Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Nacional

Mais sozinhos e mais exaustos: estudo pioneiro revela que os países ocidentais são os mais afetados pelo burnout parental

Os países ocidentais, sobretudo os mais ricos e onde há uma cultura mais individualista, são os mais afetados pelo burnout parental. A conclusão é de um estudo internacional sem precedentes, que envolve mais de uma centena de cientistas de 42 países, incluindo Portugal

10:43 13 Abril, 2021
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Maria Filomena Gaspar, professora da Universidade de Coimbra e investigadora do Centro de Estudos Sociais

Liderado pelas investigadoras Isabelle Roskam e Moïra Mikolajczak, da Universidade Católica de Louvain, na Bélgica, em Portugal o estudo é coordenado por Anne Marie Fontaine, professora da Universidade do Porto (UP), e Maria Filomena Gaspar, professora da Universidade de Coimbra (UC) e investigadora do Centro de Estudos Sociais (CES).

O grande foco desta investigação internacional pioneira foi perceber se a incidência do burnout parental depende do contexto cultural do país em que se desenvolve, refletindo a preocupação da comunidade científica com o burnout induzido pelo stress associado ao cuidado de crianças e adolescentes – burnout parental – uma condição que traz sérias consequências quer para os adultos cuidadores, quer para as crianças.

Os resultados do estudo, já publicado no jornal científico Affective Science, evidenciam que a cultura, mais do que fatores socioeconómicos, desempenha um papel crucial na incidência do burnout de pais e mães, ou seja, as conclusões não deixam margem para dúvidas: nos países ocidentais mais ricos e onde há uma cultura mais individualista, as famílias em média têm menos filhos e são mais afetadas pelo fenómeno.

Isto significa que os valores individualistas nos países do Ocidente podem submeter cuidadores a níveis mais elevados de stress. «Esta descoberta leva-nos a repensar a máxima do ‘cada um por si’, que se espalha pelo mundo», afirma Isabelle Roskam.

Por sua vez, Anne Marie Fontaine nota que, «nos países individualistas, há o culto à performance e ao perfecionismo, e isso tem sido estendido também ao exercício do papel parental».

«A parentalidade nesses países pode ser uma atividade muito solitária, diferentemente do que ocorre em culturas mais coletivistas, como é o caso dos países de África, em que há um envolvimento maior de toda a comunidade na educação das crianças», sublinha Maria Filomena Gaspar. Além disso, acrescenta, «o individualismo tem-se agravado pela atual situação pandémica, em que as famílias nucleares encontram-se mais isoladas das suas redes de apoio habituais».

Considerando a atual crise de saúde, a equipa portuguesa também desenvolveu um estudo em que foi possível verificar um aumento da exaustão parental durante as medidas restritivas de confinamento. «Comparando-se os níveis de stress percecionados por pais e mães nos períodos anteriores e durante a pandemia, verificou-se um aumento para ambos os cuidadores. No entanto, é interessante ressaltar que este aumento da exaustão foi mais acentuado nos pais do que nas mães», afirma Joyce Aguiar, uma das autoras do estudo.

«Sabendo que Portugal é um país onde as mulheres são as principais responsáveis pelos cuidados com as crianças, esta maior propensão dos homens ao burnout parental deve-se não ao volume de tarefas parentais que de facto eles tenham assumido durante a pandemia, mas à ausência de recursos emocionais para lidar com as pressões de cuidar dos filhos nas atuais e desafiantes condições – em confinamento, sem apoio da família extensa, com o ensino à distância e o teletrabalho, por exemplo», esclarece.

Porém, refere ainda Maria Filomena Gaspar, «é de realçar que houve também pais e mães em Portugal que viveram o confinamento como uma oportunidade de redução do burnout parental com, respetivamente, 18,7% dos homens e 26,6% mulheres a relatarem essa melhoria».

«É fundamental que psicólogos clínicos e demais profissionais de saúde conheçam o burnout parental para que possam reconhecer os seus sintomas quando eventualmente se depararem com pais e mães nesta condição, que facilmente pode ser confundida com depressão. Para auxiliar no diagnóstico, fizemos uma adaptação ao português do Parental Burnout Assessment, publicada no New Directions for Child and Adolescent Development», finaliza Marisa Matias, membro da equipa e que trabalhou em conjunto com investigadoras do Brasil, de modo a garantir que o instrumento fosse adaptado tanto ao português europeu quanto brasileiro.

O artigo científico sobre o estudo, com o título “Parental Burnout Around the Globe: a 42-Country Study”, está disponível aqui.

Cristina Pinto
(Assessoria de Imprensa – Universidade de Coimbra – Comunicação de Ciência)

Estafeta a entregar encomenda. Crédito: Freepik
Nacional

Homem suspeito de procurar emprego como estafeta para furtar encomendas

10:40 28 Outubro, 2026 10:33 28 Outubro, 2026

Investigação levou a quatro detenções e a buscas em quatro concelhos: principais suspeitos ficaram impedidos de trabalhar em transportadoras

Pub

Centro de Congressos de Lagoa

06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

12 a 13 novembro

Algarve Cultura

Sandra Ramos apresenta em Portimão livro sobre autismo, maternidade e superação

11:00 28 Outubro, 2026 11:01 28 Outubro, 2026

Escritora regressa a Portimão para apresentar uma história real sobre autismo e maternidade, numa obra solidária que já vendeu 350 exemplares

Elevador da Glória.
Economia Nacional

Elevador da Glória: Fidelidade contesta indemnização de 1.000.000€ e alega que vítima sofreu durante pouco tempo antes de morrer

10:20 28 Outubro, 2026 10:00 28 Outubro, 2026

Seguradora contesta o valor pedido pela família de uma das vítimas mortais do acidente e apresenta as razões para justificar a sua posição

Algarve Desporto Economia

Ferragudo celebra 27 anos como vila e reivindica financiamento mais justo para a freguesia

08:13 28 Outubro, 2026 08:13 28 Outubro, 2026

Comemorações dos 27 anos de Ferragudo como vila incluem atividades e um debate sobre o futuro do Algarve, num contexto de reivindicações financeiras

LF
Algarve

Faro reúne meia centena de pessoas em protesto pela habitação e contra atuação policial

07:00 28 Outubro, 2026 06:55 28 Outubro, 2026

Manifestantes concentraram-se em Faro num protesto pelo direito à habitação e criticaram a intervenção da PSP em Lisboa e no Porto

Opinião Política

A extrema-esquerda acordou. A renda tocou o despertador | Por Tiago Manuel

09:50 28 Outubro, 2026 09:54 28 Outubro, 2026

"Voltar à luta de classes exige mais do que recuperar o vocabulário. Exige estar onde os salários falham, onde as rendas expulsam e onde trabalhar deixou de garantir autonomia"

Opinião Saúde

O AVC é tratável e evitável | Por Tiago Gregório

07:30 28 Outubro, 2026 19:14 27 Outubro, 2026

"O AVC é tratável e evitável. Investir no seu combate não é apenas um dever clínico, mas um imperativo ético. Juntos, podemos mudar a história do AVC em Portugal"

Tempo

Vai chover no Halloween? Eis a previsão para o fim de semana em Portugal continental

06:00 28 Outubro, 2026 16:06 27 Outubro, 2026

Sol e temperaturas acima da média deverão marcar o fim de semana. Saiba o que se prevê para o Halloween e o feriado

Europe Direct Algarve

Curso de Jornalismo Parlamentar regressa com formação em Lisboa e Estrasburgo para 20 jornalistas

10:30 28 Outubro, 2026 10:21 28 Outubro, 2026

Jornalistas com mais de dois anos de experiência podem candidatar-se ao curso de Jornalismo Parlamentar, com inscrições abertas até 30 de outubro

Cidade às escuras. Crédito: Freepik
Animais Nacional

Mega apagão marcado para 30 de outubro: população desafiada a desligar as luzes durante três horas

15:10 27 Outubro, 2026 14:10 27 Outubro, 2026

O mega apagão está marcado para sexta-feira, 30 de outubro, entre as 20h00 e as 23h00. Municípios, hotéis e até um aeroporto deverão aderir à iniciativa

Algarve Política

Conceição Cabrita volta ao Tribunal de Faro em julgamento por suspeitas de corrupção

18:20 27 Outubro, 2026 18:22 27 Outubro, 2026

Tribunal de Faro ouviu quatro arguidos no processo de alegada corrupção que envolve a ex-presidente da Câmara de Vila Real de Santo António

Opinião

Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman

18:36 27 Outubro, 2026 18:36 27 Outubro, 2026

"Queremos verdadeiramente saber se Fábio Paim é culpado, ou estamos apenas à espera que um tribunal confirme aquilo que já decidimos acreditar?"

Mulher a caminhar à chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva pode ganhar força em Portugal em novembro: vórtice polar dá sinais de mudança

09:30 27 Outubro, 2026 15:02 24 Outubro, 2026

Novembro poderá trazer mais chuva a Portugal. Uma alteração na circulação polar está entre os sinais acompanhados pelos modelos

Europa Vida & Lazer

Inglaterra está a enterrar mais de 2.000 árvores de Natal nas praias e o motivo está a surpreender

16:20 25 Outubro, 2026 13:53 25 Outubro, 2026

Milhares de árvores de Natal estão a ser enterradas nas praias de Inglaterra para combater a erosão costeira

Europe Direct Algarve Opinião Política

Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves

17:50 27 Outubro, 2026 18:01 27 Outubro, 2026

"O poder local não precisa só de um novo Código. Precisa de mais capacidade para decidir, mais meios para executar e mais responsabilidade perante os cidadãos"

Estafeta a entregar encomenda. Crédito: Freepik
Nacional

Homem suspeito de procurar emprego como estafeta para furtar encomendas

10:40 28 Outubro, 2026 10:33 28 Outubro, 2026

Investigação levou a quatro detenções e a buscas em quatro concelhos: principais suspeitos ficaram impedidos de trabalhar em transportadoras

Pub

Centro de Congressos de Lagoa

06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

12 a 13 novembro

Algarve, Cultura

Sandra Ramos apresenta em Portimão livro sobre autismo, maternidade e superação

11:00 28 Outubro, 2026 11:01 28 Outubro, 2026

Escritora regressa a Portimão para apresentar uma história real sobre autismo e maternidade, numa obra solidária que já vendeu 350 exemplares

Elevador da Glória.
Economia, Nacional

Elevador da Glória: Fidelidade contesta indemnização de 1.000.000€ e alega que vítima sofreu durante pouco tempo antes de morrer

10:20 28 Outubro, 2026 10:00 28 Outubro, 2026

Seguradora contesta o valor pedido pela família de uma das vítimas mortais do acidente e apresenta as razões para justificar a sua posição

Algarve, Desporto, Economia

Ferragudo celebra 27 anos como vila e reivindica financiamento mais justo para a freguesia

08:13 28 Outubro, 2026 08:13 28 Outubro, 2026

Comemorações dos 27 anos de Ferragudo como vila incluem atividades e um debate sobre o futuro do Algarve, num contexto de reivindicações financeiras

LF
Algarve

Faro reúne meia centena de pessoas em protesto pela habitação e contra atuação policial

07:00 28 Outubro, 2026 06:55 28 Outubro, 2026

Manifestantes concentraram-se em Faro num protesto pelo direito à habitação e criticaram a intervenção da PSP em Lisboa e no Porto

Opinião, Política

A extrema-esquerda acordou. A renda tocou o despertador | Por Tiago Manuel

09:50 28 Outubro, 2026 09:54 28 Outubro, 2026

"Voltar à luta de classes exige mais do que recuperar o vocabulário. Exige estar onde os salários falham, onde as rendas expulsam e onde trabalhar deixou de garantir autonomia"

Opinião, Saúde

O AVC é tratável e evitável | Por Tiago Gregório

07:30 28 Outubro, 2026 19:14 27 Outubro, 2026

"O AVC é tratável e evitável. Investir no seu combate não é apenas um dever clínico, mas um imperativo ético. Juntos, podemos mudar a história do AVC em Portugal"

Tempo

Vai chover no Halloween? Eis a previsão para o fim de semana em Portugal continental

06:00 28 Outubro, 2026 16:06 27 Outubro, 2026

Sol e temperaturas acima da média deverão marcar o fim de semana. Saiba o que se prevê para o Halloween e o feriado

Europe Direct Algarve

Curso de Jornalismo Parlamentar regressa com formação em Lisboa e Estrasburgo para 20 jornalistas

10:30 28 Outubro, 2026 10:21 28 Outubro, 2026

Jornalistas com mais de dois anos de experiência podem candidatar-se ao curso de Jornalismo Parlamentar, com inscrições abertas até 30 de outubro

Cidade às escuras. Crédito: Freepik
Animais, Nacional

Mega apagão marcado para 30 de outubro: população desafiada a desligar as luzes durante três horas

15:10 27 Outubro, 2026 14:10 27 Outubro, 2026

O mega apagão está marcado para sexta-feira, 30 de outubro, entre as 20h00 e as 23h00. Municípios, hotéis e até um aeroporto deverão aderir à iniciativa

Algarve, Política

Conceição Cabrita volta ao Tribunal de Faro em julgamento por suspeitas de corrupção

18:20 27 Outubro, 2026 18:22 27 Outubro, 2026

Tribunal de Faro ouviu quatro arguidos no processo de alegada corrupção que envolve a ex-presidente da Câmara de Vila Real de Santo António

Opinião

Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman

18:36 27 Outubro, 2026 18:36 27 Outubro, 2026

"Queremos verdadeiramente saber se Fábio Paim é culpado, ou estamos apenas à espera que um tribunal confirme aquilo que já decidimos acreditar?"

Mulher a caminhar à chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva pode ganhar força em Portugal em novembro: vórtice polar dá sinais de mudança

09:30 27 Outubro, 2026 15:02 24 Outubro, 2026

Novembro poderá trazer mais chuva a Portugal. Uma alteração na circulação polar está entre os sinais acompanhados pelos modelos

Europa, Vida & Lazer

Inglaterra está a enterrar mais de 2.000 árvores de Natal nas praias e o motivo está a surpreender

16:20 25 Outubro, 2026 13:53 25 Outubro, 2026

Milhares de árvores de Natal estão a ser enterradas nas praias de Inglaterra para combater a erosão costeira

Europe Direct Algarve, Opinião, Política

Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves

17:50 27 Outubro, 2026 18:01 27 Outubro, 2026

"O poder local não precisa só de um novo Código. Precisa de mais capacidade para decidir, mais meios para executar e mais responsabilidade perante os cidadãos"

Últimas Notícias

  • Filho de manifestante revela dificuldades com a crise da habitação: “A mãe precisa do dinheiro para não ficarmos na rua”
    Filho de manifestante revela dificuldades com a crise da habitação: “A mãe precisa do dinheiro para não ficarmos na rua”
  • Sandra Ramos apresenta em Portimão livro sobre autismo, maternidade e superação
    Sandra Ramos apresenta em Portimão livro sobre autismo, maternidade e superação
  • Homem suspeito de procurar emprego como estafeta para furtar encomendas
    Homem suspeito de procurar emprego como estafeta para furtar encomendas
  • Curso de Jornalismo Parlamentar regressa com formação em Lisboa e Estrasburgo para 20 jornalistas
    Curso de Jornalismo Parlamentar regressa com formação em Lisboa e Estrasburgo para 20 jornalistas
  • Elevador da Glória: Fidelidade contesta indemnização de 1.000.000€ e alega que vítima sofreu durante pouco tempo antes de morrer
    Elevador da Glória: Fidelidade contesta indemnização de 1.000.000€ e alega que vítima sofreu durante pouco tempo antes de morrer

Opinião

  • A extrema-esquerda acordou. A renda tocou o despertador | Por Tiago Manuel
    A extrema-esquerda acordou. A renda tocou o despertador | Por Tiago Manuel
  • O AVC é tratável e evitável | Por Tiago Gregório
    O AVC é tratável e evitável | Por Tiago Gregório
  • Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman
    Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman

Europe Direct Algarve

  • Curso de Jornalismo Parlamentar regressa com formação em Lisboa e Estrasburgo para 20 jornalistas
    Curso de Jornalismo Parlamentar regressa com formação em Lisboa e Estrasburgo para 20 jornalistas
  • Olhão reúne 120 participantes de três regiões para promover a inovação social e o emprego
    Olhão reúne 120 participantes de três regiões para promover a inovação social e o emprego
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal