal, o que levou a dezenas de pessoas colocadas em quarentena

Fila de pessoas no aeroporto. Crédito: Freepik
Europa Lifestyle

Só vão no porão: Ryanair proíbe estes dois objetos de viajar na bagagem de mão

20:30 27 Janeiro, 2026 18:24 27 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

Se vai viajar com a Ryanair, estes dois objetos não podem seguir na bagagem de mão

Hospital Dr. Nélio Mendonça.
Economia Nacional

Está confirmado: conhecido hospital em Portugal vai fechar nesta data para dar lugar a habitação acessível

12:10 27 Janeiro, 2026 11:53 27 Janeiro, 2026 | Miguel Frazão

Governo confirma que famoso hospital em Portugal vai encerrar e o edifício será vendido para habitação a custos controlados

Algarve Política

PAN pede esclarecimentos sobre mobilidade da irmã do presidente da Câmara de Albufeira

12:20 27 Janeiro, 2026 12:12 27 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

A integração em regime de mobilidade na Câmara de Albufeira motivou um pedido de esclarecimentos apresentado pelo PAN Algarve

Algarve

GNR detém 73 pessoas numa semana de operações no Algarve

09:43 27 Janeiro, 2026 09:46 27 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

A fiscalização da GNR no distrito de Faro detetou 777 infrações rodoviárias numa semana marcada por detenções e acidentes de viação

Agricultor no campo. Crédito: Freepik AI
Europa

Agricultor arrisca multa de 288 mil euros e pena de prisão por cultivar variedade desta fruta sem pagar ‘direitos de autor’

18:30 25 Janeiro, 2026 14:16 23 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

O agricultor de Lleida está a ser investigado por cultivar e comercializar uma variedade protegida de fruta sem pagar os direitos ao detentor

Colaboradora Mercadona.
Economia Nacional

‘Finalmente’ numa das zonas mais procuradas do país: Mercadona abre novo espaço nesta data

10:50 26 Janeiro, 2026 11:31 26 Janeiro, 2026 | Francisco Nascimento

Será a 70.ª loja da multinacional espanhola em Portugal. Saiba onde fica o novo espaço e os detalhes sobre os 90 postos de trabalho criados pela Mercadona

Brinde com bebidas alcoólicas. Crédito: Freepik
Saúde

Pior que vinho e cerveja: farmacêutico revela a bebida alcoólica que mais ‘castiga’ o fígado

14:00 26 Janeiro, 2026 12:56 26 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um farmacêutico espanhol aponta a bebida alcoólica que pior faz para o fígado

Homem dentro do carro a conduzir. Crédito: Freepik
Auto Mundo

Cuidado com os carros desta marca: a partir de agora haverá um novo custo mensal

20:00 26 Janeiro, 2026 16:09 27 Janeiro, 2026 | Francisco Nascimento

Marca de carros americana alterou a sua política e retirou funcionalidades gratuitas dos novos veículos, que a partir de agora terão um custo mensal recorrente

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Portugal sob ‘ataque’ de frente fria: nova depressão está quase a chegar e só vai ‘poupar’ estas duas regiões

16:00 26 Janeiro, 2026 12:56 26 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

Uma frente fria intensa, vento acima dos 100 km/h e um fenómeno raro em cima da mesa. A Depressão Chandra pode marcar a semana meteorológica em Portugal

Algarve

Tavira reforça financiamento das freguesias com novos acordos de transferência

18:10 26 Janeiro, 2026 18:44 26 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

Autarquia aprovou um reforço financeiro global de 1,7 milhões de euros para as freguesias após a reposição administrativa do concelho

Marcelo Rebelo de Sousa a discursar.
Nacional

Marcelo Rebelo de Sousa vai viver para (bem) longe de Portugal: saiba qual será o destino

17:00 27 Janeiro, 2026 16:13 27 Janeiro, 2026 | Miguel Frazão

Já se sabe para onde vai viver Marcelo Rebelo de Sousa depois de deixar o cargo de Presidente da República

Algarve, Saúde

Concorrência aprova compra do Hospital Particular do Algarve pela CUF com condições

19:20 27 Janeiro, 2026 18:14 27 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

A compra do HPA pela CUF recebeu luz verde da Concorrência, mas ficou sujeita a compromissos e obrigações

Bananas e laranjas. Crédito: Freepik
Saúde

Aviso de médico: quem toma estes medicamentos deve ter cuidado com bananas e laranjas

20:00 27 Janeiro, 2026 17:49 27 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um médico alerta para o risco no consumo de bananas e laranjas em doentes que tomam estes medicamentos

Mercado de fruta. Crédito: Freepik
Europa

União Europeia emite alerta alimentar grave por presença de “componente tóxico” neste fruto

19:30 26 Janeiro, 2026 16:09 27 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

O lote referido neste alerta alimentar seguia para Itália e foi intercetado num controlo fronteiriço antes de chegar às prateleiras

Mulher num quarto de hotel. Crédito: Freepik
Tech

Especialistas avisam: nunca deve usar a rede Wi-Fi de um hotel e estes são os motivos

21:30 27 Janeiro, 2026 19:27 27 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas

A rede Wi-Fi de um hotel pode parecer uma solução prática para aceder à internet, mas nem sempre é a melhor opção

Vírus Nipah na Índia. Crédito: Foto AI
Mundo, Saúde

Nova pandemia à vista? Autoridades mundiais em alerta para novo surto deste vírus mortal transmitido por morcegos e neste país já há pessoas em quarentena

11:50 27 Janeiro, 2026 11:43 27 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas

Após a covid-19, o mundo 'teme' uma nova pandemia agora que se confirmam novos casos deste vírus letal, o que levou a dezenas de pessoas colocadas em quarentena

Fila de pessoas no aeroporto. Crédito: Freepik
Europa, Lifestyle

Só vão no porão: Ryanair proíbe estes dois objetos de viajar na bagagem de mão

20:30 27 Janeiro, 2026 18:24 27 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

Se vai viajar com a Ryanair, estes dois objetos não podem seguir na bagagem de mão

Hospital Dr. Nélio Mendonça.
Economia, Nacional

Está confirmado: conhecido hospital em Portugal vai fechar nesta data para dar lugar a habitação acessível

12:10 27 Janeiro, 2026 11:53 27 Janeiro, 2026 | Miguel Frazão

Governo confirma que famoso hospital em Portugal vai encerrar e o edifício será vendido para habitação a custos controlados

Algarve, Política

PAN pede esclarecimentos sobre mobilidade da irmã do presidente da Câmara de Albufeira

12:20 27 Janeiro, 2026 12:12 27 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

A integração em regime de mobilidade na Câmara de Albufeira motivou um pedido de esclarecimentos apresentado pelo PAN Algarve

Algarve

GNR detém 73 pessoas numa semana de operações no Algarve

09:43 27 Janeiro, 2026 09:46 27 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

A fiscalização da GNR no distrito de Faro detetou 777 infrações rodoviárias numa semana marcada por detenções e acidentes de viação

Agricultor no campo. Crédito: Freepik AI
Europa

Agricultor arrisca multa de 288 mil euros e pena de prisão por cultivar variedade desta fruta sem pagar ‘direitos de autor’

18:30 25 Janeiro, 2026 14:16 23 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

O agricultor de Lleida está a ser investigado por cultivar e comercializar uma variedade protegida de fruta sem pagar os direitos ao detentor

Colaboradora Mercadona.
Economia, Nacional

‘Finalmente’ numa das zonas mais procuradas do país: Mercadona abre novo espaço nesta data

10:50 26 Janeiro, 2026 11:31 26 Janeiro, 2026 | Francisco Nascimento

Será a 70.ª loja da multinacional espanhola em Portugal. Saiba onde fica o novo espaço e os detalhes sobre os 90 postos de trabalho criados pela Mercadona

Brinde com bebidas alcoólicas. Crédito: Freepik
Saúde

Pior que vinho e cerveja: farmacêutico revela a bebida alcoólica que mais ‘castiga’ o fígado

14:00 26 Janeiro, 2026 12:56 26 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um farmacêutico espanhol aponta a bebida alcoólica que pior faz para o fígado

Homem dentro do carro a conduzir. Crédito: Freepik
Auto, Mundo

Cuidado com os carros desta marca: a partir de agora haverá um novo custo mensal

20:00 26 Janeiro, 2026 16:09 27 Janeiro, 2026 | Francisco Nascimento

Marca de carros americana alterou a sua política e retirou funcionalidades gratuitas dos novos veículos, que a partir de agora terão um custo mensal recorrente

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Portugal sob ‘ataque’ de frente fria: nova depressão está quase a chegar e só vai ‘poupar’ estas duas regiões

16:00 26 Janeiro, 2026 12:56 26 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

Uma frente fria intensa, vento acima dos 100 km/h e um fenómeno raro em cima da mesa. A Depressão Chandra pode marcar a semana meteorológica em Portugal

Algarve

Tavira reforça financiamento das freguesias com novos acordos de transferência

18:10 26 Janeiro, 2026 18:44 26 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

Autarquia aprovou um reforço financeiro global de 1,7 milhões de euros para as freguesias após a reposição administrativa do concelho

Últimas Notícias

  • Especialistas avisam: nunca deve usar a rede Wi-Fi de um hotel e estes são os motivos
    Especialistas avisam: nunca deve usar a rede Wi-Fi de um hotel e estes são os motivos
  • Britânicos pedem que se deixem ovos no jardim durante o inverno: descubra o motivo (e os cuidados a ter)
    Britânicos pedem que se deixem ovos no jardim durante o inverno: descubra o motivo (e os cuidados a ter)
  • Só vão no porão: Ryanair proíbe estes dois objetos de viajar na bagagem de mão
    Só vão no porão: Ryanair proíbe estes dois objetos de viajar na bagagem de mão
  • Aviso de médico: quem toma estes medicamentos deve ter cuidado com bananas e laranjas
    Aviso de médico: quem toma estes medicamentos deve ter cuidado com bananas e laranjas
  • Aconteceu-lhe isto ao Cartão de Cidadão? Tem mesmo de fazer isto num prazo de 10 dias ou arrisca-se a coima até 500€ (e não é a caducidade)
    Aconteceu-lhe isto ao Cartão de Cidadão? Tem mesmo de fazer isto num prazo de 10 dias ou arrisca-se a coima até 500€ (e não é a caducidade)
  • Madrugada ‘severa’ a caminho: ar polar traz chuva a potes, vento forte e muita neve neste dia e estas serão as regiões mais afetadas
    Madrugada ‘severa’ a caminho: ar polar traz chuva a potes, vento forte e muita neve neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

Opinião

  • Bilhete Postal: UE com rumo bem definido? | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: UE com rumo bem definido? | Por Eduardo Costa
  • Geração Z ou os riscos de uma infância baseada no telemóvel | Por Mário Beja Santos
    Geração Z ou os riscos de uma infância baseada no telemóvel | Por Mário Beja Santos
  • União Europeia e Portugal, 40 anos depois, a mudança de paradigma | Por António Covas
    União Europeia e Portugal, 40 anos depois, a mudança de paradigma | Por António Covas
  • Exemplos vindos de cima | Por Luís Ganhão
    Exemplos vindos de cima | Por Luís Ganhão
Há um novo Postal do Algarve nas bancas com o Expresso 🌍

Europe Direct Algarve

  • Oncologia no Algarve recebe forte apoio de fundos europeus
    Oncologia no Algarve recebe forte apoio de fundos europeus
  • Bilhete Postal: UE com rumo bem definido? | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: UE com rumo bem definido? | Por Eduardo Costa
  • AMAL participa em reunião europeia do projeto RuralSilverHubS
    AMAL participa em reunião europeia do projeto RuralSilverHubS
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal