A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, a Eurocidade do Guadiana e o Europe Direct Algarve celebraram no passado dia 9 de maio, em Castro Marim, o Dia da Europa, marcando também o início oficial das comemorações dos 40 anos da assinatura do Tratado de Adesão de Portugal e Espanha às então Comunidades Europeias, em 12 de junho de 1985.
A Casa do Sal foi o palco da sessão pública, que contou com intervenções de Filomena Sintra, presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, João Fonseca Santos, representante do Banco Europeu de Investimentos em Portugal, Álvaro Araújo, presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e da Assembleia Geral da Eurocidade do Guadiana, e José Apolinário, presidente da CCDR Algarve e da Comunidade de Trabalho da Eurorregião Alentejo – Algarve – Andaluzia (EUROAAA).

Durante o evento, foi apresentada a iniciativa “Paseo por el Arte 2026 – Edição Transfronteiriça”, por Alberto Fernandez, alcaide de Ayamonte e vice-presidente da Eurocidade, no âmbito da candidatura da Eurocidade a Comunidade Europeia do Desporto 2026.
O Dia da Europa celebra a histórica Declaração Schuman, de 9 de maio de 1950, que deu origem ao projeto europeu. Esta proposta, apresentada por Robert Schuman, então ministro francês dos Negócios Estrangeiros, preconizava a criação de uma entidade supranacional europeia e é hoje símbolo da paz e solidariedade entre os povos da Europa.

No Algarve, as celebrações tiveram início com o hastear das bandeiras de Portugal e da União Europeia diante da sede da CCDR Algarve, ao som do Hino da Alegria, e estenderam-se a vários municípios, que iluminaram monumentos e edifícios com a cor azul da bandeira europeia. Responderam ao apelo da Representação da Comissão Europeia em Portugal autarquias como Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Lagoa, Olhão, Portimão, Silves e Vila do Bispo, bem como várias freguesias e outras entidades.
Em Castro Marim, o programa incluiu ainda a Exposição das Bandeiras dos Estados-Membros da União Europeia, no pátio da Casa do Sal, a exposição itinerante “Pintar a Europa” – projeto transfronteiriço iniciado em 2016 – e a iniciativa “As Cores da Europa”, com dramatizações e danças europeias dinamizadas pelo Europe Direct Algarve e o Clube Europeu da EB 2,3 de Castro Marim.

A assinatura do Tratado de Adesão de Portugal e Espanha às Comunidades Europeias teve lugar a 12 de junho de 1985, pelos então líderes Mário Soares e Felipe González. Em 2025 e 2026, será desenvolvida a campanha “40 anos Europa / 40 años Europa”, que pretende refletir e celebrar, em toda a Eurorregião Alentejo – Algarve – Andaluzia (EUROAAA), o percurso conjunto de integração europeia e o impacto dos fundos e políticas europeias no desenvolvimento e na qualidade de vida das populações.
Leia também: Só o passaporte pode não chegar: estas são as novas regras que deve conhecer antes de entrar em Espanha