A 13 de setembro, a presidente Von der Leyen vai proferir o discurso sobre o estado da União (SOTEU – State of The European Union) no Parlamento Europeu, que será transmitido em streaming em todas as línguas oficiais da EU a partir das 8 horas da manhã de Portugal.
Na CCDR Algarve será feito o visionamento conjunto do SOTEU, no Auditório, a partir das 08:00. Entre as 10:00 e as 12:00 terá lugar um debate com José Apolinário – presidente CCDR Algarve, um representante da rede eleitos locais (BELC), Ihor Korbelyak, Associação dos Ucranianos no Algarve, Mourana Monteiro da Greve Climática Algarve, David Heijselaar estudante R. Internacionais, Fabio Igor pela CEAL, Joana Franco da Cooperativa ECOS.
O debate regional será transmitido para o canal youtube da CCDR Algarve e no evento de facebook (20+) SOTEU 2023 – Europa quo vadis? | Facebook.
O discurso com tradução em português será transmitido em direto EU a partir das 8 horas da manhã de Portugal no evento Facebook colaboração PE/CE (https://www.facebook.com/events/646824184203282/); evento Facebook CE e Twitter (https://www.facebook.com/events/6877596428950043 e https://twitter.com/i/broadcasts/1YqJDoZZMaBGV) e no site e Facebook da CNN Portugal (https://cnnportugal.iol.pt/ e https://www.facebook.com/cnnportugal/)
Todos os anos, em setembro, a presidente da Comissão Europeia profere um discurso sobre o estado da União (SOTEU) perante o Parlamento Europeu, fazendo o balanço das realizações do ano anterior e apresentando as prioridades para o ano seguinte.
A presidente expõe igualmente a forma como a Comissão Europeia irá abordar os desafios mais prementes que a União Europeia enfrenta.
O discurso é seguido de um debate em plenário. Este debate dá início ao diálogo com o Parlamento Europeu e o Conselho para preparar o programa de trabalho da Comissão para o ano seguinte.
Ancorado no Tratado de Lisboa, o discurso sobre o estado da União é definido no Acordo-Quadro de 2010 sobre as relações entre o Parlamento Europeu e a Comissão Europeia.
A SOTEU 2023 dar-nos-á a oportunidade de comunicar para criar um sentimento de orgulho de pertença à UE. A Comissão continua a concretizar com firmeza as seis ambições transformadoras, respondendo simultaneamente a múltiplas crises, incluindo o ataque militar sem precedentes da Rússia contra a Ucrânia.
Eis um breve olhar sobre os seis títulos transformadores:
Um Pacto Ecológico Europeu
A Comissão Europeia adoptou um conjunto de propostas para tornar as políticas da UE em matéria de clima, energia, transportes e fiscalidade aptas a reduzir as emissões líquidas de gases com efeito de estufa em, pelo menos, 55% até 2030, em comparação com os níveis de 1990. Para mais informações sobre a concretização do Pacto Ecológico Europeu, consultar o sítio Web.
Uma Europa preparada para a era digital
A Comissão está determinada a fazer desta a “Década Digital” da Europa. A Europa deve agora reforçar a sua soberania digital e estabelecer normas, em vez de seguir as dos outros – com uma clara incidência nos dados, na tecnologia e nas infra-estruturas.
Uma economia ao serviço das pessoas
A economia social de mercado única da UE permite o crescimento das economias e a redução da pobreza e das desigualdades. As pequenas e médias empresas são a espinha dorsal da economia da UE. É essencial reforçá-las, concluir a União dos Mercados de Capitais e aprofundar a União Económica e Monetária.
Uma Europa mais forte no mundo
A Comissão procura uma abordagem coordenada da ação externa – desde a ajuda ao desenvolvimento até à Política Externa e de Segurança Comum – que garanta uma voz mais forte e mais unida para a Europa no mundo.
Promover o nosso modo de vida europeu
A Comissão lançará um Mecanismo Europeu para o Estado de Direito, no âmbito do qual apresentará anualmente um relatório objetivo sobre a situação do Estado de Direito na União.
Um novo impulso para a democracia europeia
As democracias têm de ser trabalhadas e renovadas todos os dias, o que exige que os cidadãos tenham a capacidade de se manifestar.
A Conferência sobre o Futuro da Europa, que terminou em 9 de maio de 2022, capacitou os cidadãos para moldarem o futuro da nossa União Europeia. A Comissão ouviu-os e está agora empenhada em concretizar as suas propostas.
Leia também: Albufeira acolhe Feira das Línguas com programa para todas as idades
O Europe Direct Algarve faz parte da Rede de Centros Europe Direct da Comissão Europeia. No Algarve está hospedado na CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.
CONSULTE! INFORME-SE! PARTICIPE! Somos a A Europa na sua região!
Newsletter * Facebook * Twitter * Instagram