Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

Bombeiros criticam “diferença abismal”, entre o Alto Minho e o Algarve, no pagamento de transportes

Presidente da Federação Distrital de Bombeiros do distrito de Viana do Castelo classificou hoje de “abismal” a diferença das tabelas de pagamento do transporte de doentes covid-19 na região Norte, quando comparadas com as praticadas no Algarve

16:42 5 Janeiro, 2021 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

“As cooperações de bombeiros voluntários do distrito de Viana do Castelo recebem 7,5 euros pelos serviços até 20 quilómetros. Não têm apoio para higienização das viaturas, nem para os Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Já no Algarve, pelo mesmo serviço, as corporações recebem entre os 55 a 85 euros, valor que incluiu as despesas com a higienização das viaturas, e os EPI”, especificou José Salgado.

Em causa está uma tabela, a que a Lusa teve hoje acesso, aprovada a 11 de dezembro pelo Sistema de Gestão de Transporte de Doentes (SGTD) da ARS do Algarve para o transporte não urgente de doentes em isolamento profilático, tratamentos de hemodiálise e acesso vascular e que foi comunicada às associações humanitárias e entidades transportadores daquela região.

“Considerou-se necessário tomar medidas de natureza excecional, nomeadamente a adoção de uma tabela de preços por transporte, assim como o pagamento dos mesmos fora do âmbito do Sistema de Gestão de Transporte de Doentes, devido à inadaptação da referida plataforma à situação atual e excecional que este tipo de transporte implica”, refere o documento.

Para José Salgado trata-se de “uma diferença abismal” em relação à tabela que está a ser praticada pela ARS do Norte”.

“Por um serviço até 20 quilómetros recebemos 7,5 euros. É ridículo. Não conseguimos pôr uma viatura na rua numa hora de serviço, se for só esse o tempo de duração, por menos de 20 euros. No entanto, desde 2012, pagam-nos 7,5 euros e, nesta situação em que vivemos, não temos apoios nenhuns da tutela para a higienização e desinfeção das viaturas ou equipamentos de proteção individual”, reforçou.

Numa resposta escrita a um pedido de esclarecimento hoje enviado pela agência Lusa, a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, disse “encontrar-se a cumprir a legislação vigente à data e normas da Direção Geral da Saúde (DGS) no âmbito dos transportes de doentes não urgentes”.

A ARS-N apontou a portaria 142-B/2012 de 15 de maio, o despacho número 702-A/2012 de 04 de junho, o despacho 7702-C/2012 de 4 de junho e as normas da DGS 004/2020, 007/2020, 008/2020 e 019/2020, no âmbito do Covid-19″.

“Mais se informa que a aplicação da referida legislação é transversal a todos os prestadores deste serviço na Região Norte”, acrescentou.

No Alto Minho existem 12 corporações de bombeiros, sendo que Viana do Castelo é o único concelho a dispor de um corpo profissional.

Além da capital do Alto Minho, apenas Caminha possui duas corporações de bombeiros voluntários, uma situada na sede do concelho e a outra em Vila Praia de Âncora.

“No Algarve, se o serviço oscilar entre os 21 e os 100 quilómetros, a taxa de saída é de 90 euros e os outros apoios mantêm-se. No Norte, continuamos a receber 0,51 euros por quilómetro. Veja o ridículo da situação”, observou.

“Se a distância a percorrer for superior a 100 quilómetros, no Algarve as corporações recebem na mesma os 90 euros, mais os 0,51 euros por quilómetro e taxas de higienização e EPI. É uma diferença brutal, gritante”, frisou.

José Salgado, também presidente da direção dos bombeiros voluntários de Viana do castelo, acusou “a tutela de estar a tratar os bombeiros de forma desigual” e adiantou que “as associações de bombeiros estão todas na rutura, para não dizer na falência”.

“A continuarmos a este ritmo não demorará muito tempo a começarem a fechar portas”, reforçou.

“São as corporações que estão a suportar estas despesas. Houve uma pequena ajuda da Proteção Civil, simbólica para o tempo todo de pandemia, sendo que as Câmaras têm suportado muitas despesas dos EPI”, afirmou.

Segundo José Salgado, a Federação Distrital de Bombeiros do distrito de Viana do Castelo tem “estado em contacto com todas as congéneres da região Norte no sentido de fazer pressão junto da ARS-N para que a tabela do Algarve seja aplicada a todo o país”.

“A tutela está a tratar os bombeiros de forma desigual, e isso não tem lógica”, observou.

O responsável acrescentou que a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) também tem desenvolvido contactos com o Ministério da Saúde.

Numa carta enviada no dia 29 de dezembro à ministra Marta Temido, a que a Lusa teve acesso, o presidente da LBP, Jaime Marta Soares solicita à governante que “a tabela aprovada pela ARS do Algarve seja, obrigatoriamente, extensiva a todas as entidades na área do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.854.305 mortos resultantes de mais de 85 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 7.186 pessoas dos 431.623 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Pensionistas nestas condições têm direito a pedir mais um apoio até 236 euros se cumprirem estes requisitos

08:40 3 Setembro, 2026 18:40 3 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este apoio que pode chegar aos 236,16€ é pago a pensionistas que cumpram alguns requisitos e é recebido junto com a pensão

Sara Anselmo morre aos 37 anos. Reprodução redes sociais
Algarve

Morreu Sara Anselmo, profissional de fitness de Albufeira, aos 37 anos

15:30 3 Setembro, 2026 17:11 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Profissional de fitness e mãe de um menino, Sara Anselmo morreu a 2 de setembro, três meses depois de completar 37 anos

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Trovoadas vão ‘castigar’ Portugal: podem cair até 12 raios por km² e há risco de granizo, chuva forte e rajadas neste dia

06:00 3 Setembro, 2026 19:11 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Segundo a Meteored, o tempo vai mudar depois de vários dias de calor, com os modelos a apontarem para um aumento significativo da instabilidade e trovoadas em várias regiões de Portugal continental

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 14:14 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Dia de chuva com trovoada. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e trovoada a caminho de Portugal: estas regiões estão na ‘mira’ do mau tempo neste dia

16:00 3 Setembro, 2026 00:00 3 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

O IPMA prevê chuva e trovoada em algumas regiões, num período marcado também por nebulosidade, vento e poeiras em suspensão

João Neves a festejar o golo.
Algarve Europa Nacional

Tavirense João Neves chegou ao treino do PSG numa modesta carrinha branca: motivo está a emocionar os adeptos

13:10 3 Setembro, 2026 13:11 3 Setembro, 2026 | João Luís

O tavirense João Neves surpreendeu ao chegar ao treino do PSG numa modesta carrinha branca: explicação está a gerar elogios entre os adeptos

Algarve Cultura

Faro Alternativo regressa em outubro com três noites de punk, hardcore e metal

09:20 3 Setembro, 2026 09:24 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Passeio Ribeirinho volta a acolher o Faro Alternativo, com 17 bandas e um programa dedicado à música independente

Pessoa a receber uma encomenda. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve

Agora é mesmo oficial: UE aprova novas regras para compras online e há novas taxas a caminho

17:00 3 Setembro, 2026 16:47 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A União Europeia deu mais um passo nas novas regras para as compras online, que vão trazer mudanças para as pequenas encomendas

Mecânico a apontar lanterna dentro do capô. Crédito: Freepik
Auto

Carro para a vida? Mecânico com 40 anos de experiência revela o usado que comprou por menos de 600 euros e nunca o deixou ficar mal

11:30 3 Setembro, 2026 16:13 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O carro custou apenas 600 euros e continua nas mãos do mesmo proprietário cerca de 15 anos depois

Fachada de loja fechada.
Nacional Saúde

Costuma comer neste centro comercial? Restaurante fecha portas por falta de condições para conservar os alimentos

17:10 3 Setembro, 2026 15:05 3 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Fiscalização no Alegro Sintra detetou irregularidades que levaram à suspensão imediata do funcionamento de um restaurante

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Adeus bagagem? Funcionário de aeroporto revela o que nunca deve fazer para identificar as suas malas (podem mesmo ficar ‘em terra’)

19:20 1 Setembro, 2026 22:38 1 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um gesto muito comum para distinguir as malas das restantes pode interferir com o processamento da bagagem e atrasar o seu encaminhamento até ao avião

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: este é o número máximo de moedas que pode usar para pagamentos em Portugal

15:40 2 Setembro, 2026 15:04 2 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Legislação portuguesa prevê que estabelecimentos podem recusar um pagamento se for entregue um número de moedas superior a este

Inspeção Automóvel. Crédito: Freepik
Auto Europe Direct Algarve

Tem carro? UE prepara novas regras para as inspeções obrigatórias e estas são as mudanças em cima da mesa

06:30 2 Setembro, 2026 01:08 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras para as inspeções automóveis estão a ser preparadas na União Europeia e podem trazer mudanças para milhões de condutores

Praia da Bordeira.
Algarve

“Sem um prédio à vista”: australianos encantados com esta pequena aldeia do Algarve pela sua “beleza selvagem”

18:20 30 Agosto, 2026 17:04 29 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A Lonely Planet destacou esta aldeia do Algarve entre os melhores locais da região pelas paisagens naturais e pela reduzida urbanização

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Pensionistas nestas condições têm direito a pedir mais um apoio até 236 euros se cumprirem estes requisitos

08:40 3 Setembro, 2026 18:40 3 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este apoio que pode chegar aos 236,16€ é pago a pensionistas que cumpram alguns requisitos e é recebido junto com a pensão

Sara Anselmo morre aos 37 anos. Reprodução redes sociais
Algarve

Morreu Sara Anselmo, profissional de fitness de Albufeira, aos 37 anos

15:30 3 Setembro, 2026 17:11 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Profissional de fitness e mãe de um menino, Sara Anselmo morreu a 2 de setembro, três meses depois de completar 37 anos

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Trovoadas vão ‘castigar’ Portugal: podem cair até 12 raios por km² e há risco de granizo, chuva forte e rajadas neste dia

06:00 3 Setembro, 2026 19:11 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Segundo a Meteored, o tempo vai mudar depois de vários dias de calor, com os modelos a apontarem para um aumento significativo da instabilidade e trovoadas em várias regiões de Portugal continental

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 14:14 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Dia de chuva com trovoada. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e trovoada a caminho de Portugal: estas regiões estão na ‘mira’ do mau tempo neste dia

16:00 3 Setembro, 2026 00:00 3 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

O IPMA prevê chuva e trovoada em algumas regiões, num período marcado também por nebulosidade, vento e poeiras em suspensão

João Neves a festejar o golo.
Algarve, Europa, Nacional

Tavirense João Neves chegou ao treino do PSG numa modesta carrinha branca: motivo está a emocionar os adeptos

13:10 3 Setembro, 2026 13:11 3 Setembro, 2026 | João Luís

O tavirense João Neves surpreendeu ao chegar ao treino do PSG numa modesta carrinha branca: explicação está a gerar elogios entre os adeptos

Algarve, Cultura

Faro Alternativo regressa em outubro com três noites de punk, hardcore e metal

09:20 3 Setembro, 2026 09:24 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Passeio Ribeirinho volta a acolher o Faro Alternativo, com 17 bandas e um programa dedicado à música independente

Pessoa a receber uma encomenda. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

Agora é mesmo oficial: UE aprova novas regras para compras online e há novas taxas a caminho

17:00 3 Setembro, 2026 16:47 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A União Europeia deu mais um passo nas novas regras para as compras online, que vão trazer mudanças para as pequenas encomendas

Mecânico a apontar lanterna dentro do capô. Crédito: Freepik
Auto

Carro para a vida? Mecânico com 40 anos de experiência revela o usado que comprou por menos de 600 euros e nunca o deixou ficar mal

11:30 3 Setembro, 2026 16:13 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O carro custou apenas 600 euros e continua nas mãos do mesmo proprietário cerca de 15 anos depois

Fachada de loja fechada.
Nacional, Saúde

Costuma comer neste centro comercial? Restaurante fecha portas por falta de condições para conservar os alimentos

17:10 3 Setembro, 2026 15:05 3 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Fiscalização no Alegro Sintra detetou irregularidades que levaram à suspensão imediata do funcionamento de um restaurante

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Adeus bagagem? Funcionário de aeroporto revela o que nunca deve fazer para identificar as suas malas (podem mesmo ficar ‘em terra’)

19:20 1 Setembro, 2026 22:38 1 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um gesto muito comum para distinguir as malas das restantes pode interferir com o processamento da bagagem e atrasar o seu encaminhamento até ao avião

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais, Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: este é o número máximo de moedas que pode usar para pagamentos em Portugal

15:40 2 Setembro, 2026 15:04 2 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Legislação portuguesa prevê que estabelecimentos podem recusar um pagamento se for entregue um número de moedas superior a este

Inspeção Automóvel. Crédito: Freepik
Auto, Europe Direct Algarve

Tem carro? UE prepara novas regras para as inspeções obrigatórias e estas são as mudanças em cima da mesa

06:30 2 Setembro, 2026 01:08 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras para as inspeções automóveis estão a ser preparadas na União Europeia e podem trazer mudanças para milhões de condutores

Praia da Bordeira.
Algarve

“Sem um prédio à vista”: australianos encantados com esta pequena aldeia do Algarve pela sua “beleza selvagem”

18:20 30 Agosto, 2026 17:04 29 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A Lonely Planet destacou esta aldeia do Algarve entre os melhores locais da região pelas paisagens naturais e pela reduzida urbanização

Últimas Notícias

  • Fabricantes avisam: não faça isto à máquina de lavar roupa logo depois de utilizá-la
    Fabricantes avisam: não faça isto à máquina de lavar roupa logo depois de utilizá-la
  • “Qualquer dia temos mais imigrantes que pessoas”: frase de André Ventura está a ‘dar que falar’ nas redes sociais
    “Qualquer dia temos mais imigrantes que pessoas”: frase de André Ventura está a ‘dar que falar’ nas redes sociais
  • Conheça a planta muito utilizada na comida que cultivada num vaso afasta os mosquitos
    Conheça a planta muito utilizada na comida que cultivada num vaso afasta os mosquitos
  • Segurança Social exige a reformado devolver 5.538 euros da pensão após vender a casa: tribunal anula decisão por este motivo
    Segurança Social exige a reformado devolver 5.538 euros da pensão após vender a casa: tribunal anula decisão por este motivo
  • Existe um tipo de conta bancária à ordem em Portugal cuja manutenção custa apenas 5 euros por ano e ‘todos’ podem ter direito
    Existe um tipo de conta bancária à ordem em Portugal cuja manutenção custa apenas 5 euros por ano e ‘todos’ podem ter direito

Opinião

  • O cansaço do povo | Por José Figueiredo Santos
    O cansaço do povo | Por José Figueiredo Santos
  • A vida não começa amanhã | Por Ana Alexandra Resende
    A vida não começa amanhã | Por Ana Alexandra Resende
  • Habitação: onde há mais procura, nem sempre há mais construção
    Habitação: onde há mais procura, nem sempre há mais construção

Europe Direct Algarve

  • Agora é mesmo oficial: UE aprova novas regras para compras online e há novas taxas a caminho
    Agora é mesmo oficial: UE aprova novas regras para compras online e há novas taxas a caminho
  • Prémio LUX 2026 chega a Tavira com sessão acessível do filme “Surda”
    Prémio LUX 2026 chega a Tavira com sessão acessível do filme “Surda”
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento