Um aviso de especialistas em viagens está a deixar muitos passageiros atentos antes de embarcar: há lugares específicos no avião que devem ser evitados a todo o custo, segundo o jornal Daily Express. A explicação é simples e envolve conforto, turbulência, ruído e até o espaço para a bagagem.
Nicholas Smith, diretor digital de férias da Thomas Cook, explicou que quem é mais sensível à turbulência deve evitar a parte traseira do avião. Segundo o especialista, “os assentos mais próximos da cauda são menos desejáveis: ficam junto à copa e às casas de banho, o serviço é mais lento, as opções de refeição são mais limitadas e é onde a turbulência se sente com maior intensidade”.
Além disso, Smith lembra que reservar o lugar com antecedência pode compensar, mesmo com um custo adicional, sobretudo para quem quer garantir uma viagem mais tranquila.
As zonas mais confortáveis
De acordo com o mesmo especialista, a escolha deve ter em conta as prioridades de cada passageiro. “Os mais nervosos sentir-se-ão melhor sobre as asas, onde o avião é mais estável. Quem tem ligações curtas deve escolher um corredor à frente, e casais em filas de três lugares podem reservar janela e corredor, deixando o meio livre, aumentando a hipótese de espaço extra.”
A viajante e autora do blogue The Gap Decaders, Izzy Nicholls, concorda com a análise e reforça o aviso: “Os lugares no fundo do avião devem ser evitados. São normalmente mais ruidosos devido à proximidade dos motores e da copa, e os passageiros são os últimos a embarcar e a sair”, citada pela mesma fonte.
Nicholls recomenda a parte dianteira do avião para quem procura uma viagem mais calma. Essa zona, diz, está afastada das casas de banho e do fluxo constante de passageiros, o que reduz interrupções. Um assento de corredor na frente facilita também a mobilidade durante o voo.
Turbulência, ruído e estabilidade
Segundo a mesma fonte, quem costuma enjoar com os movimentos do avião deve prestar especial atenção. Os assentos situados sobre as asas são os que sentem menos o impacto das oscilações, por ficarem próximos do centro de gravidade da aeronave. Já na parte traseira, cada pequeno movimento tende a amplificar-se.
Andrea Platania, especialista de viagens da Transfeero, reforça o mesmo aviso: “A última fila é normalmente a menos desejável, devido à reclinação limitada, ao barulho e à proximidade das casas de banho. Os lugares do meio, em qualquer fila, também são pouco populares, a menos que se viaje em grupo.”
O problema do espaço para a bagagem
Além do desconforto e da turbulência, há outro motivo prático para evitar o fundo do avião: o espaço para a bagagem de cabine. Jacob Wedderburn-Day, presidente executivo da empresa de armazenamento Stasher, explica que “nas zonas junto à copa e às casas de banho, os compartimentos superiores costumam ser ocupados pela tripulação, o que deixa menos espaço para as malas dos passageiros”.
E se embarcar mais tarde, há ainda o risco de ter de guardar a bagagem várias filas à frente, o que complica a saída, conforme refere o Daily Express. O especialista aconselha também a evitar lugares atrás dos painéis de separação, onde o espaço para as pernas é mais reduzido.
Onde há mais espaço para esticar as pernas
Quem procura mais conforto deve procurar as filas de saída de emergência ou as filas junto aos painéis de separação, que costumam oferecer mais espaço. No entanto, Platania recorda que esses lugares têm algumas limitações, como apoios de braços fixos, reclinação reduzida e restrições para quem viaja com crianças.
A escolha que faz a diferença
Apesar das várias opções, há uma conclusão comum entre os especialistas: a última fila tem os piores lugares do avião. O ruído, a turbulência, a proximidade das casas de banho e a falta de espaço tornam essa zona a menos desejável para quem quer começar as férias de forma relaxada.
Leia também: Transporta isto no seu carro? Prepare-se para multas de 1.500€ para cima e outras consequências graves