Confi-Arte (+Arte-Cidadania) é um projeto de investigação exploratório, apoiado pela DGArtes para o biénio 2021-2022, que opera sob metodologias de formação-ação, em formato de ACD e oficinas baseadas num corpus de investigação pluridisciplinar recente e em documentos de referência das áreas da Educação Artística/Literária, da Educação para a Cidadania Global e dos Estudos Intermediais.
Orienta este projeto a seguinte questão «O que podemos fazer – a curto e a longo prazo – para promover o desenvolvimento de indivíduos culturalmente informados, participantes, interventivos e conscientes da importância e da implicação das Artes, do livro e da leitura, na vida pessoal e comunitária, no seio da sociedade global do século XXI?»
A Arte e a Cidadania são as linhas da ação e do pensamento humano que mais podem contribuir para traçar, com firmeza, os rumos do caminho que queremos percorrer. A Educação tem um papel insubstituível a desempenhar. Entre os muitos projetos escolhidos pelo Confi-Arte para ilustrar este caminho, está o LIXARTE.
RELACIONADOS:
Workshop LIXARTE: Ação de Capitação – SOS Planeta
LIXARTE: The future of the carbon market in Portugal | O futuro do mercado do carbono em Portugal
I Vegan Festival em Olhão, parceiro LIXARTE
LIXARTE celebra o Dia dos oceanos (Estaremos ainda a tempo de salvar o planeta?)
LIXARTE: Arte e jovens – uma combinação improvável para ajudar o ambiente
LIXARTE: A Escola Secundária Tomás Cabreira vai ‘Mar Adentro’ para proteger os oceanos
LIXARTE: Parcerias ao serviço da juventude, pela MOJU – Associação Movimento Juvenil em Olhão
LIXARTE: “Agir Localmente, Pensar Globalmente”, pela Escola EB 2/3 Dr Alberto Iria – Olhão [vídeo]
LIXARTE – Transformar o lixo em Arte [vídeo]
LIXARTE – Transformar o lixo em Arte
DetektivePT, detetives para a sustentabilidade
Quando descobrimos que tudo à nossa volta pode ser Arte … até o lixo!
O projeto LIXARTE – Transformar o Lixo em Arte é um projeto-piloto de diversos parceiros da região do Algarve, com a mentoria de Ana Sousa, professora da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Diversas escolas, algumas inseridas no Plano Nacional das Artes e na rede Escola Azul, estão a trabalhar para construir uma tapeçaria a partir de lixo (sobretudo marinho), a apresentar publicamente, em cada escola, no dia 8 de junho – Dia dos Oceanos – promovendo assim a mensagem do EU Climate Pact, o cumprimento dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e a missão do Ano Europeu da Juventude.
Participam como parceiros no projeto: o Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa e o Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira, em Faro, o Agrupamento de Escolas João da Rosa e o Agrupamento de Escolas Dr. Alberto Iria, em Olhão, e ainda a Faro2027 – candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura, a APA-ArH Algarve, a SCIAENA, a MOJU, o Centro Ciência Viva do Algarve e o Europe Direct Algarve.
Mais informações sobre o LIXARTE, podem ser obtidas através do Europe Direct Algarve, das redes sociais, ou de qualquer um dos parceiros apresentados nesta rubrica.
#EMD #WORLDOCEANDAY #GD4Y (GREENDEAL4YOUTH) #PLANONACIONALARTES