Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

O que nos leva a acreditar em teorias da conspiração ou em ‘fake news’

Há a tendência para encontrar explicações que se encaixam naquilo que já pensamos. O próprio desmentido factual, paradoxalmente, é tomado como confirmação da teoria que desmente literalmente

13:34 22 Abril, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

As vacinas contra a covid-19 são uma forma de implementar chips minúsculos a partir das quais as pessoas passam a estar controladas à distância. Ou são uma forma de esterilizar negros (ou muçulmanos, nos países muçulmanos). Também poderão ser simplesmente uma forma de a indústria farmacêutica ganhar dinheiro, após ter inventado uma pandemia falsa que convenceu o mundo inteiro de que as vacinas eram necessárias, com a cumplicidade dos governos e de muitos cientistas que estão dentro do negócio.

Esta breve amostra das teorias da conspiração antivacina não é novidade, e há outras atualmente a correr. Vem a propósito lembrar que esse tipo de pensamento, frequentemente associado a momentos de angústia coletiva, se insere numa tradição longa de séculos, que tem normalmente os seus momentos de apogeu em fases de angústia coletiva.

Há vinte anos, as teorias eram sobre o 11 de Setembro (foi obra dos judeus ou nunca existiu, conforme as teorias. A primeira era provada pelo facto de nenhum judeu ter ido trabalhar para o World Trade Center naquele dia fatal; a segunda, pela óbvia implausibilidade de as torres caírem daquela maneira, ou de aviões abrirem buracos como aqueles que vimos na televisão…).

Pouco antes, tinha havido as teorias sobre a morte da princesa Diana (obra de poderes ocultos que quiseram impedir que ela apoiasse os palestinianos; ou talvez do agora falecido príncipe Filipe, segundo garantia Mohamed al-Fayed, pai do namorado da princesa, Dodi al-Fayed, que morrera juntamente com ela no suposto acidente em Paris).

Entre o fim da Segunda Guerra Mundial e as décadas de 70/80, com a Guerra Fria, a guerra do Vietname e as sucessivas convulsões sociais que abalaram muitos países, não tinham faltado conspirações para todos os gostos: da CIA, da China e da Rússia, para só citar alguns atores habituais. Muitas delas apareceram em filmes com titulos como “Os Três Dias do Condor” e “O Candidato da Manchúria”. Os inimigos estavam em todo o lado, e cada pessoa tinha o seu predileto.

Além da CIA, da China e da Rússia, havia outros que eram de sempre, entre eles a maçonaria e os judeus. Estes gozam a trágica distinção de serem uma vítima ancestral de teorias da conspiração, desde os velhos mitos que os acusavam de matar crianças cristãs para usar o sangue delas em rituais até aos Protocolos de Sião, um documento que presumia confirmar um plano secreto de judeus dele para dominar o mundo.

Esse texto, na verdade, foi obra da polícia czarista russa, o que mostra que às vezes a Rússia e outros países estão mesmo por trás de conspirações bem reais. Podem é não ser aquelas que se julga.

UM FENÓMENO DA MODERNIDADE

Embora as teorias da conspiração sejam muito antigas, é a partir do Iluminismo, paradoxalmente, que elas começam realmente a florescer, como consequência de se ter passado a pensar que é o Homem, e não Deus, o principal responsável pelo que acontece no mundo – e que existe uma racionalidade essencial nas coisas que é tarefa do Homem descobrir.

“É a própria condição da modernidade que as torna (às teorias da conspiração) particularmente atraentes”, escreveu Max Read na New York Magazine o ano passado. “Há séculos que vivemos num mundo cada vez mais conectado e interdependente, governado por arranjos instáveis e em mutação de instituições burocráticas e mercados livres. Em teoria, este mundo, é dirigido pela agência humana; na prática, a agência particular de cada indivíduo é fortemente limitada e com frequência irrelevante.

“Para pessoas a atravessar uma crise financeira ruinosa ou alterações climáticas devastadoras – ou mesmo mudanças sociais rápidas que não têm efeito material nas suas vidas”, continua Read, “pode ser difícil entender uma cascata de eventos que parecem não ter nenhuma cadeia causal evidente, ou mesmo autores humanos identificáveis. Como se justifica um mundo que somos supostos dominar, mas é tão complexo que o seu funcionamento parece essencialmente opaco? Aí entra a teoria da conspiração”.

Alguém disse que o que caracteriza as teorias da conspiração é a atribuição de intencionalidade, de um ato humano deliberado, a algo que muito provavelmente foi produto do acaso ou até da negligência. Também desempenha um papel a ideia intuitiva de um evento muito importante ter uma causa à sua medida, não podendo dever-se a um qualquer acaso ridículo.

O PRECONCEITO DE CONFIRMAÇÃO E OUTRAS DISTORÇÕES

O preconceito mais comum em jogo nas teorias da conspiração, segundo autores, porém, é aquilo a que em inglês se chama ‘confirmation bias’ (preconceito de confirmação, numa tradução à letra). A expressão refere- se à nossa tendência para encontrar explicações que se encaixam naquilo que já pensamos. Se achamos, por exemplo, que o mundo é dominado por uma determinada classe de pessoas, a nossa tendência será para lhe atribuirmos uma grande variedade de males sem explicação aparente. Ainda que a evidência factual contradiga essa explicação, muitas pessoas não se deixarão demover. O próprio desmentido factual, paradoxalmente, será tomado como confirmação da teoria que desmente literalmente.

Quanto mais profundas forem as nossas convicções, maior será a nossa resistência a versões opostas da realidade. A fé religiosa, as posições políticas de base e os estereótipos sociais são das áreas em que parece ser mais difícil que alguém mude de opinião sobre um assunto. Não é por acaso que uma boa parte dos apoiantes de Trump, por exemplo, continuam a achar que ele na realidade venceu a eleição presidencial de 2020, não obstante todas as evidências em contrário.

Outro fator em jogo, segundo cientistas políticos como Brendan Nyhan, parece ser a forma como as opiniões pessoais jogam com a autoimagem de uma pessoa. E não é só em matéria de política. Se a pessoa se tornou conhecida no seu meio como alguém que tem uma determinada posição, por exemplo, em relação ao valor protetor das máscaras ou o do distanciamento social contra a pandemia, dificilmente essa pessoa mudará de opinião ao fim de muitos meses, independentemente do consenso científico consensual que possa existir na matéria. As convicções em causa tornaram-se um elemento de identidade pessoal, e um laço entre as pessoas que defendem a mesma posição.

UM MECANISMO SEMELHANTE, VÍTIMAS REAIS

Segundo Seth Mnokin, autor de “The Panic Virus”, “é difícil demonstrar a alguém que a sua leitura inicial de uma situação – o seu instinto, a sua reação visceral, o seu sentimento – está, de facto, errado (…). Duas pessoas inteligentes e razoáveis que discordam podem estar igualmente certas de que as provas apoiam a sua compreensão dos ‘factos’. É neste momento que o ‘confirmation bias’, o avô de todos os preconceitos cognitivos, entra em jogo – quer dizer, é nesse preciso momento, quando devíamos procurar razões que expliquem podermos estar errados, que começamos a sobrevalorizar qualquer indicação que aponte para estarmos certos”.

Mnokin acrescenta: “Isso é a parte da razão por que nos pode ser tão difícil compreender o método científico e aderir a ele. Vai contra a nossa natureza tentar descobrir maneiras de encontrar buracos nos nossos argumentos”. O seu livro, que examina como os ativistas antivacina chegam às suas conclusões ‘factuais’, situa esse fenómeno no contexto de outros tipos de teorias da conspiração. Muitas das quais, tal como o movimento antivacina, acabam por fazer vítimas bastante reais.


Notícia exclusiva do nosso parceiro Expresso

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Mulher com megafone. Crédito: Freepik
Nacional

Alterações à lei laboral: setor privado deverá sentir maior impacto, mas função pública também pode ser afetada

12:06 17 Junho, 2026 12:07 17 Junho, 2026 | João Luís

Proposta de revisão das leis laborais prevê mais de 100 mudanças ao Código do Trabalho.: veja o impacto no setor privado e na função pública

Vespa no Figo. Crédito: Foto AI
Algarve Ciência

Quem come este fruto tradicional do Algarve está a comer vespas sem saber? A ciência explica

17:30 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Este fruto tradicional do Algarve esconde uma relação surpreendente com pequenas vespas polinizadoras

Marina de Albufeira.
Algarve

Corpo de turista de 23 anos desaparecido foi encontrado junto à marina de Albufeira

06:07 17 Junho, 2026 07:55 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Dias depois de ter desaparecido no mar, o corpo de um jovem turista britânico foi encontrado nas proximidades da marina de Albufeira

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Algarve Saúde

Novo hospital em Faro marca expansão do Grupo Lusíadas no sul do país

18:30 17 Junho, 2026 18:29 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto reforça presença do Grupo Lusíadas no Algarve, onde já conta com hospitais em Albufeira e Vilamoura

Manjericos, Crédito: Foto DR
Vida & Lazer

Tem manjerico em casa? Este erro pode fazê-lo murchar em poucos dias

19:00 17 Junho, 2026 15:07 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O manjerico é uma das plantas mais associadas aos Santos Populares, mas também uma das mais delicadas

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Desporto Nacional

Estreia de Portugal no Mundial2026 contará com os pais de Diogo Jota

16:50 17 Junho, 2026 17:05 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Joaquim e Isabel Silva foram convidados pela FPF para assistir à estreia de Portugal no Mundial2026, frente à RD Congo

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

O seu cartão está a ser clonado? Faça isto antes de usar o Multibanco para impedir que aconteça

16:30 17 Junho, 2026 14:41 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar um Multibanco, há sinais simples que deve verificar para evitar que os seus dados bancários sejam roubados

Algarve

Henrique nasceu numa ambulância dos Bombeiros de Lagos

14:40 17 Junho, 2026 15:09 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Caso terminou com final feliz para a família, após intervenção dos Bombeiros Voluntários de Lagos durante a madrugada desta quarta-feira

Ponte em construção. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Vem aí uma nova ponte internacional entre Portugal e Espanha que poupará 85 km de caminho: esta é a sua localização e o custo do projeto

16:00 15 Junho, 2026 15:01 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Construção desta nova ponte entre Portugal e Espanha permitirá poupar tempo em desvios e locais esperam também melhorias na economia local

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Vem aí calor extremo: especialista avisa para anomalia muito acima do normal em Portugal e estas vão ser as regiões mais afetadas

17:00 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os próximos dias deverão trazer uma nova fase de calor extremo, com temperaturas acima dos 40 ºC em várias zonas do interior

Mulher chateada. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Quem mente faz ‘sempre’ isto: conheça os sinais discretos que denunciam uma mentira mesmo quando tudo parece normal

15:10 17 Junho, 2026 14:37 17 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Gestos subtis, respostas vagas e detalhes que parecem inocentes podem revelar mais do que imagina quando alguém não está a dizer a verdade

Xpeng. Crédito: DR
Auto Mundo

Novo carro elétrico chinês chega a Portugal com mais de 600 km de autonomia e inteligência artificial: veja os preços

14:50 17 Junho, 2026 14:18 17 Junho, 2026 | João Luís

O novo Xpeng P7+ já foi apresentado em Portugal: o carro elétrico chinês chega com três versões e inteligência artificial integrada

Economia Europe Direct Algarve

Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva

12:18 17 Junho, 2026 12:18 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Micro, pequenas e médias empresas podem candidatar investimentos inovadores até 30 de setembro, pelo Balcão dos Fundos

Morango frescos. Créditos: Freepik
Vida & Lazer

“Espero que durem mais”: chef revela o truque simples para conservar morangos no início do verão

21:30 16 Junho, 2026 17:00 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os morangos são uma das frutas mais apreciadas da época, mas também uma das mais delicadas

Mulher com megafone. Crédito: Freepik
Nacional

Alterações à lei laboral: setor privado deverá sentir maior impacto, mas função pública também pode ser afetada

12:06 17 Junho, 2026 12:07 17 Junho, 2026 | João Luís

Proposta de revisão das leis laborais prevê mais de 100 mudanças ao Código do Trabalho.: veja o impacto no setor privado e na função pública

Vespa no Figo. Crédito: Foto AI
Algarve, Ciência

Quem come este fruto tradicional do Algarve está a comer vespas sem saber? A ciência explica

17:30 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Este fruto tradicional do Algarve esconde uma relação surpreendente com pequenas vespas polinizadoras

Marina de Albufeira.
Algarve

Corpo de turista de 23 anos desaparecido foi encontrado junto à marina de Albufeira

06:07 17 Junho, 2026 07:55 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Dias depois de ter desaparecido no mar, o corpo de um jovem turista britânico foi encontrado nas proximidades da marina de Albufeira

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Algarve, Saúde

Novo hospital em Faro marca expansão do Grupo Lusíadas no sul do país

18:30 17 Junho, 2026 18:29 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto reforça presença do Grupo Lusíadas no Algarve, onde já conta com hospitais em Albufeira e Vilamoura

Manjericos, Crédito: Foto DR
Vida & Lazer

Tem manjerico em casa? Este erro pode fazê-lo murchar em poucos dias

19:00 17 Junho, 2026 15:07 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O manjerico é uma das plantas mais associadas aos Santos Populares, mas também uma das mais delicadas

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Desporto, Nacional

Estreia de Portugal no Mundial2026 contará com os pais de Diogo Jota

16:50 17 Junho, 2026 17:05 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Joaquim e Isabel Silva foram convidados pela FPF para assistir à estreia de Portugal no Mundial2026, frente à RD Congo

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

O seu cartão está a ser clonado? Faça isto antes de usar o Multibanco para impedir que aconteça

16:30 17 Junho, 2026 14:41 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar um Multibanco, há sinais simples que deve verificar para evitar que os seus dados bancários sejam roubados

Algarve

Henrique nasceu numa ambulância dos Bombeiros de Lagos

14:40 17 Junho, 2026 15:09 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Caso terminou com final feliz para a família, após intervenção dos Bombeiros Voluntários de Lagos durante a madrugada desta quarta-feira

Ponte em construção. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Vem aí uma nova ponte internacional entre Portugal e Espanha que poupará 85 km de caminho: esta é a sua localização e o custo do projeto

16:00 15 Junho, 2026 15:01 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Construção desta nova ponte entre Portugal e Espanha permitirá poupar tempo em desvios e locais esperam também melhorias na economia local

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Vem aí calor extremo: especialista avisa para anomalia muito acima do normal em Portugal e estas vão ser as regiões mais afetadas

17:00 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os próximos dias deverão trazer uma nova fase de calor extremo, com temperaturas acima dos 40 ºC em várias zonas do interior

Mulher chateada. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Quem mente faz ‘sempre’ isto: conheça os sinais discretos que denunciam uma mentira mesmo quando tudo parece normal

15:10 17 Junho, 2026 14:37 17 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Gestos subtis, respostas vagas e detalhes que parecem inocentes podem revelar mais do que imagina quando alguém não está a dizer a verdade

Xpeng. Crédito: DR
Auto, Mundo

Novo carro elétrico chinês chega a Portugal com mais de 600 km de autonomia e inteligência artificial: veja os preços

14:50 17 Junho, 2026 14:18 17 Junho, 2026 | João Luís

O novo Xpeng P7+ já foi apresentado em Portugal: o carro elétrico chinês chega com três versões e inteligência artificial integrada

Economia, Europe Direct Algarve

Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva

12:18 17 Junho, 2026 12:18 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Micro, pequenas e médias empresas podem candidatar investimentos inovadores até 30 de setembro, pelo Balcão dos Fundos

Morango frescos. Créditos: Freepik
Vida & Lazer

“Espero que durem mais”: chef revela o truque simples para conservar morangos no início do verão

21:30 16 Junho, 2026 17:00 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os morangos são uma das frutas mais apreciadas da época, mas também uma das mais delicadas

Últimas Notícias

  • Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações
    Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações
  • Como Eusébio e Ronaldo: tavirense João Neves estreia-se a marcar no Mundial [vídeo]
    Como Eusébio e Ronaldo: tavirense João Neves estreia-se a marcar no Mundial [vídeo]
  • Tem manjerico em casa? Este erro pode fazê-lo murchar em poucos dias
    Tem manjerico em casa? Este erro pode fazê-lo murchar em poucos dias
  • Novo hospital em Faro marca expansão do Grupo Lusíadas no sul do país
    Novo hospital em Faro marca expansão do Grupo Lusíadas no sul do país
  • Jogador do Celtic casa-se com cantora britânica na Igreja Matriz de Estoi e a escolha do local não foi ao acaso
    Jogador do Celtic casa-se com cantora britânica na Igreja Matriz de Estoi e a escolha do local não foi ao acaso

Opinião

  • À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
    À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
  • Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994
    Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994
  • Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão
    Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
    Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
  • Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
    Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal