Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

Seca: ruínas da aldeia do Vilar emergem com a descida do caudal do rio Zêzere

A aldeia estava submersa desde 1954.

12:00 3 Fevereiro, 2022 12:08 3 Fevereiro, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Submersa em 1954, quando se fecharam as comportas da Barragem do Cabril, no Zêzere, a aldeia do Vilar, no concelho de Pampilhosa da Serra, emergiu, na forma de ruínas, com a descida do caudal do rio.

Nascido e criado naquela aldeia que a água engoliu, é com relutância que Manuel Barata, de 77 anos, morador em Portela do Fojo, no mesmo concelho, olha para o que designa de esqueleto.

“Não gosto de ver aquilo assim. Lembra-me que passou ali a guerra, porque eu também andei na guerra”, afirmou à agência Lusa Manuel Barata, que fez a tropa na ex-colónia portuguesa Moçambique.

Da aldeia, apagada e recolocada agora no mapa, Manuel Barata recordou as pessoas que ali moraram, fazendo uma viagem ao passado e aos seus 10 anos de idade, “quando a barragem encheu” e ele, pais e irmã tiveram de deixar Vilar.

Assim como a família de Manuel Barata, todas as outras – “30 e tal” – tiveram de sair.

“Avisaram para a gente sair. Pagaram o que eles quiseram”, disse o antigo emigrante, lembrando quem ameaçou ali morrer afogado se não lhe pagassem o que exigia.

Ruínas da Aldeia do Vilar

“A água já estava a chegar ao primeiro andar e ele estava cercado. Disseram ‘pode sair, que a gente dá o que pediu’. E saiu de barco”, contou Manuel Barata.

Da “povoação tão pequena” lembra, por exemplo, que “havia dois lagares de azeite”, atestando a importância da agricultura e floresta – “era azeite, milho, pinhal, mel”, concluindo: “Era a povoação do concelho de Pampilhosa da Serra que vivia melhor”.

“‘Azeiteiros do Vilar’ era a alcunha que nos davam”, declarou, explicando que “as ruínas das casas de habitação já estão todas à mostra”, mas o Zêzere ainda não destapou moinhos, “pelo menos dois”, nem os dois lagares de azeite.

O ressurgimento da aldeia não é coisa nova. No passado, sem conseguir precisar quando, o morador garantiu que “já aconteceu assim como está”. E, vendo o leito do rio, só se lembra uma vez.

Destacando que no verão “é uma invasão de pessoal” devido à praia fluvial, Manuel Barata fica agora na dúvida: “Se não houver água, não sei se vêm ou se vêm mais para admirar aquilo”. Mas deixou escapar. “Mas virem, vêm”, disse.

Foi o que fez Paulo Caracol, de 59 anos, morador no vizinho concelho de Góis, que passeou pelas ruínas, relatando as descobertas: “Sítios que deviam ser quartos, janelas, fornos, caminhos estreitos”.

“É um misto, alegria de ver coisas que fazem parte da História da região e tristeza por estar sem água”, referiu, quem viu a aldeia de Vilar, ou melhor, o que resta dela, pela primeira vez.

Ruínas da Aldeia do Vilar

Indiferentes ao interesse que as ruínas suscitavam, três homens do concelho da Lousã, todos reformados, estavam na pesca desportiva à “caça” de bogas, carpas ou achigãs, certos de que menos água no rio “não faz diferença” para esta atividade.

“É igual, o peixe continua cá”, disse um deles. Outro atirou que “o peixe está mais junto”, ao mesmo tempo que lamentava haver “pouco peixe à vista de há 20 anos”.

No local, a piscina flutuante está agora em terra firme “à espera de que a água suba para ficar a flutuar”, disse à Lusa o presidente da Junta de Freguesia de Portela do Fojo – Machio, Henrique Fernandes Marques, esperançado de que o nível do rio suba e o turismo também.

“É muito importante para nós que, com a Câmara, temos investido em infraestruturas no local”, declarou o autarca, exemplificando a instalação de uma churrasqueira, bar e parque de merendas, e mais recentemente a reabilitação da estrada da Portela do Fojo até ao Vilar. Segue-se a colocação de uma plataforma para acostagem de embarcações.

Segundo Henrique Fernandes Marques, a cota máxima do Zêzere naquele local situa-se perto de um nicho das “Alminhas” e, apesar de distarem pelo menos 150 metros até onde agora está o nível do rio, é de esperança que fala, apontando que ainda falta “março, abril” para chover e dizendo o provérbio “abril, águas mil”.

Rio Zêzere já quase se pode atravessar a pé em Figueiró dos Vinhos

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Bandeira roxa na praia. Crédito: Foto AI
Nacional

Bandeira roxa na praia? Conheça o significado do aviso que muitos banhistas ainda não conhecem

15:30 29 Julho, 2026 14:13 29 Julho, 2026 | João Luís

Entre os sinais usados nas zonas balneares, há alertas menos comuns, como é o caso da bandeira roxa: aprenda o seu significado

Robert De Niro e Nobu Matsuhisa. Crétido: Nobu
Algarve Economia

Hotel de luxo ligado a Robert De Niro vai nascer no Algarve: já tem data prevista para inaugurar no Sotavento

12:45 29 Julho, 2026 12:52 29 Julho, 2026 | João Luís

Marca internacional Nobu prepara um novo projeto no Algarve, com hotel, restaurante, residências e infraestruturas de lazer

Quarto em dia de inverno. Crédito: Freepik AI
Saúde

Oncologistas alertam: este objeto que tem no quarto pode aumentar o risco de cancro

17:20 29 Julho, 2026 15:30 29 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Especialistas alertam que alguns colchões podem conter substâncias químicas associadas a um maior risco de cancro

Algarve

Jovem desaparecido em travessia de stand-up paddle no Algarve é surfista profissional e sofre de doença rara

14:40 28 Julho, 2026 14:35 28 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Arron Strong desapareceu ao largo da Arrifana durante uma travessia em stand-up paddle entre o Monte Clérigo e a Carrapateira

Casal de reformados. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Reforma antecipada: veja quantos anos de descontos precisa para pedir a pensão mais cedo

10:50 29 Julho, 2026 10:45 29 Julho, 2026 | João Luís

Pensão de velhice antecipada pode ser pedida em várias situações, mas há regras de idade, carreira contributiva e possíveis penalizações a ter em conta

Algarve Animais Vida & Lazer

Novo passaporte transforma visitantes do Zoomarine em Heróis da Conservação

12:55 29 Julho, 2026 12:52 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Famílias são convidadas a explorar o parque, responder a desafios e conhecer animais, biodiversidade e projetos de conservação

Algarve Saúde

Cuidados a estrangeiros deixam dívida superior a 1,2 milhões na ULS do Algarve

17:40 29 Julho, 2026 17:50 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Auditoria da IGAS revela que a ULS do Algarve tem 1.234.358 euros por cobrar por serviços prestados a estrangeiros não residentes

Dia de calor e trovoadas em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo: agosto começa com calor e pode trazer trovoadas

06:00 29 Julho, 2026 19:52 28 Julho, 2026 | João Luís

Durante agosto, o calor deverá marcar o arranque do mês, mas a trovoada pode ganhar força em algumas regiões na segunda quinzena

Ensino Europe Direct Algarve

Docentes de Olhão participaram numa mobilidade do Erasmus+ na Croácia

15:00 29 Julho, 2026 15:02 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Experiência Erasmus+ contribuiu para renovar práticas pedagógicas e fortalecer a dimensão europeia da educação no agrupamento de Olhão

Mulher a carregar um carro elétrico.
Auto Europe Direct Algarve

UE quer carregadores elétricos a cada 60 quilómetros: estas são as novas regras nas estradas

18:10 29 Julho, 2026 16:30 29 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Condutores de carros elétricos vão encontrar carregadores rápidos a cada 60 quilómetros nas principais estradas da União Europeia

Contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Prestação Social Única avança nos próximos dias: Governo prepara regras do novo apoio

12:20 28 Julho, 2026 11:58 28 Julho, 2026 | João Luís

O novo regime vai reunir 13 prestações sociais e deverá definir as condições de acesso, os limites patrimoniais e o funcionamento do apoio

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí chuva forte, trovoada e rajadas de 70 km/h: esta vai ser a região afetada

17:30 28 Julho, 2026 15:08 28 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depressão atlântica traz chuva intensa, trovoada e vento forte aos Açores, com sete ilhas sob aviso amarelo até quinta-feira

Desporto Mundo Nacional

“Sempre que soa o apito final, o que as espera pode ser uma agressão”: violência contra mulheres aumentou nos dias de jogo do Mundial

21:00 29 Julho, 2026 19:48 29 Julho, 2026 | João Luís

Derrotas, álcool e tensão emocional são apontados como fatores que podem agravar o risco para vítimas em contextos de violência já existentes

Ladrão prepara-se para assaltar um carro. Crédito: Foto AI
Auto Tech

Milhões de carros destas 5 marcas podem ser controlados através do Bluetooth devido a falha: descubra se o seu é um deles

17:10 27 Julho, 2026 15:57 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma falha de segurança no Bluetooth pode deixar milhões de carros vulneráveis a ataques

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Estas peças de roupa nunca devem ser lavadas com água quente: podem encolher e perder a cor

20:10 29 Julho, 2026 16:30 29 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Algumas peças de roupa podem ficar deformadas, desbotadas ou sem elasticidade quando são lavadas a temperaturas elevadas

Opinião

A saúde pela hora da morte | Por José Figueiredo Santos

15:57 25 Julho, 2026 15:57 25 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

"Já se pode morrer de password errada, de um campo por preencher ou de um atrevido algoritmo que decidiu, por decreto digital, que um cidadão deixou de cumprir os requisitos mínimos para estar doente"

Bandeira roxa na praia. Crédito: Foto AI
Nacional

Bandeira roxa na praia? Conheça o significado do aviso que muitos banhistas ainda não conhecem

15:30 29 Julho, 2026 14:13 29 Julho, 2026 | João Luís

Entre os sinais usados nas zonas balneares, há alertas menos comuns, como é o caso da bandeira roxa: aprenda o seu significado

Robert De Niro e Nobu Matsuhisa. Crétido: Nobu
Algarve, Economia

Hotel de luxo ligado a Robert De Niro vai nascer no Algarve: já tem data prevista para inaugurar no Sotavento

12:45 29 Julho, 2026 12:52 29 Julho, 2026 | João Luís

Marca internacional Nobu prepara um novo projeto no Algarve, com hotel, restaurante, residências e infraestruturas de lazer

Quarto em dia de inverno. Crédito: Freepik AI
Saúde

Oncologistas alertam: este objeto que tem no quarto pode aumentar o risco de cancro

17:20 29 Julho, 2026 15:30 29 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Especialistas alertam que alguns colchões podem conter substâncias químicas associadas a um maior risco de cancro

Algarve

Jovem desaparecido em travessia de stand-up paddle no Algarve é surfista profissional e sofre de doença rara

14:40 28 Julho, 2026 14:35 28 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Arron Strong desapareceu ao largo da Arrifana durante uma travessia em stand-up paddle entre o Monte Clérigo e a Carrapateira

Casal de reformados. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Reforma antecipada: veja quantos anos de descontos precisa para pedir a pensão mais cedo

10:50 29 Julho, 2026 10:45 29 Julho, 2026 | João Luís

Pensão de velhice antecipada pode ser pedida em várias situações, mas há regras de idade, carreira contributiva e possíveis penalizações a ter em conta

Algarve, Animais, Vida & Lazer

Novo passaporte transforma visitantes do Zoomarine em Heróis da Conservação

12:55 29 Julho, 2026 12:52 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Famílias são convidadas a explorar o parque, responder a desafios e conhecer animais, biodiversidade e projetos de conservação

Algarve, Saúde

Cuidados a estrangeiros deixam dívida superior a 1,2 milhões na ULS do Algarve

17:40 29 Julho, 2026 17:50 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Auditoria da IGAS revela que a ULS do Algarve tem 1.234.358 euros por cobrar por serviços prestados a estrangeiros não residentes

Dia de calor e trovoadas em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo: agosto começa com calor e pode trazer trovoadas

06:00 29 Julho, 2026 19:52 28 Julho, 2026 | João Luís

Durante agosto, o calor deverá marcar o arranque do mês, mas a trovoada pode ganhar força em algumas regiões na segunda quinzena

Ensino, Europe Direct Algarve

Docentes de Olhão participaram numa mobilidade do Erasmus+ na Croácia

15:00 29 Julho, 2026 15:02 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Experiência Erasmus+ contribuiu para renovar práticas pedagógicas e fortalecer a dimensão europeia da educação no agrupamento de Olhão

Mulher a carregar um carro elétrico.
Auto, Europe Direct Algarve

UE quer carregadores elétricos a cada 60 quilómetros: estas são as novas regras nas estradas

18:10 29 Julho, 2026 16:30 29 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Condutores de carros elétricos vão encontrar carregadores rápidos a cada 60 quilómetros nas principais estradas da União Europeia

Contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Prestação Social Única avança nos próximos dias: Governo prepara regras do novo apoio

12:20 28 Julho, 2026 11:58 28 Julho, 2026 | João Luís

O novo regime vai reunir 13 prestações sociais e deverá definir as condições de acesso, os limites patrimoniais e o funcionamento do apoio

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí chuva forte, trovoada e rajadas de 70 km/h: esta vai ser a região afetada

17:30 28 Julho, 2026 15:08 28 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depressão atlântica traz chuva intensa, trovoada e vento forte aos Açores, com sete ilhas sob aviso amarelo até quinta-feira

Desporto, Mundo, Nacional

“Sempre que soa o apito final, o que as espera pode ser uma agressão”: violência contra mulheres aumentou nos dias de jogo do Mundial

21:00 29 Julho, 2026 19:48 29 Julho, 2026 | João Luís

Derrotas, álcool e tensão emocional são apontados como fatores que podem agravar o risco para vítimas em contextos de violência já existentes

Ladrão prepara-se para assaltar um carro. Crédito: Foto AI
Auto, Tech

Milhões de carros destas 5 marcas podem ser controlados através do Bluetooth devido a falha: descubra se o seu é um deles

17:10 27 Julho, 2026 15:57 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma falha de segurança no Bluetooth pode deixar milhões de carros vulneráveis a ataques

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Estas peças de roupa nunca devem ser lavadas com água quente: podem encolher e perder a cor

20:10 29 Julho, 2026 16:30 29 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Algumas peças de roupa podem ficar deformadas, desbotadas ou sem elasticidade quando são lavadas a temperaturas elevadas

Opinião

A saúde pela hora da morte | Por José Figueiredo Santos

15:57 25 Julho, 2026 15:57 25 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

"Já se pode morrer de password errada, de um campo por preencher ou de um atrevido algoritmo que decidiu, por decreto digital, que um cidadão deixou de cumprir os requisitos mínimos para estar doente"

Últimas Notícias

  • “Sempre que soa o apito final, o que as espera pode ser uma agressão”: violência contra mulheres aumentou nos dias de jogo do Mundial
    “Sempre que soa o apito final, o que as espera pode ser uma agressão”: violência contra mulheres aumentou nos dias de jogo do Mundial
  • Estas peças de roupa nunca devem ser lavadas com água quente: podem encolher e perder a cor
    Estas peças de roupa nunca devem ser lavadas com água quente: podem encolher e perder a cor
  • Esta estação do Metro de Lisboa vai fechar durante quase três semanas em agosto
    Esta estação do Metro de Lisboa vai fechar durante quase três semanas em agosto
  • Despejos mais rápidos avançam no plano do Governo para a habitação
    Despejos mais rápidos avançam no plano do Governo para a habitação
  • Treinador de Etson Barros coloca saúde do atleta como prioridade
    Treinador de Etson Barros coloca saúde do atleta como prioridade

Opinião

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Haute Nature – O Manifesto da Terra na Moda Urbana – Rural | Por Manoli Ortiz de la Torre
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Haute Nature – O Manifesto da Terra na Moda Urbana – Rural | Por Manoli Ortiz de la Torre
  • A moda do “eu” e o esquecimento do “nós” | Por Luís Ganhão
    A moda do “eu” e o esquecimento do “nós” | Por Luís Ganhão
  • Maior pressão nos serviços públicos e infraestruturas: população aumentou mais de 20% em 18 municípios em apenas 6 anos
    Maior pressão nos serviços públicos e infraestruturas: população aumentou mais de 20% em 18 municípios em apenas 6 anos

Europe Direct Algarve

  • AlgarOrange alerta para dificuldades no escoamento da laranja algarvia
    AlgarOrange alerta para dificuldades no escoamento da laranja algarvia
  • UE quer carregadores elétricos a cada 60 quilómetros: estas são as novas regras nas estradas
    UE quer carregadores elétricos a cada 60 quilómetros: estas são as novas regras nas estradas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento