Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

Autarca de Portimão “revoltada” acusa Governo de falhar responsabilidades

Isilda Gomes diz que Portimão tem cumprido com todas as suas obrigações no combate à pandemia, ao contrário do Governo, “que não cumpriu o que tinha de cumprir, na responsabilidade com as forças de segurança e na vacinação”

18:17 16 Abril, 2021 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A presidente da Câmara de Portimão considerou hoje “um castigo injusto e incompreensível” as medidas restritivas de confinamento impostas ao município, acusando o Governo de ter faltado às suas responsabilidades no combate à pandemia de covid-19.

“Face à situação atual em Portimão, o castigo imposto com o retrocesso no confinamento é injusto, incompreensível, inaceitável e revoltante. Não aceito esta medida, estou revoltada”, afirmou Isilda Gomes (PS) em conferência de imprensa nos Paços do Concelho de Portimão.

A presidente da autarquia do distrito de Faro disse que foi “apanhada de surpresa” com o retrocesso imposto ao município na quinta-feira pelo Governo, acreditando que face aos registos dos últimos 14 dias no concelho “a expectativa era a de que ficasse no atual patamar de confinamento”.

Segundo Isilda Gomes, Portimão tem cumprido com todas as suas obrigações no combate à pandemia, ao contrário do Governo, “que não cumpriu o que tinha de cumprir, na responsabilidade com as forças de segurança e na vacinação”.

“Ninguém percebe o atraso na vacinação, não só em Portimão como no Algarve. Como não se percebe que outros concelhos com menores incidências tenham muito mais pessoas vacinadas”, reforçou.

Para a autarca, “chegou a altura de o Governo assumir as suas próprias responsabilidades, não deixando à sorte de indicadores injustos a decisão sobre quem avança e quem recua”, sublinhou.

Portimão é um dos quatro concelhos do país, a par de Moura, Odemira e Rio Maior, que recuam à primeira fase de desconfinamento segundo o plano apresentado pelo primeiro-ministro, António Costa, na quinta-feira.

Excetuando outros seis concelhos que se mantêm na atual fase de desconfinamento, a generalidade do país avança na segunda-feira para a terceira etapa de desconfinamento.

A presidente da Câmara de Portimão considera que este retrocesso “não faz sentido, porque, afirma, o vírus “não está espalhado pelas ruas de Portimão e os surtos da doença estão identificados, controlados e acompanhados”.

Isilda Gomes lembrou que o município efetuou uma operação de testagem em massa e que em 4.187 testes rápidos foram detetados apenas 12 casos positivos, o que a leva a concluir que “a disseminação do vírus não está na comunidade”.

A autarca considerou que o primeiro-ministro António Costa “tem tomado medidas difíceis, lesivas da vida das pessoas e das empresas” com base em “informação incompleta e opiniões contrárias de várias pessoas que seguem o que lhes convém”.

“Acho que a informação não chega toda ao senhor primeiro-ministro”, alegou a presidente do município, acrescentando “ter a noção de que existem” divisões de opinião no seio dos ministros.

A autarca recordou que o município do distrito de Faro tem sido responsável e solidário com o país e com o Serviço Nacional de Saúde no combate à pandemia, e era agora a hora de ver retribuída essa solidariedade.

Para combater a pandemia em Portimão e no Algarve, região turística que contribui com cerca de 4% do Produto Interno Bruto (PIB), a autarca apresentou um caderno de reivindicações ao Governo que quer ver “implementado imediatamente”.

Assim, pede ao Governo reforce a fiscalização, com o aumento de operacionais nas forças e serviços de segurança, das autoridades para as Condições do Trabalho (ACT) e da Segurança Alimentar e Económica (ASAE), e a priorização no reforço com a ativação do Centro Municipal de Vacinação de Portimão.

Sobre a entrada em funcionamento deste centro disponibilizado pelo município desde 03 de março, a autarca disse não entender como é que o presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve o mantém fechado, “quando a vacinação dos professores está a ser feita à porta das escolas ou em condições ainda piores”.

Entre as reivindicações de Isilda Gomes ao Governo encontram-se “apoios extraordinários para os setores económicos penalizados com o fecho de atividade e o reforço dos profissionais de saúde para o acompanhamento dos casos positivos, pessoas que não têm médico de família.

Pretende também que a variável do número de testes realizados seja acrescentada aos indicadores de decisão do desconfinamento dos concelhos, para que seja valorizada a baixa taxa de positividade sempre que se verifique.

Isilda Gomes afirmou que caso o Governo não assuma as suas responsabilidades e não cumpra o caderno reivindicado pelo município, irá “tirar as devidas ilações e tomar posições”.

“Há várias situações a ponderar e não posso dizer mais nada. Estou na luta por Portimão e acredito que o Governo vai cumprir”, concluiu.

Portugal avança na segunda-feira para a terceira etapa do desconfinamento com o regresso às aulas presenciais no secundário e superior e a reabertura de lojas, restaurantes e cafés, mas 10 concelhos não acompanham esta nova fase.

Em Portimão e noutros três concelhos volta a ser proibido circular para fora do município, restrição que se aplica diariamente, a partir de segunda-feira e durante os próximos 15 dias, ainda que estejam previstas exceções, como trabalho ou assistência a familiares.

O plano de desconfinamento do Governo prevê quatro fases, duas já implementadas a 15 de março e a 05 de abril, estando a próxima prevista para 19 de abril e a última para 03 de maio.

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas podem vir a receber pouco mais de um terço do último salário a partir desta data

08:00 19 Agosto, 2026 18:32 18 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Projeções europeias apontam para uma forte descida do peso das pensões face ao último salário, com a taxa de substituição a poder cair para cerca de 37%

Ponte Quinta do Lago.
Algarve

Nem Cabanas nem Cacela: para chegar a esta praia no Algarve há uma ponte de madeira com 300 metros que atravessa a Ria Formosa

10:20 19 Agosto, 2026 08:02 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Entre a Ria Formosa e o Atlântico, uma ponte pedonal de 300 metros dá acesso a uma praia algarvia rodeada por dunas

Dia de chuva. Crédito: Magnific AI
Tempo

Chuva volta a Portugal continental: grande mudança chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

10:00 19 Agosto, 2026 18:00 18 Agosto, 2026 | Luís Santos

A chuva deverá voltar a Portugal continental nos próximos dias, com várias regiões a sentirem uma mudança no estado do tempo

Supermercado da Mercadona.
Economia Europa

Mercadona confirma: vem aí uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

07:20 18 Agosto, 2026 12:12 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova regra em Espanha vai alterar o preço pago em alguns produtos no supermercado, mas o dinheiro pode ser recuperado

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Adeus calor, olá mau tempo: chuva, trovoadas e vento forte regressam a Portugal nestes dias

07:00 19 Agosto, 2026 15:18 18 Agosto, 2026 | João Luís

Estado do tempo muda de forma evidente, com queda acentuada dos termómetros, aumento do vento e chuva em várias regiões

Mulher idosa a organizar moedas e notas. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Prestação Social Única já é oficial: estes 13 apoios vão ser integrados nesta data e há quem possa começar a receber mais dinheiro

07:20 19 Agosto, 2026 15:17 18 Agosto, 2026 | João Luís

Segurança Social prepara uma das maiores alterações dos últimos anos nos apoios destinados às famílias com menos recursos

Nadadora-salvadora.
Algarve

“Fomos surpreendidos”: banhista chega a esta praia no Algarve e recebe advertência da nadadora-salvadora antes de entrar na água

18:20 18 Agosto, 2026 14:55 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banhista chegou com a família a uma conhecida praia no Algarve e recebeu uma advertência da nadadora-salvadora ainda antes de entrar na água

Praia do Carvoeiro.
Algarve

“Nem se consegue nadar”: visitante destaca “mau cheiro e imensas moscas” nesta praia do Algarve rodeada de falésias e casas típicas

14:30 19 Agosto, 2026 14:51 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Mau cheiro, moscas e acumulação de algas estão a gerar queixas entre visitantes de uma das praias mais conhecidas do Algarve

Algarve

GNR procura homem desaparecido há duas semanas na serra de Loulé

10:10 19 Agosto, 2026 10:35 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Ildefonso Cabrita, de 67 anos, está desaparecido desde 5 de agosto. A GNR já realizou buscas com cães e drones na zona de Alte

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Duas idosas herdaram 937.000 euros de sobrinho que morreu aos 54 anos sem deixar testamento mas nenhuma quis o dinheiro: tribunal entregou fortuna ao primo

19:30 16 Agosto, 2026 18:51 12 Agosto, 2026 | João Luís

Ausência de testamento fizeram uma fortuna próxima de um milhão de euros chegar a familiares que não contavam recebê-la: justiça irlandesa resolveu

Idoso com notas de euro na mão.
Economia Europe Direct Algarve

Há uma compensação a partir de 250€ para estes portugueses mas só recebe quem a pedir

13:40 19 Agosto, 2026 15:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Alguns portugueses podem ter direito a uma compensação que começa nos 250€ e pode ir até aos 600€, mas têm de fazer o pedido

Casal de idosos analisa despesas e contas domésticas. Crédito: Freepik AI
Economia Europa

“A minha pensão é de 500€ e a da minha mulher de 1000”: David revela o que tem de fazer aos 75 anos para viver com ‘dignidade’

11:00 19 Agosto, 2026 15:58 18 Agosto, 2026 | Luís Santos

Aos 75 anos, este espanhol continua a trabalhar para complementar a pensão e conseguir fazer face ao custo de vida

Turistas à espera do comboio. Crédito: Magnific
Nacional

“Foi horrível”: casal de turistas indignado garante nunca mais voltar a esta cidade portuguesa

18:30 18 Agosto, 2026 18:20 18 Agosto, 2026 | Luís Santos

Este casal de turistas estrangeiros ficou desiludido com a visita a esta cidade portuguesa e garante que não pretende voltar

Avião estacionado no aeroporto.
Economia Europa

Vai ser inaugurada nesta data uma nova companhia aérea espanhola com sede num aeroporto perto de Portugal e voos a 19€

16:10 17 Agosto, 2026 15:24 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova companhia aérea espanhola começa a voar ainda este ano a partir de um aeroporto perto da fronteira com Portugal

Algarve Cultura

Bonga e Ruth Marlene animam Festas da Guia no final de agosto

15:22 19 Agosto, 2026 15:22 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

As Festas da Guia regressam nos dias 29 e 30 de agosto com Bonga, Ruth Marlene, procissões, gastronomia e entrada gratuita no recinto

Dois homens a andar de mota. Crédito: Magnific AI
Auto Mundo Nacional

Para breve em Portugal? Há quem queira acabar com o uso obrigatório do capacete

15:00 19 Agosto, 2026 16:45 18 Agosto, 2026 | Luís Santos

Uma proposta nos Estados Unidos reacendeu o debate sobre o uso obrigatório de capacete por motociclistas nas estradas

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas podem vir a receber pouco mais de um terço do último salário a partir desta data

08:00 19 Agosto, 2026 18:32 18 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Projeções europeias apontam para uma forte descida do peso das pensões face ao último salário, com a taxa de substituição a poder cair para cerca de 37%

Ponte Quinta do Lago.
Algarve

Nem Cabanas nem Cacela: para chegar a esta praia no Algarve há uma ponte de madeira com 300 metros que atravessa a Ria Formosa

10:20 19 Agosto, 2026 08:02 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Entre a Ria Formosa e o Atlântico, uma ponte pedonal de 300 metros dá acesso a uma praia algarvia rodeada por dunas

Dia de chuva. Crédito: Magnific AI
Tempo

Chuva volta a Portugal continental: grande mudança chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

10:00 19 Agosto, 2026 18:00 18 Agosto, 2026 | Luís Santos

A chuva deverá voltar a Portugal continental nos próximos dias, com várias regiões a sentirem uma mudança no estado do tempo

Supermercado da Mercadona.
Economia, Europa

Mercadona confirma: vem aí uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

07:20 18 Agosto, 2026 12:12 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova regra em Espanha vai alterar o preço pago em alguns produtos no supermercado, mas o dinheiro pode ser recuperado

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Adeus calor, olá mau tempo: chuva, trovoadas e vento forte regressam a Portugal nestes dias

07:00 19 Agosto, 2026 15:18 18 Agosto, 2026 | João Luís

Estado do tempo muda de forma evidente, com queda acentuada dos termómetros, aumento do vento e chuva em várias regiões

Mulher idosa a organizar moedas e notas. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Prestação Social Única já é oficial: estes 13 apoios vão ser integrados nesta data e há quem possa começar a receber mais dinheiro

07:20 19 Agosto, 2026 15:17 18 Agosto, 2026 | João Luís

Segurança Social prepara uma das maiores alterações dos últimos anos nos apoios destinados às famílias com menos recursos

Nadadora-salvadora.
Algarve

“Fomos surpreendidos”: banhista chega a esta praia no Algarve e recebe advertência da nadadora-salvadora antes de entrar na água

18:20 18 Agosto, 2026 14:55 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banhista chegou com a família a uma conhecida praia no Algarve e recebeu uma advertência da nadadora-salvadora ainda antes de entrar na água

Praia do Carvoeiro.
Algarve

“Nem se consegue nadar”: visitante destaca “mau cheiro e imensas moscas” nesta praia do Algarve rodeada de falésias e casas típicas

14:30 19 Agosto, 2026 14:51 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Mau cheiro, moscas e acumulação de algas estão a gerar queixas entre visitantes de uma das praias mais conhecidas do Algarve

Algarve

GNR procura homem desaparecido há duas semanas na serra de Loulé

10:10 19 Agosto, 2026 10:35 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Ildefonso Cabrita, de 67 anos, está desaparecido desde 5 de agosto. A GNR já realizou buscas com cães e drones na zona de Alte

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Duas idosas herdaram 937.000 euros de sobrinho que morreu aos 54 anos sem deixar testamento mas nenhuma quis o dinheiro: tribunal entregou fortuna ao primo

19:30 16 Agosto, 2026 18:51 12 Agosto, 2026 | João Luís

Ausência de testamento fizeram uma fortuna próxima de um milhão de euros chegar a familiares que não contavam recebê-la: justiça irlandesa resolveu

Idoso com notas de euro na mão.
Economia, Europe Direct Algarve

Há uma compensação a partir de 250€ para estes portugueses mas só recebe quem a pedir

13:40 19 Agosto, 2026 15:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Alguns portugueses podem ter direito a uma compensação que começa nos 250€ e pode ir até aos 600€, mas têm de fazer o pedido

Casal de idosos analisa despesas e contas domésticas. Crédito: Freepik AI
Economia, Europa

“A minha pensão é de 500€ e a da minha mulher de 1000”: David revela o que tem de fazer aos 75 anos para viver com ‘dignidade’

11:00 19 Agosto, 2026 15:58 18 Agosto, 2026 | Luís Santos

Aos 75 anos, este espanhol continua a trabalhar para complementar a pensão e conseguir fazer face ao custo de vida

Turistas à espera do comboio. Crédito: Magnific
Nacional

“Foi horrível”: casal de turistas indignado garante nunca mais voltar a esta cidade portuguesa

18:30 18 Agosto, 2026 18:20 18 Agosto, 2026 | Luís Santos

Este casal de turistas estrangeiros ficou desiludido com a visita a esta cidade portuguesa e garante que não pretende voltar

Avião estacionado no aeroporto.
Economia, Europa

Vai ser inaugurada nesta data uma nova companhia aérea espanhola com sede num aeroporto perto de Portugal e voos a 19€

16:10 17 Agosto, 2026 15:24 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova companhia aérea espanhola começa a voar ainda este ano a partir de um aeroporto perto da fronteira com Portugal

Algarve, Cultura

Bonga e Ruth Marlene animam Festas da Guia no final de agosto

15:22 19 Agosto, 2026 15:22 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

As Festas da Guia regressam nos dias 29 e 30 de agosto com Bonga, Ruth Marlene, procissões, gastronomia e entrada gratuita no recinto

Dois homens a andar de mota. Crédito: Magnific AI
Auto, Mundo, Nacional

Para breve em Portugal? Há quem queira acabar com o uso obrigatório do capacete

15:00 19 Agosto, 2026 16:45 18 Agosto, 2026 | Luís Santos

Uma proposta nos Estados Unidos reacendeu o debate sobre o uso obrigatório de capacete por motociclistas nas estradas

Últimas Notícias

  • Bonga e Ruth Marlene animam Festas da Guia no final de agosto
    Bonga e Ruth Marlene animam Festas da Guia no final de agosto
  • Para breve em Portugal? Há quem queira acabar com o uso obrigatório do capacete
    Para breve em Portugal? Há quem queira acabar com o uso obrigatório do capacete
  • “Nem se consegue nadar”: visitante destaca “mau cheiro e imensas moscas” nesta praia do Algarve rodeada de falésias e casas típicas
    “Nem se consegue nadar”: visitante destaca “mau cheiro e imensas moscas” nesta praia do Algarve rodeada de falésias e casas típicas
  • Milhares podem ficar sem eletricidade: cortes de luz chegam esta quinta-feira e estas são as regiões afetadas
    Milhares podem ficar sem eletricidade: cortes de luz chegam esta quinta-feira e estas são as regiões afetadas
  • Há uma compensação a partir de 250€ para estes portugueses mas só recebe quem a pedir
    Há uma compensação a partir de 250€ para estes portugueses mas só recebe quem a pedir

Opinião

  • Comissão Europeia prevê que em 2027 Portugal perca o controlo da despesa pública
    Comissão Europeia prevê que em 2027 Portugal perca o controlo da despesa pública
  • Entre o sábio e o manipulável | Por Luís Ganhão
    Entre o sábio e o manipulável | Por Luís Ganhão
  • Viver num paraíso estagnado: O manifesto de um jovem algarvio | Por Martim Lopes
    Viver num paraíso estagnado: O manifesto de um jovem algarvio | Por Martim Lopes

Europe Direct Algarve

  • Há uma compensação a partir de 250€ para estes portugueses mas só recebe quem a pedir
    Há uma compensação a partir de 250€ para estes portugueses mas só recebe quem a pedir
  • Comissão Europeia prevê que em 2027 Portugal perca o controlo da despesa pública
    Comissão Europeia prevê que em 2027 Portugal perca o controlo da despesa pública
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento