Skip to content
Postal

Postal

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Lifestyle
      • Astrologia
      • Animais
      • Insólito
      • Pensamentos
      • Gastronomia
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
      • Cultura.Sul
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Ofertas & Descobertas
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
Menu
Nacional

Loulé adquire terreno para construir área verde com estacionamento subterrâneo no centro de Quarteira

Autarquia de Loulé adquire terreno para travar betonização.

12:56 15 Dezembro, 2022 12:56 15 Dezembro, 2022 | Henrique Dias Freire
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O município de Loulé adquiriu um terreno de 1,5 hectares no centro de Quarteira, por 1,3 milhões de euros, onde vai construir “uma área verde densamente arborizada” com estacionamento subterrâneo, informou a autarquia.

Em comunicado, a autarquia adiantou que a Assembleia Municipal aprovou por unanimidade, na terça-feira, a aquisição do terreno, contíguo ao local onde decorre semanalmente o mercado da fruta, no centro de Quarteira, a sul da avenida Francisco Sá Carneiro, que já é propriedade do município.

Com esta decisão, a autarquia pretende “travar a betonização” de Quarteira, uma povoação piscatória situada ao lado de Vilamoura que tem sido nos últimos anos sujeita a uma grande pressão imobiliária ligada ao desenvolvimento do setor turístico.

A Câmara de Loulé sublinha que esta aquisição tem uma “importância fundamental” na sua estratégia de ordenamento urbanístico de Quarteira, além de se “impedir o avanço de mais construção”.

“Numa área bastante atrativa para os apetites imobiliários, projeta-se agora um espaço verde para lazer que ficará integrado na estrutura ecológica da cidade, essencial para garantir o equilíbrio harmonioso, entre o edificado consolidado e as áreas de fruição e lazer”, lê-se no comunicado.

O parque de estacionamento será, segundo a edilidade, “uma resposta importante para a crescente procura, seja devido ao elevado número de turistas que visitam a cidade, seja pelo aumento dos negócios ligados ao comércio e serviços, naquela área da cidade”.

“Este momento tem um enorme significado. Foi uma bandeira política à qual nos dedicámos durante mais de duas décadas. Desde 1998, na altura exercendo funções autárquicas no executivo municipal, que nos apercebemos que aquele terreno seria estratégico e muito importante, uma oportunidade única para descomprimir a carga urbanística elevadíssima que, já naquela altura, contribuiu para gerar uma imagem negativa da cidade”, afirmou durante a sessão ordinária da Assembleia Municipal o presidente da autarquia, o socialista Vítor Aleixo, citado na nota.

O município assegura que irá “devolver aquele espaço aos quarteirenses com qualidade, verde, artificialização mínima e com um parque de estacionamento”, tornando a cidade “mais sustentável, capaz de acolher e proteger a biodiversidade”.

Segundo Vítor Aleixo, a autarquia está a “privilegiar a qualidade ambiental com a criação de um grande pulmão verde”, que permitirá diminuir as emissões de gases nocivos para a atmosfera, produzindo assim “um ambiente mais”.

A autarquia recorda que, em 2019, o município já tinha estabelecido “medidas preventivas para esta área”, no âmbito da revisão do Plano de Desenvolvimento Municipal (PDM), para garantir a sua descompressão, “uma das últimas oportunidades para requalificar e reequilibrar Quarteira”.

×
Publicidade
Ciência, Nacional

Mês das tempestades está a chegar: “vão ser mais intensas do que o normal” e isto será o “mais preocupante”

13:21 19 Novembro, 2025 13:21 19 Novembro, 2025 | Miguel Frazão

Dezembro pode trazer mais do que frio, com modelos a contrariar aquilo que é habitual e tempestades a ganhar forma

Algarve

Seis detidos em Olhão por tráfico e posse de armas proibidas

07:13 19 Novembro, 2025 07:18 19 Novembro, 2025 | Cristina Mendonça

Investigação de oito meses da GNR em Olhão culmina com seis detidos e a apreensão de estupefacientes, armas e milhares de euros

Nacional

Nova tempestade a caminho de Portugal com chuva ‘em força’ a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas

19:10 19 Novembro, 2025 18:54 19 Novembro, 2025 | Gonçalo Viegas

O tempo mais frio e com ausência de chuva tem os 'dias contados' em Portugal continental, com a chegada de uma nova frente atlântica nos próximos dias

Nacional

‘Invasão polar’ chega a Portugal: este vai ser o dia mais frio e os -7ºC não serão o único problema para estas regiões

10:00 18 Novembro, 2025 13:42 19 Novembro, 2025 | Rubén Gonçalves

Os modelos meteorológicos apontam para um episódio de frio extremo que pode surpreender várias regiões em Portugal

Economia

Mulher consegue pensão de viuvez sem estar em união de facto: tribunal confirmou e este foi o motivo

19:30 19 Novembro, 2025 17:08 19 Novembro, 2025 | João Luís

Uma mulher recebeu a pensão de viuvez apesar de não estar registada como parceira de facto. O tribunal espanhol explicou porque abriu uma exceção rara.

Animais, Mundo, Vídeo

Uma anaconda gigante bloqueou a estrada e os condutores resolveram o problema desta forma [vídeo]

18:40 19 Novembro, 2025 18:16 19 Novembro, 2025 | Luís Santos

O momento em que uma anaconda surgiu numa via movimentada do Brasil acabou por provocar uma reação pouco comum entre os condutores

Lifestyle

TAP avisa passageiros: se lhe mandarem colocar a mala de mão no porão faça logo isto

10:26 19 Novembro, 2025 10:26 19 Novembro, 2025 | Miguel Frazão

É comum haver passageiros que são solicitados para colocar a mala de mão no porão de forma gratuita, mas há uma coisa que deve fazer logo

Algarve, Gastronomia

Chef lança alerta: este marisco “desapareceu todo” no Algarve e já saiu do menu do seu restaurante

17:10 19 Novembro, 2025 16:01 19 Novembro, 2025 | Miguel Frazão

O chef de cozinha até já retirou o marisco em causa do menu do seu restaurante no Algarve, uma vez que "desapareceu todo"

Algarve, Cultura, Vídeo

Homenagem a Tela Leão marca Noite de Microfone Aberto na Casa Álvaro de Campos em Tavira

19:40 19 Novembro, 2025 19:35 19 Novembro, 2025 | Cristina Mendonça

Tavira acolhe a Noite de Microfone Aberto esta quinta-feira, numa edição dedicada à memória e legado cultural de Tela Leão

Ensino, Europe Direct Algarve

Escola de Olhão recebe professores da Polónia e mostra projetos de inclusão e tecnologia

09:01 19 Novembro, 2025 09:02 19 Novembro, 2025 | Cristina Mendonça

Professores polacos visitaram Olhão para conhecer práticas de inclusão e ensino profissional financiadas por projeto europeu

Economia, Europa

Mulher não trabalha, recebe 1.600 euros de pensão e dedica-se a um hobby que poucos fariam

12:30 17 Novembro, 2025 12:12 17 Novembro, 2025 | Tiago Alcobia

Uma mulher espanhola de 64 anos ocupa os seus dias a praticar o seu hobby, vivendo apenas da pensão de viuvez do marido

Economia, Mundo

Para quando em Portugal? Neste país os preços das casas novas estão a descer há 28 meses seguidos

09:00 16 Novembro, 2025 10:53 14 Novembro, 2025 | Miguel Frazão

Durante mais de dois anos, os preços das casas novas caem sempre no mesmo país e a tendência está a levantar questões em Portugal

Economia, Mundo

Com menos de 30 anos vai ter salário-base de 344 mil euros: jovem português é o mais novo de sempre nesta posição

15:00 15 Novembro, 2025 22:17 16 Novembro, 2025 | Francisco Nascimento

Num cargo ambicionado por muitos, este jovem português irá auferir, pelo menos, 344.000€ anuais, valor que pode subir com bónus, em caso de boa performance

Economia, Mundo

Para breve em Portugal? Supermercados proibidos de abrir aos domingos já é realidade num país lusófono

11:03 18 Novembro, 2025 11:19 18 Novembro, 2025 | João Luís

Estado brasileiro prepara-se para mudar a rotina dos consumidores: supermercados vão fechar aos domingos

Economia, Tech

Frio ‘polar’ a caminho: siga estas dicas e poupe muitos euros na fatura da eletricidade

21:00 18 Novembro, 2025 14:27 19 Novembro, 2025 | João Luís

O frio está a chegar e o aquecimento pode pesar na fatura: estas oito dicas ajudam a poupar eletricidade sem perder conforto

Algarve, Tech

Empresa algarvia Dengun entre as 20 melhores empresas tecnológicas para trabalhar

10:49 18 Novembro, 2025 10:49 18 Novembro, 2025 | Cristina Mendonça

Miguel Fernandes, fundador da Dengun, sublinha que quando há equilíbrio “todos ganham”: colaboradores, empresa e clientes

Ciência, Nacional

Mês das tempestades está a chegar: “vão ser mais intensas do que o normal” e isto será o “mais preocupante”

13:21 19 Novembro, 2025 13:21 19 Novembro, 2025 | Miguel Frazão

Dezembro pode trazer mais do que frio, com modelos a contrariar aquilo que é habitual e tempestades a ganhar forma

Algarve

Seis detidos em Olhão por tráfico e posse de armas proibidas

07:13 19 Novembro, 2025 07:18 19 Novembro, 2025 | Cristina Mendonça

Investigação de oito meses da GNR em Olhão culmina com seis detidos e a apreensão de estupefacientes, armas e milhares de euros

Nacional

Nova tempestade a caminho de Portugal com chuva ‘em força’ a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas

19:10 19 Novembro, 2025 18:54 19 Novembro, 2025 | Gonçalo Viegas

O tempo mais frio e com ausência de chuva tem os 'dias contados' em Portugal continental, com a chegada de uma nova frente atlântica nos próximos dias

Nacional

‘Invasão polar’ chega a Portugal: este vai ser o dia mais frio e os -7ºC não serão o único problema para estas regiões

10:00 18 Novembro, 2025 13:42 19 Novembro, 2025 | Rubén Gonçalves

Os modelos meteorológicos apontam para um episódio de frio extremo que pode surpreender várias regiões em Portugal

Economia

Mulher consegue pensão de viuvez sem estar em união de facto: tribunal confirmou e este foi o motivo

19:30 19 Novembro, 2025 17:08 19 Novembro, 2025 | João Luís

Uma mulher recebeu a pensão de viuvez apesar de não estar registada como parceira de facto. O tribunal espanhol explicou porque abriu uma exceção rara.

Animais, Mundo, Vídeo

Uma anaconda gigante bloqueou a estrada e os condutores resolveram o problema desta forma [vídeo]

18:40 19 Novembro, 2025 18:16 19 Novembro, 2025 | Luís Santos

O momento em que uma anaconda surgiu numa via movimentada do Brasil acabou por provocar uma reação pouco comum entre os condutores

Lifestyle

TAP avisa passageiros: se lhe mandarem colocar a mala de mão no porão faça logo isto

10:26 19 Novembro, 2025 10:26 19 Novembro, 2025 | Miguel Frazão

É comum haver passageiros que são solicitados para colocar a mala de mão no porão de forma gratuita, mas há uma coisa que deve fazer logo

Algarve, Gastronomia

Chef lança alerta: este marisco “desapareceu todo” no Algarve e já saiu do menu do seu restaurante

17:10 19 Novembro, 2025 16:01 19 Novembro, 2025 | Miguel Frazão

O chef de cozinha até já retirou o marisco em causa do menu do seu restaurante no Algarve, uma vez que "desapareceu todo"

Algarve, Cultura, Vídeo

Homenagem a Tela Leão marca Noite de Microfone Aberto na Casa Álvaro de Campos em Tavira

19:40 19 Novembro, 2025 19:35 19 Novembro, 2025 | Cristina Mendonça

Tavira acolhe a Noite de Microfone Aberto esta quinta-feira, numa edição dedicada à memória e legado cultural de Tela Leão

Ensino, Europe Direct Algarve

Escola de Olhão recebe professores da Polónia e mostra projetos de inclusão e tecnologia

09:01 19 Novembro, 2025 09:02 19 Novembro, 2025 | Cristina Mendonça

Professores polacos visitaram Olhão para conhecer práticas de inclusão e ensino profissional financiadas por projeto europeu

Economia, Europa

Mulher não trabalha, recebe 1.600 euros de pensão e dedica-se a um hobby que poucos fariam

12:30 17 Novembro, 2025 12:12 17 Novembro, 2025 | Tiago Alcobia

Uma mulher espanhola de 64 anos ocupa os seus dias a praticar o seu hobby, vivendo apenas da pensão de viuvez do marido

Economia, Mundo

Para quando em Portugal? Neste país os preços das casas novas estão a descer há 28 meses seguidos

09:00 16 Novembro, 2025 10:53 14 Novembro, 2025 | Miguel Frazão

Durante mais de dois anos, os preços das casas novas caem sempre no mesmo país e a tendência está a levantar questões em Portugal

Economia, Mundo

Com menos de 30 anos vai ter salário-base de 344 mil euros: jovem português é o mais novo de sempre nesta posição

15:00 15 Novembro, 2025 22:17 16 Novembro, 2025 | Francisco Nascimento

Num cargo ambicionado por muitos, este jovem português irá auferir, pelo menos, 344.000€ anuais, valor que pode subir com bónus, em caso de boa performance

Economia, Mundo

Para breve em Portugal? Supermercados proibidos de abrir aos domingos já é realidade num país lusófono

11:03 18 Novembro, 2025 11:19 18 Novembro, 2025 | João Luís

Estado brasileiro prepara-se para mudar a rotina dos consumidores: supermercados vão fechar aos domingos

Economia, Tech

Frio ‘polar’ a caminho: siga estas dicas e poupe muitos euros na fatura da eletricidade

21:00 18 Novembro, 2025 14:27 19 Novembro, 2025 | João Luís

O frio está a chegar e o aquecimento pode pesar na fatura: estas oito dicas ajudam a poupar eletricidade sem perder conforto

Algarve, Tech

Empresa algarvia Dengun entre as 20 melhores empresas tecnológicas para trabalhar

10:49 18 Novembro, 2025 10:49 18 Novembro, 2025 | Cristina Mendonça

Miguel Fernandes, fundador da Dengun, sublinha que quando há equilíbrio “todos ganham”: colaboradores, empresa e clientes

Últimas

  • Vão haver cortes de luz prolongados em Portugal nesta data e estas serão as regiões mais afetadas
    Vão haver cortes de luz prolongados em Portugal nesta data e estas serão as regiões mais afetadas
  • Poesia e música voltam a cruzar-se no ciclo Poemus com apresentação de ‘Espúria’
    Poesia e música voltam a cruzar-se no ciclo Poemus com apresentação de ‘Espúria’
  • Homenagem a Tela Leão marca Noite de Microfone Aberto na Casa Álvaro de Campos em Tavira
    Homenagem a Tela Leão marca Noite de Microfone Aberto na Casa Álvaro de Campos em Tavira
  • Mulher consegue pensão de viuvez sem estar em união de facto: tribunal confirmou e este foi o motivo
    Mulher consegue pensão de viuvez sem estar em união de facto: tribunal confirmou e este foi o motivo
  • Duas vitórias mantêm Portugal na luta pelos lugares cimeiros do Mundial de Ultimate
    Duas vitórias mantêm Portugal na luta pelos lugares cimeiros do Mundial de Ultimate

Opinião

  • As culpadas são as parturientes | Por Daniel Graça
    As culpadas são as parturientes | Por Daniel Graça
  • A justiça mediática e as fragilidades da democracia portuguesa | Por Luís Ganhão
    A justiça mediática e as fragilidades da democracia portuguesa | Por Luís Ganhão
  • À medida que o SNS falha, cresce a procura por cuidados privados
    À medida que o SNS falha, cresce a procura por cuidados privados
  • 50 anos de património mundial: A Convenção de 1972 da Unesco, o ponto de viragem de Portugal
    50 anos de património mundial: A Convenção de 1972 da Unesco, o ponto de viragem de Portugal
  • A justiça do polegar levantado | Por Anna Kosmider Leal
    A justiça do polegar levantado | Por Anna Kosmider Leal
Há um novo Postal do Algarve nas bancas com o Expresso 🌍

Europe Direct Algarve

  • Escola de Olhão recebe professores da Polónia e mostra projetos de inclusão e tecnologia
    Escola de Olhão recebe professores da Polónia e mostra projetos de inclusão e tecnologia
  • Nova pensão a caminho? União Europeia avança com proposta que pode ‘mexer’ com a reforma de todos os portugueses
    Nova pensão a caminho? União Europeia avança com proposta que pode ‘mexer’ com a reforma de todos os portugueses
  • Atenção ao carro que conduz: União Europeia avalia cenário que afeta milhões de condutores
    Atenção ao carro que conduz: União Europeia avalia cenário que afeta milhões de condutores
Seguir
  • Política de Privacidade, Termos e Condições, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
Ficha Técnica e Contactos do Postal
©2025 Postal