Os produtos de marca branca estão a tornar-se cada vez mais populares nos supermercados. Muitas famílias escolhem-nos pelo preço mais acessível, mas há quem tenha dúvidas sobre a sua verdadeira origem. Afinal, muitos destes produtos são fabricados pelas mesmas empresas que produzem as marcas mais conhecidas, apenas com rótulos diferentes. Saiba neste artigo como saber a origem de alguns produtos de marca branca.
Para quem deseja descobrir quem está por trás destes produtos, há um método simples. Basta procurar na embalagem por um símbolo oval com números e letras. Esta indicação, conhecida como “marca de verificação”, revela o último estabelecimento responsável pela manipulação do produto.
De acordo com a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), esse código identifica a fábrica onde o produto foi processado. A informação foi divulgada pelo jornalista Pedro Andersson e ganhou destaque na imprensa internacional através de um artigo do jornal HuffPost.
No entanto, é importante esclarecer que nem sempre um produto de marca branca é exatamente igual ao da marca original. Como explicou Pedro Andersson num artigo publicado pela SIC, os produtos podem ter “pesos diferentes, ingredientes diferentes, ser segundas escolhas, podem ser fatias mais grossas ou mais finas”.
Ainda assim, saber onde foram fabricados pode dar alguma confiança aos consumidores. “Em princípio, terão passado pelos mesmos procedimentos de qualidade das marcas originais, sejam eles quais forem”, refere o jornalista, citado pela Marketeer.
Apesar desta informação ser útil, há uma limitação: este método só se aplica a produtos de origem animal. Isto porque o código tem de constar na lista de estabelecimentos aprovados pela DGAV, que regula este tipo de produtos.
Os consumidores que procuram saber mais sobre a origem dos produtos de marca branca podem utilizar este método antes de comprar. Assim, podem comparar os produtos de marca branca com os de marca original e tomar decisões mais informadas.
Esta transparência ajuda também a desmistificar a ideia de que os produtos mais baratos são sempre de qualidade inferior. Em muitos casos, os supermercados apenas alteram a embalagem e vendem o mesmo produto a um preço mais acessível.
No entanto, é sempre aconselhável ler os rótulos com atenção. Além do código de verificação, os ingredientes e a tabela nutricional podem fornecer pistas sobre eventuais diferenças entre os produtos. Com estas dicas, os consumidores podem fazer escolhas mais conscientes e informadas, aproveitando as vantagens das marcas brancas sem abrir mão da qualidade.
Leia também: Conheça o método holandês para secar roupa em tempo recorde sem precisar de máquina