Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

Memórias do travestismo português pela voz dos veteranos

Três travestis portugueses que atravessaram a ditadura e o ‘boom’ dos espetáculos no pós-25 de Abril de 1974, contaram à Lusa o seu percurso e como o ‘glamour’ esmorecia ao saírem do palco, produto de uma sociedade intolerante

14:05 17 Janeiro, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

João Callati, Fernando Santos e Alberto Teixeira são dos travestis mais antigos em Portugal e todos viveram na pele as transformações proporcionadas pelas liberdades que surgiram com a revolução e hoje, com mais de 55 anos, ainda resistem ao mundo do ‘drag’ moderno.

O ‘drag’ ,também conhecido por transformismo, é forma contemporânea e mais popular para designar o travestismo.

O termo ‘travesti’ surgiu em Portugal nos anos 70 do século passado, quando os espetáculos eclodiram nos bairros noturnos das principais cidades do país. Até aí, durante uma ditadura que durou mais de 40 anos do século passado, a atividade era ilegal.

Havia, contudo, uma ocasião em que esta restrição era tolerada: o Carnaval. Em nome da folia e da diversão, os homens saíam à sua de perucas, com a roupa das mães ou das companheiras. Para aqueles que viam no Entrudo mais do que uma brincadeira, esta era a noite mais aguardada do ano.

João Callati, de 68 anos, cresceu nos bastidores dos teatros lisboetas e cedo se viu fascinado pelos extravagantes vestidos de lantejoulas que as atrizes envergavam. Ainda menor de idade, decidiu experimentar.

“Assim que comecei a fazer revista no Parque Mayer [em Lisboa], também comecei a atuar travestido em alguns barzinhos com amigos. Mas sempre às escondidas”, recordou à agência Lusa.

Porém, assim que teve oportunidade de deixar o país, emigrou para Paris onde existia maior tolerância e liberdade artística.

Foi no cabaret Madame Arthur que Zizi Mayer, o nome artístico que escolhera, teve o seu primeiro camarim.

“Um dia, quando uma estrelinha brilha lá no alto, os donos perguntaram-me se eu queria fazer um número de Zizi Jeanmaire [bailarina francesa] nem pensei duas vezes. Foi a minha rampa para fazer só travestismo”, relatou.

O regresso a Portugal aconteceria só após a queda do Estado Novo (em 1974). Na bagagem, trazia a experiência de atuar em palcos da capital francesa.

“Depois do 25 de Abril, os donos dos bares começaram a aceitar todas as pessoas que lá entravam com uma peruca. Não queriam qualidade, queriam era encher. Decidi arranjar um número só meu que mais ninguém fizesse. Como eu gostava muito de circo, aluguei umas jiboias e montei um número”.

A combinação entre o clima de abertura e novas ideias e o regresso dos artistas emigrados fez o ‘drag’ eclodir e instalar-se de Norte a Sul (Lisboa, Porto, Coimbra, Aveiro ou Faro), explicou.

Um desses casos foi o de Fernando Santos, de 58 anos, o criador da ‘drag queen’ Deborah Kristall.

Fernando Santos disse que durante essa época os espetáculos eram muito populares: “Até uma esfregona com uma peruca fazia dinheiro”.

Aos 17 anos, começou a frequentar os bares do Príncipe Real (Lisboa). Foi aqui que, em 1979, recebeu o seu primeiro convite para subir ao palco.

O seu primeiro clube foi o Fórmula 1, uma casa na Amadora que recebeu várias estrelas do transformismo português. “Éramos todos do mesmo grupo (…). Na altura, havia mais camaradagem, faziam-se amigos para a vida”, contou por seu lado João Callati, referindo que ainda se lembra do dia em que Suzy Flowers, a primeira ‘persona’ de Fernando Santos, naquilo que iria ser a sua profissão.

Até ao final dos anos 80, o ‘drag’ viveu a sua Era de Ouro. Os artistas tinham agendas cheias, com espetáculos durante toda a noite.

“Os travestis eram muito respeitados e acarinhados pelo público, tinham estatuto. Chegávamos às casas e era como se estivessem a receber grandes vedetas”, recordou também à Lusa outro travesti português, Alberto Teixeira, 62 anos, que pisou pela primeira vez os palcos também em 1979, na Praia de Mira, no distrito de Coimbra.

Sob a pele de Wanda Morelly, Alberto fez sucesso durante um dos espetáculos do Toma Lá Disto, uma peça itinerante, chegando a subir ao palco cinco vezes para agradecer ao público.

Nos bastidores, contudo, o ‘glamour’ esmorecia. Ao sair das salas de espetáculo, os artistas enfrentavam um mundo onde o preconceito ainda estava enraizado.

“Mesmo com a liberdade quase absoluta, era uma profissão perigosa. Quando fui fazer o cartão de artista, no sindicato do Parque Mayer, tive que suplicar que não escrevessem lá ‘travesti’. Imagine se me pedissem os documentos e eu apresentasse às autoridades um documento a dizer travesti? Nem pensar!”, lembrou Fernando Santos.

Hoje, confrontados com o desgaste da idade, dizem que isso não é um problema. Alberto Teixeira, aos 62 anos, contou que só os anos o ensinaram a aceitar os sinais da idade e torná-los um elemento de comédia.

“Agora já uso colãs e uma esponja para fazer anca, e consigo brincar com isso quando estou em palco. É importante ter sentido de humor, porque sei que dei ao público algo que não poderiam ver em nenhum outro espetáculo”, considerou.

Fernando Santos já conta com 36 anos de experiência, mas ainda sente borboletas no estômago antes de subir ao palco como se fosse o primeiro dia. Além de transformismo, também é diretor artístico de uma casa de entretenimento noturno – e tem tempo para a sétima arte. Em 2009, protagonizou o filme “Morrer como um Homem”, de João Pedro Rodrigues. “Cinema faria até ao fim da vida”, disse.

João Callati viu-se mais em casa durante este ano, rodeado por um imenso guarda-roupa que não chegou a usar – mas já tem saudades do frenesim dos espetáculos.

“Mesmo com uma ocupação tão desgastante, não tenho desejo de parar”, afirmou.


► Luta pela causa homossexual contada pelo fundador da Opus Gay

► Local de trabalho é o “último grande armário” das pessoas LGBTI+

► Extrema-direita pode pôr em causa direitos LGBTI+, alerta investigadora

► Atos sexuais entre pessoas do mesmo sexo são crime em 60 países da ONU

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Pessoa a pagar refeição. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Cafés e restaurantes podem cobrar 10 cêntimos pelas garrafas? Veja o que dizem as regras

13:10 7 Julho, 2026 13:01 7 Julho, 2026 | João Luís

Cobrança do depósito de 10 cêntimos nas garrafas depende do momento do pagamento. Saiba quando o valor pode ser pedido ao cliente

Martelo de juíz no tribunal. Crédito: Freepik
Algarve

Apresentações períódicas para treinador detido por abuso de menor em Vila Real de Santo António

07:15 8 Julho, 2026 06:52 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Homem de 29 anos foi detido em Vila Real de Santo António por factos que terão ocorrido em contexto de treinos desportivos

Tempo

Vem aí uma ‘gota fria’: calor em Portugal alivia e temperaturas descem a partir deste dia

07:00 8 Julho, 2026 19:50 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A partir de quinta-feira, as temperaturas devem descer em grande parte do país, sobretudo no litoral

Algarve

ASAE deteta indícios de lenocínio em estabelecimentos de massagens em Loulé

15:02 7 Julho, 2026 15:16 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Estabelecimentos de massagens em Loulé foram alvo de operação contra práticas ilícitas no setor do bem-estar

Algarve Cultura

Faro recebe duas novas exposições de arte contemporânea na Associação 289

07:41 8 Julho, 2026 07:44 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

“Aula de Retórica: Amor e Carne de Talho”, de Ricardo Cruzes e Mirian Tavares, e intervenção no Project Room, de Rosa Guedes, inauguram a 11 de julho

Algarve Cultura

Aljezur recebe cinema brasileiro, novo circo e uma longa-metragem colombiana

07:00 8 Julho, 2026 06:33 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Lavrar o Mar apresenta três novas propostas no Teatro de Palha, entre cinema, circo contemporâneo e poesia

Pessoa a mexer no comando do ar condixionado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Dorme com o ar condicionado ligado? Há um detalhe que muitos ignoram e que pode fazer a diferença

09:30 7 Julho, 2026 09:19 7 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Milhares de pessoas fazem o mesmo nas noites quentes. Mas deixar o ar condicionado ligado até de manhã pode ter efeitos inesperados

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Subsídio de Lar ajuda nas despesas da casa: saiba quem pode receber

17:20 7 Julho, 2026 14:58 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Subsídio de Lar é uma prestação paga em dinheiro para ajudar nas despesas com a manutenção da casa

Mulher com dificuldade em adormecer devido ao calor. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Sem ventoinha nem ar condicionado? Este truque japonês pode ajudar nas noites de calor

22:00 7 Julho, 2026 20:58 7 Julho, 2026 | João Luís

Colocar isto no congelador pode criar uma sensação de frescura temporária antes de dormir nas noites quentes

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Avião estacionado no aeroporto.
Europa

“Era uma temperatura desumana”: voo em Espanha que deveria demorar 1 h só levantou 6 h depois do previsto

16:10 7 Julho, 2026 15:34 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Voo entre Vigo e Madrid transformou-se num longo impasse depois de uma avaria obrigar os passageiros a permanecerem horas à espera

Idoso preocupado acompanhado da mulher. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Atenção à idade da reforma: revisão do INE pode mexer nas contas das pensões

14:12 7 Julho, 2026 14:12 7 Julho, 2026 | João Luís

Revisão dos dados da população pelo INE pode influenciar o cálculo da esperança de vida, a idade da reforma e o fator de sustentabilidade

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Mau tempo em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Mudança no tempo em Portugal: crista anticiclónica afasta-se e pode abrir porta à chuva

12:54 7 Julho, 2026 13:01 7 Julho, 2026 | João Luís

Nos próximos dias, a crista anticiclónica deverá deslocar-se para norte e permitir mais nebulosidade e alguma chuva em Portugal

Mundo

“Bebé milagre” declarado morto foi encontrado vivo na morgue horas depois: pais tinham consumido marijuana

08:00 7 Julho, 2026 17:33 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um bebé de 18 meses, no Arizona, foi declarado morto após quase se afogar numa piscina

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Pessoa a pagar refeição. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Cafés e restaurantes podem cobrar 10 cêntimos pelas garrafas? Veja o que dizem as regras

13:10 7 Julho, 2026 13:01 7 Julho, 2026 | João Luís

Cobrança do depósito de 10 cêntimos nas garrafas depende do momento do pagamento. Saiba quando o valor pode ser pedido ao cliente

Martelo de juíz no tribunal. Crédito: Freepik
Algarve

Apresentações períódicas para treinador detido por abuso de menor em Vila Real de Santo António

07:15 8 Julho, 2026 06:52 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Homem de 29 anos foi detido em Vila Real de Santo António por factos que terão ocorrido em contexto de treinos desportivos

Tempo

Vem aí uma ‘gota fria’: calor em Portugal alivia e temperaturas descem a partir deste dia

07:00 8 Julho, 2026 19:50 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A partir de quinta-feira, as temperaturas devem descer em grande parte do país, sobretudo no litoral

Algarve

ASAE deteta indícios de lenocínio em estabelecimentos de massagens em Loulé

15:02 7 Julho, 2026 15:16 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Estabelecimentos de massagens em Loulé foram alvo de operação contra práticas ilícitas no setor do bem-estar

Algarve, Cultura

Faro recebe duas novas exposições de arte contemporânea na Associação 289

07:41 8 Julho, 2026 07:44 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

“Aula de Retórica: Amor e Carne de Talho”, de Ricardo Cruzes e Mirian Tavares, e intervenção no Project Room, de Rosa Guedes, inauguram a 11 de julho

Algarve, Cultura

Aljezur recebe cinema brasileiro, novo circo e uma longa-metragem colombiana

07:00 8 Julho, 2026 06:33 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Lavrar o Mar apresenta três novas propostas no Teatro de Palha, entre cinema, circo contemporâneo e poesia

Pessoa a mexer no comando do ar condixionado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Dorme com o ar condicionado ligado? Há um detalhe que muitos ignoram e que pode fazer a diferença

09:30 7 Julho, 2026 09:19 7 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Milhares de pessoas fazem o mesmo nas noites quentes. Mas deixar o ar condicionado ligado até de manhã pode ter efeitos inesperados

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Subsídio de Lar ajuda nas despesas da casa: saiba quem pode receber

17:20 7 Julho, 2026 14:58 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Subsídio de Lar é uma prestação paga em dinheiro para ajudar nas despesas com a manutenção da casa

Mulher com dificuldade em adormecer devido ao calor. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Sem ventoinha nem ar condicionado? Este truque japonês pode ajudar nas noites de calor

22:00 7 Julho, 2026 20:58 7 Julho, 2026 | João Luís

Colocar isto no congelador pode criar uma sensação de frescura temporária antes de dormir nas noites quentes

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Avião estacionado no aeroporto.
Europa

“Era uma temperatura desumana”: voo em Espanha que deveria demorar 1 h só levantou 6 h depois do previsto

16:10 7 Julho, 2026 15:34 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Voo entre Vigo e Madrid transformou-se num longo impasse depois de uma avaria obrigar os passageiros a permanecerem horas à espera

Idoso preocupado acompanhado da mulher. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Atenção à idade da reforma: revisão do INE pode mexer nas contas das pensões

14:12 7 Julho, 2026 14:12 7 Julho, 2026 | João Luís

Revisão dos dados da população pelo INE pode influenciar o cálculo da esperança de vida, a idade da reforma e o fator de sustentabilidade

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Mau tempo em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Mudança no tempo em Portugal: crista anticiclónica afasta-se e pode abrir porta à chuva

12:54 7 Julho, 2026 13:01 7 Julho, 2026 | João Luís

Nos próximos dias, a crista anticiclónica deverá deslocar-se para norte e permitir mais nebulosidade e alguma chuva em Portugal

Mundo

“Bebé milagre” declarado morto foi encontrado vivo na morgue horas depois: pais tinham consumido marijuana

08:00 7 Julho, 2026 17:33 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um bebé de 18 meses, no Arizona, foi declarado morto após quase se afogar numa piscina

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Últimas Notícias

  • Tocou nestas 3 coisas? Especialistas dizem que deve lavar logo as mãos
    Tocou nestas 3 coisas? Especialistas dizem que deve lavar logo as mãos
  • Faro recebe duas novas exposições de arte contemporânea na Associação 289
    Faro recebe duas novas exposições de arte contemporânea na Associação 289
  • Apresentações períódicas para treinador detido por abuso de menor em Vila Real de Santo António
    Apresentações períódicas para treinador detido por abuso de menor em Vila Real de Santo António
  • Vem aí uma ‘gota fria’: calor em Portugal alivia e temperaturas descem a partir deste dia
    Vem aí uma ‘gota fria’: calor em Portugal alivia e temperaturas descem a partir deste dia
  • Aljezur recebe cinema brasileiro, novo circo e uma longa-metragem colombiana
    Aljezur recebe cinema brasileiro, novo circo e uma longa-metragem colombiana

Opinião

  • Bilhete Postal: O advogado do diabo | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: O advogado do diabo | Por Eduardo Costa
  • 40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
    40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
  • União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas
    União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas

Europe Direct Algarve

  • Consulta pública europeia procura soluções para crise da habitação
    Consulta pública europeia procura soluções para crise da habitação
  • 40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
    40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal