Se é verdade que a natureza chega a proporcionar imagens fascinantes, um bom exemplo disso são os rios, cursos naturais de água, que fluem no sentido de oceanos, lagos, mares, ou outros rios, desempenhando papel crucial na distribuição da água.
Vista de cima, a Ribeira de Odeleite parece ter a forma de um dragão azul. Localizada no concelho de Castro Marim, a barragem foi construída na ribeira de Odeleite, que nasce na Serra do Caldeirão e é um afluente do Rio Guadiana.
Em 2015, segundo o blogue Portugal de Norte a Sul, uma fotografia aérea mostrou que o reservatório da barragem tem a forma de um dragão azul. “Este é um importante símbolo de poder, força e boa sorte na cultura chinesa, além de ser um padrão tradicionalmente usado pelos imperadores ao longo da história. Por isso, nos últimos anos, a atenção internacional tem sido atraída para o chamado ‘Rio do Dragão Azul’, especialmente por parte dos turistas chineses”.
A fotografia foi tirada por um viajante num voo entre Amesterdão e Marraquexe, que sobrevoou o Algarve. O usuário partilhou a foto no Reddit e terá sido o suficiente.
A imagem tornou-se viral e chegou ao Sina Weibo, uma rede social na China semelhante ao Twitter. Depois disso, apareceu no canal de televisão chinês CCTV e espalhou-se pelas redes sociais um pouco por todo o planeta como o ‘Rio do Dragão Azul’, um dos rios mais bonitos do mundo.
Leia também: Desconfiado que tem uma moeda rara? Conheça as moedas de 1€ e 2€ mais valiosas