A manchete do POSTAL desta semana é sobre o Algarve solidário com o povo ucraniano. São seis páginas de jornal sobre ações de apoio aos refugiados da Ucrânia.
A invasão do Governo da Rússia à Ucrânia indigna a esmagadora maioria e leva um conflito internacional a novos patamares: Estamos perante a primeira grande guerra cibernética.
Em vários pontos do Algarve, vários voluntários estão a organizar as doações recebidas com destino à fronteira da Polónia com a Ucrânia, municípios acionam apoios para refugiados, organizam-se vigílias solidárias que juntam centenas de pessoas.
A Região de Turismo de Algarve, juntamente com a Segurança Social e o Instituto de Emprego e Formação Profissional e o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) regionais, estão preparados para receber refugiados ucranianos. A ideia é colocar aqueles que fogem da guerra a trabalhar na hotelaria da região, oferecendo condições para que estes possam viver em Portugal”.
Damos-he ainda a conhecer o impacto de dois anos de Covid-19 entre nós, com a cronologia dos principais acontecimentos da pandemia, numa exaustiva seleção para memória futura.
Por cá, damos a conhecer que há 459 casas avaliadas nas Finanças acima de €1.000.000, com a grande maioria a situarem-se no concelho de Loulé. No Algarve existem quase 428 mil de imóveis para habitação registados nas Finanças. Fique a saber onde estão e os valores atribuídos pelas finanças em cada um dos 16 concelhos algarvios. Saiba ainda, concelho a concelho, os valores fiscais pelos quais as casas estão registadas. Já havia uma percepção das grandes diferenças entre o valor patrimonial e o valor comercial. O POSTAL mostra-lhe as diferenças e é em Castro Marim onde o valor patrimonial tributário está mais distante do valor de mercado – as casas estão registadas no Fisco por 34% do valor médio das transações nos últimos cinco anos. No lado oposto encontra-se Portimão (61%). Deixamos-lhe, na nossa edição papel desta semana, as comparações por concelho algarvio.
Em Espanha, o presidente do Governo Regional da Andaluzia, Juan Manuel Moreno, garantiu esta que vai continuar a “pressionar muito” o governo central espanhol para que seja concretizada a obra da ligação ferroviária de alta velocidade entre o Algarve e Sevilha. Por cá, a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, mostrou uma ‘renovada esperança’ na concretização do projeto ao afirmar “Já vi a situação mais difícil”.
O POSTAL dá-lhe ainda um balanço de 15 anos de Banco Alimentar do Algarve e aponta dois espaços com nova gerência na cidade de Olhão que vai querer experimentar.
Anote igualmente que Faro apresentou esta semana, com “pompa e circunstância” a sua candidatura a Capital Europeia da Cultura à região algarvia e que a sua apresentação oficial da candidatura Faro2027 ao júri acontece na próxima quarta-feira em Lisboa, num evento à porta fechada, sendo que as cidades apuradas para a segunda fase do processo são conhecidas na próxima sexta-feira, dia 11 de março.
Esta edição do POSTAL é ainda enriquecida com o CULTURA.SUL, um espaço mensal dedicado às Artes e às Letras com a assinatura de prestigiados cronistas regulares e cuja ‘missão’ tem sido partilhar com os nossos leitores as várias vertentes e facetas da riqueza nossa Cultura. Perspectivas que não pode deixar de ler.