Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

Algarve sob aviso amarelo devido à chuva. Ondas podem atingir os 2,5 metros de altura

Quatro distritos do continente estão hoje sob aviso amarelo devido a períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes forte e possivelmente acompanhados de trovoada. A Madeira está sob aviso laranja devido à previsão de chuva e trovoada a partir do final da tarde

13:30 19 Dezembro, 2021 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Os distritos de Faro, Setúbal, Lisboa e Beja estão sob aviso amarelo devido a períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes forte e possivelmente acompanhados de trovoada a partir das 21:00, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em Faro há ainda a previsão de ondas de sueste que podem atingir os 2,5 metros de altura durante todo o dia.

A costa sul e a região montanhosa do arquipélago da Madeira estão hoje sob aviso laranja devido à previsão de chuva forte e trovoada a partir do final da tarde.

Na costa sul, o IPMA alerta para a possibilidade de períodos de chuva, por vezes forte, persistente e acompanhada de trovoada, entre as 18:00 e as 06:00 de segunda-feira.

De acordo com o aviso do IPMA, na região montanhosa da Madeira são também esperados períodos de chuva, por vezes forte, persistente e acompanhada de trovoada entre as 18:00 e as 03:00.

O aviso laranja é o segundo mais grave numa escala de quatro de avisos meteorológicos e representa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

Para Porto Santo foi emitido um alerta amarelo devido às mesmas condições atmosféricas, entre as 21:00 e as 06:00 de segunda-feira e a ilha da Madeira está também sob aviso amarelo em diferentes zonas, o que significa que a situação meteorológica representa risco para determinadas atividades.

Na costa norte, além da precipitação, o IPMA alerta para a agitação marítima, com ondas que podem chegar aos quatro metros de altura, tal como na costa sul, onde além da agitação marítima está previsto vento forte, com rajadas até 75 quilómetros por hora.

Nas regiões montanhosas da Madeira o vento forte de sudoeste pode originar rajadas que podem atingir os 95 quilómetros por hora em vários períodos do dia.


Canceladas viagens marítimas entre Madeira e Porto Santo de segunda-feira devido ao mau tempo


As viagens marítimas entre a Madeira e o Porto Santo previstas para segunda-feira foram canceladas devido ao mau tempo, anunciou a empresa Porto Santo Line, responsável pela operação do navio ‘Lobo Marinho’.

Numa informação publicada na rede social ‘Facebook’, a empresa informa que as viagens de segunda-feira não serão realizadas “devido às más condições meterológicas que impossibilitam a atracagem do navio no Porto Santo e põem em causa a segurança do navio e dos seus passageiros”.

Tendo em conta que o navio ‘Lobo Marinho’ não opera na terça-feira, para efeitos de manutenção, as próximas ligações entre as duas ilhas estão previstas para quarta-feira.

As viagens entre a Madeira e o Porto Santo deste fim de semana também já tinham sido canceladas devido ao mau tempo.

O Instituto Português do Mar e da Atmosferca (IPMA) colocou hoje a Madeira sob aviso laranja devido à previsão de chuva e trovoada a partir do final da tarde.

A costa sul e a região montanhosa do arquipélago da Madeira estão sob aviso laranja devido à previsão de chuva forte e trovoada a partir do final da tarde.

Na costa sul, o IPMA alerta para a possibilidade de períodos de chuva, por vezes forte, persistente e acompanhada de trovoada, entre as 18:00 e as 06:00 de segunda-feira.

Na região montanhosa da Madeira são também esperados períodos de chuva, por vezes forte, persistente e acompanhada de trovoada entre as 18:00 e as 03:00.

O aviso laranja é o segundo mais grave numa escala de quatro de avisos meteorológicos e representa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

Para Porto Santo foi emitido um alerta amarelo devido às mesmas condições atmosféricas, entre as 21:00 e as 06:00 de segunda-feira e a ilha da Madeira está também sob aviso amarelo em diferentes zonas, o que significa que a situação meteorológica representa risco para determinadas atividades.

Na costa norte, além da precipitação, o IPMA alerta para a agitação marítima, com ondas que podem chegar aos quatro metros de altura, tal como na costa sul, onde além da agitação marítima está previsto vento forte, com rajadas até 75 quilómetros por hora.

Nas regiões montanhosas da Madeira o vento forte de sudoeste pode originar rajadas que podem atingir os 95 quilómetros por hora em vários períodos do dia.

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Nacional

Leonel Agostinho é reformado, tem 78 anos e cuida da mulher 23 horas por dia: “É uma vida de dedicação total”

08:40 3 Outubro, 2026 12:08 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Reformado, Leonel Agostinho dedica praticamente todo o dia à mulher, que sofre de Alzheimer e tem 80% de incapacidade

Praia do Barranco.
Algarve

Para chegar a esta praia no Algarve tem de percorrer 4 km longe do asfalto e não há transportes públicos que o levem até lá

10:20 3 Outubro, 2026 11:39 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Escondida entre arribas e vales, esta pequena baía algarvia exige um percurso pouco habitual antes de chegar ao areal

Trovoada.
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho de Portugal continental: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

06:00 3 Outubro, 2026 06:34 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A instabilidade aumenta ao longo deste sábado, com chuva forte e trovoada previstas sobretudo durante a tarde

GNR apreende cocaína suficiente para 1,5 milhões de doses. Crédito: GNR
Algarve

Apreendida cocaína suficiente para 1,5 milhões de doses em Loulé

09:10 3 Outubro, 2026 12:31 3 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Investigação levou a uma casa onde estavam cocaína e máquinas de embalagem. A GNR prossegue diligências para identificar e localizar os responsáveis

Algarve Edição Papel

Albufeira com 41,6% de residentes estrangeiros e Lagos 39,6% em 2025

12:00 3 Outubro, 2026 19:26 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

AIMA revela diferenças entre concelhos. Loulé tinha 31,5% de estrangeiros e Portimão 29,6%, acima dos 13,9% (11.424.031) residentes em Portugal

Nacional Saúde

Recebe CSI e não paga medicamentos? Esta regra muda já a 17 de outubro

14:30 3 Outubro, 2026 13:36 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Beneficiários do Complemento Solidário para Idosos continuam a ter comparticipação nos medicamentos, mas uma alteração entra em vigor a 17 de outubro

Vida & Lazer

Usa amaciador quando lava as toalhas? Pode estar a estragá-las e este é o motivo

15:00 3 Outubro, 2026 13:41 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

O amaciador deixa as toalhas mais suaves e perfumadas, mas a utilização frequente pode deixar resíduos nas fibras e reduzir a sua capacidade de absorver água

Batatas no chão. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Batatas começaram a grelar? Especialista explica quando ainda as pode comer e quando deve deitá-las fora

16:10 3 Outubro, 2026 14:07 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Encontrar pequenos rebentos nas batatas não significa necessariamente que estejam estragadas

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto

Tem um Volkswagen, Audi, SEAT ou Skoda? Milhões de carros estão a ser chamados à oficina

13:50 3 Outubro, 2026 13:31 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Volkswagen, Audi, Skoda e SEAT estão a chamar milhões de veículos à oficina devido a um possível problema num parafuso do sistema de direção

Auto Nacional

Tem carro com matrícula de outubro? Tem este imposto para pagar e o prazo não termina no dia 31

20:00 2 Outubro, 2026 15:00 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os proprietários de veículos com matrícula de outubro têm de estar atentos ao prazo do IUC, que este ano não termina no último dia do mês

Algarve Edição Papel Vida & Lazer

Casal tavirense abre Livi Park para festas e convívio em família

09:00 2 Outubro, 2026 12:16 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Duas salas, áreas de brincadeira e zonas para adultos integram o novo espaço em Tavira, pensado para celebrar aniversários e promover o convívio em família

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Rolo de papel higiénico.
Vida & Lazer

Foi a um hotel e o papel higiénico estava assim? Saiba o que significa e qual o objetivo

11:50 29 Setembro, 2026 11:36 29 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

A dobra em triângulo no papel higiénico é um sinal usado na hotelaria para transmitir limpeza e preparação do quarto

Carne congelada. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tira a carne do congelador e volta a congelá-la crua? ASAE deixa um alerta que convém conhecer

13:10 2 Outubro, 2026 10:12 2 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Voltar a congelar carne depois de descongelada pode favorecer a multiplicação de microrganismos e aumentar o risco alimentar

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva ‘em força’ e ventos de 90 km/h: mau tempo chega nesta data com trovoada e granizo e estas vão ser as regiões afetadas

16:30 30 Setembro, 2026 14:04 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Primeiro fim de semana de outubro pode trazer um episódio de forte instabilidade a Portugal continental, com trovoadas e chuva intensa em pouco tempo

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Tem um carro a gasóleo? Este hábito diário pode acabar numa avaria de milhares de euros

18:30 2 Outubro, 2026 15:31 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece uma utilização perfeitamente normal do automóvel, mas repetir este tipo de percurso num carro a gasóleo pode impedir a regeneração do filtro de partículas

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Nacional

Leonel Agostinho é reformado, tem 78 anos e cuida da mulher 23 horas por dia: “É uma vida de dedicação total”

08:40 3 Outubro, 2026 12:08 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Reformado, Leonel Agostinho dedica praticamente todo o dia à mulher, que sofre de Alzheimer e tem 80% de incapacidade

Praia do Barranco.
Algarve

Para chegar a esta praia no Algarve tem de percorrer 4 km longe do asfalto e não há transportes públicos que o levem até lá

10:20 3 Outubro, 2026 11:39 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Escondida entre arribas e vales, esta pequena baía algarvia exige um percurso pouco habitual antes de chegar ao areal

Trovoada.
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho de Portugal continental: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

06:00 3 Outubro, 2026 06:34 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A instabilidade aumenta ao longo deste sábado, com chuva forte e trovoada previstas sobretudo durante a tarde

GNR apreende cocaína suficiente para 1,5 milhões de doses. Crédito: GNR
Algarve

Apreendida cocaína suficiente para 1,5 milhões de doses em Loulé

09:10 3 Outubro, 2026 12:31 3 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Investigação levou a uma casa onde estavam cocaína e máquinas de embalagem. A GNR prossegue diligências para identificar e localizar os responsáveis

Algarve, Edição Papel

Albufeira com 41,6% de residentes estrangeiros e Lagos 39,6% em 2025

12:00 3 Outubro, 2026 19:26 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

AIMA revela diferenças entre concelhos. Loulé tinha 31,5% de estrangeiros e Portimão 29,6%, acima dos 13,9% (11.424.031) residentes em Portugal

Nacional, Saúde

Recebe CSI e não paga medicamentos? Esta regra muda já a 17 de outubro

14:30 3 Outubro, 2026 13:36 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Beneficiários do Complemento Solidário para Idosos continuam a ter comparticipação nos medicamentos, mas uma alteração entra em vigor a 17 de outubro

Vida & Lazer

Usa amaciador quando lava as toalhas? Pode estar a estragá-las e este é o motivo

15:00 3 Outubro, 2026 13:41 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

O amaciador deixa as toalhas mais suaves e perfumadas, mas a utilização frequente pode deixar resíduos nas fibras e reduzir a sua capacidade de absorver água

Batatas no chão. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Batatas começaram a grelar? Especialista explica quando ainda as pode comer e quando deve deitá-las fora

16:10 3 Outubro, 2026 14:07 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Encontrar pequenos rebentos nas batatas não significa necessariamente que estejam estragadas

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto

Tem um Volkswagen, Audi, SEAT ou Skoda? Milhões de carros estão a ser chamados à oficina

13:50 3 Outubro, 2026 13:31 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Volkswagen, Audi, Skoda e SEAT estão a chamar milhões de veículos à oficina devido a um possível problema num parafuso do sistema de direção

Auto, Nacional

Tem carro com matrícula de outubro? Tem este imposto para pagar e o prazo não termina no dia 31

20:00 2 Outubro, 2026 15:00 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os proprietários de veículos com matrícula de outubro têm de estar atentos ao prazo do IUC, que este ano não termina no último dia do mês

Algarve, Edição Papel, Vida & Lazer

Casal tavirense abre Livi Park para festas e convívio em família

09:00 2 Outubro, 2026 12:16 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Duas salas, áreas de brincadeira e zonas para adultos integram o novo espaço em Tavira, pensado para celebrar aniversários e promover o convívio em família

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Rolo de papel higiénico.
Vida & Lazer

Foi a um hotel e o papel higiénico estava assim? Saiba o que significa e qual o objetivo

11:50 29 Setembro, 2026 11:36 29 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

A dobra em triângulo no papel higiénico é um sinal usado na hotelaria para transmitir limpeza e preparação do quarto

Carne congelada. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tira a carne do congelador e volta a congelá-la crua? ASAE deixa um alerta que convém conhecer

13:10 2 Outubro, 2026 10:12 2 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Voltar a congelar carne depois de descongelada pode favorecer a multiplicação de microrganismos e aumentar o risco alimentar

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva ‘em força’ e ventos de 90 km/h: mau tempo chega nesta data com trovoada e granizo e estas vão ser as regiões afetadas

16:30 30 Setembro, 2026 14:04 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Primeiro fim de semana de outubro pode trazer um episódio de forte instabilidade a Portugal continental, com trovoadas e chuva intensa em pouco tempo

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Tem um carro a gasóleo? Este hábito diário pode acabar numa avaria de milhares de euros

18:30 2 Outubro, 2026 15:31 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece uma utilização perfeitamente normal do automóvel, mas repetir este tipo de percurso num carro a gasóleo pode impedir a regeneração do filtro de partículas

Últimas Notícias

  • Batatas começaram a grelar? Especialista explica quando ainda as pode comer e quando deve deitá-las fora
    Batatas começaram a grelar? Especialista explica quando ainda as pode comer e quando deve deitá-las fora
  • Tem carro? ACAP quer acabar com o ISV e aumentar o IUC
    Tem carro? ACAP quer acabar com o ISV e aumentar o IUC
  • Usa amaciador quando lava as toalhas? Pode estar a estragá-las e este é o motivo
    Usa amaciador quando lava as toalhas? Pode estar a estragá-las e este é o motivo
  • Recebe CSI e não paga medicamentos? Esta regra muda já a 17 de outubro
    Recebe CSI e não paga medicamentos? Esta regra muda já a 17 de outubro
  • Tem um Volkswagen, Audi, SEAT ou Skoda? Milhões de carros estão a ser chamados à oficina
    Tem um Volkswagen, Audi, SEAT ou Skoda? Milhões de carros estão a ser chamados à oficina

Opinião

  • O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega
    O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega
  • Montenegro fez bem em telefonar a Ronaldo e ao Presidente FPF. CR7 traz muito pão para muitas casas em Portugal | Por Tiago Manuel
    Montenegro fez bem em telefonar a Ronaldo e ao Presidente FPF. CR7 traz muito pão para muitas casas em Portugal | Por Tiago Manuel
  • A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
    A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
    Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
  • A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
    A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal