Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional, Política

Eis como como António Costa foi lidando com o caso Sócrates ao longo de todos estes anos

António Costa disse no Parlamento há dois anos que uma condenação de José Sócrates era “uma desonra para a democracia”, mas se não fosse provada a corrupção era “uma honra para a democracia”, por ser uma demonstração de que a justiça funcionava

17:40 10 Abril, 2021 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Nem o PS nem António Costa fizeram até hoje uma apreciação apenas política daquilo que o antigo líder não desmente: por exemplo, os empréstimos de milhões, o uso de uma conta em nome de um amigo, as entregas de dinheiro vivo, ou as conversas em código

A não pronúncia de José Sócrates para ir a julgamento por corrupção, como se soube esta sexta-feira, será uma “honra para a democracia”? Em maio de 2018, quando Fernando Negrão, do PSD, fez a primeira pergunta que se ouviu no hemiciclo sobre a Operação Marquês, António Costa abriu uma exceção e respondeu, com originalidade, não como chefe do Governo, mas como cidadão comum, estabelecendo ali a nova doutrina a ser seguida pelo PS: “Se obviamente aqueles factos forem provados, constituem uma desonra para a democracia e se não vierem a ser provados é a boa demonstração que o sistema de justiça funciona, o que é uma honra para a nossa democracia”.

Ora, dois anos e meio depois daquela frase, o sistema de justiça funcionou, apesar de o trabalho do Ministério Público ter sido completamente arrasado ao longo da tarde desta sexta-feira pelo juiz de instrução Ivo Rosa: os procuradores fizeram a acusação, as defesas dos 28 arguidos pediram a instrução do processo – uma espécie de pré-julgamento em que se avalia a solidez da acusação e da prova – e, depois de meses a apreciar o caso, Ivo Rosa deixou cair os principais crimes contra José Sócrates, como a corrupção, e só manteve três crimes de branqueamento de capitais e três de falsificação de documentos (com o seu amigo Carlos Santos Silva). Apesar de não pronunciar Sócrates por corrupção, o juiz admitiu a existência de indícios de “corrupção sem demonstração de ato concreto” (que não estava na acusação), mas esse crime, acrescentou, está prescrito.

António Costa, questionado esta sexta-feira pelos jornalistas, remeteu para o que disse há seis anos sobre o caso, e não para a frase sobre a desonra que proferiu no Parlamento. Voltemos a essas palavras de Costa: como a justiça não deu os factos mais graves como provados, não se pode dizer que a decisão seja “uma desonra para a democracia”, pois não há um ex-primeiro-ministro condenado por corrupção; todavia, como o processo não ficará por aqui – porque o MP vai recorrer para o Tribunal da Relação -, António Costa poderá, assim, continuar a afirmar que o sistema de justiça está a funcionar, e que isso é uma “honra para a democracia”. Por enquanto. A não ser que o líder socialista surja agora com um novo olhar sobre o caso.

“PRESTAR CONTAS POLÍTICAS NÃO É O MESMO QUE PRESTAR CONTAS À JUSTIÇA”

Mas as intervenções do secretário-geral socialista sobre o processo Sócrates têm sido esporádicas, cirúrgicas e cuidadosas. Marcado pelo clima emotivo que mobilizou o PS contra a justiça durante o caso Casa Pia, Anónio Costa tentou sempre blindar o partido e o Governo de forma pragmática – a sobrevivência do PS podia estar em causa, chegou a dizer um alto dirigente ao Expresso -, mas nunca fez uma apreciação política da vida financeira do homem de quem foi número dois. Apesar de ter destruído todos os fundamentos da acusação, o próprio juiz de instrução fez essa separação de águas e disse na leitura da decisão instrutória que “prestar contas em termos políticos não é a mesma coisa do que prestar contas à justiça”, outra forma de dizer: “À política o que é da política e à justiça o que é da justiça”. Mas com mais enfoque no “à política o que é da política”.

No entanto, nem o PS nem António Costa fizeram até hoje uma apreciação apenas política daquilo que o antigo líder não desmente: por exemplo, os empréstimos de milhões, o uso de uma conta em nome de um amigo, as entregas de dinheiro vivo, ou as conversas em código.

COSTA NUNCA DESCONFIOU

O mais longe a que chegou foi quando se juntou aos antigos companheiros de comentário: “Tenho certeza de que no PS as pessoas não conheciam os factos que têm vindo a público”, disse numa edição especial da Quadratura do Círculo antes das legislativas de 2019. Foi o mais perto que esteve de sair dos limites auto-impostos para comentar o caso: “Nos dois anos em que fui ministro de José Sócrates nunca tive nenhum sinal que me levantasse a menor suspeita sobre o seu comportamento, nem depois disso tive qualquer suspeita, até ao momento em que começou a haver as notícias que todos conhecemos.”

Aqui, António Costa deixou implícito um juízo moral em relação ao seu antigo líder mas logo atalhou a dizer que não fará “o julgamento popular do engenheiro José Sócrates”, e “se alguma vez tiver alguma suspeita de alguma situação de corrupção dentro do PS ou fora do PS”, cumprirá “o que é dever cívico de qualquer um: denunciar às autoridades”. E voltou à linha estabelecida: o partido retirará “as ilações que tiver a retirar quando forem concluídos os processos judiciais”. E ainda faltam anos até toda a tramitação judicial ser concluída. O “Observador” chegou a fazer contas e apontou para um horizonte tão longínquo como 2036.

A VERGONHA E A RAIVA

No partido, no máximo, altos dirigentes como Carlos César, João Galamba ou Augusto Santos Silva, falaram em “vergonha”, “tristeza”, “revolta”, “traição” ou “raiva” – na mesma semana da frase de Costa no Parlamento que abre este texto. Mas com um senão, sempre com esta ressalva: isto eram emoções futuras, embora ditas no presente, justificadas caso as acusações se provassem na justiça. Mesmo estando envolvida uma apreciação política do momento, estas posições nunca deixaram de estar indexadas a uma condenação judicial. Todas estas reações, datadas do início de maio de 2018, foram motivadas pelo caso de Manuel Pinho, ex-ministro da Economia, que alegadamente continuara a ser pago por Ricardo Salgado enquanto esteve no Governo.

Para José Sócrates isso chegou. Para ele, a salvaguarda “caso se venha a provar” dos seus ex-camaradas e ex-ministros, era apenas uma formalidade envolvida em hipocrisia. O partido não o defendia como no Brasil o PT defendeu Lula ou como o PS se atravessou por Paulo Pedroso no início do século. Um dia depois de ouvir estes comentários, decidiu sair do partido: “Ultrapassa os limites do que é aceitável no convívio pessoal e político. Considero, por isso, ter chegado o momento de pôr fim a este embaraço mútuo”, escreveu num artigo publicado no “Jornal de Notícias”.

António Costa, em visita oficial ao Canadá, respondia-lhe com frieza: “É uma decisão pessoal que tenho de respeitar, fico surpreendido, não há uma mudança da direção do PS do que temos dito. À política o que é da política e à justiça o que é da justiça. Não mudou, temos todos os motivos para confiar no sistema de justiça, estado de direito. Respeitar a independência da investigação e a presunção da inocência”.

OS ATAQUES DO LÍDER DO PS À HISTÓRIA DO PS

Mas a relação entre os dois homens já tinha acabado há muito. Costa chegou a convidar Sócrates para a inauguração do Túnel do Marão em 2016, mas nem por isso se cruzou com ele na cerimónia. E havia de azedar ainda mais durante a campanha eleitoral de 2019, aqui sim, por motivos puramente políticos. Numa entrevista televisiva, para afastar a ideia de pedir uma maioria absoluta aos eleitores, disse que “os portugueses têm má memória das maiorias absolutas, quer as do PSD quer a do PS”. Não explicou porquê, mas ao longo da sua governação Costa tentou sempre afastar-se da pesada herança reputacional do último Governo de Sócrates por causa do resgate e da bancarrota. Mas esta, o ‘animal feroz’ não deixou passar e respondeu.

Irritado, Sócrates escreveu um artigo no Expresso a dizer que “começa a ser insuportável assistir, sem reagir, aos ataques que o líder do PS faz à história do Partido Socialista e aos anteriores governos socialistas.” E acusou Costa de se juntar “ao discurso de todos os outros partidos que têm óbvio interesse político em fazê-lo”, para lembrar que ele também participou nesse Governo maioritário: “Nunca pensei que as coisas chegassem a este ponto. Nunca me ocorreu vir a encontrar-me na desconfortável situação de ter de recordar a alguém que o Governo que agora maldiz foi, afinal, um Governo no qual participou”. Sentia-se injustiçado: “Nenhum apoio pedi à direção do PS, também nunca esperei que esta me atacasse de forma tão injusta”.

Na entrevista seguinte, uns dias depois, Costa reagiria de forma cândida na SIC: “O que eu disse é que [os portugueses] não gostam de maiorias, justa ou injustamente. É a percepção que tenho, de várias sondagens que vi.” E isso não é uma crítica a Sócrates? “Não me passou isso pela cabeça…”

A VERDADE DELE: COSTA NUNCA REVELOU QUAL ERA A SUA IDEIA DESSA VERDADE

Amigos, amigos, processos judiciais à parte. Essa foi a filosofia que começou por vigorar no PS em relação à investigação e prisão de José Sócrates, com o mantra criado por António Costa. Ele estava prestes a começar o congresso que o havia de entronizar como líder, a 22 de novembro de 2014 – depois de vencer as diretas contra António José Seguro – quando Sócrates foi preso no aeroporto, em direto, com as televisões a filmar. Foi rápido a reagir para travar as tentações, e mandou um SMS geral aos socialistas: “Caras e caros camaradas, estamos todos por certo chocados com a notícia da detenção de José Sócrates. Os sentimentos de solidariedade amizade pessoais não devem confundir a ação política do PS.” Foi assim que tudo começou.

Semanas depois, Costa havia de visitar o próprio Sócrates na prisão, uma visita rápida, que no fim deixaria em vigor a frase inaugural, que encerrava todo um programa, um cordão sanitário reforçado depois do SMS preventivo: “A personalidade dele é conhecida de todos. Ele é um lutador e luta por aquilo que acredita ser a sua verdade”. Agora, José Sócrates poderá dizer que a justiça reconheceu a “sua verdade” e certamente continuará “a luta por aquilo em que acredita”, porque o processo não ficará por aqui. “Aquilo que eu digo é verdade, por isso vou-me defender”, disse à saída do tribunal. Que dirá agora António Costa sobre a verdade de Sócrates?


Notícia exclusiva do nosso parceiro Expresso

Botija de gás.
Economia Nacional

Há um apoio de 25 euros por botija de gás e foi prolongado: veja se tem direito

11:30 27 Setembro, 2026 11:36 26 Setembro, 2026 | João Luís

Apoio de 25 euros por botija de gás foi prolongado até ao fim de 2026. Saiba quem tem direito, quantas botijas pode apresentar e como pedir

Monchique.
Algarve

“Gosto desta forma segura de viver”: luso-brasileira deixou São Paulo após ser assaltada e encontrou nesta vila algarvia o lugar para recomeçar

09:10 27 Setembro, 2026 13:53 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de uma experiência traumática no Brasil, Fernanda Eva mudou-se para Portugal e encontrou em Monchique a tranquilidade que procurava

Economia Ensino Nacional

Filho estuda noutra cidade? Pode descontar a renda no IRS, mas tem de fazer isto nas Finanças

09:40 27 Setembro, 2026 18:52 26 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um filho a estudar longe de casa pode incluir parte das despesas com o alojamento nas deduções de educação do IRS

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Elétricos ou a gasolina? Este estudo analisou milhões de carros e concluiu quais são os mais fiáveis

18:30 24 Setembro, 2026 17:59 24 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Quanto mais o conta-quilómetros sobe, mais evidente se torna uma diferença que poucos esperavam encontrar

Café. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde Vida & Lazer

Bebe café à noite e dorme sem problemas? A explicação é esta

16:00 27 Setembro, 2026 15:58 27 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há pessoas que conseguem tomar café antes de dormir sem qualquer dificuldade. A ciência encontrou uma possível explicação e pode estar nos genes

Chuva de lama em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva, vento e poeiras a caminho de Portugal: mau tempo veio para ficar durante estes dias

09:30 27 Setembro, 2026 12:10 27 Setembro, 2026 | João Luís

Chuva, vento e poeiras estão a caminho de Portugal, segundo a Meteored. Saiba quais são os dias em que o mau tempo deverá ganhar força

Algarve Cultura Economia

InDireita Street Fest regressa a Portimão com edição especial dedicada ao comércio local

10:00 27 Setembro, 2026 20:09 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Festival regressa a 3 e 4 de outubro e junta Stock Out, concertos, circo, arte ao vivo, jogos e mercado de artesãos

Algarve Saúde

Lagos recebe primeira Jornada Comunitária de Integração em Saúde

09:00 27 Setembro, 2026 08:49 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Iniciativa realiza-se a 29 de setembro e pretende aproximar serviços de saúde, população, cuidados primários, hospital e autarquia

Opinião

O Sonâmbulo da República | Por José Figueiredo dos Santos

15:06 27 Setembro, 2026 15:06 27 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

"Outra, bem diversa, é encontrar-me, às sete da manhã, num gabinete da Assembleia da República, a destruir papéis de vital importância para o Estado", diz José Figueiredo dos Santos

Opinião Saúde

Dia Mundial do Coração: não perca o ritmo | Por César Lourenço

07:30 27 Setembro, 2026 20:29 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"O coração trabalha continuamente durante toda a nossa vida. Cuidarmos dele é, afinal, uma das formas mais concretas de cuidarmos da nossa própria vida e da vida daqueles que nos rodeiam"

Pessoa a medir a tensão. Crédito: Freepik
Saúde

Tem a tensão alta? Estes dois alimentos muito comuns podem fazê-la subir ainda mais

15:10 26 Setembro, 2026 22:54 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Dois alimentos muito comuns podem conter grandes quantidades de sódio e contribuir para o aumento da pressão arterial

Mulher a retirar dinheiro de uma caixa Multibanco.
Economia Nacional

Parou de trabalhar para cuidar de um familiar? Há um apoio da Segurança Social a que pode ter direito e o valor de referência chega aos 590,84€

17:20 26 Setembro, 2026 10:31 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Quem presta cuidados permanentes a uma pessoa dependente e cumpre os limites de rendimentos previstos pode pedir uma prestação mensal

Reformado de férias
Economia Europa

Ivo, reformado de 74 anos com pensão de 4.138 euros: “Nunca tive preocupações nem problemas económicos”

18:00 26 Setembro, 2026 23:16 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Aos 74 anos, o reformado neerlandês recebe uma pensão de 4.138 euros e garante nunca ter tido problemas económicos

Humidade nas paredes de casa. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Adeus à humidade nas paredes: “truque alemão” usa dois produtos que muitos têm em casa e promete acabar com o problema

10:40 26 Setembro, 2026 04:10 26 Setembro, 2026 | João Luís

Tem humidade e bolor nas paredes? “Truque alemão” utiliza dois produtos, mas há um passo essencial para evitar que as manchas regressem

Elementos do Projeto “SeaWatch”, do INEM. Crédito: AMN
Algarve

Irlandês de 64 anos morre em zona não vigiada da Prainha em Alvor

16:40 26 Setembro, 2026 16:40 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Populares retiraram a vítima da água em Alvor, mas a reanimação não permitiu salvá-la. O corpo foi removido por mar devido ao difícil acesso à praia

Europa

Maricarmen, 87 anos, é despejada da casa onde vivia há 70 anos e leva milhares para a rua em onda de protesto

08:30 26 Setembro, 2026 22:19 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O despejo de Maricarmen, uma idosa de 87 anos que vivia desde os 17 na mesma casa em Madrid, provocou uma onda de protestos em Espanha

Botija de gás.
Economia, Nacional

Há um apoio de 25 euros por botija de gás e foi prolongado: veja se tem direito

11:30 27 Setembro, 2026 11:36 26 Setembro, 2026 | João Luís

Apoio de 25 euros por botija de gás foi prolongado até ao fim de 2026. Saiba quem tem direito, quantas botijas pode apresentar e como pedir

Monchique.
Algarve

“Gosto desta forma segura de viver”: luso-brasileira deixou São Paulo após ser assaltada e encontrou nesta vila algarvia o lugar para recomeçar

09:10 27 Setembro, 2026 13:53 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de uma experiência traumática no Brasil, Fernanda Eva mudou-se para Portugal e encontrou em Monchique a tranquilidade que procurava

Economia, Ensino, Nacional

Filho estuda noutra cidade? Pode descontar a renda no IRS, mas tem de fazer isto nas Finanças

09:40 27 Setembro, 2026 18:52 26 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um filho a estudar longe de casa pode incluir parte das despesas com o alojamento nas deduções de educação do IRS

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Elétricos ou a gasolina? Este estudo analisou milhões de carros e concluiu quais são os mais fiáveis

18:30 24 Setembro, 2026 17:59 24 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Quanto mais o conta-quilómetros sobe, mais evidente se torna uma diferença que poucos esperavam encontrar

Café. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde, Vida & Lazer

Bebe café à noite e dorme sem problemas? A explicação é esta

16:00 27 Setembro, 2026 15:58 27 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há pessoas que conseguem tomar café antes de dormir sem qualquer dificuldade. A ciência encontrou uma possível explicação e pode estar nos genes

Chuva de lama em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva, vento e poeiras a caminho de Portugal: mau tempo veio para ficar durante estes dias

09:30 27 Setembro, 2026 12:10 27 Setembro, 2026 | João Luís

Chuva, vento e poeiras estão a caminho de Portugal, segundo a Meteored. Saiba quais são os dias em que o mau tempo deverá ganhar força

Algarve, Cultura, Economia

InDireita Street Fest regressa a Portimão com edição especial dedicada ao comércio local

10:00 27 Setembro, 2026 20:09 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Festival regressa a 3 e 4 de outubro e junta Stock Out, concertos, circo, arte ao vivo, jogos e mercado de artesãos

Algarve, Saúde

Lagos recebe primeira Jornada Comunitária de Integração em Saúde

09:00 27 Setembro, 2026 08:49 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Iniciativa realiza-se a 29 de setembro e pretende aproximar serviços de saúde, população, cuidados primários, hospital e autarquia

Opinião

O Sonâmbulo da República | Por José Figueiredo dos Santos

15:06 27 Setembro, 2026 15:06 27 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

"Outra, bem diversa, é encontrar-me, às sete da manhã, num gabinete da Assembleia da República, a destruir papéis de vital importância para o Estado", diz José Figueiredo dos Santos

Opinião, Saúde

Dia Mundial do Coração: não perca o ritmo | Por César Lourenço

07:30 27 Setembro, 2026 20:29 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"O coração trabalha continuamente durante toda a nossa vida. Cuidarmos dele é, afinal, uma das formas mais concretas de cuidarmos da nossa própria vida e da vida daqueles que nos rodeiam"

Pessoa a medir a tensão. Crédito: Freepik
Saúde

Tem a tensão alta? Estes dois alimentos muito comuns podem fazê-la subir ainda mais

15:10 26 Setembro, 2026 22:54 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Dois alimentos muito comuns podem conter grandes quantidades de sódio e contribuir para o aumento da pressão arterial

Mulher a retirar dinheiro de uma caixa Multibanco.
Economia, Nacional

Parou de trabalhar para cuidar de um familiar? Há um apoio da Segurança Social a que pode ter direito e o valor de referência chega aos 590,84€

17:20 26 Setembro, 2026 10:31 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Quem presta cuidados permanentes a uma pessoa dependente e cumpre os limites de rendimentos previstos pode pedir uma prestação mensal

Reformado de férias
Economia, Europa

Ivo, reformado de 74 anos com pensão de 4.138 euros: “Nunca tive preocupações nem problemas económicos”

18:00 26 Setembro, 2026 23:16 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Aos 74 anos, o reformado neerlandês recebe uma pensão de 4.138 euros e garante nunca ter tido problemas económicos

Humidade nas paredes de casa. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Adeus à humidade nas paredes: “truque alemão” usa dois produtos que muitos têm em casa e promete acabar com o problema

10:40 26 Setembro, 2026 04:10 26 Setembro, 2026 | João Luís

Tem humidade e bolor nas paredes? “Truque alemão” utiliza dois produtos, mas há um passo essencial para evitar que as manchas regressem

Elementos do Projeto “SeaWatch”, do INEM. Crédito: AMN
Algarve

Irlandês de 64 anos morre em zona não vigiada da Prainha em Alvor

16:40 26 Setembro, 2026 16:40 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Populares retiraram a vítima da água em Alvor, mas a reanimação não permitiu salvá-la. O corpo foi removido por mar devido ao difícil acesso à praia

Europa

Maricarmen, 87 anos, é despejada da casa onde vivia há 70 anos e leva milhares para a rua em onda de protesto

08:30 26 Setembro, 2026 22:19 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O despejo de Maricarmen, uma idosa de 87 anos que vivia desde os 17 na mesma casa em Madrid, provocou uma onda de protestos em Espanha

Últimas Notícias

  • Bebe café à noite e dorme sem problemas? A explicação é esta
    Bebe café à noite e dorme sem problemas? A explicação é esta
  • Governo prometeu baixar a carga fiscal, mas esta voltou a aumentar
    Governo prometeu baixar a carga fiscal, mas esta voltou a aumentar
  • Há um apoio de 25 euros por botija de gás e foi prolongado: veja se tem direito
    Há um apoio de 25 euros por botija de gás e foi prolongado: veja se tem direito
  • Adeus ao Cartão de Cidadão? Nova carteira digital chega até ao fim de 2026 e isto é o que vai mudar
    Adeus ao Cartão de Cidadão? Nova carteira digital chega até ao fim de 2026 e isto é o que vai mudar
  • “Protege mais a propriedade do que o utilizador”: Lei portuguesa já permite “despejo de idosos” e a situação ainda pode piorar
    “Protege mais a propriedade do que o utilizador”: Lei portuguesa já permite “despejo de idosos” e a situação ainda pode piorar

Opinião

  • O Sonâmbulo da República | Por José Figueiredo dos Santos
    O Sonâmbulo da República | Por José Figueiredo dos Santos
  • Dia Mundial do Coração: não perca o ritmo | Por César Lourenço
    Dia Mundial do Coração: não perca o ritmo | Por César Lourenço
  • Depois do verão, está na altura de voltar a olhar para a nossa saúde? | Por Ireneia Lino
    Depois do verão, está na altura de voltar a olhar para a nossa saúde? | Por Ireneia Lino

Europe Direct Algarve

  • Adeus ao Cartão de Cidadão? Nova carteira digital chega até ao fim de 2026 e isto é o que vai mudar
    Adeus ao Cartão de Cidadão? Nova carteira digital chega até ao fim de 2026 e isto é o que vai mudar
  • Algarve e Huelva unem-se num projeto de 1,47 milhões para turismo náutico no Guadiana
    Algarve e Huelva unem-se num projeto de 1,47 milhões para turismo náutico no Guadiana
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento