Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

Russos “lançam bombas como se fosse um jogo” dizem habitantes de Sumy

É uma cidade com mais de 250.000 habitantes, mas, desde o início da invasão russa, tem visto a sua população desaparecer através dos corredores humanitários, como a sobrinha de Olena Levchenko que saiu para a Poltava em direção à Polónia.

23:42 11 Março, 2022 23:42 11 Março, 2022 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Os habitantes da cidade ucraniana de Sumy, próxima da fronteira com a Rússia, continuam a temer pela vida e dizem que os militares russos “não se importam com os civis”, salientando que “lançam bombas como se fosse um jogo”.

Em entrevista realizada esta sexta-feira à agência Lusa, Olena Levchenko, uma professora de inglês e alemão de 46 anos, afirma que se trata de um “crime de Putin contra a humanidade” e garante não vai abandonar a sua cidade natal.

“Nasci em Sumy, na Ucrânia, e vivi aqui toda a minha vida. […] Por enquanto, eu e a minha família não vamos sair da nossa cidade natal. O que nos poderia fazer sair? Poderia ser o agravamento da situação, mas não tenho a certeza. A nossa terra natal ajuda-nos e inspira-nos”, conta.

Numa conversa por escrito de quase duas horas através do Facebook, devido às dificuldades de comunicação com os civis ucranianos, a docente dos 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário adianta, no entanto, que a situação na cidade está estabilizada pelas autoridades, depois de ter caído uma bomba na segunda-feira.

“Eu tirei algumas fotografias de uma destruição que foi feita pela bomba que caiu junto da minha casa no dia 7 de março às 23h00 (menos duas horas em Lisboa). Ouvi e senti essa explosão. Esse lugar fica a cerca de 500 metros de nós”, lembra.

Reiterando que não vai sair de Sumy a qualquer custo, Olena Levchenko, que vive com a mãe de 71 anos, o marido de 49 anos, o filho de 23 anos e a namorada de 20 anos, explica que há muitos idosos que não conseguem ou não querem embora.

“Temos muitos corredores que tentam ajudar todas as pessoas que precisam de sobreviver. Não [vão] para a Rússia. [Vão] para outras cidades ucranianas para depois seguirem para a Polónia, Eslováquia e Hungria. Você confiaria a sua vida a um país que o quer matar? Eles, os russos, vão fazer qualquer ucraniano refém”, acusa, sustentando que “é exatamente o que estão a fazer agora em Mariupol e Trostianets”.

Observando o êxodo de metade da população da cidade, Olena Levchenko indica que “não há eletricidade e água” em algumas zonas de Sumy. “Em algumas aldeias em torno Sumy há falhas na eletricidade. Mas lá existem, em todos os lugares, poços de água. As residências particulares são aquecidas a lenha. [As pessoas] podem sobreviver facilmente se os soldados russos não os matarem”, esclarece.

POPULAÇÃO EM FUGA

Sumy é uma cidade no nordeste da Ucrânia com mais de 250.000 habitantes, mas, desde o início da invasão russa, tem visto a sua população desaparecer através dos corredores humanitários, como a sobrinha de Olena Levchenko que saiu para a Poltava em direção à Polónia.

Questionada sobre a atuação da União Europeia (UE) e dos Estados Unidos, a cidadã ucraniana assegura que é “uma pessoa comum” e que tem tudo o que precisa “para sobreviver e continuar a viver pacificamente” na Ucrânia.

“Agradeço a eles [UE e Estados Unidos]. Mas o que estão a fazer não é uma ajuda urgente de salvamento. Eles e a NATO deveriam fechar o céu sobre a Ucrânia. Civis já morreram. Crianças foram mortas. O que eles esperam? E as centrais nucleares? Toda a Europa pode estar na iminência de um ataque desses terroristas [russos]”, reclama. No entanto, Olena Levchenko avança que nove casas foram destruídas e 22 pessoas morreram, entre as quais três crianças, na sequência de um bombardeamento.

“Aqui não há nenhuma forma de nos escondermos de uma bomba de 500 quilogramas. As pessoas estavam a dormir pacificamente no momento em que bomba caiu”, afirma, lamentando a saúde débil da sua mãe. “A minha mãe está muito fraca. Encontrámos medicação para ela nas farmácias da cidade e ajuda humanitária chegou. Hoje ajudamos a nossa vizinha e trouxemos insulina para lhe dar”, ressalva.

Sobre a possibilidade de o marido e o filho irem combater por causa da lei marcial, Olena Levchenko explica que “eles o vão fazer se defesa territorial precisar”. “[…] Temos mais soldados lá do que é necessário. Mas nós lutamos. Eu e o meu marido como voluntários ajudamos as pessoas na cidade e o meu filho no ciberespaço [Internet]”, anota.

Relatando ainda momentos aterrorizantes provocados pelos soldados russos, como pilhagens, furtos e matar deliberadamente animais (porcos e galinhas), a cidadã ucraniana garante os militares do Kremlin “estão com raiva”.

“Os russos não se importam com os civis e laçam bombas como se fosse um jogo”, lembra, acrescentando que o último bombardeio na cidade ocorreu na quinta-feira. “Os russos lançaram bombas em acampamentos infantis. Cinco bombas. Felizmente não havia crianças, não é hora para descansar agora”, suspirou.

Mulher idosa a organizar moedas e notas. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Prestação Social Única já é oficial: estes 13 apoios vão ser integrados nesta data e há quem possa começar a receber mais dinheiro

07:20 19 Agosto, 2026 15:17 18 Agosto, 2026 | João Luís

Segurança Social prepara uma das maiores alterações dos últimos anos nos apoios destinados às famílias com menos recursos

Ponte Quinta do Lago.
Algarve

Nem Cabanas nem Cacela: para chegar a esta praia no Algarve há uma ponte de madeira com 300 metros que atravessa a Ria Formosa

10:20 19 Agosto, 2026 08:02 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Entre a Ria Formosa e o Atlântico, uma ponte pedonal de 300 metros dá acesso a uma praia algarvia rodeada por dunas

Dia de chuva. Crédito: Magnific AI
Tempo

Chuva volta a Portugal continental: grande mudança chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

10:00 19 Agosto, 2026 18:00 18 Agosto, 2026 | Luís Santos

A chuva deverá voltar a Portugal continental nos próximos dias, com várias regiões a sentirem uma mudança no estado do tempo

Supermercado da Mercadona.
Economia Europa

Mercadona confirma: vem aí uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

07:20 18 Agosto, 2026 12:12 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova regra em Espanha vai alterar o preço pago em alguns produtos no supermercado, mas o dinheiro pode ser recuperado

Algarve Cultura Desporto

Festa de Alcoutim regressa com Tony Carreira, David Antunes, Ivandro e espetáculo piromusical

10:50 19 Agosto, 2026 10:52 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Alcoutim volta a receber milhares de visitantes para três dias de concertos, bailes, animação, desporto e tradições ligadas ao Guadiana

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Adeus calor, olá mau tempo: chuva, trovoadas e vento forte regressam a Portugal nestes dias

07:00 19 Agosto, 2026 15:18 18 Agosto, 2026 | João Luís

Estado do tempo muda de forma evidente, com queda acentuada dos termómetros, aumento do vento e chuva em várias regiões

Nadadora-salvadora.
Algarve

“Fomos surpreendidos”: banhista chega a esta praia no Algarve e recebe advertência da nadadora-salvadora antes de entrar na água

18:20 18 Agosto, 2026 14:55 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banhista chegou com a família a uma conhecida praia no Algarve e recebeu uma advertência da nadadora-salvadora ainda antes de entrar na água

Idoso com notas de euro na mão.
Economia Nacional

Peritos alertam para cortes excessivos nas reformas antecipadas

12:21 19 Agosto, 2026 12:21 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

As regras das pensões antecipadas podem mudar, com os especialistas a propor uma revisão profunda dos mecanismos de penalização existentes

Algarve

GNR procura homem desaparecido há duas semanas na serra de Loulé

10:10 19 Agosto, 2026 10:35 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Ildefonso Cabrita, de 67 anos, está desaparecido desde 5 de agosto. A GNR já realizou buscas com cães e drones na zona de Alte

Casal de idosos analisa despesas e contas domésticas. Crédito: Freepik AI
Economia Europa

“A minha pensão é de 500€ e a da minha mulher de 1000”: David revela o que tem de fazer aos 75 anos para viver com ‘dignidade’

11:00 19 Agosto, 2026 15:58 18 Agosto, 2026 | Luís Santos

Aos 75 anos, este espanhol continua a trabalhar para complementar a pensão e conseguir fazer face ao custo de vida

Economia Europe Direct Algarve Opinião

Comissão Europeia prevê que em 2027 Portugal perca o controlo da despesa pública

08:40 19 Agosto, 2026 08:37 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura - Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Turistas à espera do comboio. Crédito: Magnific
Nacional

“Foi horrível”: casal de turistas indignado garante nunca mais voltar a esta cidade portuguesa

18:30 18 Agosto, 2026 18:20 18 Agosto, 2026 | Luís Santos

Este casal de turistas estrangeiros ficou desiludido com a visita a esta cidade portuguesa e garante que não pretende voltar

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Duas idosas herdaram 937.000 euros de sobrinho que morreu aos 54 anos sem deixar testamento mas nenhuma quis o dinheiro: tribunal entregou fortuna ao primo

19:30 16 Agosto, 2026 18:51 12 Agosto, 2026 | João Luís

Ausência de testamento fizeram uma fortuna próxima de um milhão de euros chegar a familiares que não contavam recebê-la: justiça irlandesa resolveu

Carros. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Diesel para durar: estes são três dos modelos mais acessíveis do mercado

12:00 19 Agosto, 2026 17:29 18 Agosto, 2026 | João Luís

Com cada vez menos opções a gasóleo, estes são três carros diesel que ainda estão disponíveis e com preços abaixo da média

Avião estacionado no aeroporto.
Economia Europa

Vai ser inaugurada nesta data uma nova companhia aérea espanhola com sede num aeroporto perto de Portugal e voos a 19€

16:10 17 Agosto, 2026 15:24 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova companhia aérea espanhola começa a voar ainda este ano a partir de um aeroporto perto da fronteira com Portugal

Homem a abastecer o carro num posto de combustível.
Auto Economia

Depósito cheio sem esvaziar a carteira: descubra o método alemão e poupe vários euros por abastecimento

20:50 17 Agosto, 2026 18:22 17 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Pequenos ajustes na hora de abastecer podem permitir poupar dezenas de euros. Conheça o ‘método alemão’ que pode fazer diferença na carteira

Mulher idosa a organizar moedas e notas. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Prestação Social Única já é oficial: estes 13 apoios vão ser integrados nesta data e há quem possa começar a receber mais dinheiro

07:20 19 Agosto, 2026 15:17 18 Agosto, 2026 | João Luís

Segurança Social prepara uma das maiores alterações dos últimos anos nos apoios destinados às famílias com menos recursos

Ponte Quinta do Lago.
Algarve

Nem Cabanas nem Cacela: para chegar a esta praia no Algarve há uma ponte de madeira com 300 metros que atravessa a Ria Formosa

10:20 19 Agosto, 2026 08:02 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Entre a Ria Formosa e o Atlântico, uma ponte pedonal de 300 metros dá acesso a uma praia algarvia rodeada por dunas

Dia de chuva. Crédito: Magnific AI
Tempo

Chuva volta a Portugal continental: grande mudança chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

10:00 19 Agosto, 2026 18:00 18 Agosto, 2026 | Luís Santos

A chuva deverá voltar a Portugal continental nos próximos dias, com várias regiões a sentirem uma mudança no estado do tempo

Supermercado da Mercadona.
Economia, Europa

Mercadona confirma: vem aí uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

07:20 18 Agosto, 2026 12:12 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova regra em Espanha vai alterar o preço pago em alguns produtos no supermercado, mas o dinheiro pode ser recuperado

Algarve, Cultura, Desporto

Festa de Alcoutim regressa com Tony Carreira, David Antunes, Ivandro e espetáculo piromusical

10:50 19 Agosto, 2026 10:52 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Alcoutim volta a receber milhares de visitantes para três dias de concertos, bailes, animação, desporto e tradições ligadas ao Guadiana

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Adeus calor, olá mau tempo: chuva, trovoadas e vento forte regressam a Portugal nestes dias

07:00 19 Agosto, 2026 15:18 18 Agosto, 2026 | João Luís

Estado do tempo muda de forma evidente, com queda acentuada dos termómetros, aumento do vento e chuva em várias regiões

Nadadora-salvadora.
Algarve

“Fomos surpreendidos”: banhista chega a esta praia no Algarve e recebe advertência da nadadora-salvadora antes de entrar na água

18:20 18 Agosto, 2026 14:55 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banhista chegou com a família a uma conhecida praia no Algarve e recebeu uma advertência da nadadora-salvadora ainda antes de entrar na água

Idoso com notas de euro na mão.
Economia, Nacional

Peritos alertam para cortes excessivos nas reformas antecipadas

12:21 19 Agosto, 2026 12:21 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

As regras das pensões antecipadas podem mudar, com os especialistas a propor uma revisão profunda dos mecanismos de penalização existentes

Algarve

GNR procura homem desaparecido há duas semanas na serra de Loulé

10:10 19 Agosto, 2026 10:35 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Ildefonso Cabrita, de 67 anos, está desaparecido desde 5 de agosto. A GNR já realizou buscas com cães e drones na zona de Alte

Casal de idosos analisa despesas e contas domésticas. Crédito: Freepik AI
Economia, Europa

“A minha pensão é de 500€ e a da minha mulher de 1000”: David revela o que tem de fazer aos 75 anos para viver com ‘dignidade’

11:00 19 Agosto, 2026 15:58 18 Agosto, 2026 | Luís Santos

Aos 75 anos, este espanhol continua a trabalhar para complementar a pensão e conseguir fazer face ao custo de vida

Economia, Europe Direct Algarve, Opinião

Comissão Europeia prevê que em 2027 Portugal perca o controlo da despesa pública

08:40 19 Agosto, 2026 08:37 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura - Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Turistas à espera do comboio. Crédito: Magnific
Nacional

“Foi horrível”: casal de turistas indignado garante nunca mais voltar a esta cidade portuguesa

18:30 18 Agosto, 2026 18:20 18 Agosto, 2026 | Luís Santos

Este casal de turistas estrangeiros ficou desiludido com a visita a esta cidade portuguesa e garante que não pretende voltar

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Duas idosas herdaram 937.000 euros de sobrinho que morreu aos 54 anos sem deixar testamento mas nenhuma quis o dinheiro: tribunal entregou fortuna ao primo

19:30 16 Agosto, 2026 18:51 12 Agosto, 2026 | João Luís

Ausência de testamento fizeram uma fortuna próxima de um milhão de euros chegar a familiares que não contavam recebê-la: justiça irlandesa resolveu

Carros. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Diesel para durar: estes são três dos modelos mais acessíveis do mercado

12:00 19 Agosto, 2026 17:29 18 Agosto, 2026 | João Luís

Com cada vez menos opções a gasóleo, estes são três carros diesel que ainda estão disponíveis e com preços abaixo da média

Avião estacionado no aeroporto.
Economia, Europa

Vai ser inaugurada nesta data uma nova companhia aérea espanhola com sede num aeroporto perto de Portugal e voos a 19€

16:10 17 Agosto, 2026 15:24 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova companhia aérea espanhola começa a voar ainda este ano a partir de um aeroporto perto da fronteira com Portugal

Homem a abastecer o carro num posto de combustível.
Auto, Economia

Depósito cheio sem esvaziar a carteira: descubra o método alemão e poupe vários euros por abastecimento

20:50 17 Agosto, 2026 18:22 17 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Pequenos ajustes na hora de abastecer podem permitir poupar dezenas de euros. Conheça o ‘método alemão’ que pode fazer diferença na carteira

Últimas Notícias

  • Peritos alertam para cortes excessivos nas reformas antecipadas
    Peritos alertam para cortes excessivos nas reformas antecipadas
  • Diesel para durar: estes são três dos modelos mais acessíveis do mercado
    Diesel para durar: estes são três dos modelos mais acessíveis do mercado
  • Festival F conta pelo sétimo ano com apoio médico da Lusíadas Saúde
    Festival F conta pelo sétimo ano com apoio médico da Lusíadas Saúde
  • Atenção, reformados: estes são os apoios sociais que existem para quem recebe pensão e que podem dar dinheiro extra todos os meses
    Atenção, reformados: estes são os apoios sociais que existem para quem recebe pensão e que podem dar dinheiro extra todos os meses
  • Turistas convidados a provar Citrinos do Algarve IGP em cinco hotéis
    Turistas convidados a provar Citrinos do Algarve IGP em cinco hotéis

Opinião

  • Comissão Europeia prevê que em 2027 Portugal perca o controlo da despesa pública
    Comissão Europeia prevê que em 2027 Portugal perca o controlo da despesa pública
  • Entre o sábio e o manipulável | Por Luís Ganhão
    Entre o sábio e o manipulável | Por Luís Ganhão
  • Viver num paraíso estagnado: O manifesto de um jovem algarvio | Por Martim Lopes
    Viver num paraíso estagnado: O manifesto de um jovem algarvio | Por Martim Lopes

Europe Direct Algarve

  • Comissão Europeia prevê que em 2027 Portugal perca o controlo da despesa pública
    Comissão Europeia prevê que em 2027 Portugal perca o controlo da despesa pública
  • Execução dos fundos europeus no Algarve chega aos 12,6% no final de julho
    Execução dos fundos europeus no Algarve chega aos 12,6% no final de julho
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento