Santa Bárbara de Nexe, no concelho de Faro, vai acolher a primeira edição do festival de caminhadas da freguesia, promovendo património e a cultura popular, entre 07 e 09 de fevereiro, disse o presidente da Junta de Freguesia.
O presidente do executivo autárquico da freguesia, Sérgio Martins (CDU), explicou à agência Lusa que a iniciativa está incluída na Algarve Walking Season, temporada anual de eventos de pedestrianismo que se realiza na região, contando com mais quatro festivais – Barão de São João (Lagos), Ameixial (Loulé), Alcoutim e Monchique – e à qual Santa Bárbara de Nexe vai agora unir-se com o património e a cultura popular como tema.
Sérgio Martins contou que Santa Bárbara de Nexe, freguesia rural a norte de Faro com cerca de 4.500 habitantes, tem trabalhado, nos últimos 20 anos, na “preservação de caminhos centenários” onde não passam carros e que as pessoas “utilizavam para ir para as terras, moinhos e atividades profissionais”, mas, “ao longo dos últimos 40 ou 50 anos, ficaram ao abandono”.
Só que a freguesia optou por não deixar os caminhos ao abandono, começou a recuperá-los para o “usufruto das pessoas” e o surgimento de uma associação de pedestrianismo uniu ainda mais as forças locais para, frisou, reforçar a preservação desses caminhos antigos para serem também utilizados para a prática desportiva, o lazer e a promoção da saúde da população.
“Tendo tido conhecimento e participando muitos de nós nos festivais de caminhadas, propusemos à Região de Turismo do Algarve a criação de um quinto festival de caminhadas da Algarve Walking Season, a RTA acolheu-nos essa ideia e é precisamente isso que estamos agora a desenvolver”, acrescentou.
Sérgio Martins destacou que a temática do festival de caminhadas de Santa Bárbara de Nexe é “o património e a cultura popular”, que classificou como “muito rica”, com um passado ligado ao acordeão e uma “longa tradição de canteiros e de trabalho artístico na pedra”, exemplificou.
“E vamos valorizar essa nossa cultura popular em diversos momentos deste festival”, salientou, frisando que, ao longo dos três dias do evento, haverá “50 atividades de todos os tipos”, que incluem, além das caminhadas, ‘workshops’, palestras, atividades de bem-estar ou exposições, entre outras.
As caminhadas serão 27 e destinadas a “todo o tipo de público”, com troços preparados para crianças, para famílias e para praticantes mais avançados, que poderão participar numa caminhada “radical”, de 16 quilómetros e “muito difícil”, antecipou.
“Os visitantes vão poder desfrutar de facto de uma natureza e paisagens bastante bonitas e vão poder usufruir também destas atividades todas e da cultura que nós vamos simbolizar aos nossos visitantes”, considerou.
Além da prática desportiva, a iniciativa procura também dinamizar a economia da freguesia e incentivar a “dinamização do território interior” do concelho de Faro, concluiu o presidente da Junta de Freguesia.
Leia também: Afinal, que selos são obrigatórios no para-brisas? Saiba agora e evite multas