Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Economia, Nacional, Vida & Lazer

Seca: Falta de água impede abertura de nova zona balnear em Castro Marim

Autarca espera que as condições possam em breve alterar-se para que o projeto, orçado em cerca de 900.000 euros, entre na fase de exploração, permitindo também “atrair pessoas para o interior”

08:00 10 Maio, 2023 12:50 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
  • Miguel Hugo Cruz (texto) e Luís Forra (fotos), da agência Lusa

A seca no Algarve está a impedir a abertura de uma nova zona balnear na Barragem de Odeleite, em Castro Marim, cuja cota de água não permite a colocação de piscinas flutuantes, disse à Lusa a vice-presidente da autarquia.

O nível de água atualmente na barragem de Odeleite, a maior do sotavento (leste) algarvio, é de cerca de 42,09% de volume útil, valor insuficiente para permitir a abertura em segurança desta nova zona balnear, um polo criado pela autarquia para desenvolver o interior do concelho, explicou Filomena Sintra.

A zona, localizada numa encosta a oeste da aldeia de Odeleite, é, segundo a autarca, a nova praia do Algarve, mas neste momento não há “condições de colocar as piscinas flutuantes” para permitir a sua utilização, porque a escadaria de acesso à água termina uns metros acima da atual linha de água.

“Agora, que estaríamos na fase de colocar a roupagem final e os módulos para as casas de banho, para o bar, serviços de apoio, e colocar as piscinas flutuantes, deparamo-nos com a realidade de que a cota da barragem não nos permite, em segurança, colocar ali as piscinas flutuantes, porque ficariam muito distantes da zona de escada do próprio centro de atividades náuticas”, lamentou a autarca.

Segundo Filomena Sintra, os responsáveis pelo projeto tiveram em atenção a média mensal desde que a barragem entrou em exploração, e projetaram a escadaria que servirá de ponto de amarração às piscinas flutuantes e se vão ajustando ao plano de água, considerando esse histórico e também as previsões.

No entanto, nos últimos quatro anos, a situação de seca e falta de chuva agravou-se, sobretudo no nordeste algarvio, mas também no barlavento (oeste), condicionando a abertura do centro de atividades náuticas na barragem.

Filomena Sintra mostrou-se, contudo, convicta de que o trabalho realizado na região em termos de gestão hídrica permitirá aumentar as reservas de água e garantir que a barragem atinja níveis ideais para a utilização da zona por banhistas.

“Acreditamos que, com as novas soluções que possa existir de armazenamento, de captação, de racionalização de água para o Algarve, que isto é um problema que não se vai agudizar, porque isso significaria que teríamos de repensar o nosso Algarve”, considerou.

A vice-presidente explicou ainda que, embora o projeto esteja “preparado para ter uma oscilação em altura ao nível de 15 metros” na amarração das piscinas flutuantes, neste momento “as pessoas teriam de descer uma grande escadaria para chegar às piscinas” e “não é esse o objetivo”, porque a escadaria deve “estar à cota do areal que foi ali instalado”.

A autarca espera que as condições possam em breve alterar-se para que o projeto, orçado em cerca de 900.000 euros, entre na fase de exploração, permitindo também “atrair pessoas para o interior” do concelho e ajudar ao desenvolvimento da zona.

Depois de várias vicissitudes com aprovações de projetos e planos, que causaram atrasos na obra, agora é a falta de água que condiciona o seu desenvolvimento e isso deixa residentes e trabalhadores locais descrentes quanto à entrada em funcionamento do centro náutico da barragem de Odeleite.

Cecília Neves trabalha no restaurante mais próximo do local onde foi construído o centro náutico e disse à Lusa acreditar que “realmente vai tardar um bocadinho” para que aquela estrutura entre em funcionamento.

“No início falaram em praia fluvial e agora, neste momento, a população, pelo menos, diz que vai ser um centro náutico. Agora, ao certo, não sei o que irá ser, mas qualquer dos dois seria bom para o negócio aqui da zona e para o restaurante”, afirmou.

A mesma fonte admitiu que esperava que o projeto estivesse pronto já no ano passado, mas reconheceu que “este ano é um bocado difícil de acreditar” que venha a estar pronto para receber pessoas.

“Está a tardar muito mesmo, vamos ver”, disse a funcionária daquele restaurante, manifestando o desejo de que ainda chova e haja uma melhoria nos níveis de água para permitir a entrada em funcionamento do centro náutico da barragem de Odeleite.

A ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, informou na segunda-feira ter assinado o despacho que reconhece a situação de seca em 40% do território nacional, no sul do país.

O despacho foi assinado na sexta-feira, depois de a tutela ter recebido os dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a atestar que nos últimos dois meses não houve chuva, se registaram “três ondas de calor durante o mês de abril” e têm estado “temperaturas médias e máximas bem acima do normal”.

A seca agravou-se, o valor quase que duplicou num mês: chegou a 89% do território em abril

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Milhares vão ficar sem água nestes dias: vai haver cortes de água prolongados nestas regiões

06:30 1 Fevereiro, 2026 17:52 30 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

Já há avisos oficiais de interrupções programadas e cortes no abastecimento de água para a semana de 2 de fevereiro, em vários concelhos

Algarve Nacional

Depressão Kristin: como ajudar e ser ajudado em solidariedade com Leiria

13:33 1 Fevereiro, 2026 13:33 1 Fevereiro, 2026 | Henrique Dias Freire

Famílias e infraestruturas afetadas exigem apoio urgente e informação útil. Somos todos Região de Leiria em tempo de reconstrução

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Más notícias a caminho: ‘tromba’ de água e ventos fortes vão ‘atacar’ Portugal nestas datas e estas serão as regiões mais afetadas

14:10 1 Fevereiro, 2026 12:30 1 Fevereiro, 2026 | Luís Santos

Ventos fortes e chuva intensa vão marcar os próximos dias em Portugal, com risco acrescido de cheias e perturbações em várias regiões do país

Homem prestes a roubar mala a uma mulher. Crédito: Freepik
Nacional

“Seguiram-me até eu ficar parado num sinal”: novo tipo de roubo faz soar alarmes e assaltantes disfarçam-se desta forma

18:30 1 Fevereiro, 2026 14:33 30 Janeiro, 2026 | Francisco Nascimento

Um novo tipo de roubo em que os assaltantes usam um disfarce comum está a gerar alarmes. Saiba como atuam e como se proteger

Rapariga numa praia tropical. Crédito: Freepik
Economia Europa

Jovem de 23 anos mudou de país e passou a ganhar mais de 2.000 euros sem formação: saiba como

19:00 1 Fevereiro, 2026 17:46 30 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

Uma jovem espanhola mudou de país aos 23 anos e passou a ganhar mais de 2.000 euros por mês num trabalho sem formação

Casal de idosos a olhar pela janela. Crédito: Foto AI
Europa

Casal de idosos ‘preso’ em casa porque vizinho construiu muro no seu terreno para lhes impedir a saída: caso vai a tribunal e alegam ter servidão de passagem desde 1933

13:50 1 Fevereiro, 2026 13:25 1 Fevereiro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este casal francês, com 81 e 83 anos, alega ter servidão de passagem para um terreno vizinho que não está a ser reconhecido pelo atual proprietário

Lírio-da-paz.
Vida & Lazer

Não precisam de muita luz mas só se fizer isto é que os seus lírios-da-paz vão ganhar flor

17:30 1 Fevereiro, 2026 17:48 29 Janeiro, 2026 | Miguel Frazão

Famosos lírios-da-paz não exigem muita luz, mas a floração depende de gestos concretos que não são muito complexos

Algarve

Defeso do sargo na Costa Vicentina encurta para fevereiro após revisão publicada em Diário da República

14:30 1 Fevereiro, 2026 13:49 1 Fevereiro, 2026 | Henrique Dias Freire

Pescadores e população consideram que o novo calendário do defeso do sargo responde a anos de reivindicações na costa portuguesa

Algarve Cultura

Dança nacional sobe ao palco do Teatro Municipal de Portimão na gala dos Awards 2025

07:40 1 Fevereiro, 2026 10:27 28 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

As votações dos Awards 2025 já estão abertas, convidando o público a escolher os vencedores da dança em Portugal

Criança a entrar no transporte escolar. Crédito: Foto AI
Mundo

Motorista de transporte escolar despedido após ajudar estudante menor a ir para a escola: família da jovem defende-o e considera situação “uma loucura”

22:22 30 Janeiro, 2026 20:17 30 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas

No Canadá, um motorista foi despedido após ajudar uma estudante de 13 anos a ir para a escola, mesmo não constando na lista oficial de transporte

Pessoas a passear junto à praia. Crédito: Freepik AI
Tempo

Aviso de especialista: chuva e vento forte vão ‘dar descanso’ a Portugal a partir desta data

11:40 31 Janeiro, 2026 11:32 31 Janeiro, 2026 | Luís Santos

Especialistas apontam quando a chuva e o vento poderão dar uma trégua em Portugal, após semanas de instabilidade

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Atenção portugueses: se levantar dinheiro desta forma no Multibanco o seu banco pode (e vai) pedir-lhe explicações

20:10 30 Janeiro, 2026 18:56 30 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas

Se levantar dinheiro este número de vezes no Multibanco num mês, o seu banco pode tomar medidas para prevenir fraudes como branqueamento de capitais

Ladrão a tentar roubar um carro. Crédito: Freepik
Auto

Costuma deixar o carro à porta de casa? GNR avisa para método silencioso que está a ser usado para roubar automóveis sem partir nada

20:20 31 Janeiro, 2026 18:26 31 Janeiro, 2026 | João Luís

O carro desapareceu sem sinais de arrombamento? Um método tecnológico está a ser usado para furtos silenciosos em veículos: saiba como funciona e como se proteger

Carro danificado com queda de árvore. Crédito: Freepik
Auto Economia

Árvore caiu em cima do seu carro com o temporal? Este tipo de dano só é pago se fizer isto

15:00 28 Janeiro, 2026 14:43 28 Janeiro, 2026 | João Luís

Quedas de árvores durante temporais nem sempre são pagas pelo seguro. Saiba quando há direito a indemnização e o que deve fazer para não perder esse direito

Agente da Guardia Civil. Crédito: Lusa
Auto Europa

Matrícula falsa não enganou: polícia recupera carro furtado graças a este detalhe que pode salvar o seu veículo

16:30 31 Janeiro, 2026 16:15 31 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

Trocar a matrícula não chega: um carro furtado foi recuperado porque este detalhe denunciou o golpe

Algarve

Ele 55 anos e ela 32: detidos em Aljezur na posse de vários quilos de haxixe em prisão preventiva

08:40 31 Janeiro, 2026 08:37 31 Janeiro, 2026 | Henrique Dias Freire

Numa revista aos ocupantes e ao veículo foram apreendidos 22,7 quilos de haxixe, "suficientes para mais de 45 mil doses individuais"

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Milhares vão ficar sem água nestes dias: vai haver cortes de água prolongados nestas regiões

06:30 1 Fevereiro, 2026 17:52 30 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

Já há avisos oficiais de interrupções programadas e cortes no abastecimento de água para a semana de 2 de fevereiro, em vários concelhos

Algarve, Nacional

Depressão Kristin: como ajudar e ser ajudado em solidariedade com Leiria

13:33 1 Fevereiro, 2026 13:33 1 Fevereiro, 2026 | Henrique Dias Freire

Famílias e infraestruturas afetadas exigem apoio urgente e informação útil. Somos todos Região de Leiria em tempo de reconstrução

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Más notícias a caminho: ‘tromba’ de água e ventos fortes vão ‘atacar’ Portugal nestas datas e estas serão as regiões mais afetadas

14:10 1 Fevereiro, 2026 12:30 1 Fevereiro, 2026 | Luís Santos

Ventos fortes e chuva intensa vão marcar os próximos dias em Portugal, com risco acrescido de cheias e perturbações em várias regiões do país

Homem prestes a roubar mala a uma mulher. Crédito: Freepik
Nacional

“Seguiram-me até eu ficar parado num sinal”: novo tipo de roubo faz soar alarmes e assaltantes disfarçam-se desta forma

18:30 1 Fevereiro, 2026 14:33 30 Janeiro, 2026 | Francisco Nascimento

Um novo tipo de roubo em que os assaltantes usam um disfarce comum está a gerar alarmes. Saiba como atuam e como se proteger

Rapariga numa praia tropical. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Jovem de 23 anos mudou de país e passou a ganhar mais de 2.000 euros sem formação: saiba como

19:00 1 Fevereiro, 2026 17:46 30 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

Uma jovem espanhola mudou de país aos 23 anos e passou a ganhar mais de 2.000 euros por mês num trabalho sem formação

Casal de idosos a olhar pela janela. Crédito: Foto AI
Europa

Casal de idosos ‘preso’ em casa porque vizinho construiu muro no seu terreno para lhes impedir a saída: caso vai a tribunal e alegam ter servidão de passagem desde 1933

13:50 1 Fevereiro, 2026 13:25 1 Fevereiro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este casal francês, com 81 e 83 anos, alega ter servidão de passagem para um terreno vizinho que não está a ser reconhecido pelo atual proprietário

Lírio-da-paz.
Vida & Lazer

Não precisam de muita luz mas só se fizer isto é que os seus lírios-da-paz vão ganhar flor

17:30 1 Fevereiro, 2026 17:48 29 Janeiro, 2026 | Miguel Frazão

Famosos lírios-da-paz não exigem muita luz, mas a floração depende de gestos concretos que não são muito complexos

Algarve

Defeso do sargo na Costa Vicentina encurta para fevereiro após revisão publicada em Diário da República

14:30 1 Fevereiro, 2026 13:49 1 Fevereiro, 2026 | Henrique Dias Freire

Pescadores e população consideram que o novo calendário do defeso do sargo responde a anos de reivindicações na costa portuguesa

Algarve, Cultura

Dança nacional sobe ao palco do Teatro Municipal de Portimão na gala dos Awards 2025

07:40 1 Fevereiro, 2026 10:27 28 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

As votações dos Awards 2025 já estão abertas, convidando o público a escolher os vencedores da dança em Portugal

Criança a entrar no transporte escolar. Crédito: Foto AI
Mundo

Motorista de transporte escolar despedido após ajudar estudante menor a ir para a escola: família da jovem defende-o e considera situação “uma loucura”

22:22 30 Janeiro, 2026 20:17 30 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas

No Canadá, um motorista foi despedido após ajudar uma estudante de 13 anos a ir para a escola, mesmo não constando na lista oficial de transporte

Pessoas a passear junto à praia. Crédito: Freepik AI
Tempo

Aviso de especialista: chuva e vento forte vão ‘dar descanso’ a Portugal a partir desta data

11:40 31 Janeiro, 2026 11:32 31 Janeiro, 2026 | Luís Santos

Especialistas apontam quando a chuva e o vento poderão dar uma trégua em Portugal, após semanas de instabilidade

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Atenção portugueses: se levantar dinheiro desta forma no Multibanco o seu banco pode (e vai) pedir-lhe explicações

20:10 30 Janeiro, 2026 18:56 30 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas

Se levantar dinheiro este número de vezes no Multibanco num mês, o seu banco pode tomar medidas para prevenir fraudes como branqueamento de capitais

Ladrão a tentar roubar um carro. Crédito: Freepik
Auto

Costuma deixar o carro à porta de casa? GNR avisa para método silencioso que está a ser usado para roubar automóveis sem partir nada

20:20 31 Janeiro, 2026 18:26 31 Janeiro, 2026 | João Luís

O carro desapareceu sem sinais de arrombamento? Um método tecnológico está a ser usado para furtos silenciosos em veículos: saiba como funciona e como se proteger

Carro danificado com queda de árvore. Crédito: Freepik
Auto, Economia

Árvore caiu em cima do seu carro com o temporal? Este tipo de dano só é pago se fizer isto

15:00 28 Janeiro, 2026 14:43 28 Janeiro, 2026 | João Luís

Quedas de árvores durante temporais nem sempre são pagas pelo seguro. Saiba quando há direito a indemnização e o que deve fazer para não perder esse direito

Agente da Guardia Civil. Crédito: Lusa
Auto, Europa

Matrícula falsa não enganou: polícia recupera carro furtado graças a este detalhe que pode salvar o seu veículo

16:30 31 Janeiro, 2026 16:15 31 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

Trocar a matrícula não chega: um carro furtado foi recuperado porque este detalhe denunciou o golpe

Algarve

Ele 55 anos e ela 32: detidos em Aljezur na posse de vários quilos de haxixe em prisão preventiva

08:40 31 Janeiro, 2026 08:37 31 Janeiro, 2026 | Henrique Dias Freire

Numa revista aos ocupantes e ao veículo foram apreendidos 22,7 quilos de haxixe, "suficientes para mais de 45 mil doses individuais"

Últimas Notícias

  • Quase 2.000 pessoas despedidas: empresas recusaram renovar contrato devido a condição protegida por lei
    Quase 2.000 pessoas despedidas: empresas recusaram renovar contrato devido a condição protegida por lei
  • IRS 2026 : este é o calendário de prazos que tem de cumprir para evitar multas
    IRS 2026 : este é o calendário de prazos que tem de cumprir para evitar multas
  • Jovem de 23 anos mudou de país e passou a ganhar mais de 2.000 euros sem formação: saiba como
    Jovem de 23 anos mudou de país e passou a ganhar mais de 2.000 euros sem formação: saiba como
  • “Seguiram-me até eu ficar parado num sinal”: novo tipo de roubo faz soar alarmes e assaltantes disfarçam-se desta forma
    “Seguiram-me até eu ficar parado num sinal”: novo tipo de roubo faz soar alarmes e assaltantes disfarçam-se desta forma
  • Especialista pede que não lave estas peças de roupa com água fria e estas são as razões
    Especialista pede que não lave estas peças de roupa com água fria e estas são as razões
  • Não precisam de muita luz mas só se fizer isto é que os seus lírios-da-paz vão ganhar flor
    Não precisam de muita luz mas só se fizer isto é que os seus lírios-da-paz vão ganhar flor

Opinião

  • A expropriação dos bens da igreja em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral
    A expropriação dos bens da igreja em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral
  • Desodorizante ou antitranspirante: qual escolher? | Por Bárbara Marques
    Desodorizante ou antitranspirante: qual escolher? | Por Bárbara Marques
  • Presidenciais, não, não voto! | Por Carlos Lopes
    Presidenciais, não, não voto! | Por Carlos Lopes
  • O terreno onde o populismo cresce | Por Luís Ganhão
    O terreno onde o populismo cresce | Por Luís Ganhão
Há um novo Postal do Algarve nas bancas com o Expresso 🌍

Europe Direct Algarve

  • Parlamento Europeu validou cortes nos direitos dos passageiros aéreos? Isto é o que pode esperar na próxima vez que viajar de avião
    Parlamento Europeu validou cortes nos direitos dos passageiros aéreos? Isto é o que pode esperar na próxima vez que viajar de avião
  • Tem este carro? Muitos portugueses escolhem estes veículos mas a União Europeia pode ditar o seu fim nesta data
    Tem este carro? Muitos portugueses escolhem estes veículos mas a União Europeia pode ditar o seu fim nesta data
  • O futuro da Europa e a cooperação NATO-União Europeia | Por Francisco Nobre
    O futuro da Europa e a cooperação NATO-União Europeia | Por Francisco Nobre
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal