Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Edição Papel, Nacional

JuvAlbuhera: a associação que pretende fazer mais pelos jovens de Albufeira

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin PinterestA JuvAlbuhera – Associação Juvenil de Albufeira nasceu no início de 2018, após conversas entre três amigos de Albufeira. A associação é constituída atualmente por 18 elementos de diversas áreas, tais como, comunicação, desporto, arquitetura, psicologia, advocacia, marketing e relações públicas. Roberto Leandro, presidente da…

12:13 23 Maio, 2019 11:12 29 Novembro, 2024
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
A JuvAlbuhera nasceu a 22 de outubro de 2018 (Fotografia incompleta dos membros da associação / D.R)

A JuvAlbuhera – Associação Juvenil de Albufeira nasceu no início de 2018, após conversas entre três amigos de Albufeira. A associação é constituída atualmente por 18 elementos de diversas áreas, tais como, comunicação, desporto, arquitetura, psicologia, advocacia, marketing e relações públicas.

Roberto Leandro, presidente da JuvAlbuhera, falou com o POSTAL acompanhado por Maria João Barbedo, vogal da direção. “Eu, o Filipe Rossa e o Norberto Ataíde decidimos abraçar este projeto que foi partilhado com a câmara, em particular, com o Paulo Dias e o Dr. Carlos Silva e Sousa que lhe deram todo o impulso” precisamente pela “falta que fazia, pela novidade que trazia ao concelho e pela ajuda que poderia constituir também para a própria dinâmica que a câmara quer incutir na abordagem à juventude”.

O responsável explicou ao POSTAL como é que a ideia foi colocada em prática: “nós reunimo-nos, pela primeira vez, em maio com vários jovens para tentar perceber o que estava bem, o que estava mal, o que é que era preciso mudar e como se poderia fazê-lo”, salientando que “no verão as coisas ficaram um pouco estagnadas devido ao ritmo de trabalho elevado, mas no início do ano letivo avançámos em força”.

A associação está quase a cumprir os sete meses do primeiro mandato

A associação foi fundada a 22 de outubro de 2018.

Quanto à atribuição de funções dentro da associação decidiu-se que “eu ficaria como presidente, o Filipe Rossa como vice-presidente e o Norberto Ataíde como primeiro secretário da direção”, no entanto “não vejo os cargos como algo vinculativo, limitativo das nossas funções e da nossa capacidade de intervir na tomada de decisões e no processo criativo da associação” porque “para mim somos todos iguais na responsabilidade, no direito e no dever que temos em relação à JuvAlbuhera”, mencionou o dirigente.

A JA pode ser considerada uma associação juvenil pois só dois membros é que apresentam idades superiores a 30 anos. Para existir uma associação dita juvenil é necessário que 75% dos elementos tenham menos de 30 anos.

A JuvAlbuhera apresenta uma equipa de trabalho mista

“A equipa foi crescendo e fomos conhecendo outros jovens do concelho” e “orgulhamo-nos de ter uma equipa muito mista, existindo uma enorme equidade em termos de género, o que resulta em ideias muito harmoniosas e acrescenta sensibilidade à JuvAlbuhera”, acrescentou.

O jovem albufeirense prosseguiu, mencionando que “temos na associação vários jovens que têm militância, mas a grande maioria dos elementos é neutra, ou seja, concordam com muitas medidas que são colocadas em prática pelo executivo, assim como, discordam de outras” e “obviamente querem contribuir para todos os organismos públicos, privados, políticos, não-políticos, que queiram fazer algo útil pelo concelho”.

Maria João Barbedo complementa a ideia de Roberto Leandro, afirmando que “a associação nasce de forma isenta. Nós orgulhamo-nos de não fazer parte deste executivo e de nenhum outro que venha”, sublinhando que é importante “que exista este tipo de isenção e queremos ir por esse caminho”.

Os jovens albufeirenses decidiram criar a associação para poder contribuir de forma efetiva para o concelho.
Segundo a vogal da direção, “existe aqui muito de um sonho deles, dos que são de cá e querem fazer algo mais por Albufeira no que diz respeito aos jovens”, pois “eles nasceram e cresceram cá e sentiram que existiam aspetos que poderiam e deveriam ser melhorados”.

Roberto Leandro acrescenta que “nós já participávamos de alguma forma na vida social, cultural e solidária da cidade, através da igreja, bandas, clubes desportivos, escuteiros e como membros de várias associações”.

Quanto aos objetivos delineados pela associação, Roberto Leandro é bastante firme, “o fazer depende muito dos outros. As pessoas perguntam-me, muitas vezes, o que é que nós queremos fazer para os jovens e eu acho que a pergunta deveria ser precisamente: o que é que nós queremos fazer com os jovens?” porque “nós acreditamos que temos na nossa terra todas as condições, matérias-primas, humanas e não só para levar a cabo todo o investimento necessário, quer seja na cultura, sociedade, juventude, ou outras áreas, tanto a nível individual como coletivo”.

Por sua vez, a JuvAlbuhera está preocupada com o facto de ainda não ter uma sede. “Precisamos de um apoio que, na minha opinião, decide o seu futuro próximo da JA, que é o facto de ter uma sede”, pois se não “tivermos um espaço físico não podemos fazer muitas coisas”.

A JuvAlbuhera dedica-se à educação formal e não formal

O dirigente da associação explica ao POSTAL que se ausentou uns anos do concelho e que quando regressou não tinha noção de que a juventude tinha modificado tanto. “Penso que estes fatores se devem à evolução que existiu no concelho durante este anos e do crescimento exponencial que a cidade sofreu em termos culturais”, referindo que “existe uma multiplicidade de culturas que faz com que o nosso trabalho seja mais desafiante”.

A associação dedica-se a várias atividades, apostando fortemente na área do voluntariado. “Queremos ser sempre um grupo de jovens voluntários ao serviço da juventude e da comunidade”, reforça o presidente da JA.

Roberto Leandro confessa que a JuvAlbuhera também está bastante ligada à vertente cultural. “Estamos focados em várias áreas como a música, o teatro, a fotografia, a literatura” e “pretendemos lançar este ano o concurso de fotografia, vários workshops e estamos a planear brevemente a colocação em prática do concurso literário que ir envolver três faixas etárias distintas”, complementa.

O jovem dirigente continua dizendo que “a questão da intervenção social e, em concreto, da falta de habitação, a dificuldade de acesso a imóveis para arrendar e comprar, a questão da empregabilidade, o abandono escolar e a questão das drogas” são temáticas que “nos preocupam bastante”.

Roberto Leandro refere igualmente que a associação “se dedica bastante à educação não-formal, que é tudo aquilo que possa contribuir para indivíduos mais éticos e conscientes”, acrescentando que “fazemos caminhadas com a Pata Ativa, em que estamos em contacto com a natureza e com os animais e tentamos limpar um pouco a cidade”.

O jovem fala ainda com especial desalento acerca da “falta de consciência que alguns jovens têm”, reconhecendo que “é preciso respeitar o ritmo dos jovens e não podemos querer que eles mudem muito depressa. Tem de ser um processo gradual”.

“Nós estamos numa cidade que não tem ainda uma cultura de juventude” e a “JuvAlbuhera pretende contornar esta situação”, acrescentou o presidente.

Maria João Barbedo explicou ao POSTAL que só vive “em Albufeira há dois anos e meio” mas “o facto de ter integrado esta associação permitiu-lhe descobrir muito mais do que pensou sobre Albufeira e sobre os jovens”.

A JuvAlbuhera pretende contribuir para uma melhoria das condições dos jovens e da comunidade albufeirense.

Segundo o mentor do projeto, “estamos a fazer inquéritos a todos os alunos do concelho, com o apoio da câmara para saber a sua opinião e identificar os aspetos que podem ser melhorados ou mudados no concelho”.

O jovem dirigente refere que tem existido “uma grande abertura por parte da autarquia. É importante salientar a confiança e liberdade que foi dada à JA, que é uma associação muito recente e sem provas dadas”, sendo que a câmara “aprovou o inquérito feito por nós e disponibilizou-se para ajudar-nos a ir às escolas e divulgar o documento”.

A JA aposta na dinamização de diversas atividades

Para além desta iniciativa, a JA está a ponderar datas para os próximos workshops de fotografia. No mês passado a associação deu início ao projeto Livre Dade, que vai ter uma periodicidade mensal. Nesta atividade os jovens podem trocar ou comprar livros a preços meramente simbólicos.

A JuvAlbuhera também marcou presença no OPTO – Fórum de Educação e Formação do Algarve, onde foi possível “observar o comportamento dos jovens fora das salas de aula e interagir com eles”.

Maria João refere ainda que “este fim de semana foi muito importante para a associação, porque trouxemos uma banda juvenil a Albufeira, a Guilherme Coussoul, onde teve lugar a entrega de prémios relativos a um concurso feito no Festival T, uma aula aberta e um concerto”.

Roberto Leandro explica que “nós tivemos um workshop de fotografia de espetáculo durante o festival T e a partir daí criámos um concurso onde os participantes poderiam enviar fotos alusivas ao evento e entregámos prémios aos três primeiros lugares”.

A JuvAlbuhera apresentou ainda uma candidatura ao programa “Cuida-te” do IPDJ, que já foi aprovada. “Nós vamos conseguir, pela primeira vez, que a unidade móvel do cuida-te (uma carrinha com médicos, psicólogos e outros clínicos voluntários) venha a Albufeira ajudar os jovens e elucidá-los sobre questões de saúde como o consumo de drogas, doenças sexualmente transmissíveis e hábitos de vida saudáveis”, referiu o dirigente.

“Outra das coisas que vamos fazer quando lançarmos o site é ter um consultório JA, que é uma plataforma gratuita e confidencial que vai permitir aos jovens um esclarecimento providenciado por técnicos especializados”, elemento este que “vem complementar o facebook e o instagram da JuvAlbuhera”, mencionou o presidente.

Apesar de ser uma associação recente, a JuvAlbuhera salienta “o apoio imprescindível que tem tido por parte da autarquia e do IPDJ”.

Como contribuir para a associação?

Para contribuir para a associação juvenil de Albufeira pode oferecer um donativo ou tornar-se sócio. Para quem tiver até 18 anos e quiser tornar-se associado o custo é de 5 euros, valor este que passa para 10 euros no caso de pessoas entre os 18 e os 30 anos. Se tiver mais de 30 anos a quota anual implica um pagamento de 15 euros.

Roberto Leandro assume que “a melhor forma de ajudar a associação é apontar caminhos”, pois “gostava sinceramente que a JuvAlbuhera fosse o propulsor da mudança”.

“Quanto ao futuro, o futuro é JA” e “a minha expetativa é que a comunidade se consciencialize da importância que os jovens têm e da atenção que precisa de ser dada a este grupo”, referiu o mentor da associação.

Por fim, Roberto Leandro concluiu a entrevista ao POSTAL, afirmando que “cabe-me a mim construir a casa mas depois a chave tem de ser dada a alguém no futuro para habitar nela”, salientando que “espero que no fim do mandato possam dar continuidade ao projeto”.

(Stefanie Palma / Henrique Dias Freire)

Mudar hora do relógio. Crédito: DR
Nacional

Hora muda para o horário de inverno na próxima madrugada: afinal, o relógio avança ou atrasa uma hora?

11:00 24 Outubro, 2026 15:36 23 Outubro, 2026

Portugal entra no horário de inverno na madrugada de domingo. Saiba como acertar os relógios e se vai ganhar ou perder uma hora de descanso

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve Nacional

Eletricidade vai falhar em 14 concelhos até segunda-feira: cortes podem durar seis horas e há três municípios do Algarve na lista

14:40 24 Outubro, 2026 13:08 24 Outubro, 2026

A E-Redes tem programadas interrupções no fornecimento de eletricidade entre 24 e 26 de outubro.

Europa

Onda arrasta jornalista em direto durante temporal no País Basco. Veja o vídeo

16:21 24 Outubro, 2026 16:22 24 Outubro, 2026

A transmissão foi interrompida quando o mar atingiu a equipa da ETB composta pelo jornalista e operador de câmara, segundo a imprensa local

Algarve Europa

Lancha com 1.200 cavalos transportava cinco toneladas de haxixe no Guadiana: suspeitos fugiram para Espanha

13:10 24 Outubro, 2026 12:58 24 Outubro, 2026

Operação conjunta da GNR e da Guarda Civil espanhola permitiu apreender mais de cinco toneladas de haxixe no rio Guadiana

Algarve Ensino

Alunos de Olhão exploram património e ambiente em intercâmbio na Croácia

12:14 24 Outubro, 2026 12:14 24 Outubro, 2026

Projeto Erasmus+ juntou jovens de quatro países em atividades sobre património e ambiente. Olhão recebe a próxima mobilidade no mês de dezembro

Europa Vida & Lazer

Guardou cartas Pokémon no sótão durante 15 anos e acabou com 1,8 milhões de euros: especialista deixa aviso a quem tem estas cartas

16:10 24 Outubro, 2026 13:15 24 Outubro, 2026

Um homem britânico comprou cartas Pokémon no final dos anos 90 e guardou-as durante 15 anos. Décadas depois, descobriu que a coleção valia uma fortuna

Economia Europa

Huelva avalia regras das esplanadas que exigem 1,80 metros livres para peões

17:28 24 Outubro, 2026 17:28 24 Outubro, 2026

Autarquia, polícia, empresários e moradores avaliam as regras das esplanadas, que limitam horários e procuram proteger o descanso dos residentes

Trabalhador Mercadona
Algarve Economia Postal Studio Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Economia Política

Em Vilamoura, ministro recusa “braço de ferro” com manifestantes pela habitação

15:57 24 Outubro, 2026 15:59 24 Outubro, 2026

Luís Neves considera legítimos os protestos pela habitação, após ter avisado que as acampadas terminaram e que a PSP atuaria “por antecipação”

Burlão. Crédito: Freepik
Nacional Tech

Proteção Civil confirma ciberataque: dados pessoais de bombeiros foram acedidos e há alerta para possíveis burlas

15:20 24 Outubro, 2026 13:59 24 Outubro, 2026

A Proteção Civil confirmou um ataque informático ao sistema nacional de registo dos bombeiros, que contém cerca de 60 mil inscrições

Algarve Cultura

Palacete Belmarço abre portas em Faro para visitas com música e teatro

11:50 23 Outubro, 2026 11:38 23 Outubro, 2026

Iniciativa da Música XXI promove duas visitas ao Palacete Belmarço, em Faro, a 24 de outubro, com atuações musicais e teatrais. Inscrição obrigatória

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva neste dia: corrente de jato polar traz o mau tempo a Portugal

11:40 23 Outubro, 2026 17:33 22 Outubro, 2026

Uma mudança na circulação atmosférica pode abrir caminho a chuva mais intensa em Portugal. Saiba quando se prevê a alteração do tempo

PSP e GNR auxiliam idosa na autoestrada. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por IA
Nacional

“Desorientada a vaguear”: idosa saiu para caminhar e foi resgatada pela PSP e GNR na A5

08:45 23 Outubro, 2026 09:31 23 Outubro, 2026

Mulher foi localizada de madrugada numa autoestrada em Oeiras. Após avaliação dos bombeiros, regressou a casa com apoio das autoridades

Tempo

Portugal dividido este fim de semana: temperaturas não chegam aos 20 graus no Norte, mas há regiões que podem atingir os 23

18:50 23 Outubro, 2026 17:55 23 Outubro, 2026

O fim de semana de 24 e 25 de outubro será marcado por temperaturas diferentes entre o Norte e o Sul de Portugal.

Opinião

A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão

17:00 23 Outubro, 2026 15:50 23 Outubro, 2026

"Uma sociedade que normaliza a violência nas palavras acabará por se surpreender, injustamente, quando a encontra nas ações"

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Mudar hora do relógio. Crédito: DR
Nacional

Hora muda para o horário de inverno na próxima madrugada: afinal, o relógio avança ou atrasa uma hora?

11:00 24 Outubro, 2026 15:36 23 Outubro, 2026

Portugal entra no horário de inverno na madrugada de domingo. Saiba como acertar os relógios e se vai ganhar ou perder uma hora de descanso

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve, Nacional

Eletricidade vai falhar em 14 concelhos até segunda-feira: cortes podem durar seis horas e há três municípios do Algarve na lista

14:40 24 Outubro, 2026 13:08 24 Outubro, 2026

A E-Redes tem programadas interrupções no fornecimento de eletricidade entre 24 e 26 de outubro.

Europa

Onda arrasta jornalista em direto durante temporal no País Basco. Veja o vídeo

16:21 24 Outubro, 2026 16:22 24 Outubro, 2026

A transmissão foi interrompida quando o mar atingiu a equipa da ETB composta pelo jornalista e operador de câmara, segundo a imprensa local

Algarve, Europa

Lancha com 1.200 cavalos transportava cinco toneladas de haxixe no Guadiana: suspeitos fugiram para Espanha

13:10 24 Outubro, 2026 12:58 24 Outubro, 2026

Operação conjunta da GNR e da Guarda Civil espanhola permitiu apreender mais de cinco toneladas de haxixe no rio Guadiana

Algarve, Ensino

Alunos de Olhão exploram património e ambiente em intercâmbio na Croácia

12:14 24 Outubro, 2026 12:14 24 Outubro, 2026

Projeto Erasmus+ juntou jovens de quatro países em atividades sobre património e ambiente. Olhão recebe a próxima mobilidade no mês de dezembro

Europa, Vida & Lazer

Guardou cartas Pokémon no sótão durante 15 anos e acabou com 1,8 milhões de euros: especialista deixa aviso a quem tem estas cartas

16:10 24 Outubro, 2026 13:15 24 Outubro, 2026

Um homem britânico comprou cartas Pokémon no final dos anos 90 e guardou-as durante 15 anos. Décadas depois, descobriu que a coleção valia uma fortuna

Economia, Europa

Huelva avalia regras das esplanadas que exigem 1,80 metros livres para peões

17:28 24 Outubro, 2026 17:28 24 Outubro, 2026

Autarquia, polícia, empresários e moradores avaliam as regras das esplanadas, que limitam horários e procuram proteger o descanso dos residentes

Trabalhador Mercadona
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Economia, Política

Em Vilamoura, ministro recusa “braço de ferro” com manifestantes pela habitação

15:57 24 Outubro, 2026 15:59 24 Outubro, 2026

Luís Neves considera legítimos os protestos pela habitação, após ter avisado que as acampadas terminaram e que a PSP atuaria “por antecipação”

Burlão. Crédito: Freepik
Nacional, Tech

Proteção Civil confirma ciberataque: dados pessoais de bombeiros foram acedidos e há alerta para possíveis burlas

15:20 24 Outubro, 2026 13:59 24 Outubro, 2026

A Proteção Civil confirmou um ataque informático ao sistema nacional de registo dos bombeiros, que contém cerca de 60 mil inscrições

Algarve, Cultura

Palacete Belmarço abre portas em Faro para visitas com música e teatro

11:50 23 Outubro, 2026 11:38 23 Outubro, 2026

Iniciativa da Música XXI promove duas visitas ao Palacete Belmarço, em Faro, a 24 de outubro, com atuações musicais e teatrais. Inscrição obrigatória

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva neste dia: corrente de jato polar traz o mau tempo a Portugal

11:40 23 Outubro, 2026 17:33 22 Outubro, 2026

Uma mudança na circulação atmosférica pode abrir caminho a chuva mais intensa em Portugal. Saiba quando se prevê a alteração do tempo

PSP e GNR auxiliam idosa na autoestrada. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por IA
Nacional

“Desorientada a vaguear”: idosa saiu para caminhar e foi resgatada pela PSP e GNR na A5

08:45 23 Outubro, 2026 09:31 23 Outubro, 2026

Mulher foi localizada de madrugada numa autoestrada em Oeiras. Após avaliação dos bombeiros, regressou a casa com apoio das autoridades

Tempo

Portugal dividido este fim de semana: temperaturas não chegam aos 20 graus no Norte, mas há regiões que podem atingir os 23

18:50 23 Outubro, 2026 17:55 23 Outubro, 2026

O fim de semana de 24 e 25 de outubro será marcado por temperaturas diferentes entre o Norte e o Sul de Portugal.

Opinião

A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão

17:00 23 Outubro, 2026 15:50 23 Outubro, 2026

"Uma sociedade que normaliza a violência nas palavras acabará por se surpreender, injustamente, quando a encontra nas ações"

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Últimas Notícias

  • Huelva avalia regras das esplanadas que exigem 1,80 metros livres para peões
    Huelva avalia regras das esplanadas que exigem 1,80 metros livres para peões
  • Onda arrasta jornalista em direto durante temporal no País Basco. Veja o vídeo
    Onda arrasta jornalista em direto durante temporal no País Basco. Veja o vídeo
  • Guardou cartas Pokémon no sótão durante 15 anos e acabou com 1,8 milhões de euros: especialista deixa aviso a quem tem estas cartas
    Guardou cartas Pokémon no sótão durante 15 anos e acabou com 1,8 milhões de euros: especialista deixa aviso a quem tem estas cartas
  • Em Vilamoura, ministro recusa “braço de ferro” com manifestantes pela habitação
    Em Vilamoura, ministro recusa “braço de ferro” com manifestantes pela habitação
  • BMW chegou a oferecer mais de 650.000€ para trabalhadores saírem: procura foi tanta que a marca fechou inscrições
    BMW chegou a oferecer mais de 650.000€ para trabalhadores saírem: procura foi tanta que a marca fechou inscrições

Opinião

  • A Pátria, as bandeiras e os tendeiros | Por José Figueiredo Santos
    A Pátria, as bandeiras e os tendeiros | Por José Figueiredo Santos
  • O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo
    O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo
  • A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão
    A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
    Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
  • Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
    Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal