Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Europe Direct Algarve, Nacional

PlasticDetektivePT, detetives para a sustentabilidade

Por Sónia Oliveira,
Coordenadora de Planeamento e Projetos Centro Ciência Viva Algarve

10:32 23 Fevereiro, 2022 18:05 29 Julho, 2022 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O lixo marinho é um dos crescentes desafios ambientais atuais mais visíveis e prejudiciais, verificando-se mundialmente uma acumulação de plástico nos oceanos. A limpeza de praias é uma boa forma de remover o lixo marinho do nosso ambiente, mas a melhor solução é evitar que o lixo acabe no oceano.

Assim, as campanhas de consciencialização são a solução mais eficiente, econômica e duradoura para este problema.

O Centro Ciência Viva do Algarve juntou-se à empresa norueguesa SALT (especializada em lixo marinho) e idealizou o projeto “The Plastic Detectives of Portugal” que é uma combinação de partilha de conhecimento académico, divulgação educacional e trabalho prático entre a equipa portuguesa e norueguesa. O projeto foi financiado pelo Programa Crescimento Azul – EEA Grants Portugal.

Fotos D.R.

Este projeto, PlasticDetektivePT, subsidiou e facilitou limpezas de praia implementadas pelas Escolas Azuis João da Rosa, em Olhão, e a Afonso III, em Faro, desafiando os alunos participantes a refletirem sobre as fontes do lixo marinho recolhido e razões da sua existência.

Foram também realizados workshops com o objetivo de partilhar conhecimentos e comparar a natureza do lixo marinho entre a costa atlântica norueguesa e portuguesa, abordando as várias qualidades de lixo marinho. Os alunos foram desafiados a refletir sobre a origem, o tempo e a distância do transporte do lixo no oceano. Chegando à conclusão que apesar da Noruega e Portugal serem países distantes têm algumas similaridades de lixo marinho e que este é muito dependente das atividades locais em ambos os países.

O lixo marinho recolhido neste projeto terá também ele uma segunda vida ao ser usado como matéria-prima para o Projeto LixArte que pretende ligar a arte ao lixo e à sustentabilidade, sensibilizando para a problemática do lixo marinho.

Assim, o PlasticDetektivePT, permitiu aumentar o nível de literacia oceânica entre os jovens participantes e na sociedade em geral através dos vários pais e funcionários que também quiseram saber mais, abordando-nos com questões e interesse. Ao desafiar os alunos a identificar as fontes do lixo e, em seguida, sugerir soluções com base na sua origem, acreditamos ter inspirado e motivado estes jovens para esta temática, reforçando igualmente o empenho internacional contra o lixo marinho. Trata-se de uma luta sem fronteiras, sem limites estatais, para a qual todos nós podemos contribuir através de uma mudança de atitude e comportamento humano.

Agradecemos às Escolas Azuis e todos os envolvidos que tornaram este projeto possível e bem-sucedido e aos vários parceiros que permitem a sua continuação através da reutilização do material recolhido no Projeto LixArte.

EEA Grants Portugal

DGPM – Direção-Geral de Política do Mar

#EEAGrants #EEAGrantsPT #Crescimento Azul #BlueGrowth #DGPM #LixArte, #EUGreenDeal #OfuturoéTeu, #EuropeanYearOfYouth, #EuropeisYoung, #CCVAlg

RELACIONADOS:

LIXARTE: In Loco apoia a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas no Algarve, com projeto Accionad-ODS

LIXARTE celebra o Dia dos oceanos (Estaremos ainda a tempo de salvar o planeta?)

LIXARTE: Parcerias ao serviço da juventude, pela MOJU – Associação Movimento Juvenil em Olhão

LIXARTE: “Agir Localmente, Pensar Globalmente”, pela Escola EB 2/3 Dr Alberto Iria – Olhão [vídeo]

RTE – Transformar o lixo em Arte [vídeo]

LIXARTE – Transformar o lixo em Arte

Quando descobrimos que tudo à nossa volta pode ser Arte … até o lixo!

O projeto LIXARTE – Transformar o Lixo em Arte é um projeto-piloto de diversos parceiros da região do Algarve,  com a mentoria de Ana Sousa, professora da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Diversas escolas, algumas inseridas no Plano Nacional das Artes e na rede Escola Azul,  estão a trabalhar para construir uma tapeçaria a partir de lixo (sobretudo marinho), a apresentar publicamente, em cada escola,  no dia 8 de junho – Dia dos Oceanos – promovendo assim a mensagem do EU Climate Pact, o cumprimento dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e a missão do Ano Europeu da Juventude.
Participam como parceiros no projeto: o Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa e o Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira, em Faro, o Agrupamento de Escolas João da Rosa e o Agrupamento de Escolas Dr. Alberto Iria , em Olhão, e ainda a  Faro2027 – candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura, a  APA-ArH Algarve, a SCIAENA, a MOJU, o Centro Ciência Viva do Algarve e o Europe Direct Algarve.
Mais informações sobre o LIXARTE, podem ser obtidas através do Europe Direct Algarve, das redes sociais, ou de qualquer um dos parceiros apresentados nesta rubrica.
#EMD #WORLDOCEANDAY #GD4Y (GREENDEAL4YOUTH) #PLANONACIONALARTES

O Europe Direct Algarve faz parte da Rede de Centros Europe Direct da Comissão Europeia. No Algarve está hospedado na CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve. CONSULTE!  INFORME-SE!  PARTICIPE!  Somos a A Europa na sua região! 

Newsletter * Facebook * Twitter * Instagram (em breve no Linkedin e Youtube)

Idosa a conduzir. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Adeus carta de condução? Há uma proposta que quer definir esta como a idade máxima para conduzir em Portugal

20:30 9 Agosto, 2026 15:13 6 Agosto, 2026 | João Luís

Petição pública levanta a hipótese de existir uma idade máxima para conduzir: fique a par do que está em cima da mesa

Algarve Nacional Vida & Lazer

“Não houvesse chapéus à frente dos toldos, não cabia toda a gente na praia”: ‘corrida’ por lugar nas praias continua a marcar o verão no Algarve

16:20 9 Agosto, 2026 15:25 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Praias muito procuradas do Algarve voltam a ficar sob pressão em pleno agosto

Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva e vento forte a caminho: depressão traz mau tempo a esta região e tempo só volta a melhorar neste dia

20:00 9 Agosto, 2026 14:15 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Chuva e aguaceiros vão marcar vários dias da segunda semana de agosto num dos arquipélagos portugueses, com sucessivos períodos de instabilidade

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e ventos até 60 km/h a partir desta data e esta região será a mais afetada

16:00 9 Agosto, 2026 23:19 8 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Um dos arquipélagos portugueses vai ter chuva e vento forte, enquanto o Continente deverá escapar à precipitação

Homem com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia Europa

“Penalizaram-me duas vezes na pensão. Com 480 euros é impossível viver”: pensionista com 47 anos de descontos reformou-se aos 63 mas sente-se “prejudicado”

19:40 9 Agosto, 2026 18:09 9 Agosto, 2026 | João Luís

Após perder o emprego numa fase avançada da carreira, este pensionista espanhol passou vários anos sem conseguir voltar ao mercado de trabalho

Idoso a olhar para uma folha.
Nacional

Reformado condenado a pagar 59.161€ à Segurança Social por receber pensão de velhice enquanto exercia funções: tribunal ‘validou’ decisão

18:00 9 Agosto, 2026 17:51 9 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por exercer funções no setor público enquanto recebia pensão, este notário reformado foi condenado a devolver mais de 59.000€ à Segurança Social espanhola

Mulher a inserir números no Multibanco.
Economia Tech

Adeus burlas no Multibanco: este truque deixa o seu código PIN ‘impossível’ de adivinhar

14:40 9 Agosto, 2026 14:22 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Há combinações muito comuns que devem ser evitadas e alguns cuidados simples podem ajudar a criar um código Multibanco mais difícil de adivinhar

Algarve Economia Edição Papel

AHETA defende “melhores turistas” para aumentar receitas do turismo

16:10 9 Agosto, 2026 11:32 6 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Hélder Martins sustenta que o setor turístico deve continuar a aumentar receitas, apostando na qualidade da procura e não apenas no número de turistas

Algarve

Algarve soma sete processos por destruição ilegal de ninhos de andorinha

13:50 9 Agosto, 2026 14:00 9 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Entre 2023 e 2025, o Algarve registou sete processos por destruição de ninhos de andorinha, seis dos quais continuam em fase de instrução

Homem com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Homem de 49 anos consegue pensão de 3.389,10 euros e 90.675,80 euros em retroativos por lhe ser reconhecida incapacidade permanente após Segurança Social a ter recusado: tribunal teve decisão final

20:00 7 Agosto, 2026 19:20 7 Agosto, 2026 | João Luís

O homem recorreu ao tribunal espanhol depois de ver o pedido recusado e acabou por conseguir uma decisão favorável

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Um carro para toda a vida? Mecânicos elegem as três marcas de carros que necessitam de menos idas à oficina

20:20 7 Agosto, 2026 20:05 7 Agosto, 2026 | João Luís

Há marcas que surpreendem os mecânicos pela resistência e fiabilidade: descubra quais são os carros que menos vão à oficina

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Fui castigado e não mereço”: enfermeiro com 43 anos de descontos reformou-se 6 meses antes do tempo e considera corte na pensão “injusto”

16:00 6 Agosto, 2026 16:07 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ex-enfermeiro espanhol considera o valor da sua pensão injusto, por lhe terem sido tirados 50 anos para "toda a vida", após reformar-se seis meses antes da idade legal

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo aqui”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

18:10 8 Agosto, 2026 17:46 8 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses vão 'esquecendo' a Europa e optando por este destino onde o custo de vida é baixo e o clima quente a cerca de 2 horas de Portugal

Passageiro no aeroporto. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve

União Europeia aprova novas regras para bagagem de mão e atrasos nos voos: saiba o que muda para passageiros nos aeroportos europeus

19:15 9 Agosto, 2026 19:13 9 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Conselho da União Europeia já aprovou regras que vêm beneficiar passageiros em caso de atrasos nos voos e em relação a preços com bagagem incluída

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia Tech

Vai usar o Multibanco? Faça este gesto antes de inserir o cartão para evitar que seja clonado

21:30 8 Agosto, 2026 16:07 8 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar o Multibanco, há um gesto que demora apenas alguns segundos e pode ajudar a evitar a clonagem do cartão

Reformados de férias. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional Vida & Lazer

Esta região portuguesa com 300 dias de sol por ano é um ‘paraíso’ para reformados americanos pela ‘incrível’ qualidade de vida

09:30 9 Agosto, 2026 08:44 9 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Região portuguesa atrai estrangeiros reformados graças ao clima, à segurança e ao estilo de vida junto ao mar

Idosa a conduzir. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Adeus carta de condução? Há uma proposta que quer definir esta como a idade máxima para conduzir em Portugal

20:30 9 Agosto, 2026 15:13 6 Agosto, 2026 | João Luís

Petição pública levanta a hipótese de existir uma idade máxima para conduzir: fique a par do que está em cima da mesa

Algarve, Nacional, Vida & Lazer

“Não houvesse chapéus à frente dos toldos, não cabia toda a gente na praia”: ‘corrida’ por lugar nas praias continua a marcar o verão no Algarve

16:20 9 Agosto, 2026 15:25 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Praias muito procuradas do Algarve voltam a ficar sob pressão em pleno agosto

Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva e vento forte a caminho: depressão traz mau tempo a esta região e tempo só volta a melhorar neste dia

20:00 9 Agosto, 2026 14:15 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Chuva e aguaceiros vão marcar vários dias da segunda semana de agosto num dos arquipélagos portugueses, com sucessivos períodos de instabilidade

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e ventos até 60 km/h a partir desta data e esta região será a mais afetada

16:00 9 Agosto, 2026 23:19 8 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Um dos arquipélagos portugueses vai ter chuva e vento forte, enquanto o Continente deverá escapar à precipitação

Homem com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia, Europa

“Penalizaram-me duas vezes na pensão. Com 480 euros é impossível viver”: pensionista com 47 anos de descontos reformou-se aos 63 mas sente-se “prejudicado”

19:40 9 Agosto, 2026 18:09 9 Agosto, 2026 | João Luís

Após perder o emprego numa fase avançada da carreira, este pensionista espanhol passou vários anos sem conseguir voltar ao mercado de trabalho

Idoso a olhar para uma folha.
Nacional

Reformado condenado a pagar 59.161€ à Segurança Social por receber pensão de velhice enquanto exercia funções: tribunal ‘validou’ decisão

18:00 9 Agosto, 2026 17:51 9 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por exercer funções no setor público enquanto recebia pensão, este notário reformado foi condenado a devolver mais de 59.000€ à Segurança Social espanhola

Mulher a inserir números no Multibanco.
Economia, Tech

Adeus burlas no Multibanco: este truque deixa o seu código PIN ‘impossível’ de adivinhar

14:40 9 Agosto, 2026 14:22 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Há combinações muito comuns que devem ser evitadas e alguns cuidados simples podem ajudar a criar um código Multibanco mais difícil de adivinhar

Algarve, Economia, Edição Papel

AHETA defende “melhores turistas” para aumentar receitas do turismo

16:10 9 Agosto, 2026 11:32 6 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Hélder Martins sustenta que o setor turístico deve continuar a aumentar receitas, apostando na qualidade da procura e não apenas no número de turistas

Algarve

Algarve soma sete processos por destruição ilegal de ninhos de andorinha

13:50 9 Agosto, 2026 14:00 9 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Entre 2023 e 2025, o Algarve registou sete processos por destruição de ninhos de andorinha, seis dos quais continuam em fase de instrução

Homem com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Homem de 49 anos consegue pensão de 3.389,10 euros e 90.675,80 euros em retroativos por lhe ser reconhecida incapacidade permanente após Segurança Social a ter recusado: tribunal teve decisão final

20:00 7 Agosto, 2026 19:20 7 Agosto, 2026 | João Luís

O homem recorreu ao tribunal espanhol depois de ver o pedido recusado e acabou por conseguir uma decisão favorável

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Um carro para toda a vida? Mecânicos elegem as três marcas de carros que necessitam de menos idas à oficina

20:20 7 Agosto, 2026 20:05 7 Agosto, 2026 | João Luís

Há marcas que surpreendem os mecânicos pela resistência e fiabilidade: descubra quais são os carros que menos vão à oficina

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Fui castigado e não mereço”: enfermeiro com 43 anos de descontos reformou-se 6 meses antes do tempo e considera corte na pensão “injusto”

16:00 6 Agosto, 2026 16:07 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ex-enfermeiro espanhol considera o valor da sua pensão injusto, por lhe terem sido tirados 50 anos para "toda a vida", após reformar-se seis meses antes da idade legal

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo aqui”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

18:10 8 Agosto, 2026 17:46 8 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses vão 'esquecendo' a Europa e optando por este destino onde o custo de vida é baixo e o clima quente a cerca de 2 horas de Portugal

Passageiro no aeroporto. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve

União Europeia aprova novas regras para bagagem de mão e atrasos nos voos: saiba o que muda para passageiros nos aeroportos europeus

19:15 9 Agosto, 2026 19:13 9 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Conselho da União Europeia já aprovou regras que vêm beneficiar passageiros em caso de atrasos nos voos e em relação a preços com bagagem incluída

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia, Tech

Vai usar o Multibanco? Faça este gesto antes de inserir o cartão para evitar que seja clonado

21:30 8 Agosto, 2026 16:07 8 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar o Multibanco, há um gesto que demora apenas alguns segundos e pode ajudar a evitar a clonagem do cartão

Reformados de férias. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional, Vida & Lazer

Esta região portuguesa com 300 dias de sol por ano é um ‘paraíso’ para reformados americanos pela ‘incrível’ qualidade de vida

09:30 9 Agosto, 2026 08:44 9 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Região portuguesa atrai estrangeiros reformados graças ao clima, à segurança e ao estilo de vida junto ao mar

Últimas Notícias

  • Adeus carta de condução? Há uma proposta que quer definir esta como a idade máxima para conduzir em Portugal
    Adeus carta de condução? Há uma proposta que quer definir esta como a idade máxima para conduzir em Portugal
  • Chuva e vento forte a caminho: depressão traz mau tempo a esta região e tempo só volta a melhorar neste dia
    Chuva e vento forte a caminho: depressão traz mau tempo a esta região e tempo só volta a melhorar neste dia
  • “Penalizaram-me duas vezes na pensão. Com 480 euros é impossível viver”: pensionista com 47 anos de descontos reformou-se aos 63 mas sente-se “prejudicado”
    “Penalizaram-me duas vezes na pensão. Com 480 euros é impossível viver”: pensionista com 47 anos de descontos reformou-se aos 63 mas sente-se “prejudicado”
  • União Europeia aprova novas regras para bagagem de mão e atrasos nos voos: saiba o que muda para passageiros nos aeroportos europeus
    União Europeia aprova novas regras para bagagem de mão e atrasos nos voos: saiba o que muda para passageiros nos aeroportos europeus
  • Esta regra da União Europeia obriga a renovar o Cartão de Cidadão antes da data de validade? IRN não deixou ‘margem para dúvidas’
    Esta regra da União Europeia obriga a renovar o Cartão de Cidadão antes da data de validade? IRN não deixou ‘margem para dúvidas’

Opinião

  • A marca Sporting em todo o mundo está a crescer atrás de Ronaldo | Por Paulo Freitas do Amaral
    A marca Sporting em todo o mundo está a crescer atrás de Ronaldo | Por Paulo Freitas do Amaral
  • Do amor ao ódio vai apenas um passo | Por Henrique Dias Freire
    Do amor ao ódio vai apenas um passo | Por Henrique Dias Freire
  • Albufeira, trânsito, ruído e equilíbrio | Por António Nóbrega
    Albufeira, trânsito, ruído e equilíbrio | Por António Nóbrega

Europe Direct Algarve

  • União Europeia aprova novas regras para bagagem de mão e atrasos nos voos: saiba o que muda para passageiros nos aeroportos europeus
    União Europeia aprova novas regras para bagagem de mão e atrasos nos voos: saiba o que muda para passageiros nos aeroportos europeus
  • Esta regra da União Europeia obriga a renovar o Cartão de Cidadão antes da data de validade? IRN não deixou ‘margem para dúvidas’
    Esta regra da União Europeia obriga a renovar o Cartão de Cidadão antes da data de validade? IRN não deixou ‘margem para dúvidas’
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento