Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

Covid-19: Sindicato acusa CHUA de dificultar pagamento de subsídio mas hospital diz cumprir lei

“A atribuição e liquidação do subsídio de risco ‘covid’ não está a ser feita de forma homogénea em todo o país, originando entropias entre os profissionais”, denuncia Carlos Ramalho, presidente do sindicato

21:41 21 Abril, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
“Então e se o enfermeiro só trabalhou 49% no serviço ‘covid’? Já não recebe nada?”, questiona Carlos Ramalho

O sindicato dos enfermeiros de Portugal acusou esta quarta-feira o Centro Hospitalar do Algarve de dificultar o pagamento do subsídio de risco ‘covid’, ao excluir os profissionais com menos de metade do tempo global mensal afeto à atividade covid-19.

Em declarações à agência Lusa, o vogal da administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), Paulo Neves, alegou que a medida está de acordo com a portaria do Governo, sendo “os 50% a forma de interpretar o que são as equipas dedicadas que desempenham funções de forma permanente e relevante nas áreas ‘covid’”.

Em comunicado, o Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (SINDEPOR) classificou a decisão como uma “condicionante nova e original, até ao momento desconhecida pelo sindicato”, comunicada internamente aos profissionais de saúde pela diretora de recursos humanos do centro hospitalar do distrito de Faro.

Segundo o sindicato, o documento refere que o pagamento do subsídio extraordinário de risco ‘covid’ está dependente da “verificação, caso a caso, da alocação do profissional pelo menos em 50% do seu período normal de trabalho no mês em atividade ‘covid’”.

“Então e se o enfermeiro só trabalhou 49% no serviço ‘covid’? Já não recebe nada?”, questiona Carlos Ramalho, presidente do sindicato, citado numa nota enviada à agência Lusa.

O dirigente sindical considera que o CHUA decidiu “ir ainda mais longe na malha que aperta a atribuição deste subsídio”, cujo pagamento está a registar problemas um pouco por todo o país, com a liquidação de valores baixos e “o pagamento feito tarde e a más horas”.

“A atribuição e liquidação do subsídio de risco ‘covid’ não está a ser feita de forma homogénea em todo o país, originando entropias entre os profissionais”, sublinha Carlos Ramalho.

Contactado pela Lusa, o vogal executivo do CHUA defendeu que a instituição hospitalar algarvia apenas “atua com base na interpretação legal da lei e das orientações que recebeu do Governo.

“A portaria diz-nos de forma literal que estão abrangidas as pessoas que estiveram na atividade ‘covid’, pelo menos, 50% do tempo total de trabalho mensal”, sublinhou.

Para Paulo Neves, têm direito ao subsídio extraordinário de risco ‘covid’, todos os profissionais de saúde “que cumpriram, pelo menos, metade do tempo total que deram à instituição, sendo esse tempo verificado pelas escalas efetuadas pelos diretores dos respetivos serviços clínicos”.

“Os diretores dos serviços que afetaram os profissionais à atividade ‘covid’ é que têm que justificar quem são os profissionais que cumprem os requisitos para receberem esse suplemento, porque são esses diretores que têm o conhecimento em relação às escalas que fazem”, destacou.

Paulo Neves garantiu que o centro hospitalar do Algarve “vai cumprir o que tiver de cumprir, mas, por agora, a posição sobre o pagamento é a que resulta da interpretação da norma do Governo”.

“Nós temos apenas de cumprir o que está na lei. Se a nível nacional o critério for aplicado de forma diferente e se for entendido que está certo e que nós pagamos a menos do que é devido, iremos corrigir no próximo processamento”, reforçou.

Segundo o gestor, a administração do CHUA “não quer é pagar a mais e depois ter de passar pela situação desagradável de estar a pedir o dinheiro às pessoas”.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Habitação. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Estado fica mesmo com 25% das rendas dos senhorios? Saiba o que diz a lei

12:30 30 Julho, 2026 12:29 30 Julho, 2026 | João Luís

Taxa sobre rendimentos prediais pode chegar aos 25%, mas há contratos de arrendamento com regimes fiscais diferentes

Menina observa autocarro FlixBus junto à área de serviço. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional

“Não sou ama”: motorista deixa menina de 11 anos que viajava para o Algarve em área de serviço na A2

09:56 30 Julho, 2026 10:06 30 Julho, 2026 | João Luís

A menina seguia sozinha de Lisboa para Faro quando o autocarro terá partido após uma paragem não prevista em Almodôvar

Algarve Cultura Gastronomia Vida & Lazer

Real Marina leva sabores da Ria Formosa ao Festival do Marisco de Olhão

07:00 30 Julho, 2026 07:01 30 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Chefs do Real Hotels Group criaram uma proposta com peixe, marisco, petiscos algarvios e um prato diferente em cada dia do festival

Casal de reformados. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Reforma antecipada: veja quantos anos de descontos precisa para pedir a pensão mais cedo

10:50 29 Julho, 2026 10:45 29 Julho, 2026 | João Luís

Pensão de velhice antecipada pode ser pedida em várias situações, mas há regras de idade, carreira contributiva e possíveis penalizações a ter em conta

Dia com nuvens. Crédito: Foto AI
Tempo

Tempo muda esta quinta-feira: temperatura desce em todo o país menos nesta região

06:30 30 Julho, 2026 09:08 30 Julho, 2026 | João Luís

A previsão para quinta-feira traz algumas mudanças no estado do tempo, com diferenças entre regiões do continente e ilhas

Algarve Cultura

Fadista Cuca Roseta leva “Tradição” ao Festival da Sardinha de Portimão

07:45 30 Julho, 2026 07:54 30 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Artista atua a 7 de agosto, às 22:00, no Festival da Sardinha, onde apresentará “Tradição” e revisitará grandes êxitos da carreira

Família feliz. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Apoio à renda pode chegar aos 200€: saiba quem recebe sem ter de fazer pedido

13:30 29 Julho, 2026 11:08 29 Julho, 2026 | João Luís

Famílias com maior peso da renda no orçamento podem receber o apoio extraordinário de forma automática, desde que cumpram várias condições

Crucifixo que se manteve intacto após incêndio. Crédito: Catholic Arena
Cultura Europa

Crucifixo permanece intacto entre árvores queimadas após incêndio e torna-se imagem de esperança em França

08:00 30 Julho, 2026 19:08 29 Julho, 2026 | João Luís

A fotografia captada em Cotignac, França, mostra um crucifixo rodeado por uma paisagem devastada pelas chamas

Mundo Nacional

Humanidade entra em dívida ecológica e já consome 1,73 planetas

10:08 30 Julho, 2026 09:59 30 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Portugal esgotou os recursos anuais a 7 de maio e o mundo entra em dívida ecológica, usando a natureza 73% mais depressa do que ela se regenera

Bandeira roxa na praia. Crédito: Foto AI
Nacional

Bandeira roxa na praia? Conheça o significado do aviso que muitos banhistas ainda não conhecem

15:30 29 Julho, 2026 14:13 29 Julho, 2026 | João Luís

Entre os sinais usados nas zonas balneares, há alertas menos comuns, como é o caso da bandeira roxa: aprenda o seu significado

Forno elétrico avariado. Crédito: Magnific
Economia Europe Direct Algarve

Direito à reparação avança na União Europeia: reparar pode sair mais barato do que trocar

11:23 30 Julho, 2026 11:23 30 Julho, 2026 | João Luís

Novas regras da União Europeia querem tornar a reparação mais simples e atrativa, com impacto nas garantias e no acesso a peças

Quarto em dia de inverno. Crédito: Freepik AI
Saúde

Oncologistas alertam: este objeto que tem no quarto pode aumentar o risco de cancro

17:20 29 Julho, 2026 15:30 29 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Especialistas alertam que alguns colchões podem conter substâncias químicas associadas a um maior risco de cancro

Robert De Niro e Nobu Matsuhisa. Crétido: Nobu
Algarve Economia

Hotel de luxo ligado a Robert De Niro vai nascer no Algarve: já tem data prevista para inaugurar no Sotavento

12:45 29 Julho, 2026 12:52 29 Julho, 2026 | João Luís

Marca internacional Nobu prepara um novo projeto no Algarve, com hotel, restaurante, residências e infraestruturas de lazer

José Mourinho.
Cultura Desporto Mundo Nacional

José Mourinho mudou a língua inglesa: levou esta expressão de Portugal para o dicionário inglês

13:05 29 Julho, 2026 12:56 29 Julho, 2026 | João Luís

Uma tentativa de José Mourinho traduzir o 'futebolês' português acabou por criar uma das expressões mais conhecidas do futebol internacional

Contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Prestação Social Única avança nos próximos dias: Governo prepara regras do novo apoio

12:20 28 Julho, 2026 11:58 28 Julho, 2026 | João Luís

O novo regime vai reunir 13 prestações sociais e deverá definir as condições de acesso, os limites patrimoniais e o funcionamento do apoio

Céu avermelhado sobre o mar. Crédito: Magnific AI
Tempo

Cientistas acompanham ‘fenómeno raro’ no Pacífico: o que vem aí pode sentir-se em todo o planeta

17:30 28 Julho, 2026 15:22 28 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Um fenómeno climático raro continua a ganhar força no Pacífico e poderá influenciar calor, seca, chuva extrema e tempestades em várias regiões do mundo

Habitação. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Estado fica mesmo com 25% das rendas dos senhorios? Saiba o que diz a lei

12:30 30 Julho, 2026 12:29 30 Julho, 2026 | João Luís

Taxa sobre rendimentos prediais pode chegar aos 25%, mas há contratos de arrendamento com regimes fiscais diferentes

Menina observa autocarro FlixBus junto à área de serviço. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional

“Não sou ama”: motorista deixa menina de 11 anos que viajava para o Algarve em área de serviço na A2

09:56 30 Julho, 2026 10:06 30 Julho, 2026 | João Luís

A menina seguia sozinha de Lisboa para Faro quando o autocarro terá partido após uma paragem não prevista em Almodôvar

Algarve, Cultura, Gastronomia, Vida & Lazer

Real Marina leva sabores da Ria Formosa ao Festival do Marisco de Olhão

07:00 30 Julho, 2026 07:01 30 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Chefs do Real Hotels Group criaram uma proposta com peixe, marisco, petiscos algarvios e um prato diferente em cada dia do festival

Casal de reformados. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Reforma antecipada: veja quantos anos de descontos precisa para pedir a pensão mais cedo

10:50 29 Julho, 2026 10:45 29 Julho, 2026 | João Luís

Pensão de velhice antecipada pode ser pedida em várias situações, mas há regras de idade, carreira contributiva e possíveis penalizações a ter em conta

Dia com nuvens. Crédito: Foto AI
Tempo

Tempo muda esta quinta-feira: temperatura desce em todo o país menos nesta região

06:30 30 Julho, 2026 09:08 30 Julho, 2026 | João Luís

A previsão para quinta-feira traz algumas mudanças no estado do tempo, com diferenças entre regiões do continente e ilhas

Algarve, Cultura

Fadista Cuca Roseta leva “Tradição” ao Festival da Sardinha de Portimão

07:45 30 Julho, 2026 07:54 30 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Artista atua a 7 de agosto, às 22:00, no Festival da Sardinha, onde apresentará “Tradição” e revisitará grandes êxitos da carreira

Família feliz. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Apoio à renda pode chegar aos 200€: saiba quem recebe sem ter de fazer pedido

13:30 29 Julho, 2026 11:08 29 Julho, 2026 | João Luís

Famílias com maior peso da renda no orçamento podem receber o apoio extraordinário de forma automática, desde que cumpram várias condições

Crucifixo que se manteve intacto após incêndio. Crédito: Catholic Arena
Cultura, Europa

Crucifixo permanece intacto entre árvores queimadas após incêndio e torna-se imagem de esperança em França

08:00 30 Julho, 2026 19:08 29 Julho, 2026 | João Luís

A fotografia captada em Cotignac, França, mostra um crucifixo rodeado por uma paisagem devastada pelas chamas

Mundo, Nacional

Humanidade entra em dívida ecológica e já consome 1,73 planetas

10:08 30 Julho, 2026 09:59 30 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Portugal esgotou os recursos anuais a 7 de maio e o mundo entra em dívida ecológica, usando a natureza 73% mais depressa do que ela se regenera

Bandeira roxa na praia. Crédito: Foto AI
Nacional

Bandeira roxa na praia? Conheça o significado do aviso que muitos banhistas ainda não conhecem

15:30 29 Julho, 2026 14:13 29 Julho, 2026 | João Luís

Entre os sinais usados nas zonas balneares, há alertas menos comuns, como é o caso da bandeira roxa: aprenda o seu significado

Forno elétrico avariado. Crédito: Magnific
Economia, Europe Direct Algarve

Direito à reparação avança na União Europeia: reparar pode sair mais barato do que trocar

11:23 30 Julho, 2026 11:23 30 Julho, 2026 | João Luís

Novas regras da União Europeia querem tornar a reparação mais simples e atrativa, com impacto nas garantias e no acesso a peças

Quarto em dia de inverno. Crédito: Freepik AI
Saúde

Oncologistas alertam: este objeto que tem no quarto pode aumentar o risco de cancro

17:20 29 Julho, 2026 15:30 29 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Especialistas alertam que alguns colchões podem conter substâncias químicas associadas a um maior risco de cancro

Robert De Niro e Nobu Matsuhisa. Crétido: Nobu
Algarve, Economia

Hotel de luxo ligado a Robert De Niro vai nascer no Algarve: já tem data prevista para inaugurar no Sotavento

12:45 29 Julho, 2026 12:52 29 Julho, 2026 | João Luís

Marca internacional Nobu prepara um novo projeto no Algarve, com hotel, restaurante, residências e infraestruturas de lazer

José Mourinho.
Cultura, Desporto, Mundo, Nacional

José Mourinho mudou a língua inglesa: levou esta expressão de Portugal para o dicionário inglês

13:05 29 Julho, 2026 12:56 29 Julho, 2026 | João Luís

Uma tentativa de José Mourinho traduzir o 'futebolês' português acabou por criar uma das expressões mais conhecidas do futebol internacional

Contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Prestação Social Única avança nos próximos dias: Governo prepara regras do novo apoio

12:20 28 Julho, 2026 11:58 28 Julho, 2026 | João Luís

O novo regime vai reunir 13 prestações sociais e deverá definir as condições de acesso, os limites patrimoniais e o funcionamento do apoio

Céu avermelhado sobre o mar. Crédito: Magnific AI
Tempo

Cientistas acompanham ‘fenómeno raro’ no Pacífico: o que vem aí pode sentir-se em todo o planeta

17:30 28 Julho, 2026 15:22 28 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Um fenómeno climático raro continua a ganhar força no Pacífico e poderá influenciar calor, seca, chuva extrema e tempestades em várias regiões do mundo

Últimas Notícias

  • GNR resgata equídeo que caiu numa vala em Albufeira
    GNR resgata equídeo que caiu numa vala em Albufeira
  • Estado fica mesmo com 25% das rendas dos senhorios? Saiba o que diz a lei
    Estado fica mesmo com 25% das rendas dos senhorios? Saiba o que diz a lei
  • Nova abertura em Faro eleva para quatro restaurantes Taco Bell no Algarve
    Nova abertura em Faro eleva para quatro restaurantes Taco Bell no Algarve
  • Portimão recebe em estreia nacional as fotografias premiadas da World Press Photo
    Portimão recebe em estreia nacional as fotografias premiadas da World Press Photo
  • Direito à reparação avança na União Europeia: reparar pode sair mais barato do que trocar
    Direito à reparação avança na União Europeia: reparar pode sair mais barato do que trocar

Opinião

  • Lemos aos pedaços, julgamos por inteiro | Editorial de Henrique Dias Freire
    Lemos aos pedaços, julgamos por inteiro | Editorial de Henrique Dias Freire
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Haute Nature – O Manifesto da Terra na Moda Urbana – Rural | Por Manoli Ortiz de la Torre
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Haute Nature – O Manifesto da Terra na Moda Urbana – Rural | Por Manoli Ortiz de la Torre
  • A moda do “eu” e o esquecimento do “nós” | Por Luís Ganhão
    A moda do “eu” e o esquecimento do “nós” | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Direito à reparação avança na União Europeia: reparar pode sair mais barato do que trocar
    Direito à reparação avança na União Europeia: reparar pode sair mais barato do que trocar
  • AlgarOrange alerta para dificuldades no escoamento da laranja algarvia
    AlgarOrange alerta para dificuldades no escoamento da laranja algarvia
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento