Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

Leiloeira Santo Eloy apoia Médicos do Mundo com leilão solidário

Iniciativa pretende angariar recursos para a disponibilização de cuidados de saúde a populações carenciadas nas áreas do VIH/SIDA, doenças crónicas e debilitantes, saúde mental, apoio psicossocial e exclusão social

11:42 10 Março, 2021 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Leiloeira Santo Eloy apoia a missão da Associação Médicos do Mundo com um Leilão Solidário, que se inicia Online de 26 a 31 de março, passando a Live às 19 horas do dia 31 de março, na Rua Almeida e Sousa, nº 28 B, 1350-012 Lisboa.

“Este leilão foi pensado para abranger o maior número de pessoas, tendo como critério a escolha de peças acessíveis ao público em geral”, explica a leiloeira em comunicado.

A destacar do acervo a ser leiloado algumas peças de prata de mestres ourives importantes, a realçar o guarda-joias miniatura, de Hermann Ratzersdorfer; a salva barroca de prata portuguesa D. Pedro II/D. João V, com excecional trabalho de cinzel; um importante jarro de prata com tampa, de Almeida Júnior; um par de candelabros de prata de sete lumes, assinado Leitão & Irmão (Joalheiros da Coroa); assim como um notável cofre/guarda-jóias de prata portuguesa, referenciado e ilustrado no livro de Pedro Fazenda “A Ourivesaria Portuguesa Contemporânea e os Metais e as Pedras Preciosas”, Lisboa, 1927; uma floreira em forma de cisne, da oficina de Manuel Alcino; e uma raríssima caixa de chá de sabor oriental, de Francisco Oliveira Sampaio.

Quanto às jóias, a Leiloeira Santo Eloy realça “um colar com cerca de 490 pérolas naturais; um “Carnet de Bal” dos finais do século XIX; uma importante pulseira de ouro branco, circa 1960, cravejada com 175 Diamantes”. Também enaltece “a pregadeira “Andorinhas”, de Leitão & Irmão; um alfinete cabeça de burro de ouro e prata, cravejado de diamantes, trabalho francês dos inícios do século XX”, explicando que “este animal superiormente inteligente, simboliza a força e determinação”.

Por último, “um conjunto de peças de museu, nomeadamente um “Sequillé”, par de brincos e um pendente cruciforme de ouro e diamantes, dos finais do século XVII/XVIII. Da mesma origem destaca-se uma pregadeira “Girândola”, do século XVIII, de Prata, cravejada com quartzos e quartzos ametistas”.

Também serão levados a leilão relógios de pulso de conceituadas marcas internacionais, nomeadamente, Patek Phillippe, Girard Perregaux, Chanel, Cartier, Gucci, Longines, Omega com destaque para o modelo “Cosmic Moonphase”.

Segundo refere a leiloeira , “a meta da iniciativa passa pela angariação de recursos para a disponibilização de cuidados de saúde a populações carenciadas nas áreas do VIH/SIDA, doenças crónicas e debilitantes, saúde mental, apoio psicossocial e exclusão social”.

“A resposta positiva e interesse relativamente a este Leilão Solidário justificam a nossa decisão de apoiar a missão da Médicos do Mundo enquanto intervenção relevante junto de uma população que necessita de atenção e cuidados redobrados. Esta iniciativa faz parte da visão de um mundo pós-COVID que irá exigir maior transparência e mais confiança. Temos, por isso, de estar presentes e ativos de forma diferenciada, com uma postura impactante e munida de propósito e que promova a gestão de relações benéficas entre as empresas e a comunidade envolvente”, explica José Baptista, fundador da Leiloeira Santo Eloy.

Tanto a Santo Eloy como a Médicos do Mundo querem dar valor ao que tem valor, seja à Vida ou a peças com história. Este objetivo partilhado, que é o reconhecimento pela Santo Eloy que os desafios que afetam a nossa comunidade nos dizem respeito a todos e merecem uma resposta colaborativa, tem assim a sua primeira ação em conjunto com este leilão solidário.

Tendo na sua génese a figura do patrono dos Ourives, Santo Eloy, a leiloeira faz desse modelo de serviço aos mais desfavorecidos e à comunidade um modelo de atenção para com questões prementes na sociedade. Perante um contexto de dificuldades generalizadas e efeitos nefastos da pandemia, a atividade da leiloeira arranca com uma ação orientada a apoiar soluções concretas junto das populações que se encontram numa situação mais debilitada.

Sobre a Leiloeira Santo Eloy:

A Santo Eloy é a mais recente leiloeira no mercado nacional, tendo iniciado a sua atividade em janeiro de 2021.

Diferencia-se pela aposta na Ourivesaria, com destaque para Ouro, Pratas, Joias, Relógios, Pedras Preciosas e Moedas de Ouro. Sendo especializada no setor de Ourivesaria, encontra-se preparada e apetrechada para servir os colecionadores, investidores e público em geral, possuindo uma maior competência e disponibilidade para a informação e investigação das peças a leiloar.

Pauta a sua atuação pelos cinco “C” de Conhecimento, Competência, Compromisso, Confiança, Cumplicidade, possíveis numa equipa multidisciplinar e com provas dadas no mercado. Os seus peritos são experientes e de alto nível profissional, e exibem um elevado critério e qualidade nas peças que selecionam e apresentam. A leiloeira procura a valorização das peças a seu cargo, através de um estudo mais profundo da sua história, dos seus mestres e das suas técnicas, e a criação de mais valia para o mercado, através de uma informação mais esclarecedora e transparente.

Sobre a Médicos do Mundo:

A Associação Médicos do Mundo é uma Organização Não-Governamental de ajuda humanitária e de cooperação para o desenvolvimento, sem filiação partidária ou religiosa, que desenvolve projetos de cooperação para o desenvolvimento em saúde e ajuda humanitária em todo o mundo, prestando cuidados de saúde a populações vulneráveis. O seu trabalho assenta no direito fundamental de todos os seres humanos terem acesso a cuidados de saúde, independentemente da sua nacionalidade, religião, ideologia, raça ou possibilidades económicas.

É hoje uma organização de referência na área do desenvolvimento e ajuda humanitária, com mais de 36 anos de existência, presente em 80 países e com 439 projetos. A delegação portuguesa, fundada em 1999, e com atuação em Lisboa, Porto, Barcelos, Castanheira de Pera, Évora e Moçambique, tem 19 projetos em Portugal que melhoram a vida a mais de 7 mil pessoas por ano.

Pessoa a mexer no quadro da eletricidade. Crédito: Freepik
Nacional

Milhares podem ficar sem eletricidade: cortes de luz chegam esta quinta-feira e estas são as regiões afetadas

14:00 19 Agosto, 2026 13:50 19 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Interrupções programadas no fornecimento de eletricidade vão atingir dezenas de zonas já a partir desta quinta-feira

Ponte Quinta do Lago.
Algarve

Nem Cabanas nem Cacela: para chegar a esta praia no Algarve há uma ponte de madeira com 300 metros que atravessa a Ria Formosa

10:20 19 Agosto, 2026 08:02 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Entre a Ria Formosa e o Atlântico, uma ponte pedonal de 300 metros dá acesso a uma praia algarvia rodeada por dunas

Dia de chuva. Crédito: Magnific AI
Tempo

Chuva volta a Portugal continental: grande mudança chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

10:00 19 Agosto, 2026 18:00 18 Agosto, 2026 | Luís Santos

A chuva deverá voltar a Portugal continental nos próximos dias, com várias regiões a sentirem uma mudança no estado do tempo

Supermercado da Mercadona.
Economia Europa

Mercadona confirma: vem aí uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

07:20 18 Agosto, 2026 12:12 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova regra em Espanha vai alterar o preço pago em alguns produtos no supermercado, mas o dinheiro pode ser recuperado

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Adeus calor, olá mau tempo: chuva, trovoadas e vento forte regressam a Portugal nestes dias

07:00 19 Agosto, 2026 15:18 18 Agosto, 2026 | João Luís

Estado do tempo muda de forma evidente, com queda acentuada dos termómetros, aumento do vento e chuva em várias regiões

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas podem vir a receber pouco mais de um terço do último salário a partir desta data

08:00 19 Agosto, 2026 18:32 18 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Projeções europeias apontam para uma forte descida do peso das pensões face ao último salário, com a taxa de substituição a poder cair para cerca de 37%

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas com estas pensões ficam dispensados de 3 obrigações na nova Prestação Social Única

19:00 18 Agosto, 2026 18:01 18 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A Prestação Social Única traz regras diferentes para alguns pensionistas, que ficam dispensados de três condições

Algarve Cultura Desporto

Festa de Alcoutim regressa com Tony Carreira, David Antunes, Ivandro e espetáculo piromusical

10:50 19 Agosto, 2026 10:52 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Alcoutim volta a receber milhares de visitantes para três dias de concertos, bailes, animação, desporto e tradições ligadas ao Guadiana

Algarve

GNR procura homem desaparecido há duas semanas na serra de Loulé

10:10 19 Agosto, 2026 10:35 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Ildefonso Cabrita, de 67 anos, está desaparecido desde 5 de agosto. A GNR já realizou buscas com cães e drones na zona de Alte

Nadadora-salvadora.
Algarve

“Fomos surpreendidos”: banhista chega a esta praia no Algarve e recebe advertência da nadadora-salvadora antes de entrar na água

18:20 18 Agosto, 2026 14:55 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banhista chegou com a família a uma conhecida praia no Algarve e recebeu uma advertência da nadadora-salvadora ainda antes de entrar na água

Idoso com notas de euro na mão.
Economia Europe Direct Algarve

Há uma compensação a partir de 250€ para estes portugueses mas só recebe quem a pedir

13:40 19 Agosto, 2026 15:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Alguns portugueses podem ter direito a uma compensação que começa nos 250€ e pode ir até aos 600€, mas têm de fazer o pedido

Opinião Saúde

Ao menino e ao borracho, põe-lhes Deus a mão por baixo… | Por Filomena Matos

15:46 19 Agosto, 2026 15:46 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"O afogamento é silencioso e rápido. Estamos no verão e não há nenhum verão em que não existam afogamentos ou pré-afogamentos. Cada vida humana conta!"

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Duas idosas herdaram 937.000 euros de sobrinho que morreu aos 54 anos sem deixar testamento mas nenhuma quis o dinheiro: tribunal entregou fortuna ao primo

19:30 16 Agosto, 2026 18:51 12 Agosto, 2026 | João Luís

Ausência de testamento fizeram uma fortuna próxima de um milhão de euros chegar a familiares que não contavam recebê-la: justiça irlandesa resolveu

Avião estacionado no aeroporto.
Economia Europa

Vai ser inaugurada nesta data uma nova companhia aérea espanhola com sede num aeroporto perto de Portugal e voos a 19€

16:10 17 Agosto, 2026 15:24 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova companhia aérea espanhola começa a voar ainda este ano a partir de um aeroporto perto da fronteira com Portugal

Algarve Cultura

Bonga e Ruth Marlene animam Festas da Guia no final de agosto

15:22 19 Agosto, 2026 15:22 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

As Festas da Guia regressam nos dias 29 e 30 de agosto com Bonga, Ruth Marlene, procissões, gastronomia e entrada gratuita no recinto

Dois homens a andar de mota. Crédito: Magnific AI
Auto Mundo Nacional

Para breve em Portugal? Há quem queira acabar com o uso obrigatório do capacete

15:00 19 Agosto, 2026 16:45 18 Agosto, 2026 | Luís Santos

Uma proposta nos Estados Unidos reacendeu o debate sobre o uso obrigatório de capacete por motociclistas nas estradas

Pessoa a mexer no quadro da eletricidade. Crédito: Freepik
Nacional

Milhares podem ficar sem eletricidade: cortes de luz chegam esta quinta-feira e estas são as regiões afetadas

14:00 19 Agosto, 2026 13:50 19 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Interrupções programadas no fornecimento de eletricidade vão atingir dezenas de zonas já a partir desta quinta-feira

Ponte Quinta do Lago.
Algarve

Nem Cabanas nem Cacela: para chegar a esta praia no Algarve há uma ponte de madeira com 300 metros que atravessa a Ria Formosa

10:20 19 Agosto, 2026 08:02 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Entre a Ria Formosa e o Atlântico, uma ponte pedonal de 300 metros dá acesso a uma praia algarvia rodeada por dunas

Dia de chuva. Crédito: Magnific AI
Tempo

Chuva volta a Portugal continental: grande mudança chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

10:00 19 Agosto, 2026 18:00 18 Agosto, 2026 | Luís Santos

A chuva deverá voltar a Portugal continental nos próximos dias, com várias regiões a sentirem uma mudança no estado do tempo

Supermercado da Mercadona.
Economia, Europa

Mercadona confirma: vem aí uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

07:20 18 Agosto, 2026 12:12 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova regra em Espanha vai alterar o preço pago em alguns produtos no supermercado, mas o dinheiro pode ser recuperado

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Adeus calor, olá mau tempo: chuva, trovoadas e vento forte regressam a Portugal nestes dias

07:00 19 Agosto, 2026 15:18 18 Agosto, 2026 | João Luís

Estado do tempo muda de forma evidente, com queda acentuada dos termómetros, aumento do vento e chuva em várias regiões

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas podem vir a receber pouco mais de um terço do último salário a partir desta data

08:00 19 Agosto, 2026 18:32 18 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Projeções europeias apontam para uma forte descida do peso das pensões face ao último salário, com a taxa de substituição a poder cair para cerca de 37%

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas com estas pensões ficam dispensados de 3 obrigações na nova Prestação Social Única

19:00 18 Agosto, 2026 18:01 18 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A Prestação Social Única traz regras diferentes para alguns pensionistas, que ficam dispensados de três condições

Algarve, Cultura, Desporto

Festa de Alcoutim regressa com Tony Carreira, David Antunes, Ivandro e espetáculo piromusical

10:50 19 Agosto, 2026 10:52 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Alcoutim volta a receber milhares de visitantes para três dias de concertos, bailes, animação, desporto e tradições ligadas ao Guadiana

Algarve

GNR procura homem desaparecido há duas semanas na serra de Loulé

10:10 19 Agosto, 2026 10:35 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Ildefonso Cabrita, de 67 anos, está desaparecido desde 5 de agosto. A GNR já realizou buscas com cães e drones na zona de Alte

Nadadora-salvadora.
Algarve

“Fomos surpreendidos”: banhista chega a esta praia no Algarve e recebe advertência da nadadora-salvadora antes de entrar na água

18:20 18 Agosto, 2026 14:55 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banhista chegou com a família a uma conhecida praia no Algarve e recebeu uma advertência da nadadora-salvadora ainda antes de entrar na água

Idoso com notas de euro na mão.
Economia, Europe Direct Algarve

Há uma compensação a partir de 250€ para estes portugueses mas só recebe quem a pedir

13:40 19 Agosto, 2026 15:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Alguns portugueses podem ter direito a uma compensação que começa nos 250€ e pode ir até aos 600€, mas têm de fazer o pedido

Opinião, Saúde

Ao menino e ao borracho, põe-lhes Deus a mão por baixo… | Por Filomena Matos

15:46 19 Agosto, 2026 15:46 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"O afogamento é silencioso e rápido. Estamos no verão e não há nenhum verão em que não existam afogamentos ou pré-afogamentos. Cada vida humana conta!"

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Duas idosas herdaram 937.000 euros de sobrinho que morreu aos 54 anos sem deixar testamento mas nenhuma quis o dinheiro: tribunal entregou fortuna ao primo

19:30 16 Agosto, 2026 18:51 12 Agosto, 2026 | João Luís

Ausência de testamento fizeram uma fortuna próxima de um milhão de euros chegar a familiares que não contavam recebê-la: justiça irlandesa resolveu

Avião estacionado no aeroporto.
Economia, Europa

Vai ser inaugurada nesta data uma nova companhia aérea espanhola com sede num aeroporto perto de Portugal e voos a 19€

16:10 17 Agosto, 2026 15:24 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova companhia aérea espanhola começa a voar ainda este ano a partir de um aeroporto perto da fronteira com Portugal

Algarve, Cultura

Bonga e Ruth Marlene animam Festas da Guia no final de agosto

15:22 19 Agosto, 2026 15:22 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

As Festas da Guia regressam nos dias 29 e 30 de agosto com Bonga, Ruth Marlene, procissões, gastronomia e entrada gratuita no recinto

Dois homens a andar de mota. Crédito: Magnific AI
Auto, Mundo, Nacional

Para breve em Portugal? Há quem queira acabar com o uso obrigatório do capacete

15:00 19 Agosto, 2026 16:45 18 Agosto, 2026 | Luís Santos

Uma proposta nos Estados Unidos reacendeu o debate sobre o uso obrigatório de capacete por motociclistas nas estradas

Últimas Notícias

  • Vem aí chuva ‘em força’ e trovoada: jato polar chega nesta data a Portugal e estas vão ser as regiões mais afetadas
    Vem aí chuva ‘em força’ e trovoada: jato polar chega nesta data a Portugal e estas vão ser as regiões mais afetadas
  • Bonga e Ruth Marlene animam Festas da Guia no final de agosto
    Bonga e Ruth Marlene animam Festas da Guia no final de agosto
  • Para breve em Portugal? Há quem queira acabar com o uso obrigatório do capacete
    Para breve em Portugal? Há quem queira acabar com o uso obrigatório do capacete
  • “Nem se consegue nadar”: visitante destaca “mau cheiro e imensas moscas” nesta praia do Algarve rodeada de falésias e casas típicas
    “Nem se consegue nadar”: visitante destaca “mau cheiro e imensas moscas” nesta praia do Algarve rodeada de falésias e casas típicas
  • Milhares podem ficar sem eletricidade: cortes de luz chegam esta quinta-feira e estas são as regiões afetadas
    Milhares podem ficar sem eletricidade: cortes de luz chegam esta quinta-feira e estas são as regiões afetadas

Opinião

  • Ao menino e ao borracho, põe-lhes Deus a mão por baixo… | Por Filomena Matos
    Ao menino e ao borracho, põe-lhes Deus a mão por baixo… | Por Filomena Matos
  • Comissão Europeia prevê que em 2027 Portugal perca o controlo da despesa pública
    Comissão Europeia prevê que em 2027 Portugal perca o controlo da despesa pública
  • Entre o sábio e o manipulável | Por Luís Ganhão
    Entre o sábio e o manipulável | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Há uma compensação a partir de 250€ para estes portugueses mas só recebe quem a pedir
    Há uma compensação a partir de 250€ para estes portugueses mas só recebe quem a pedir
  • Comissão Europeia prevê que em 2027 Portugal perca o controlo da despesa pública
    Comissão Europeia prevê que em 2027 Portugal perca o controlo da despesa pública
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento