Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

Proibição de circulação entre concelhos no fim de semana abrange todos os municípios

Quanto ao recolher obrigatório entre as 13:00 e as 05:00 durante o próximo fim de semana, ou seja proibição de circulação na via pública, abrange 253 municípios

19:28 7 Janeiro, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A proibição de circulação entre concelhos no fim de semana aplica-se a todos os municípios do continente, enquanto o recolher obrigatório às 13:00 de sábado e domingo abrange apenas 253 municípios.

De acordo com o comunicado do Conselho de Ministros, aplica-se “a todo o território nacional continental a proibição de circulação entre concelhos entre as 23:00 do dia 8 de janeiro e as 05:00 do dia 11 de janeiro de 2021, salvo por motivos de saúde, de urgência imperiosa ou outros especificamente previstos”.

Minutos antes, em conferência de imprensa para anunciar as medidas da renovação do estado de emergência até 15 de janeiro, o primeiro-ministro, António Costa, disse que o Conselho de Ministros aprovou “estender as regras atualmente em vigor para o próximo período” e, “por uma medida cautelar”, determinar que “durante o próximo fim de semana se aplicarão por igual a todos os concelhos do país com mais de 240 novos casos por 100 mil habitantes a regra da proibição da circulação interconcelhia e a regra da proibição da circulação na via pública após às 13:00”.

Clarificando a informação inicial, o comunicado do Conselho de Ministros explica que a proibição de circulação entre concelhos durante o próximo fim de semana aplica-se a todo o território continental, inclusive aos 25 concelhos no nível de risco moderado de transmissão da doença, com menos de 240 casos da covid-19 por 100 mil habitantes.

Quanto ao recolher obrigatório entre as 13:00 e as 05:00 durante o próximo fim de semana, ou seja, proibição de circulação na via pública, a medida estende-se a todos os concelhos de risco elevado no território continental, com mais de 240 casos da covid-19 por 100 mil habitantes.

Segundo o primeiro-ministro, esta medida só não se aplica em “25 concelhos, em que o número de novos casos por 100 mil habitantes é inferior a 240”.

Desta forma, dos 278 concelhos do território continental, 253 estão sujeitos a medidas de confinamento no próximo fim de semana, o que inclui os municípios no nível de risco de transmissão elevado (entre 240 e 480 casos por 100 mil habitantes), muito elevado (entre 480 e 960) e extremamente elevado (mais de 960).

Sobre a renovação do estado de emergência, que se mantém em vigor apenas por oito dias, até 15 de janeiro, o primeiro-ministro explicou que há a necessidade de “aguardar pelo início da próxima semana, para poder dispor de dados mais sólidos, tendo em conta que o período de Natal, seja porque houve mais circulação, seja porque houve naturalmente um menor número de testes realizados, dava indicações bastante dispares de qual a evolução da situação”.

“Fizemos bem, se tivermos em conta que os números de novos casos que ainda eram testados na terça-feira passada eram 4.956. Contudo, ontem [quarta-feira] os números já foram superiores a 10.000 e os números que serão divulgados brevemente indicarão que os novos casos hoje praticamente chegam aos 10.000”, salientou António Costa.

Desta forma, quando se realizar a próxima sessão do Infarmed, agendada para terça-feira, já haverá “uma melhor clarificação de qual é a situação real da pandemia no país”.

“A situação não estando ainda totalmente clarificada indicia, contudo, que há um agravamento da situação e que, provavelmente, termos de adotar medidas mais restritivas a partir da próxima semana”, apontou o primeiro-ministro, adiantando que as novas medidas podem ter imediata consequência no próximo dia 12 de janeiro.

Em novembro, o Governo dividiu os 278 municípios do continente em quatro grupos, consoante o nível de risco de transmissão – moderado, elevado, muito elevado e extremamente elevado. A lista pode ser consultada em www.covid19estamoson.gov.pt.

Na quinta-feira, o Presidente da República decretou a renovação do estado de emergência por mais oito dias, até 15 de janeiro, para permitir medidas de contenção da covid-19.

O chefe de Estado justificou esta renovação por apenas oito dias referindo que “escassos são ainda os dados que possam ser relacionados com o período decorrido entre 23 e 27 de dezembro, ou seja, o período de alívio de medidas pelo Natal, bem como do período seguinte, de Ano Novo, embora os números mais recentes sejam muito preocupantes, demonstrando a imperiosidade das medidas de emergência”.


Relacionado:

► Covid:19: Apenas 10 dos 25 concelhos em risco moderado partilham fronteiras entre si

► Lista dos concelhos: Algarve tem onze municípios de risco elevado covid

► Recolher obrigatório e proibição de circulação entre municípios para 11 concelhos do Algarve

► Dez concelhos do Algarve em risco de se juntarem à lista ‘confinamento parcial’

► Tavira regista o maior número de novos casos de covid-19 de sempre

► Contágios com tendência para aumentar. Dos 417 surtos ativos, 24 estão no Algarve

► COVID: Algarve tem o seu pior dia de sempre e Alentejo o seu segundo pior dia

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Declaração de IRS. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Tem IRS para pagar? Fisco explica como pedir prestações no Portal das Finanças

18:50 7 Julho, 2026 18:28 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem recebeu uma nota de cobrança de IRS pode pedir o pagamento em prestações no Portal das Finanças

Algarve

ASAE deteta indícios de lenocínio em estabelecimentos de massagens em Loulé

15:02 7 Julho, 2026 15:16 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Estabelecimentos de massagens em Loulé foram alvo de operação contra práticas ilícitas no setor do bem-estar

Mulher com dificuldade em adormecer devido ao calor. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Sem ventoinha nem ar condicionado? Este truque japonês pode ajudar nas noites de calor

22:00 7 Julho, 2026 20:58 7 Julho, 2026 | João Luís

Colocar isto no congelador pode criar uma sensação de frescura temporária antes de dormir nas noites quentes

Algarve Economia Gastronomia

La Giraffa leva gastronomia italiana ao Largo da Sé em Faro

16:00 7 Julho, 2026 16:14 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Restaurante italiano do Grupo Timing pretende proporcionar uma experiência diferenciadora no coração de Faro

Algarve Cultura Gastronomia

Castro Marim celebra caracóis, cultura mediterrânica e animação no Revelim

11:10 7 Julho, 2026 11:10 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Gastronomia, cultura mediterrânica e animação juntam-se em Castro Marim para mais uma edição do Festival do Caracol

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Subsídio de Lar ajuda nas despesas da casa: saiba quem pode receber

17:20 7 Julho, 2026 14:58 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Subsídio de Lar é uma prestação paga em dinheiro para ajudar nas despesas com a manutenção da casa

Pessoa a mexer no comando do ar condixionado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Dorme com o ar condicionado ligado? Há um detalhe que muitos ignoram e que pode fazer a diferença

09:30 7 Julho, 2026 09:19 7 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Milhares de pessoas fazem o mesmo nas noites quentes. Mas deixar o ar condicionado ligado até de manhã pode ter efeitos inesperados

Frigorífico com produtos congelados. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Esta é a fruta congelada que mais compensa comprar no supermercado

18:30 7 Julho, 2026 15:14 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A fruta congelada pode ser uma opção prática para ter sempre em casa, mas há uma escolha que se destaca no supermercado

Opinião

Bilhete Postal: O advogado do diabo | Por Eduardo Costa

16:50 7 Julho, 2026 17:29 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

“Quem exerce o poder tem de ter 'advogados do diabo'. Previstos na Constituição e com estatuto próprio. A Oposição e a Comunicação Social”

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Linha SNS24.
Nacional Saúde

Pode ficar sem médico de família? Nova regra no Registo Nacional de Utentes preocupa associação do setor

14:50 6 Julho, 2026 14:25 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

As novas regras do Registo Nacional de Utentes já entraram em vigor e podem afetar quem não contacta o SNS há mais de cinco anos

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Algarve

Treinador de 29 anos detido por suspeitas de abuso sexual de crianças em Vila Real de Santo António

10:33 7 Julho, 2026 10:01 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Aos 29 anos, treinador foi detido em Vila Real de Santo António por suspeitas de abuso sexual de crianças em contexto de educação desportiva

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Avião estacionado no aeroporto.
Europa

“Era uma temperatura desumana”: voo em Espanha que deveria demorar 1 h só levantou 6 h depois do previsto

16:10 7 Julho, 2026 15:34 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Voo entre Vigo e Madrid transformou-se num longo impasse depois de uma avaria obrigar os passageiros a permanecerem horas à espera

Mau tempo em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Mudança no tempo em Portugal: crista anticiclónica afasta-se e pode abrir porta à chuva

12:54 7 Julho, 2026 13:01 7 Julho, 2026 | João Luís

Nos próximos dias, a crista anticiclónica deverá deslocar-se para norte e permitir mais nebulosidade e alguma chuva em Portugal

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Declaração de IRS. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Tem IRS para pagar? Fisco explica como pedir prestações no Portal das Finanças

18:50 7 Julho, 2026 18:28 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem recebeu uma nota de cobrança de IRS pode pedir o pagamento em prestações no Portal das Finanças

Algarve

ASAE deteta indícios de lenocínio em estabelecimentos de massagens em Loulé

15:02 7 Julho, 2026 15:16 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Estabelecimentos de massagens em Loulé foram alvo de operação contra práticas ilícitas no setor do bem-estar

Mulher com dificuldade em adormecer devido ao calor. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Sem ventoinha nem ar condicionado? Este truque japonês pode ajudar nas noites de calor

22:00 7 Julho, 2026 20:58 7 Julho, 2026 | João Luís

Colocar isto no congelador pode criar uma sensação de frescura temporária antes de dormir nas noites quentes

Algarve, Economia, Gastronomia

La Giraffa leva gastronomia italiana ao Largo da Sé em Faro

16:00 7 Julho, 2026 16:14 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Restaurante italiano do Grupo Timing pretende proporcionar uma experiência diferenciadora no coração de Faro

Algarve, Cultura, Gastronomia

Castro Marim celebra caracóis, cultura mediterrânica e animação no Revelim

11:10 7 Julho, 2026 11:10 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Gastronomia, cultura mediterrânica e animação juntam-se em Castro Marim para mais uma edição do Festival do Caracol

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Subsídio de Lar ajuda nas despesas da casa: saiba quem pode receber

17:20 7 Julho, 2026 14:58 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Subsídio de Lar é uma prestação paga em dinheiro para ajudar nas despesas com a manutenção da casa

Pessoa a mexer no comando do ar condixionado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Dorme com o ar condicionado ligado? Há um detalhe que muitos ignoram e que pode fazer a diferença

09:30 7 Julho, 2026 09:19 7 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Milhares de pessoas fazem o mesmo nas noites quentes. Mas deixar o ar condicionado ligado até de manhã pode ter efeitos inesperados

Frigorífico com produtos congelados. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Esta é a fruta congelada que mais compensa comprar no supermercado

18:30 7 Julho, 2026 15:14 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A fruta congelada pode ser uma opção prática para ter sempre em casa, mas há uma escolha que se destaca no supermercado

Opinião

Bilhete Postal: O advogado do diabo | Por Eduardo Costa

16:50 7 Julho, 2026 17:29 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

“Quem exerce o poder tem de ter 'advogados do diabo'. Previstos na Constituição e com estatuto próprio. A Oposição e a Comunicação Social”

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Linha SNS24.
Nacional, Saúde

Pode ficar sem médico de família? Nova regra no Registo Nacional de Utentes preocupa associação do setor

14:50 6 Julho, 2026 14:25 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

As novas regras do Registo Nacional de Utentes já entraram em vigor e podem afetar quem não contacta o SNS há mais de cinco anos

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Algarve

Treinador de 29 anos detido por suspeitas de abuso sexual de crianças em Vila Real de Santo António

10:33 7 Julho, 2026 10:01 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Aos 29 anos, treinador foi detido em Vila Real de Santo António por suspeitas de abuso sexual de crianças em contexto de educação desportiva

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Avião estacionado no aeroporto.
Europa

“Era uma temperatura desumana”: voo em Espanha que deveria demorar 1 h só levantou 6 h depois do previsto

16:10 7 Julho, 2026 15:34 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Voo entre Vigo e Madrid transformou-se num longo impasse depois de uma avaria obrigar os passageiros a permanecerem horas à espera

Mau tempo em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Mudança no tempo em Portugal: crista anticiclónica afasta-se e pode abrir porta à chuva

12:54 7 Julho, 2026 13:01 7 Julho, 2026 | João Luís

Nos próximos dias, a crista anticiclónica deverá deslocar-se para norte e permitir mais nebulosidade e alguma chuva em Portugal

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Últimas Notícias

  • A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)
    A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)
  • A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)
    A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)
  • A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)
    A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)
  • Sem ventoinha nem ar condicionado? Este truque japonês pode ajudar nas noites de calor
    Sem ventoinha nem ar condicionado? Este truque japonês pode ajudar nas noites de calor
  • Shakira pediu ajuda e Luís Montenegro avançou com uma doação de 87.000€ para a Venezuela
    Shakira pediu ajuda e Luís Montenegro avançou com uma doação de 87.000€ para a Venezuela

Opinião

  • Bilhete Postal: O advogado do diabo | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: O advogado do diabo | Por Eduardo Costa
  • 40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
    40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
  • União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas
    União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas

Europe Direct Algarve

  • Consulta pública europeia procura soluções para crise da habitação
    Consulta pública europeia procura soluções para crise da habitação
  • 40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
    40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal