Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

Jovem militar saudável terá prioridade em relação a idosa com cancro na vacinação contra a Covid-19?

O deputado Cristóvão Norte, do PSD, publicou uma mensagem no Twitter alegando que uma sua familiar idosa, com 79 anos de idade, “a sofrer de cancro”, “não faz parte do grupo prioritário de vacinação” contra a Covid-19, ao contrário de um jovem militar do Exército, “na flor da idade, sem problema de saúde”. Verdade ou falsidade?

22:26 4 Janeiro, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Cristóvão Norte, deputado do PSD eleito pelo Algarve

“O simulador diz-me que uma familiar minha, idosa, 79 anos, a sofrer de cancro, não faz parte do grupo prioritário de vacinação, ficando para depois de abril; mas que um marmanjo do Exército, na flor da idade, sem problema de saúde, é já na primeira fase”, escreveu o deputado Cristóvão Norte no Twitter, questionando depois: “Que raio de critérios são estes?”

Desde domingo, dia 27 de dezembro, que está disponível na página da Direção-Geral da Saúde (DGS) um simulador através do qual cada cidadão poderá saber para quando está prevista a sua vacinação, mediante a resposta a questões sobre a idade, atividade profissional, condição atual e estado de saúde.


A alegação do deputado tem fundamento?


O Polígrafo utilizou o simulador para o verificar. Começando pela senhora idosa, selecionámos 1941 como ano de nascimento. Por falta dessa informação na publicação, não foi selecionada a opção “Já foi diagnosticado com Covid-19”, na atividade profissional foi selecionada “Outra atividade” e na resposta à condição atual a resposta foi “Nenhuma”. Quanto às doenças diagnosticadas, selecionámos apenas “Neoplasia maligna ativa“, correspondendo ao cancro evocado na publicação sob análise.

A resposta do simulador para uma pessoa com estas características foi a seguinte: “Face ao que nos indicou está previsto ser convocado na segunda fase da vacinação da Covid-19, não estando previsto o seu início antes de abril de 2021“.

Idosa cancro

Relativamente ao suposto jovem do Exército, “na flor da idade, sem problema de saúde”, utilizámos o mesmo procedimento. Como ano de nascimento selecionámos 1990, que seria o ano em que uma pessoa com 30 anos teria nascido, e não foi selecionada a opção “Já foi diagnosticado com Covid-19”. Na atividade profissional foi escolhida a opção “Profissional das forças armadas, forças de segurança ou dos serviços essenciais”. Quanto à condição atual e às doenças diagnosticadas, a resposta foi “Nenhuma”.

A resposta do simulador para uma pessoa com estas características foi a seguinte: “Face ao que nos indicou, aconselhamos que se informe sobre o processo de vacinação da Covid-19 junto da instituição onde trabalha. Uma vez que faz parte de um grupo prioritário, o seu agendamento será feito junto dessa entidade”.

militar

Ainda assim, a página do simulador contém uma nota em que se ressalva que “a informação é meramente indicativa” e que “podem existir diferenças face ao resultado deste simulador“.

De acordo com o plano de vacinação para a Covid-19, na primeira fase estão profissionais das forças armadas, forças de segurança e serviços críticos, profissionais de saúde diretamente envolvidos na prestação de cuidados a doentes, profissionais e residentes em lares e instituições similares, profissionais e internados em unidades de cuidados continuados e pessoas com 50 ou mais anos, com pelo menos uma das seguintes patologias: insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal (TFG < 60 ml/min) ou DPOC ou doença respiratória crónica sob suporte ventilatório e/ou oxigenoterapia de longa duração.

Só na segunda fase é que estão as pessoas com 65 ou mais anos de idade, com ou sem patologias que não tenham sido vacinadas anteriormente, e pessoas entre os 50 e os 64 anos com pelo menos uma das seguintes patologias: diabetes, neoplasia maligna ativa, doença renal crónica (TFG > 60ml/min), insuficiência hepática, obesidade (IMC > 35 kg/m2), hipertensão arterial ou outras patologias que poderão ser definidas posteriormente.

Assim, conclui-se que Cristóvão Norte tem razão. O caso que apresentou é verdadeiro, de acordo com os resultados do simulador na página da DGS, além dos critérios definidos no plano de vacinação contra a Covid-19.

__________________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:

Verdadeiro: as principais alegações do conteúdo são factualmente precisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações “Verdadeiro” ou “Maioritariamente Verdadeiro” nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:

VERDADEIRO

International Fact-Checking Network

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Habitação. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Estado fica mesmo com 25% das rendas dos senhorios? Saiba o que diz a lei

12:30 30 Julho, 2026 12:29 30 Julho, 2026 | João Luís

Taxa sobre rendimentos prediais pode chegar aos 25%, mas há contratos de arrendamento com regimes fiscais diferentes

Menina observa autocarro FlixBus junto à área de serviço. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional

“Não sou ama”: motorista deixa menina de 11 anos que viajava para o Algarve em área de serviço na A2

09:56 30 Julho, 2026 10:06 30 Julho, 2026 | João Luís

A menina seguia sozinha de Lisboa para Faro quando o autocarro terá partido após uma paragem não prevista em Almodôvar

Algarve Nacional

Operação da PJ passa pelo Algarve e desmantela grupo suspeito de burla milionária

15:10 30 Julho, 2026 15:12 30 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Albufeira, Quarteira e Vilamoura estiveram entre os locais visados numa operação da PJ que terminou com sete detidos

Família feliz. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Apoio à renda pode chegar aos 200€: saiba quem recebe sem ter de fazer pedido

13:30 29 Julho, 2026 11:08 29 Julho, 2026 | João Luís

Famílias com maior peso da renda no orçamento podem receber o apoio extraordinário de forma automática, desde que cumpram várias condições

Dia com nuvens. Crédito: Foto AI
Tempo

Tempo muda esta quinta-feira: temperatura desce em todo o país menos nesta região

06:30 30 Julho, 2026 09:08 30 Julho, 2026 | João Luís

A previsão para quinta-feira traz algumas mudanças no estado do tempo, com diferenças entre regiões do continente e ilhas

Algarve Animais

GNR resgata equídeo que caiu numa vala em Albufeira

12:40 30 Julho, 2026 12:43 30 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Resgate mobilizou várias entidades em Albufeira e terminou com o equídeo fora de perigo, apesar de algumas escoriações ligeiras

Quarto em dia de inverno. Crédito: Freepik AI
Saúde

Oncologistas alertam: este objeto que tem no quarto pode aumentar o risco de cancro

17:20 29 Julho, 2026 15:30 29 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Especialistas alertam que alguns colchões podem conter substâncias químicas associadas a um maior risco de cancro

Motas a circular entre filas de trânsito. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Motas podem passar entre filas de trânsito? Saiba o que diz o Código da Estrada

18:00 30 Julho, 2026 12:40 30 Julho, 2026 | João Luís

A prática é comum em zonas de trânsito intenso, mas há regras que muitos condutores continuam a interpretar de forma errada

Forno elétrico avariado. Crédito: Magnific
Economia Europe Direct Algarve

Direito à reparação avança na União Europeia: reparar pode sair mais barato do que trocar

11:23 30 Julho, 2026 11:23 30 Julho, 2026 | João Luís

Novas regras da União Europeia querem tornar a reparação mais simples e atrativa, com impacto nas garantias e no acesso a peças

Crucifixo que se manteve intacto após incêndio. Crédito: Catholic Arena
Cultura Europa

Crucifixo permanece intacto entre árvores queimadas após incêndio e torna-se imagem de esperança em França

08:00 30 Julho, 2026 19:08 29 Julho, 2026 | João Luís

A fotografia captada em Cotignac, França, mostra um crucifixo rodeado por uma paisagem devastada pelas chamas

Algarve Cultura

Dias Medievais regressam a Castro Marim com torneios, banquetes e 30 grupos de animação

12:50 28 Julho, 2026 12:34 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Reis, cavaleiros, artesãos e criaturas mitológicas ocupam as ruas de Castro Marim numa viagem destinada a toda a família

Dia de calor e trovoadas em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo: agosto começa com calor e pode trazer trovoadas

06:00 29 Julho, 2026 19:52 28 Julho, 2026 | João Luís

Durante agosto, o calor deverá marcar o arranque do mês, mas a trovoada pode ganhar força em algumas regiões na segunda quinzena

Ensino Europe Direct Algarve

Docentes de Olhão participaram numa mobilidade do Erasmus+ na Croácia

15:00 29 Julho, 2026 15:02 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Experiência Erasmus+ contribuiu para renovar práticas pedagógicas e fortalecer a dimensão europeia da educação no agrupamento de Olhão

Algarve Saúde Vida & Lazer

Hilton Vilamoura promove experiência de relaxamento ao pôr do sol

17:40 30 Julho, 2026 17:42 30 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Participantes vão flutuar na piscina exterior ao som de taças tibetanas, sinos e outros instrumentos, numa experiência de relaxamento

Ladrão prepara-se para assaltar um carro. Crédito: Foto AI
Auto Tech

Milhões de carros destas 5 marcas podem ser controlados através do Bluetooth devido a falha: descubra se o seu é um deles

17:10 27 Julho, 2026 15:57 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma falha de segurança no Bluetooth pode deixar milhões de carros vulneráveis a ataques

Habitação. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Estado fica mesmo com 25% das rendas dos senhorios? Saiba o que diz a lei

12:30 30 Julho, 2026 12:29 30 Julho, 2026 | João Luís

Taxa sobre rendimentos prediais pode chegar aos 25%, mas há contratos de arrendamento com regimes fiscais diferentes

Menina observa autocarro FlixBus junto à área de serviço. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional

“Não sou ama”: motorista deixa menina de 11 anos que viajava para o Algarve em área de serviço na A2

09:56 30 Julho, 2026 10:06 30 Julho, 2026 | João Luís

A menina seguia sozinha de Lisboa para Faro quando o autocarro terá partido após uma paragem não prevista em Almodôvar

Algarve, Nacional

Operação da PJ passa pelo Algarve e desmantela grupo suspeito de burla milionária

15:10 30 Julho, 2026 15:12 30 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Albufeira, Quarteira e Vilamoura estiveram entre os locais visados numa operação da PJ que terminou com sete detidos

Família feliz. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Apoio à renda pode chegar aos 200€: saiba quem recebe sem ter de fazer pedido

13:30 29 Julho, 2026 11:08 29 Julho, 2026 | João Luís

Famílias com maior peso da renda no orçamento podem receber o apoio extraordinário de forma automática, desde que cumpram várias condições

Dia com nuvens. Crédito: Foto AI
Tempo

Tempo muda esta quinta-feira: temperatura desce em todo o país menos nesta região

06:30 30 Julho, 2026 09:08 30 Julho, 2026 | João Luís

A previsão para quinta-feira traz algumas mudanças no estado do tempo, com diferenças entre regiões do continente e ilhas

Algarve, Animais

GNR resgata equídeo que caiu numa vala em Albufeira

12:40 30 Julho, 2026 12:43 30 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Resgate mobilizou várias entidades em Albufeira e terminou com o equídeo fora de perigo, apesar de algumas escoriações ligeiras

Quarto em dia de inverno. Crédito: Freepik AI
Saúde

Oncologistas alertam: este objeto que tem no quarto pode aumentar o risco de cancro

17:20 29 Julho, 2026 15:30 29 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Especialistas alertam que alguns colchões podem conter substâncias químicas associadas a um maior risco de cancro

Motas a circular entre filas de trânsito. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Motas podem passar entre filas de trânsito? Saiba o que diz o Código da Estrada

18:00 30 Julho, 2026 12:40 30 Julho, 2026 | João Luís

A prática é comum em zonas de trânsito intenso, mas há regras que muitos condutores continuam a interpretar de forma errada

Forno elétrico avariado. Crédito: Magnific
Economia, Europe Direct Algarve

Direito à reparação avança na União Europeia: reparar pode sair mais barato do que trocar

11:23 30 Julho, 2026 11:23 30 Julho, 2026 | João Luís

Novas regras da União Europeia querem tornar a reparação mais simples e atrativa, com impacto nas garantias e no acesso a peças

Crucifixo que se manteve intacto após incêndio. Crédito: Catholic Arena
Cultura, Europa

Crucifixo permanece intacto entre árvores queimadas após incêndio e torna-se imagem de esperança em França

08:00 30 Julho, 2026 19:08 29 Julho, 2026 | João Luís

A fotografia captada em Cotignac, França, mostra um crucifixo rodeado por uma paisagem devastada pelas chamas

Algarve, Cultura

Dias Medievais regressam a Castro Marim com torneios, banquetes e 30 grupos de animação

12:50 28 Julho, 2026 12:34 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Reis, cavaleiros, artesãos e criaturas mitológicas ocupam as ruas de Castro Marim numa viagem destinada a toda a família

Dia de calor e trovoadas em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo: agosto começa com calor e pode trazer trovoadas

06:00 29 Julho, 2026 19:52 28 Julho, 2026 | João Luís

Durante agosto, o calor deverá marcar o arranque do mês, mas a trovoada pode ganhar força em algumas regiões na segunda quinzena

Ensino, Europe Direct Algarve

Docentes de Olhão participaram numa mobilidade do Erasmus+ na Croácia

15:00 29 Julho, 2026 15:02 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Experiência Erasmus+ contribuiu para renovar práticas pedagógicas e fortalecer a dimensão europeia da educação no agrupamento de Olhão

Algarve, Saúde, Vida & Lazer

Hilton Vilamoura promove experiência de relaxamento ao pôr do sol

17:40 30 Julho, 2026 17:42 30 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Participantes vão flutuar na piscina exterior ao som de taças tibetanas, sinos e outros instrumentos, numa experiência de relaxamento

Ladrão prepara-se para assaltar um carro. Crédito: Foto AI
Auto, Tech

Milhões de carros destas 5 marcas podem ser controlados através do Bluetooth devido a falha: descubra se o seu é um deles

17:10 27 Julho, 2026 15:57 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma falha de segurança no Bluetooth pode deixar milhões de carros vulneráveis a ataques

Últimas Notícias

  • Motas podem passar entre filas de trânsito? Saiba o que diz o Código da Estrada
    Motas podem passar entre filas de trânsito? Saiba o que diz o Código da Estrada
  • Hilton Vilamoura promove experiência de relaxamento ao pôr do sol
    Hilton Vilamoura promove experiência de relaxamento ao pôr do sol
  • Coreógrafo Daniel Matos e Associação de Dança de Lagos recebem votos de louvor
    Coreógrafo Daniel Matos e Associação de Dança de Lagos recebem votos de louvor
  • Parque da Cássima em Loulé duplica capacidade para cerca de 400 lugares
    Parque da Cássima em Loulé duplica capacidade para cerca de 400 lugares
  • Vila Real de Santo António avança com recolha porta a porta de biorresíduos
    Vila Real de Santo António avança com recolha porta a porta de biorresíduos

Opinião

  • Lemos aos pedaços, julgamos por inteiro | Editorial de Henrique Dias Freire
    Lemos aos pedaços, julgamos por inteiro | Editorial de Henrique Dias Freire
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Haute Nature – O Manifesto da Terra na Moda Urbana – Rural | Por Manoli Ortiz de la Torre
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Haute Nature – O Manifesto da Terra na Moda Urbana – Rural | Por Manoli Ortiz de la Torre
  • A moda do “eu” e o esquecimento do “nós” | Por Luís Ganhão
    A moda do “eu” e o esquecimento do “nós” | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Direito à reparação avança na União Europeia: reparar pode sair mais barato do que trocar
    Direito à reparação avança na União Europeia: reparar pode sair mais barato do que trocar
  • AlgarOrange alerta para dificuldades no escoamento da laranja algarvia
    AlgarOrange alerta para dificuldades no escoamento da laranja algarvia
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento