A Capri-Sun, famosa pelas suas saquetas de sumo que se consomem num instante, está a reformular o seu produto principal e a introduzir uma nova embalagem. A marca alemã lançou garrafas reutilizáveis, permitindo fechar a bebida após a abertura, ao contrário das tradicionais bolsas que precisam de ser perfuradas com uma palhinha.
Esta novidade representa uma grande mudança, já que há mais de 20 anos que a Capri-Sun não alterava a forma como o seu sumo era embalado. A empresa explica que o objetivo é responder às necessidades dos consumidores, que há muito pediam uma alternativa mais prática e com maior quantidade de sumo.
A diretora de marketing da Capri-Sun, Kristina Hannant, admite que as bolsas icónicas estavam a perder espaço nas lojas de conveniência para concorrentes com embalagens mais fáceis de transportar. “Os consumidores não procuravam as bolsas com tanta frequência quando confrontados com muitas outras opções engarrafadas”, afirmou.
As novas garrafas foram desenvolvidas para se adaptarem melhor às prateleiras e frigoríficos das lojas, facilitando a compra e o transporte. “Com um fecho reutilizável, esta opção agrada especialmente aos pais, pois 53% deles preferem bebidas que os filhos possam levar consigo e consumir mais tarde”, acrescentou Hannant, citando um estudo da empresa Numerator.
Outra razão para a mudança foi a crescente procura por doses maiores. Entre 2020 e 2023, 76% das sugestões recebidas pela Capri-Sun pediam mais sumo. Assim, a nova embalagem contém o dobro da quantidade de líquido em comparação com as tradicionais bolsas.
Por enquanto, as novas garrafas estão disponíveis nos Estados Unidos, em redes como Kroger, Circle K, Walmart e outras lojas regionais. Estão a ser lançadas em três dos sabores mais populares da marca: Ponche de Frutas, Pacific Cooler e Morango Kiwi.
Apesar da novidade, a Capri-Sun garante que não vai abandonar as suas icónicas bolsas. A empresa ainda vende mais de seis milhões destas por dia em mais de 100 países, mostrando que este formato continua a ser um sucesso.
A experiência de beber sumo através da palhinha perfurando a bolsa sempre foi uma parte essencial da identidade da marca. Muitos consumidores sentem-se nostálgicos em relação a essa tradição e não acolheram bem a chegada da garrafa.
Nas redes sociais, alguns fãs da marca expressaram o seu descontentamento. “O desrespeito pela bolsa é uma ofensa imperdoável”, comentou um utilizador no Instagram da Capri-Sun. Outros foram mais longe, sugerindo um boicote às novas embalagens: “Bolsas ou morte!”, escreveram.
Ainda não se sabe se esta mudança chegará a Portugal. A ZAP tentou contactar a Capri-Sun Portugal para esclarecer a questão, mas até ao momento não obteve resposta.
Leia também: Pingo Doce lança aspirador vertical 2 em 1 sem fios de fácil manuseamento com mais de 35% de desconto