Depois de várias semanas marcadas por instabilidade e chuva frequente, Portugal prepara-se para uma descida acentuada das temperaturas a partir de quarta-feira, com mínimas que poderão atingir -1 ºC em vários pontos do Norte e Centro e valores ainda mais baixos nas zonas montanhosas, segundo o site especializado em meteorologia Meteored.
O dia de Carnaval trouxe uma breve trégua da chuva em grande parte do território continental. A precipitação persistiu apenas no noroeste, ainda que de forma fraca. No que diz respeito às temperaturas máximas, os valores situaram-se dentro ou ligeiramente acima da média para a época.
Descida acentuada já a partir de quarta-feira
O cenário muda a partir do final do dia de quarta-feira, quando se espera uma descida significativa das temperaturas. A diminuição dos valores térmicos, associada à possibilidade de precipitação, poderá favorecer a ocorrência de neve nas cotas mais elevadas das regiões Norte e Centro.
De acordo com os mapas meteorológicos baseados no modelo do Centro Europeu de Previsão do Tempo a Médio Prazo, várias zonas do interior Norte poderão registar valores próximos dos 0 ºC nas últimas horas de quarta-feira, nomeadamente no interior dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real e Bragança.
Na região Centro, a Serra da Estrela poderá atingir cerca de -2 ºC pelas 23h de quarta-feira, sendo apontada como o local mais frio do continente nos próximos dias, conforme refere a mesma fonte.
Mínimas negativas e locais mais expostos em risco
Entre quarta e quinta-feira, diversos pontos do Norte e Centro poderão registar temperaturas mínimas até -1 ºC, sobretudo em zonas mais elevadas e expostas. Em situações pontuais, como na Serra de Bornes, no distrito de Bragança, os termómetros poderão descer até -2 ºC.
Na Serra da Estrela, as previsões indicam valores que poderão atingir os -4 ºC nos pontos mais altos, reforçando o cenário de frio intenso em áreas de maior altitude.
De acordo com a mesma fonte, esta descida térmica poderá prolongar-se pela madrugada de sexta-feira, com o interior Norte a registar valores entre 0 ºC e 1 ºC em grande parte do território. Mesmo em zonas mais próximas do litoral, poderão sentir-se temperaturas mais baixas do que nos dias anteriores.
Subida gradual no fim de semana
Apesar do regresso do frio a meio da semana, as previsões apontam para uma inversão da tendência já no sábado. Espera-se uma ligeira subida das temperaturas, que poderá tornar-se mais evidente na madrugada de domingo. Segundo o Meteored, para domingo, os modelos meteorológicos indicam máximas acima dos 20 ºC em vários pontos do país, de Norte a Sul, sugerindo um dia mais ameno e estável do ponto de vista térmico.
A evolução das previsões deverá, no entanto, ser acompanhada nos próximos dias, uma vez que pequenas variações na circulação atmosférica poderão influenciar a intensidade do frio e a distribuição da precipitação.
Leia também: Chuva volta a ‘atacar’ em força: Portugal vai ‘inundar’ a partir deste dia
















