Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

Câmara Municipal de Aljezur terá orçamento “objetivo” para 2021

O orçamento prevê uma receita e despesa global no montante de 12.653.770 euros, um acréscimo de cerca de 200.000 euros, face ao ano anterior

14:57 8 Janeiro, 2021 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
“Esta votação reforça a realidade do rigor e do esforço do Município de Aljezur”, frisa o município

Foi aprovado na reunião de Câmara e na Assembleia Municipal de Aljezur, por maioria, com os votos favoráveis do PS e da CDU e um voto contra pela Coligação Juntos Por Aljezur, o Orçamento e as Grandes Opção do Plano para o ano 2021.

Em comunicado, o município explica que “esta votação reforça a realidade do rigor e do esforço da autarquia, a fim de poder continuar a investir para alavancar a economia local e a apoiar os que mais precisam, num ano que se avizinha complexo e de incertezas”.

O orçamento da Câmara Municipal de Aljezur, para o ano económico de 2021, prevê uma receita e despesa global no montante de 12.653.770 euros, um acréscimo de cerca de 200.000 euros, portanto aproximadamente 1,5%, em relação ao ano anterior. Este orçamento, apresenta uma previsão para o ano de 2021 e mais 4 anos, o que obriga a um exercício mais exigente para o futuro.

A autarquia reforça que “em termos de taxas de IMI e IRS, continuaremos a ter em atenção às pessoas, não aumentando o IMI, mantendo- o nos níveis que temos vindo a definir nos outros anos, não agravando os valores, e consequentemente a vida aos Aljezurenses. Iremos prescindir de 3% do IRS (mais 0,5% em relação a 2020), devolvendo às famílias do nosso concelho um valor total de cerca de 120.000 euros”.

“Este é um orçamento objetivo e espelha a realidade dos compromissos já assumidos ao longo dos anos. Contudo, os tempos em que vivemos, de incerteza, leva-nos a ter mais cuidado e atenção, pois o agravamento da situação da Pandemia, e consequentemente a situação socioeconómica, poderá condicionar-nos ainda mais o próximo ano”, continua o comunicado.

Avançarão vários projetos e obras, nomeadamente o Centro de Negócios e Edifício da Câmara; Renovação do Mercado de Aljezur; projeto do Parque de Estacionamento junto às Finanças; Parque Verde do Malhadais; Alteração ao Loteamento do Malhadais permitindo mais lotes para autoconstrução; Ordenamento do Território: Iniciar a revisão do Plano Diretor Municipal, documento de maior importância para o Concelho; Plano de Defesa da Floresta contra incêndios, assim como o Plano Municipal de Proteção Civil;

“Ainda no âmbito da Associação Terras do Infante, continuamos a realizar o Plano Estratégico Intermunicipal Terras do Infante, instrumento fundamental e de extrema importância, para estes 3 concelhos. Ambiente: Com a Administração Central, iremos continuar a trabalhar e reivindicar, para Aljezur, tudo aquilo que entendemos que é necessário e justo, para as nossas gentes”.

Perante a situação que o Algarve atravessa, de seca e forte possibilidade de termos problemas no abastecimento de água, o Município de Aljezur tem “vindo a desenvolver várias candidaturas, no âmbito da eficiência hídrica, que nos irão proporcionar mais eficiência na gestão deste recurso, diminuindo assim as perdas na rede”.

Já a ALGAR, a autarquia explica que a “empresa de recolha de recicláveis e responsável pelo tratamento dos resíduos sólidos, tendo sido privatizada, e que neste momento tem maioritariamente capitais privados da EGF e capitais públicos dos municípios, vive um momento de difícil sustentabilidade financeira que chegará ao final do ano com prejuízos de cerca de 5 milhões de euros”.

Quanto à descentralização, “uma nota para assuntos, que estão na ordem do dia, que teremos de aprofundar, como a Descentralização de competência, quer com o Estado, quer com as Juntas de Freguesia. A Lei das Finanças Locais, importante instrumento, que é necessário discutir com a ANMP”.

Nas Águas do Algarve, os projetos estão concluídos a fim de poderem ser lançadas as empreitadas das ETARs de Rogil e Carrascalinho, intervenções de extrema importância para estas populações e há muito reclamadas.

“Será seguramente um ganho para a qualidade de vida destas gentes e ainda em termos ambientais”, considera a autarquia.

“Voltamos a colocar na agenda, junto ao Ministério das Obras Publicas e as Infraestruturas de Portugal, a questão sobre a ‘Variante de Aljezur’ para que se trabalhe e encontre uma solução para a sua concretização, para uma melhor circulação automóvel, mais e melhor circulação e mobilidade dos peões e mais estacionamento, dentro da Vila de Aljezur, onde já está uma equipa a trabalhar numa proposta de solução”, continua o comunicado.

“Continuaremos a insistir junto do Ministério do Ambiente para que avance com tão esperada revisão dos planos, os mais importantes para a região, como sendo o Plano do Parque Natural Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e o Plano Ordenamento da Orla Costeira, que com o Despacho no 9316/2019, agora publicado, teremos uma tarefa muito importante pela frente. Junto do ICNF, iremos também pugnar para que sejam encontradas soluções para o ordenamento do autocaravanismo e campismo, surgindo uma rede de oferta para este produto”, frisa a autarquia.

Quanto à situação do Perímetro de Rega do Mira, junto do Ministério da Agricultura, “de maneira a que se possam criar regras a fim de compatibilizar a atividade agrícola com a atividade turística e a preservação dos recursos naturais e ambientais, mais agora, com a publicação da Resolução do Conselho de Ministros no 179/2019”, diz o orçamento.

“No que diz respeito às instalações do novo Quartel do GNR de Aljezur, com o Ministério da Administração Interna, o projeto está em fase de finalização, assim como o processo de alteração à Reserva Agrícola do terreno para este equipamento, que permitirá construir em Aljezur umas instalações condignas para as nossas forças de segurança”.

Reforça a autarquia que “continuaremos, junto do Ministério da Segurança Social, a exigir e a trabalhar numa solução para o alargamento do Apoio de Dia, que já acontece em vários locais do Concelho, para que seja alargada a resposta deste serviço para outras localidades , nomeadamente nas Alfambras e Vales, como estava previsto, e para as quais ainda não houve resposta, da parte de quem tem essa responsabilidade, nomeadamente a Segurança Social. Procuraremos o alargamento para Lar, com parceiros locais ou vindos de fora, sendo que iremos disponibilizar terreno e apoio financeiro para esse fim, para podermos ter mais oferta nesta área; – Procuraremos parceiros a fim de desenvolver o projeto para ampliação da oferta de Lar para a 3a Idade – ERPI – estrutura residencial para idosos”.

O Município de Aljezur está ainda empenhado para que a Unidade de Cuidados Continuados, da Casa da Criança, tenha os apoios financeiros da parte do Estado, tendo já conseguido o acréscimo de 5 camas, podendo assim equilibrar mais um pouco o seu défice de exploração;

“Em 2021, iremos abrir e colocar na agenda, junto do Ministério da Educação, a criação de condições para o funcionamento do ensino secundário em Aljezur, proposta já aprovada pelo executivo municipal, e que merecerá o empenho de todos”

Este será um dos orçamentos mais complexos que o Município de Aljezur já alguma vez apresentou, onde se espelham os custos de gestão desta “casa”, os compromissos já assumidos, “e que temos que continuar a honrar, com as várias entidades do concelho, nas mais variadas aéreas de intervenção. Contudo e sempre com a confiança no futuro e na possibilidade de aproveitar as verbas que poderão chegar ao Algarve, será determinante preparar uma série de projetos e colocá-los em carteira, para que se procure hipóteses de financiamento na chamada “Bazuca financeira”. Estaremos preparados e com total confiança para enfrentar o futuro, apesar das dificuldades e das incertezas que hoje vivemos”, termina a autarquia.

Nacional Vida & Lazer

Espanhóis destacam esta cidade alentejana para uma escapadinha económica e estes são os motivos

11:20 26 Setembro, 2026 11:15 25 Setembro, 2026 | João Luís

Imprensa espanhola destaca esta cidade alentejana para uma escapadinha económica: fique a par dos motivos mencionados

António José Seguro | Maria do Carmo Romão Sacadura dos Santos. Créditos: Lusa / DR
Algarve Nacional Política

Seguro destaca “firmeza” de Maria do Carmo Romão na defesa da igualdade

16:54 26 Setembro, 2026 16:54 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Antiga deputada e provedora da Santa Casa de Lisboa morreu em Faro, aos 89 anos. Presidente destaca a defesa da igualdade e o “exemplo de cidadania”

Algarve Nacional

Morreu em Faro Maria do Carmo Romão, antiga provedora da Santa Casa de Lisboa

13:08 26 Setembro, 2026 13:09 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Antiga deputada socialista tinha 89 anos. Natural de Faro, dirigiu a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa entre 1996 e 2001 e exerceu funções em Macau

Tavira.
Algarve

“Apaixonei-me pelo ritmo de vida”: britânica mudou-se sozinha para esta cidade algarvia e agora quer mostrá-la a outros viajantes

10:00 26 Setembro, 2026 10:13 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de deixar o Reino Unido, Karen encontrou em Tavira uma nova casa e criou um projeto a pensar em quem viaja sozinho

Reformado de férias
Economia Europa

Ivo, reformado de 74 anos com pensão de 4.138 euros: “Nunca tive preocupações nem problemas económicos”

18:00 26 Setembro, 2026 23:16 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Aos 74 anos, o reformado neerlandês recebe uma pensão de 4.138 euros e garante nunca ter tido problemas económicos

Pessoa a medir a tensão. Crédito: Freepik
Saúde

Tem a tensão alta? Estes dois alimentos muito comuns podem fazê-la subir ainda mais

15:10 26 Setembro, 2026 22:54 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Dois alimentos muito comuns podem conter grandes quantidades de sódio e contribuir para o aumento da pressão arterial

Animais Europa

A chegar a Portugal? Novo vírus já está na Península Ibérica e DGAV pede reforço da vigilância

10:10 26 Setembro, 2026 22:11 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O vírus Shamonda já foi detetado em explorações de bovinos em Espanha, naquela que é a primeira identificação da infeção na Península Ibérica

Mulher a retirar dinheiro de uma caixa Multibanco.
Economia Nacional

Parou de trabalhar para cuidar de um familiar? Há um apoio da Segurança Social a que pode ter direito e o valor de referência chega aos 590,84€

17:20 26 Setembro, 2026 10:31 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Quem presta cuidados permanentes a uma pessoa dependente e cumpre os limites de rendimentos previstos pode pedir uma prestação mensal

Avião voando sobre arranha-céus. Crédito: Magnific
Economia Vida & Lazer

Adeus ao desconforto em classe económica – estas 5 companhias estão a dar cartas em 2026

19:29 26 Setembro, 2026 19:29 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Assentos mais largos, refeições cuidadas e melhores serviços distinguem as cinco companhias que lideram a classe económica nos prémios Skytrax de 2026

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Nacional

Tem carta de condução portuguesa e vive noutro país da UE? Há uma regra que o impede de fazer isto em Portugal

15:20 23 Setembro, 2026 14:53 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os portugueses que residem noutro país da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu devem ter atenção a esta regra antes de tentarem alterar a carta de condução em Portugal

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Elétricos ou a gasolina? Este estudo analisou milhões de carros e concluiu quais são os mais fiáveis

18:30 24 Setembro, 2026 17:59 24 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Quanto mais o conta-quilómetros sobe, mais evidente se torna uma diferença que poucos esperavam encontrar

Silves Urban Music
Algarve Cultura Economia

Silves Urban Music recebe candidaturas para espaços de comércio até 30 de setembro

08:44 25 Setembro, 2026 08:46 25 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Tatuagens, vestuário urbano e equipamento de skate estão entre as áreas abertas a propostas para o Silves Urban Music

Troca de óleo do motor. Crédito: Freepik
Auto

“É igualmente mau estar abaixo ou acima”: mecânico explica como nunca errar no nível do óleo do carro (e evitar gastos maiores)

20:30 25 Setembro, 2026 08:32 25 Setembro, 2026 | João Luís

Nem sempre basta 'encher até cima': aprenda o truque de um mecânico para acertar no nível do óleo do motor e evitar reparações caras

Dia de chuva
Tempo

Vem aí uma depressão: “ciclone-bomba” chega a esta região com até 60 mm de chuva e rajadas de 85 km/h

18:40 26 Setembro, 2026 18:32 26 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Meteored alerta para a chegada de uma depressão atlântica aos Açores, com até 60 mm de chuva, risco de trovoada e rajadas que podem atingir os 85 km/h

Vida & Lazer

Tem uma árvore-do-dinheiro em casa? Este erro comum pode fazer as folhas secarem e cair

17:10 26 Setembro, 2026 23:01 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A árvore-do-dinheiro é considerada uma planta fácil de manter, mas há erros que podem comprometer a sua saúde

Animais Mundo

Há 100 anos que não acontecia: descoberta nova espécie de felino selvagem que pesa pouco mais de 1 quilo

14:20 26 Setembro, 2026 22:40 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O Leopardus tilcayo pesa cerca de 1,3 quilos, é mais pequeno do que um gato doméstico e passou despercebido à ciência durante décadas

Nacional, Vida & Lazer

Espanhóis destacam esta cidade alentejana para uma escapadinha económica e estes são os motivos

11:20 26 Setembro, 2026 11:15 25 Setembro, 2026 | João Luís

Imprensa espanhola destaca esta cidade alentejana para uma escapadinha económica: fique a par dos motivos mencionados

António José Seguro | Maria do Carmo Romão Sacadura dos Santos. Créditos: Lusa / DR
Algarve, Nacional, Política

Seguro destaca “firmeza” de Maria do Carmo Romão na defesa da igualdade

16:54 26 Setembro, 2026 16:54 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Antiga deputada e provedora da Santa Casa de Lisboa morreu em Faro, aos 89 anos. Presidente destaca a defesa da igualdade e o “exemplo de cidadania”

Algarve, Nacional

Morreu em Faro Maria do Carmo Romão, antiga provedora da Santa Casa de Lisboa

13:08 26 Setembro, 2026 13:09 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Antiga deputada socialista tinha 89 anos. Natural de Faro, dirigiu a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa entre 1996 e 2001 e exerceu funções em Macau

Tavira.
Algarve

“Apaixonei-me pelo ritmo de vida”: britânica mudou-se sozinha para esta cidade algarvia e agora quer mostrá-la a outros viajantes

10:00 26 Setembro, 2026 10:13 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de deixar o Reino Unido, Karen encontrou em Tavira uma nova casa e criou um projeto a pensar em quem viaja sozinho

Reformado de férias
Economia, Europa

Ivo, reformado de 74 anos com pensão de 4.138 euros: “Nunca tive preocupações nem problemas económicos”

18:00 26 Setembro, 2026 23:16 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Aos 74 anos, o reformado neerlandês recebe uma pensão de 4.138 euros e garante nunca ter tido problemas económicos

Pessoa a medir a tensão. Crédito: Freepik
Saúde

Tem a tensão alta? Estes dois alimentos muito comuns podem fazê-la subir ainda mais

15:10 26 Setembro, 2026 22:54 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Dois alimentos muito comuns podem conter grandes quantidades de sódio e contribuir para o aumento da pressão arterial

Animais, Europa

A chegar a Portugal? Novo vírus já está na Península Ibérica e DGAV pede reforço da vigilância

10:10 26 Setembro, 2026 22:11 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O vírus Shamonda já foi detetado em explorações de bovinos em Espanha, naquela que é a primeira identificação da infeção na Península Ibérica

Mulher a retirar dinheiro de uma caixa Multibanco.
Economia, Nacional

Parou de trabalhar para cuidar de um familiar? Há um apoio da Segurança Social a que pode ter direito e o valor de referência chega aos 590,84€

17:20 26 Setembro, 2026 10:31 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Quem presta cuidados permanentes a uma pessoa dependente e cumpre os limites de rendimentos previstos pode pedir uma prestação mensal

Avião voando sobre arranha-céus. Crédito: Magnific
Economia, Vida & Lazer

Adeus ao desconforto em classe económica – estas 5 companhias estão a dar cartas em 2026

19:29 26 Setembro, 2026 19:29 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Assentos mais largos, refeições cuidadas e melhores serviços distinguem as cinco companhias que lideram a classe económica nos prémios Skytrax de 2026

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Nacional

Tem carta de condução portuguesa e vive noutro país da UE? Há uma regra que o impede de fazer isto em Portugal

15:20 23 Setembro, 2026 14:53 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os portugueses que residem noutro país da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu devem ter atenção a esta regra antes de tentarem alterar a carta de condução em Portugal

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Elétricos ou a gasolina? Este estudo analisou milhões de carros e concluiu quais são os mais fiáveis

18:30 24 Setembro, 2026 17:59 24 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Quanto mais o conta-quilómetros sobe, mais evidente se torna uma diferença que poucos esperavam encontrar

Silves Urban Music
Algarve, Cultura, Economia

Silves Urban Music recebe candidaturas para espaços de comércio até 30 de setembro

08:44 25 Setembro, 2026 08:46 25 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Tatuagens, vestuário urbano e equipamento de skate estão entre as áreas abertas a propostas para o Silves Urban Music

Troca de óleo do motor. Crédito: Freepik
Auto

“É igualmente mau estar abaixo ou acima”: mecânico explica como nunca errar no nível do óleo do carro (e evitar gastos maiores)

20:30 25 Setembro, 2026 08:32 25 Setembro, 2026 | João Luís

Nem sempre basta 'encher até cima': aprenda o truque de um mecânico para acertar no nível do óleo do motor e evitar reparações caras

Dia de chuva
Tempo

Vem aí uma depressão: “ciclone-bomba” chega a esta região com até 60 mm de chuva e rajadas de 85 km/h

18:40 26 Setembro, 2026 18:32 26 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Meteored alerta para a chegada de uma depressão atlântica aos Açores, com até 60 mm de chuva, risco de trovoada e rajadas que podem atingir os 85 km/h

Vida & Lazer

Tem uma árvore-do-dinheiro em casa? Este erro comum pode fazer as folhas secarem e cair

17:10 26 Setembro, 2026 23:01 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A árvore-do-dinheiro é considerada uma planta fácil de manter, mas há erros que podem comprometer a sua saúde

Animais, Mundo

Há 100 anos que não acontecia: descoberta nova espécie de felino selvagem que pesa pouco mais de 1 quilo

14:20 26 Setembro, 2026 22:40 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O Leopardus tilcayo pesa cerca de 1,3 quilos, é mais pequeno do que um gato doméstico e passou despercebido à ciência durante décadas

Últimas Notícias

  • Adeus ao desconforto em classe económica – estas 5 companhias estão a dar cartas em 2026
    Adeus ao desconforto em classe económica – estas 5 companhias estão a dar cartas em 2026
  • Vem aí uma depressão: “ciclone-bomba” chega a esta região com até 60 mm de chuva e rajadas de 85 km/h
    Vem aí uma depressão: “ciclone-bomba” chega a esta região com até 60 mm de chuva e rajadas de 85 km/h
  • Ivo, reformado de 74 anos com pensão de 4.138 euros: “Nunca tive preocupações nem problemas económicos”
    Ivo, reformado de 74 anos com pensão de 4.138 euros: “Nunca tive preocupações nem problemas económicos”
  • Algarve e Huelva unem-se num projeto de 1,47 milhões para turismo náutico no Guadiana
    Algarve e Huelva unem-se num projeto de 1,47 milhões para turismo náutico no Guadiana
  • Loulé ganha apoio da CCDR Algarve à candidatura a Capital Portuguesa da Cultura 2028
    Loulé ganha apoio da CCDR Algarve à candidatura a Capital Portuguesa da Cultura 2028

Opinião

  • Depois do verão, está na altura de voltar a olhar para a nossa saúde? | Por Ireneia Lino
    Depois do verão, está na altura de voltar a olhar para a nossa saúde? | Por Ireneia Lino
  • A Europa cultural em ação do património resiliente à inovação e à celebração humana das cidades | Por João Palmeiro
    A Europa cultural em ação do património resiliente à inovação e à celebração humana das cidades | Por João Palmeiro
  • À Mesa com o Poder Local: Ajuste direto do presidente, fatura para os farenses | Por Adriana Martins
    À Mesa com o Poder Local: Ajuste direto do presidente, fatura para os farenses | Por Adriana Martins

Europe Direct Algarve

  • Algarve e Huelva unem-se num projeto de 1,47 milhões para turismo náutico no Guadiana
    Algarve e Huelva unem-se num projeto de 1,47 milhões para turismo náutico no Guadiana
  • Confrades de Portugal e quatro países europeus celebram gastronomia em Portimão
    Confrades de Portugal e quatro países europeus celebram gastronomia em Portimão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento